A deficiência auditiva pode ser um desafio significativo para crianças em sua jornada educacional. Ouvir e entender as informações é fundamental para o aprendizado, mas muitas crianças enfrentam dificuldades de percepção auditiva, seja de forma parcial ou total (surdez).
Neste artigo, exploraremos como lidar com a deficiência auditiva na educação infantil e oferecer apoio a essas crianças.
Conteúdo
Importância das Escolas Especiais para Surdos
Estudos e experiências têm mostrado a importância das escolas especializadas para surdos. Estas escolas proporcionam um ambiente inclusivo e adaptado, onde as crianças surdas recebem instrução em Libras por professores fluentes em sinais e interagem com colegas surdos. Um estudo realizado pela USP, sob a liderança do Prof. Dr. Fernando Capovilla, revelou que essa abordagem beneficia o desenvolvimento das crianças surdas nos primeiros anos da educação fundamental.
Mais Desenvolvimento: O estudo envolveu 9.200 alunos e concluiu que crianças surdas se desenvolvem mais e melhor em escolas especializadas.
Ambiente Inclusivo: Escolas para surdos oferecem uma abordagem inclusiva e adequada às necessidades dessas crianças.
ldades de percepção auditiva, seja de forma parcial ou total (surdez).
Neste artigo, exploraremos como lidar com a deficiência auditiva na educação infantil e oferecer apoio a essas crianças.
Comorbidades e sua Influência:
Muitas vezes, a deficiência auditiva não é a única condição que afeta a aprendizagem infantil. Outras anomalias, como deficiência intelectual, TEA, TDAH, lesões neurológicas e distúrbios de linguagem, podem complicar o cenário.
Por isso, é fundamental realizar uma avaliação interdisciplinar completa, considerando fatores como histórico de gestação, condições de parto e pós-parto, bem como possíveis lesões no nervo auditivo decorrentes de internações em UTI neonatal e tratamento com antibióticos contra sepse ou meningite neonatal pode resultar em lesões no nervo auditivo, efeitos permanentes na sua capacidade auditiva e disfunções cognitivas diversas.
Frente a este quadro, portanto, é muito importante uma avaliação interdisciplinar completa com testes neuropsicológicos, fonoaudiológicos e psicopedagógicos adequados e que podem ser aplicados num contexto de deficiência auditiva.
Com todo este aparato em mãos, a equipe pedagógica passa a ter os elementos necessários para o planejamento didático e para medidas de adaptação curricular, além de indicar qual escola e com quais profissionais seria mais adequado conduzi-la. Deve-se checar se esta criança foi avaliada por otorrinolaringologista no tocante a necessidade ou indicação de aparelhos auditivos naqueles casos de deficiência auditiva parcial, pois podem fazer enorme diferença.
Estratégias para Lidar com Crianças com Deficiência Auditiva
A educação de crianças com deficiência auditiva exige abordagens específicas para garantir seu desenvolvimento e aprendizado adequados. Aqui estão algumas estratégias:
- Uso de Estratégias Visuais: Utilize instrumentos didáticos e imagens para transmitir conteúdo, compensando a deficiência auditiva.
- Adoção de Libras: Para crianças surdas, a utilização de Libras apoiada na oralidade é uma abordagem eficaz para a comunicação.
- Professores Especializados: Contrate professores com experiência em linguagem para surdos para fornecer atenção individualizada.
- Transmita Segurança: Garanta que a criança saiba que a escola está ciente de suas necessidades e oferecerá apoio adequado.
- Comunicação com os Pais: Mantenha uma comunicação regular com os pais para entender a rotina e as facilidades da criança, otimizando as medidas na escola.
- Colaboração com Profissionais de Saúde: Mantenha um canal aberto de comunicação com os profissionais de saúde que atendem a criança.
- Sinalizar com cores e luzes: Coloque as chamadas sonoras regulares da escola.
A deficiência auditiva na educação infantil pode ser superada com o apoio adequado. Com a colaboração entre pais, professores e profissionais de saúde, as crianças com deficiência auditiva podem alcançar seu pleno potencial e desfrutar de uma experiência educacional enriquecedora e inclusiva.
Portanto, é fundamental que todos trabalhem juntos para garantir o melhor ambiente educacional possível para essas crianças.
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Referências:
Para mais informações, indicamos um livro maravilhoso escrito e patrocinado em parceria com a Editora Valer pela Universidade Estadual do Amazonas e com informações amplas e aprofundadas sobre o tema:
Capovilla FC. Carta aberta ao Ministro da Educação sobre a especificidade linguística da criança surda e o essencial de suas necessidades educacionais. Sá, Nilda de (org.). Surdos: qual escola? Manaus: Editoras Valer e Edua, 2011.
9 Comments
Boa tarde !!!
Fiquei muito feliz ao ver este trabalho voltado para o surdo. Infelizmente Vemos muito despreparo tanto de profissionais da saúde como da educação para lhe dar com essa clientela. Acabei de fazer uma especialização voltada para reabilitação em crianças de 0 a 3 anos.
Antigamente a surdez era detectada primeiramente pelo professor agora com os testes da orelhinha a surdez está sendo detectada precocemente.
Estou ansiosa para ver todo esse material.
Espera-se que até os 8 anos uma criança esteja alfabetizada, porém muitas chegam a escola sem nenhum estimulo e apoio da família dificultando a aprendizagem. Acredito que se todos fossem estimulados pela família e não dependesse somente da escola para aprender a ler e esvrever, seria inadmissível uma criança com 9 anos ainda não estar letrada.
Adoro saber sobre as infinitas deficiências e síndromes que existe.vocês estão de parabéns por dividirem isso conosco.
oi ggostei das dicas voces podem me ajudar tenho uma aluna portadora dessa deficiencia que esta na 6serie do ensino fundamental gostaria de sabe se vcs podem me dar exemplos de atividades que possam me ajudar no cotidiano dessa crianca nao tenho esperiencia e nem sei libras mas sou professora do saed que vo atender essa aluna uma vez por semana em uma hora de aula individualmente. obrigada
obrigada Lu, você e Dr. Cley vem mim ajudando muito com as lives e as orientação de cada um de vocês
Amo este site ,me esclarece e me ajuda no dia a dia pois com a inclusão nós professores estamos recebendo alunos com todos os tipos de dificuldades e deficiências.Obrigada.
Estou cada dia mais encantada e aprendendo com as publicações e conteúdo do Dr.Clay Brites e Lu Brites .Agradeço de coração a todos os conteúdos gratuitos liberando por vocês da Neurosaber meus parabéns a toda equipe e o Senhor abençoe o belíssimo trabalho de fazem com amor e dedicação! abraço
A libras é essencial para a aprendizagem do aluno surdo