Skip to content Skip to footer

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO O TÉDIO PODE AJUDAR?

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO O TÉDIO PODE AJUDAR?

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO O TÉDIO PODE AJUDAR? Os benefícios do tédio: o que é positivo para a criança quando ela precisa lidar com mais tempo livre.

Antes de mais nada, muito provavelmente você já se deparou com algumas situações nas quais seu filho estivesse entediado ou “sem nada para fazer”. Nesse contexto, os pais podem entender o tédio como algo negativo, tendo em vista a rotina corrida e a perspectiva de que o nosso dia a dia deve ser produtivo.

Entretanto, o tédio pode ajudar no desenvolvimento infantil. Por isso, compreenda de que forma os momentos tediosos podem ser benéficos para a criança.

O TÉDIO ESTIMULA A CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

Quando os pequenos estão entediados ou não possuem uma companhia para brincar, eles são naturalmente estimulados a usar a imaginação e criatividade para encontrar meios de se divertirem.

A partir disso, eles despertam a curiosidade e fazem descobertas por conta própria, algo importante, já que eles estão em constante desenvolvimento.

Nesse sentido, as crianças que precisam usar a criatividade e imaginação geralmente tomam a iniciativa quando é necessário um pensamento criativo, seja em alguma brincadeira ou atividade escolar.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO O TÉDIO PODE AJUDAR?

HABILIDADES EM RESOLVER PROBLEMAS

Quando são expostos a problemas, os infantes esperam que seus responsáveis resolvam a situação. Desse modo, se o seu filho passa por momentos de tédio, ele pode desenvolver a habilidade de resolver problemas, pois ele terá que confiar em si mesmo para enfrentar o problema do tédio e isso poderá ser aplicado em futuros problemas rotineiros.

FORMAR RELACIONAMENTOS

Atualmente, as crianças estão diminuindo suas relações interpessoais porque estão preocupadas em ficar no celular ou videogame.

Portanto, é importante que, ao estarem juntas, elas tenham momentos sem nenhum aparelho tecnológico para distraí-las. Com isso, a interação interpessoal será estimulada, contribuindo para a formação de relacionamentos, comunicação, linguagem, dentre outros benefícios.

CONFIANÇA

O tédio pode aumentar a confiança do seu filho, pois ele tem a oportunidade de criar e imaginar coisas novas. Quando ele percebe que foi capaz de desenvolver sozinho alguma atividade para distraí-lo, ficará feliz consigo mesmo e terá sua autoestima aumentada.

Logo, dar espaço para seu filho idealizar novas experiências e testar os limites da sua imaginação aumenta sua confiança.

SAÚDE MENTAL

Geralmente, as pessoas de hoje estão tão ocupadas, estão sempre produzindo ou trabalhando em algo, que resta pouco tempo para ficarem quietas ou simplesmente deixarem os pensamentos fluírem.

Contudo, o tempo para o indivíduo pensar e refletir é fundamental para que ele se conheça melhor e para a manutenção de sua saúde mental.

SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

Além de ser um tempo para refletir e pensar, o momento no qual não estamos realizando nenhuma atividade estruturada também promove um senso de comunidade.

Quando as crianças estão realizando alguma atividade específica, o ambiente em si não é valorizado. Porém, quando elas têm um tempo sem focar em alguma atividade, isso permite que elas se envolvam e sintam que pertencem ao local em que vivem.

COMO TIRAR O MELHOR PROVEITO DO TÉDIO?

É comum que os pais procurem atividades para entreter os pequenos, mas é benéfico que eles tenham espaços de tempo para imaginarem e criarem formas de se divertir. As dicas abaixo podem ajudar:

  •  Estimule tarefas que envolvam a criatividade: incentive o infante a montar uma pista de carrinhos no terraço de casa ou brincar de caça ao tesouro, por exemplo; 
  • Disponibilize brinquedos não tecnológicos: brinquedos que não possuem tecnologia estimulam mais a criatividade. Além disso, você pode ajudar seu filho a criar seus próprios brinquedos com alguns elementos simples;
  • Não se importe com a bagunça: usar a imaginação e criatividade pode deixar a casa bagunçada, mas tudo poderá ser arrumado depois e você pode incentivar a criança a auxiliá-lo na organização;
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO O TÉDIO PODE AJUDAR?
  • Seja um bom exemplo para seu filho: diminuir o tempo em que o pequeno está em contato com a tecnologia é importante, como já foi visto. Entretanto, não adianta cobrar dele algo que você mesmo não faz, portanto, é imprescindível que você seja um bom exemplo, pois assim será mais fácil que ele compreenda suas condutas;
  • Fortaleça o senso de comunidade: se você mora em um ambiente com outras crianças e em uma área segura, estimule seu filho a fazer amizades e brincar com elas, pois isso será fundamental para desenvolver um sentimento de pertencimento nele.
REFERÊNCIAS

RIBEIRO, P. A.; ALVES, J. S.; CAVALCANTE, J. M.; LIMA, M. C. C. POTE DO TÉDIO: CONECTANDO CRIANÇAS AO BRINCAR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 1394–1402, 2022. DOI: 10.51891/rease.v8i4.5140. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/5140. Acesso em: 17 set. 2022.

Why boredom is good for your child. The School Run, 2022. Disponível em: https://www.theschoolrun.com/why-boredom-good-your-child. Acesso em: 17 set. 2022.

The Benefits of Boredom. Child Mind Institute, 2022. Disponível em: https://childmind.org/article/the-benefits-of-boredom/. Acesso em: 17 set. 2022.

6 Comments

  • Trackback: COMPORTAMENTO AGRESSIVO EM CRIANÇAS AUTISTAS
  • Trackback: 5 ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL INFANTIL -
  • Rosane Minchin Pestana
    Posted 12/11/2022 at 8:35 pm

    Adorei o artigo e concordo plenamente que criança precisa de amigos, brinquedos sem tecnologia, não que ela não ajude, mas percebo que as crianças do meu tempo tem muito mais lembranças e eram muito mais felizes.

    • Solange
      Posted 16/11/2022 at 3:05 pm

      Olá Rosane, tudo bem?

      Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Islene Araújo Pimenta
    Posted 13/11/2022 at 10:26 pm

    Estímulos criativos,direcionados e adaptados é que realmente faz a criança sentir feliz e com vontade de aprender

    • Solange
      Posted 16/11/2022 at 3:29 pm

      Olá Islene, tudo bem?

      Obrigada pela sua contribuição, fique ligada em nossas redes sociais, para não perder nenhuma novidade.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5