Consciência Fonológica: por que ela é essencial para a alfabetização?
Consciência fonológica é um tema muito importante por vários motivos. Você sabe o que isso significa? Sabia que se a criança não tiver um bom desempenho nesse aspecto, ela terá dificuldades para se alfabetizar? Por isso é muito válido que todos fiquem por dentro.
Conteúdo
Afinal de contas, o que é consciência fonológica?
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
A consciência fonológica e a alfabetização: qual a relação?
Importante dizer que a consciência fonológica antevê qualquer método de alfabetização. Esse aspecto é relevante, pois muita gente pensa que para a criança aprender a ler e a escrever, basta apenas ensinar as letras soltas (A, B, C…).
Entretanto, o som da letra não é garantia de aprendizado. As crianças podem apresentar dificuldades. Elas tendem a mostrar problemas na hora de juntar as letras. Há casos cujos pais ou professores pensam que dando as letras, as crianças já aprendem a ler e escrever sozinhas. Mas não é assim. A letra é somente um dos aspectos que a criança aprende.
O aprendizado das sílabas contribui para a consciência fonológica?
Nós temos várias habilidades, entre elas a de segmentação de frases em palavras ou de palavras em sílabas. A sílaba representa uma dessas primeiras habilidades. Na sala de aula, esse aspecto pode ser útil. Vejam no exemplo abaixo:
– O educador pega uma categoria de palavras e trabalha com as crianças. Suponhamos que esse grupo seja referente a animais. O professor pergunta a elas que bicho é esse. Os pequenos então responderão falando de maneira silábica.
Lembre-se: da esquerda para a direita a fim de trabalhar a direcionalidade de escrita. A partir desse exercício, a criança vai lendo e falando os pedacinhos das sílabas até fixar as palavras que acabara de pronunciar.
Com que idade essa consciência pode vir?
A partir dos 3 ou 4 anos a criança já pode ter essa consciência. O mais legal é que o ambiente escolar permite que se trabalhe com categorias de brinquedos, cores, corpo humano, entre outros. Não trabalhem batendo palma, mas com algo concreto.
Estudantes com TEA e outros transtornos também podem ser beneficiados?
Sim. Alunos com autismo leve (Transtorno do Espectro Autista – TEA), dislexia, deficiência intelectual leve, e que apresentam facilidade para alfabetizar, conseguem aprender com essa técnica. Comece somente com sílabas.
E o uso de rimas?
A habilidade de rima é importante porque ela trabalha com o uso do som. O que está em jogo aqui é a sonoridade. Na falta de vocabulário da criança, faça jogo de memória de rima, usando o pareamento de palavras que rimam, além de fazer várias categorias e juntá-las. Em adolescentes e adultos alfabetizados, as rimas ajudam a melhorar a fluidez da leitura e a percepção do som.
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27 Comments
Excelente esse conteúdo, muito bem explicado, na verdade trabalhar a consciência cronológica faz toda a diferença.
Muito interessante a leitura sobre consciência fonológica.
Esse assunto é muito interessante !
Gostei muito desta informação.
Participo e já fiz 3 cursos. Muito proveitoso
E muito bom fazer e ver o resultado com as criancas. Att.
Amei essa publicação. Quando trabalhava com o método fônico. As crianças passavam por tudo isso e aprendiam a ler rapidinho.
Muito esclarecedor.
Ótima explanação.
Fico feliz em ver que existem mais acesso a informação sobre educação especializada, direcionada e focada no desenvolvimento da criança. Há 10 anos atrás tudo isso era uma grande incógnita e desbravar esse campo era missão de poucos. Obrigado pelo apoio de sempre, Lu.
Sou estudante de psicopedagogia as explicaçoes de vcs e bem clara,tenho aprendido muito.
Otimo este conteúdo!
Quando trabalhamo as sílabas tenho o hábito de bater palmas e na leitura do conteúdo via uma citação que diz que não se deve bater. Dê um exemplo de algo concreto?
Obrigada!
Silvia , anotado sugestão para ser abordado futuramente .
Gostei do texto. Trabalho há 15 anos com a CF e o método fônico e admito que consigo alfabetizar crianças de 4 anos na Educação Infantil.
Com relação às palmas, eu as utilizo e tem funcionado perfeitamente.
Obrigada pelo carinho.
Solange Cristina, fis o curso de consciência fonológica com o sistema PEPI e foi maravilhoso!(Neuro Saber)
Amo a importância da CF e utilizo bastante em minha prática diária.
Mas confesso que só comecei à entender de fato com a Lu e com o Clay.
Meu artigo da Pós em Psicopedagogia terá esse tema e me basearei na Neuro saber.
Olá Elaine, Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Importantíssimo e muito clara explicação.
Sou adulto alfabetizado na década de 1950,sempre tive dificuldade em acentuar as palavras. É possível na minha terceira idade aprender acentuar as silabas pelo método da consciência fonológica, que só ouvi falar agora?
Olá João,
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Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Nossa estou encantada com com a professora Luciana Brittes . A fórmula que ela passa o conteúdo e fascinante . Vale a pena investir .
Muito bom o texto, simples e exclarecedor. Gostaria de receber textos sobre neuro ciência na educação infantil. Obrigada.
Estou amando, já consigo desenvolver atividades com os meus alunos, só das explicações dadas, por isso que quero muito adquirir todo o material, eu só falo nisso, consciência fonológica, kkk . Muito bom demais.
Preciso salvar este artigo!!!
Muito interessante….informações bem relevantes!
Excelente esse artigo, estou compreendendo muito bem.
Muito bom, gostaria de salvar esse texto é de fundamental importância p nossas abordagem. Gratidão