Skip to content Skip to footer

Coordenação motora: como ela se desenvolve por idade

O assunto de hoje é a coordenação motora e como ela se evolui ao longo do desenvolvimento do indivíduo. Devemos ter em mente que desde a mais tenra idade começamos a utilizar esse conjunto de habilidades. No entanto, os bebês não conseguem enxergar muito senso prático em tudo isso. Com o passar dos anos, todos nós começamos a utilizar nossas coordenações para determinadas finalidades, sejam elas para o lazer ou para a sobrevivência.
É importante relembrar que coordenação motora é a habilidade que todos nós temos para sincronizar os nossos movimentos utilizando o cérebro, as articulações e os músculos. Além disso, vale lembrar que ela é dividida em duas categorias: coordenação motora fina e grossa.

O desenvolvimento da coordenação motora por idade

– Até o 6º mês de vida: durante esse período, o bebê passa por etapas extremamente importantes em seus primeiros contatos com o mundo concreto e com os estímulos que recebem. Sendo assim, ele realiza alguns movimentos que fazem a diferença quando são acompanhadas de perto por um adulto e um profissional.
Nesse período, os pequenos costumam mexer as mãozinhas, virar a cabeça a fim de se orientar pela voz das pessoas que os chamam, trocam o objeto de uma mão para a outra, seguram os objetos e tentam tocar os próprios pés. Além disso, ela levanta os bracinhos quando querem colo; costumam firmar mais o tronco, etc.
– 9 meses aos 2 anos de idade: as crianças passam a querer pegar objetos; elas já começam a ficar sentadas sozinhas; engatinham, ficam em pé com algum tipo de apoio; a preensão começa a ficar mais forte; elas conseguem virar a página de um livro, começam a ter mais força com o pé e as pernas, etc.
– 3 anos de idade: nessa idade elas já conseguem recortar papel utilizando tesoura, suas mãos já fazem contornos com giz de cera; os pequenos traçam o próprio nome; os pequenos, durante esse período, já estão mais seguros para pular; lançam objetos a um determinado alvo, etc.
– 6 anos de idade: os pequenos conseguem escrever o nome, cortar sobre a linha reta, alternar os passos numa escada, pular com um pé, pegar o lápis com movimento de pinça, a criança já consegue trocar de roupa, andar de bicicleta, etc.

Coordenação motora fina

É sempre válido lembrar que existem funções as quais utilizamos quase cotidianamente durante nossa infância, são elas: fazer desenhos, escrever, realizar pinturas ou colagens; além de recortar papel, fazer traçados em folhas, rasgar papel e outros podem ser considerados como algumas atividades que são feitas graças à coordenação motora fina. Deve-se ressaltar que ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos que estão localizados nas mãos e nos pés.
Outro detalhe é o caráter imprescindível que os exercícios estimulantes sejam aplicados. Eles devem ser dados de forma gradativa, levando-se em conta a idade que a criança se encontra. O recomendável é que sejam promovidos exercícios cuja sequência seja do mais fácil ao mais complexo.

Coordenação motora grossa

Aqui nós temos o que dá força para a criança realizar movimentos intrínsecos à sua infância, tal como pular, correr, dançar, caminhar, patinar, nadar ou então qualquer outra atividade que seja responsável pelo impulso físico. Todo esse estímulo é encontrado na coordenação motora grossa.
Há que se ressaltar a abrangência que a coordenação motora grossa exerce sobre todos os músculos que possibilitam os pequenos a essas atividades. Assim como a fina, esse tipo de coordenação também necessita ser estimulada desde os primeiros anos de vida. Vale relembrar também que podemos considerá-la como coordenação motora ampla.

 

10 Comments

  • Manoel Fábio
    Posted 08/11/2019 at 8:35 pm

    Excelente informações!

    • Suporte Neurosaber
      Posted 11/11/2019 at 11:06 am

      Olá Manoel ,
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

  • Daniele Ramos
    Posted 10/11/2019 at 8:58 am

    Boa tarde, Luciana!
    Quando você disse: Na idade de 3 anos, pequenos traçam o próprio nome. Queria entender se é sob pontilhados ou copia? Nao consegui imaginar como executam essa habilidade.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 11/11/2019 at 3:07 pm

      Olá Daniele ,
      o correto é fazer do jeito deles sem pontilhados ou cópias , em alguns casos a criança já consegue fazer cópia também .

  • Bruna Oliveira Souza
    Posted 11/11/2019 at 4:25 pm

    Fica mais fácil identificar as dificuldades que o meu filho enfrenta conhecendo o passo a passo da coordenação motora.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 11/11/2019 at 4:52 pm

      Olá Bruna ,
      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • Cicera
    Posted 16/09/2022 at 5:41 pm

    Aluno de 12 e 16 anos pode- dizer trabalhar coordenação motora ?

    • Solange
      Posted 16/09/2022 at 9:27 pm

      Olá Cicera, tudo bem?

      Você pode trabalhar a coordenação motora com os adolescentes, temos muitos vídeos sobre o tema em nosso canal.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Adriana Soares
    Posted 26/09/2022 at 11:37 am

    Obrigada por nos ajudar e contribuir tanto para nossa aprendizagem.
    Sempre que busco ajuda no site ou vídeos da NeuroSaber fico surpreendida com as informações e conhecimento que adquiro. E como é bom estudar com quem tem bases científicas.

    • Solange
      Posted 26/09/2022 at 2:31 pm

      Olá Adriana, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5