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Crianças autistas: por que elas giram as coisas?

As crianças autistas têm diversos comportamentos específicos. Os traços do autismo foram descritos segundo o DSM-5 — Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.

O Transtorno do Espectro Autista, o TEA, apresenta essas três características que são fundamentais para o diagnóstico. Ainda que os sintomas mudem de acordo com cada caso, esses elementos são determinantes para realizar o diagnóstico de autismo.

E uma das características mais marcantes das crianças autistas é a presença de comportamentos restritivos e repetitivos em interesses e atividades. As crianças com autismo têm uma facilidade em se envolver com movimentos motores estereotipados e repetitivos, alguns exemplos são: agitar as mãos ou alinhar itens ou na fala, que é a ecolalia. 

Comportamentos repetitivos em crianças autistas

Crianças com autismo são muito ligadas a rotinas e, em grande parte das vezes, as seguem de forma rígida e repetitiva. Esses comportamentos podem ser verbais ou não verbais, repetindo as mesmas sequências faladas ou comportamentais. 

Interesses muito particulares em termos de intensidade ou foco de interesse ao qual passam muito tempo, também é uma característica do comportamento repetitivo. Por causa disso, pode ser difícil para eles mudar para outra atividade ou ter conversas que não giram em torno de seus tópicos de interesse.

Mas o que isso tem a ver com girar as coisas?

Girar é um comportamento repetitivo.

Quando paramos para pensar em desenvolvimento infantil, as crianças costumam olhar e gostar de objetos que são visualmente agradáveis para elas, principalmente as crianças com TEA. Entre esses objetos, estão os objetos que giram.

Esse comportamento está relacionado ao processamento visual da criança, como ver somente partes de um objeto, ao invés do “todo”, ou, também, pode significar que essa criança tenha dificuldade em expandir a brincadeira com brinquedos e se envolve facilmente em brincadeiras repetitivas.

As crianças autistas têm tendência a pensar continuamente sobre as coisas, ou seja, eles podem se fixar em coisas que consideram agradáveis ​​ou podem ficar “travados” ao tentar terminar uma tarefa ou até mesmo um jogo.

Devido às alterações no cérebro da criança, eles tendem a ser mais rígidos em seus pensamentos, por isso, é difícil ser flexível com uma série de interesses e maneiras de pensar sobre as coisas.

Alguns movimentos repetitivos, além de observar objetos girando e girá-los, que também podem estar ligados ao processamento visual da criança com autismo são: piscar rápido e repetidamente, apertar as mãos na frente dos olhos, olhar para luzes brilhantes, acender e apagar luzes, folhear rapidamente as páginas de um livro e alinhar os objetos.

É fundamental trabalhar o gerenciamento da ansiedade e intervir no plano sócio emocional da criança, pois muitas vezes, uma vez que identificam seus estados de ânimo e ansiedade e aprendem a regulá-los, todos esses comportamentos são rebaixados, como acontece conosco. 

É importante ressaltar que o diagnóstico das crianças autistas é clínico e deve ser feito por profissionais especializados por meio da observação da criança e conversa com pais e familiares.

Referência:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
WHY do kids with autism do that?. The Autismo Blog, 2012. Disponível em: https://theautismblog.seattlechildrens.org/why-do-kids-with-autism-do-that/. Acesso em: 03 dez, 2021.

22 Comments

  • EDMILRA MONTEIRO
    Posted 12/12/2021 at 7:43 pm

    OS educadores precisam mais informações como essas.

    • Webster
      Posted 13/12/2021 at 12:04 pm

      Olá, Edmilra

      O papel do professor é fundamental para garantir a inclusão, por isso a importância de informações sobre os comportamentos da crianças com TEA.
      Nesse artigo, temos mais conteúdo acerca da temática. Vale a pena conferir: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/educacao-inclusiva-como-trabalhar-o-autismo-em-sala-de-aula/

      Continue nos acompanhando, agradecemos pelo carinho 🥰

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Franciane
        Posted 29/06/2022 at 11:31 pm

        Sou cuidadora e cuido de um autista grau 3 e ele só gosta de ar condicionado e ventilador passa as 4 horas toda atrás dos ar não se concentra em mais nada , e gosta que liga e desliga

  • Mariana
    Posted 19/03/2022 at 1:57 am

    Minha filha tem um 1a e 3m as vezes faz movimentos repetitivos com os braços e as vezes a da nas pontas pés. Fala mama,da mais das vezes fala não entendo o que fala e falar várias vezes a mesma coisa. Isso é sinal de autismo?

    • Solange
      Posted 19/03/2022 at 11:35 am

      Olá, Mariana tudo bem?

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Thais
    Posted 21/06/2022 at 6:25 am

    Olá, minha filha tem 4 anos e tem algumas características , como:
    Andar nas pontas dos pés as vzs ainda
    Ecolalia que identifiquei imediata
    Alinhamento de objetos( as vzs)
    Entre outros q são menos considerável, como tirar a blusa de frio, q vi q pode ser não por calor, mas sim por n gostar de certos Contatos físicos, pode ser?
    Estarei dando andamento com o pediatra p saber.
    Porém os professores não tinham falado nada sobre, meu marido q fez pedagogia que percebeu mais que poderia ser.

