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Desenvolvimento da fala no processo de alfabetização

Toda criança que lida com o aprendizado encontra dificuldades, que podem se dividir entre pontuais e gerais. Na verdade, todo ser humano precisa encarar os desafios que surgem com o que se apresenta como novo.
No caso das crianças que manifestam algum distúrbio de aprendizagem, a situação requer um acompanhamento mais aprofundado, pois o que está em jogo não é só a cognição do aluno, mas toda uma série de fatores que podem encontrar ecos por toda a sua vida. Por isso é importante falarmos sobre o desenvolvimento da fala no processo de alfabetização, um dos pilares da vida estudantil de qualquer pessoa.

Informe-se e acabe com os pré-conceitos

Obter informação e fugir dos conceitos pré-estabelecidos sobre a dificuldade de uma criança com a alfabetização é o melhor caminho. Infelizmente, ainda há muita falta de compreensão sobre crianças que não conseguem obter um bom resultado na fruição das palavras, por exemplo. Isso acaba por estigmatizar o aluno que passa por tal situação.
É imprescindível que haja uma compreensão acerca do desenvolvimento da fala durante o processo. Para começar, isto jamais deve ser visto como preguiça, mas como uma limitação que pode ser trabalhada a fim que haja uma melhora completamente bem-sucedida.

Quais são essas dificuldades?

Durante a infância, sobretudo quando a criança começa a conhecer as palavras e a balbuciá-las de forma inteligível, o pequeno pode encontrar dificuldades na pronúncia e/ou reconhecimento delas. Conheça algumas:

  • Mutismo seletivo: marcada por uma ansiedade social, em que a criança consegue falar, mas em determinadas situações fica bloqueada e incapacitada de se expressar.
  • Dislalias: dificuldade na articulação e elucidação das palavras. Em muitos casos, a criança troca alguns fonemas; omite ou acrescenta palavras, causando uma distorção na construção da frase.
  • Disfemias: distúrbio que provoca perturbações intermitentes na fala (emissão). Importante lembrar que algo relativamente normal se inclui nesse grupo: a gagueira.
  • Atraso da fala: perturbação que interfere no desenvolvimento de linguagem de forma multifatorial. O tratamento é extremamente necessário, uma vez que tal dificuldade pode acompanhar a criança por toda a vida.

Além desses distúrbios, há outros que incidem sobre a linguagem e o aprendizado das crianças. São eles: afasia, disfasia e problemas graves de comunicação.

Tratamentos adequados

É importante salientar que como há algumas particularidades acerca dos distúrbios que afetam a criança, o tratamento não pode ser o mesmo para todas elas. No entanto, a presença de alguns profissionais da fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia são imprescindíveis para levar aos pequenos pacientes atividades que possam capacitá-los a melhorar a fluência da fala.  Com todo esse acompanhamento, as crianças tendem a apresentar uma melhora significativa.
É válido ressaltar também que a compreensão dos educadores em sala de aula é um dos segredos para os resultados satisfatórios da criança. Lembre-se também que a comunicação entre pais (ou responsáveis), professores e outro profissionais é muito válida e constitui num esforço conjunto a fim de dar aos pequenos todas as condições de socializar e ter uma vida absolutamente normal.

32 Comments

  • Cristiane Maria Silva de Souza
    Posted 20/09/2016 at 7:44 pm

    Muito interessante todo o conteúdo exposto

  • Cláudia Silva
    Posted 25/09/2016 at 6:05 am

    Fico muito agradecida ao ler este conteúdo me facilitará em experiências na sala de aula.

  • Mirian
    Posted 25/09/2016 at 11:48 am

    Muito bom o material

    • Rafaele Assis
      Posted 04/11/2020 at 12:09 pm

      Bom dia alguém pode me esclarecer uma dúvida …
      Meu filho tem 2 anos, escuta e entende perfeitamente todas as palavras mas não consegue pronunciar palavras, venho tentando ensina-lo a fala mas só pronunciou papai e mamãe até hj e em casos extremos de necessidade para pedir algo e gritando … Tenho observado q quando tento ensinar ou falar com ele, ele não faz contato visual não olha nos olhos e nem obedece os comando ao contrario fica irritado e sai se jogando com muito pirraça mesmo não forço muito mas gostaria de ajuda pra saber oq acontece com ele

      • NeuroSaber
        Posted 04/11/2020 at 7:07 pm

        Olá Rafaele,
        O processo de linguagem e comunicação pode variar de uma criança para outra, por esse motivo
        sempre importante uma avaliação com um profissional para ter uma resposta assertiva .
        De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
        Atenciosamente
        Equipe NeuroSaber

  • nubia menezes
    Posted 25/09/2016 at 12:24 pm

    Gostaria de saber se o fato de uma criança começar a emitir as primeiras palavras tardiamente se encaixaria em um tipo de distúrbio? e se isso acarretaria problemas de aprendizagem futuros?

  • Zenaide de Ávila Barros
    Posted 25/09/2016 at 5:13 pm

    Gostei muito de todo o conteúdo exposto, muito esclarecedor. Vocês sempre nos surpreendem.
    Abraços.

  • Flávia Magalhães
    Posted 25/09/2016 at 7:38 pm

    Muito rico esse texto.

