Desafios na inclusão dos alunos com dificuldades na escola
A inclusão escolar oferece benefícios ao promover a diversidade e garantir o acesso de todas as crianças à educação, tenham elas deficiências ou não. No entanto, apresenta desafios que esbarram em diferentes obstáculos, que devem ser detectados para serem ultrapassados.
Os professores, principais agentes dessa transformação, são também os que lidam com esses desafios diariamente em sala de aula. Isso porque recebem alunos com diferentes níveis de desenvolvimento, assim como com transtornos e deficiências graves.
Encontrar as melhores estratégias e metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem de todos os alunos exige treinamento, estudo e apoio da família, da escola e de profissionais especializados.
Neste artigo, vamos falar sobre os principais desafios na inclusão escolar dos alunos com deficiência e como superá-los. Confira!
Conteúdo
Desafios na inclusão escolar
A inclusão escolar acaba com a segregação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, transtornos e deficiências. Ainda que a prática da inclusão apresente novos desafios, os benefícios são inúmeros, para todos.
Os professores precisam encontrar os métodos de ensino que melhor alcancem os alunos com variadas habilidades de aprendizagem, o que beneficia todos os alunos, pois aumenta o envolvimento no processo de aprendizagem. O mais importante é encorajar um diálogo aberto sobre as diferenças, bem como o respeito por aqueles com diferentes habilidades, origens culturais e necessidades especiais.
No entanto, apesar dos benefícios, ainda existem muitas barreiras para a implementação da educação inclusiva. Veja quais são os principais desafios que os professores enfrentam na inclusão escolar.
Falta de experiência
Alguns professores nunca trabalharam com alunos com deficiência e/ou com necessidades especiais e isso pode ser um grande desafio. Os educadores precisam coordenar esforços e compreender as necessidades de todos os seus alunos para realizar um planejamento adequado que promova o desenvolvimento de sua habilidade.
Incluir todos os alunos nas atividades
A inclusão escolar pressupõem que todos os alunos sejam incluídos nas atividades realizadas em sala de aula. Os professores precisam conhecer as potencialidades e dificuldades dos alunos com necessidades especiais, para poder buscar o apoio e os recursos necessários para incluí-lo nas tarefas.
Falta de apoio
Muitas vezes, os professores precisam de um apoio em sala de aula, um professor assistente ou um acompanhante terapêutico. Como as salas de aula podem ter muitos alunos, a presença de um professor auxiliar possibilita que o professor dê atenção especial aos seus alunos com deficiências quando precisarem.
Inclusão escolar: Barreiras para implementação
Além desses desafios vividos pelos professores diariamente, existem muitos outros quando falamos em inclusão escolar. Um artigo da UNESCO sobre Educação Inclusiva descreveu algumas das principais barreiras para a implementação da educação inclusiva. São elas:
- Crenças — As normas sociais geralmente são a maior barreira para a inclusão. As crenças sobre deficiências existem e é preciso promover a informação. Os preconceitos com os diferentes podem levar à discriminação, o que inibe o processo educacional.
- Barreiras físicas — Muitas escolas não têm instalações seguras para acomodar os alunos com necessidades especiais. As barreiras ambientais podem incluir portas, passagens, escadas e rampas que impossibilita até mesmo a entrada de alguns alunos com deficiência.
- Currículo — Um currículo rígido que não permite a experimentação ou o uso de diferentes métodos de ensino pode ser uma enorme barreira à inclusão. Planos de estudo que não reconhecem diferentes estilos de aprendizagem dificultam a experiência escolar de todos os alunos, mesmo aqueles que não apresentam deficiências.
- Professores — Professores que não são treinados ou que não querem ou não têm entusiasmo para trabalhar com alunos com deficiência podem ser uma barreira para a inclusão escolar. A capacitação profissional e apoio da escola são fundamentais para formação dos professores.
- Fatores socioeconômicos — muitas escolas não têm recursos financeiros e com isso, instalações e serviços precários. Alguns fatores sociais criam barreiras para todos os alunos e apresentam desafios que tornam a inclusão quase impossível.
- Organização do sistema educacional — os sistemas educacionais centralizados raramente conduzem a mudanças e iniciativas positivas. As decisões vêm das autoridades com pouca ou nenhuma ideia sobre a realidade que os professores enfrentam no dia a dia.
- Políticas como barreiras — Muitos políticos não entendem ou não acreditam na educação inclusiva e podem atrapalhar os esforços para tornar as políticas públicas de educação mais inclusivas.
Superar as barreiras e os desafios na inclusão escolar de alunos com deficiência, exige esforço contínuo, estudo e trabalho multidisciplinar. Além disso, é preciso mudar crenças antigas e extinguir o preconceito. É importante que a família dos alunos com deficiência estejam presentes na elaboração de estratégias educacionais, assim como os profissionais que os atendam fora da escola.
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Referências:
KIBRIT, Bruna. Possibilidades e desafios na inclusão escolar. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 16, p. 683-695, 2013. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rlpf/a/KLC37Vh3r7CsMSHvMjWKSjm/?format=html&lang=pt> Acesso em 08 out 2021.
6 Comments
Muito bom o artigo. Parabéns!!
Excelentes textos para aprimoramento profissional e rico material para
reunião pedagógica.
Gostei muito
Olá Aline, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
A gostei muito do artigo.