    • Solange
      Posted 21/06/2022 at 12:11 pm

      Olá Thais, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • juliana
    Posted 15/07/2022 at 5:55 pm

    somente gostar de girar rodas dos carrinhos mesmo dando função ao carro é sinal de autismo? pq meu filho gosta. devo me preocupar e procurar um neuro: tem 1ano e 2 meses

    • Solange
      Posted 15/07/2022 at 7:52 pm

      Olá Juliana, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Segue um artigo que poderá tirar algumas das suas dúvidas: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/entenda-quais-os-prejuizos-do-diagnostico-tardio-de-autismo/

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • JOSE CARLOS DEVEQUI
      Posted 20/04/2023 at 1:48 pm

      Olá Juliana , tudo bem ?
      Gostaria de saber mais sobre a situação do seu filho , vi que já faz um te!pó desde que você postou esse comentário… Meu filho tem a mesma atitude , gosta muito de ficar girando a roda do carrinho e de ficar girando o ventilador , gostaria de saber mais sobre as atitudes que você tomou , e como foi o final do seu relato … Se você puder me responder vai ser de grande ajuda !
      Desde já agradeço

  • Vilma Divina de sousa naves.
    Posted 10/10/2022 at 10:55 pm

    ola boa noite
    queria saber uma criança com 2 e dois meses não fala nenhuma palavra nada.gosta de andar em círculo por diversas vezes ,gosta de tirar objetos de uma caixa e coloca de um por um ,daí tira novente coloca.pode ser autista?

    • Solange
      Posted 11/10/2022 at 1:25 pm

      Olá Vilma, tudo bem?

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse separei um vídeo do dr. Clay Brites que irá tirar muitas das suas dúvidas: https://www.youtube.com/watch?v=WBfdzNzUUM8&t=1s

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Gil Brandão
    Posted 25/10/2022 at 6:33 pm

    Sim,sem duvidas é importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e e com essas,ter uma base de como se portar dentro desse contexto e posteriormente as orientações para uma intervenção.Mas sobre tudo é importantissimo quando acontece a aceitação por parte dos responsaveis…

    • Solange
      Posted 26/10/2022 at 1:01 pm

      Olá Gil, tudo bem?

      Obrigada pela sua contribuição.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Maicon
        Posted 25/02/2023 at 1:42 am

        Oi, meu filho está com 09 anos. Ele acorda e vai dormir com um lápis na mão, balança sem parar. Ele vai bem na escola e tudo, mas ele não consegue parar, e agora está com dor no pulso. O que fazer? Ele balança, estica os braços, entra no mundo dele, vai com o corpo um pouco pra frente. Nós conversamos sobre tudo, política, desenhos, vida, mundo, ele é bastante inteligente e emotivo, também nervoso, defende sua opinião até as últimas consequências.
        Obrigado.

        • Solange
          Posted 28/02/2023 at 12:50 pm

          Olá Maicon, tudo bem?

          Recomendamos que primeiramente procure um neuropediatra para que ele possa avaliar e dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

          Sol,
          Equipe NeuroSaber 💙

  • Juliane Aparecida liberato
    Posted 29/10/2022 at 12:15 am

    Olá boa noite,meu filho estuda na escola infantil, e a psicopedagoga me deu um relatório falando várias coisas que ela observou nele me disse pra procurar um neuro infantil, porque acha que ele tem transtorno espectro autista vc pode me dizer se o pediatra pode me fazer um laudo porque já faz cinco meses e ele ainda não foi chamado pra consulta com o neuropediatra, obrigada

    • Solange
      Posted 31/10/2022 at 3:24 pm

      Olá Juliane, tudo bem?

      Orientamos que procure psiquiatras infantis e neuropediatras.

      Vamos juntos! Um NeuroAbraço 💙 !!!!!

  • Maicon
    Posted 25/02/2023 at 1:41 am

    Oi, meu filho está com 09 anos. Ele acorda e vai dormir com um lápis na mão, balança sem parar. Ele vai bem na escola e tudo, mas ele não consegue parar, e agora está com dor no pulso. O que fazer? Ele balança, estica os braços, entra no mundo dele, vai com o corpo um pouco pra frente. Nós conversamos sobre tudo, política, desenhos, vida, mundo, ele é bastante inteligente e emotivo, também nervoso, defende sua opinião até as últimas consequências.
    Obrigado.

    • Solange
      Posted 28/02/2023 at 12:48 pm

      Olá Maicon, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista (neuropedriatra) pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Solange
    Posted 29/04/2023 at 5:26 pm

    Olá, meu filho tem 8 anos, ele vai muito bem na escola, porém tem alguns problemas em socializar, parece que tudo incomoda ele, ele sempre apaga as luzes da casa e fecha as cortinas pq as luzes o incomodam, e sempre tem sentimentos negativos e as vezes até agressivos em relação aos gatos, pq segundo ele o som deles se lambendo o incomoda, como vários outros sons bem específicos, ele tem costume de girar coisas e ficar girando, ele fala muito rápido o que faz ele travar muitas vezes durante a fala, não gosta de contato físico, quando está muito feliz ele se joga no chão e tem a mania de balançar as mãos e os braços quando está feliz, mas pelo o que eu sei ele não tem problema para se concentrar nas aulas, começou a andar e falar com 3 anos, eu não sei o que pensar nem o que fazer.

    • Solange
      Posted 01/05/2023 at 2:41 pm

      Olá Solange, tudo bem ?

      Pelo que você descreveu, alguns comportamentos e características apresentados pelo seu filho podem ser indicativos de um Transtorno do Espectro Autista (TEA), embora seja importante lembrar que somente uma avaliação por um profissional especializado poderá determinar se ele realmente se enquadra nesse diagnóstico. A sensibilidade a sons, a dificuldade em lidar com contato físico e a repetição de comportamentos específicos, como girar coisas, são características frequentes em pessoas com TEA. O fato de ele falar rápido e travar durante a fala também pode ser uma manifestação de dificuldades na comunicação social, outro traço comum no TEA. Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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