  • Rita
    Posted 25/09/2016 at 10:28 pm

    Adorei saber um pouco mais sobre as dificuldades da fala, pois tenho dois alunos que apresentam dois tipos diferentes. A menina está com fono e psicóloga, agora é que está lendo fluente. O menino não frequenta nem fono e nem psicólogo, porém, só conta com minha ajuda. Está melhor, mas sua melhora é lenta porque não dá para dar-lhe uma atenção especial. Esses casos é que gostaríamos de soluções, porque são alunos que dependem exclusivamente da escola.

  • Delma
    Posted 26/09/2016 at 11:28 am

    Excelentes temas a ser compartilhados.

  • Vernusa Eline Veras Lima
    Posted 27/09/2016 at 12:09 pm

    Gostaria de receber mais materiais sobre como auxiliar a criança com dificuldades na fala.

  • Monique Marques
    Posted 27/09/2016 at 8:40 pm

    Boa noite!
    Meu pequeno é Autista e apresentou também o Mutismo Seletivo, as especialistas que acompanham ele solicitaram ao Neuro um auxilio com algum tipo de medicação, no caso dele o Dr. José Albino da Paz (um neuro que amo, acho muito atencioso e competente) indicou o uso da Fluoxetina 20 mg, após o primeiro mês de uso meu pequeno disparou a falar e hoje com mais ou menos 4 messes de uso do remédio até em inglês ele já canta kkkk, estou muito satisfeita com o tratamento e vejo uma ótima evolução.
    Amo os videos de vocês e tem me auxiliado muito no esclarecimento de várias dúvidas!!
    Um grande abraço.

  • Elaine Cristina Andrade de Paula
    Posted 29/09/2016 at 12:05 am

    Estes artigos que estão aqui a nossa disposição, ajudará muito em minha monografia, no qual pretendo fazer sobre a neuro educação, no âmbito escolar.

  • Eliane
    Posted 01/10/2016 at 2:31 pm

    Muito bom!! Cada vez mais aprendendo, hoje a falta de conhecimento esta prejudicando cada vez mais nossas crianças, essas informações são excelentes para mudar essa situações, que Deus abeçoe vocês.

  • Meriane
    Posted 05/10/2016 at 12:49 pm

    Muito bom texto. Minha filha tem DEL e vejo que não é muito falado sobre isso e até mesmo falta conhecimento desse distúrbio. Se puder faz alguma publicação falando desse distúrbio, Obg.

  • sandra Figueiró
    Posted 08/10/2016 at 9:38 pm

    Muito bom texto.

  • Trackback: Características de jovens e crianças com TDAH - NeuroSaber
  • cleidmar carneiro
    Posted 08/11/2016 at 6:06 pm

    boa tarde,obrigado,foi um presente de DEUS esse estudo,que estou com muita dificuldade com meu filho de 12 anos ler o trabalho na frente do professor e seus colegas,esta sendo um pouco agressivo com o professor e fui chamada NA ESCOLA HOJE..(ELE PREFERE FALAR QUE NÃO VAI FAZER DO QUE TENTAR)…ME AJUDE ….

  • Márcia Moraes
    Posted 08/11/2016 at 6:27 pm

    Achei muito interessante sobre o tema: “Desenvolvimento da fala no processo de alfabetização”, gostei bastante a cada texto descubro coisas que não sabia. Assim construo novos conhecimentos a cerca dos temas aqui apresentado!

  • Edilma Nunes dos Santos
    Posted 08/11/2016 at 7:32 pm

    Conteúdo super interessante muito bem explicado,que tem me auxiliado e muito no dia a dia. Um super abraço e muito obrigada por essa oportunidade que tem me dado sempre pensei em fazer um curso mas nunca tive oportunidade.

  • Elvia da Silva Pereira
    Posted 09/11/2016 at 8:06 am

    Texto bastante pertinente ao cotidiano escolar e sobretudo na educação infantil, pois há de se ter um olhar mais atento para essa questão da fala, da linguagem e da cognição infantil.

  • Mirian Raquel Moreira da Cruz Macedo
    Posted 09/11/2016 at 1:29 pm

    Excelente texto. Gostaria de sugerir uma publicação com ampliação do tema que apresente sugestões e/ou exemplos de práticas educacionais bem sucedidas, na educação infantil e primeira etapa do ensino fundamental.
    O o trabalho com o canto, recitação de parlendas e brinquedos que se utilizam das falas ritmadas são grandes auxiliares na aprendizagem da língua oral e, pode ajudar muito nos casos mencionados no texto.
    Mirian Raquel

  • angela
    Posted 12/11/2016 at 2:14 pm

    Muito agradecida!!Me ajuda bastante em sala de aula esse conteúdo! !

  • Trackback: TDAH: Dificuldades de Aprendizagem na Escola - NeuroSaber
  • Maria
    Posted 14/04/2017 at 10:41 am

    Esse artigo foi riquíssimo para pais e educadores. Saber identificar e saber os profissionais que tratam desses problemas na criança foi extremamente importante para quem lida com crianças

  • Trackback: Dificuldade de Leitura: como trabalhar o aluno - NeuroSaber
    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 5:06 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • MARCIA REGINA DE FRANCA SILVA
    Posted 23/05/2017 at 5:11 pm

    Excelente publicações… me ajudaram muito com o trabalho .

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 3:00 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Romário Gomes
    Posted 23/11/2019 at 11:44 am

    Qual é a diferença de afasia para disfasia? E como tratar cada uma?

  • Letícia
    Posted 28/08/2020 at 8:04 pm

    Eu sempre tive dificuldade na fala até hoje 😥minha notas em português são ruins
    Mais outras matérias são boas

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