Skip to content Skip to footer

Desenvolvimento infantil: brinquedos servem só para brincar?

Você já parou para pensar no incrível papel que os brinquedos desempenham no desenvolvimento de uma criança? Eles vão muito além de diversão, são verdadeiros aliados no crescimento dos pequenos, estimulando a mente, o corpo, a criatividade e as interações sociais.

Neste texto você entenderá os seus benefícios, e verá como os brinquedos são importantes na comunicação infantil. Vamos lá?

Importância do brinquedo no desenvolvimento infantil

Os brinquedos desempenham um papel vital no processo de desenvolvimento das crianças. Eles são mais do que meras fontes de diversão; são ferramentas que contribuem para o crescimento cognitivo, motor, criativo e social das crianças. Além disso, os brinquedos desempenham um papel crucial na comunicação infantil.

Brincar é a atividade mais importante na infância, não apenas devido à sua frequência, mas também por ser fundamental para o desenvolvimento. Como afirmou Albert Einstein, “brincar é a forma mais elevada de pesquisa.” Ou seja, os brinquedos também desempenham um papel significativo no desenvolvimento da autonomia, empatia e outros aspectos emocionais importantes.

Imagine que, para uma criança, um brinquedo é como uma extensão da sua imaginação, e essa relação não é apenas divertida, é essencial para o desenvolvimento emocional e da personalidade. Dessa forma, no momento em que a brincadeira acontece, o brinquedo faz um papel de reprodução social e de fantasia.

Os brinquedos são atividades que proporcionam os desenvolvimentos psicológicos e culturais presentes na infância. Assim, eles podem ser vistos como objetos mediadores nos quais as crianças irão atribuir significados. Ou seja, brincar é a melhor maneira para a criança aprender. 

Aprendendo por meio dos brinquedos

O brinquedo, dentro do universo da criança, está ligado à sua imaginação. Além disso, faz parte do desenvolvimento infantil de forma significativa. Os brinquedos são responsáveis por ensinar de maneira lúdica e divertida. 

É pela brincadeira que as crianças aprendem aspectos importantes, mesmo sem perceber. Ou seja, o desenvolvimento infantil, emocional e da personalidade também podem acontecer durante as brincadeiras. 

É importante que os adultos entendam quais são os brinquedos que mais chamam a atenção da criança. Independente de qual, o brinquedo estimula a representação e a expressão de imagens que recordam aspectos da realidade.

Ou seja, focar no meio para o pleno desenvolvimento infantil é indispensável.

Benefícios dos brinquedos no desenvolvimento infantil

Os benefícios dos brinquedos são incontáveis. Eles aprimoram a coordenação motora, desafiam a resolução de problemas, promovem o desenvolvimento social e emocional, e até mesmo aumentam a concentração das crianças. 

Como vimos, são inúmeros os benefícios dos brinquedos para a criança. Entre eles encontramos:

  1. Melhora o desenvolvimento motor:

Os brinquedos estão ligados às habilidades sensório-motoras da criança. Eles estimulam e podem até melhorar as habilidades motoras finas em crianças mais velhas.

  1. Habilidades de resolução de problemas:

Um exemplo de brinquedo importante para desenvolver essa habilidade é o quebra-cabeça. Os desafios dele levam a pensar, com o objetivo de resolver um problema, estimulando essa habilidade. 

  1. Desenvolvimento social e emocional:

Como já falamos anteriormente, por meio dos brinquedos as crianças desenvolvem empatia e compreendem as emoções. 

  1. Concentração:

Durante a brincadeira, as crianças tendem a se concentrar por mais tempo. Focar no que estão fazendo, resultando em uma melhora de concentração. E essa é uma parte importante do desenvolvimento infantil.

  1. Estimula a criatividade e a imaginação:

Os brinquedos promovem o pensamento criativo e a imaginação das crianças. Por meio da brincadeira, a criança desenvolve suas habilidades criativas criando cenários, formando diálogos e usando livremente sua imaginação. 

  1. Desenvolvem a coordenação olho-mão:

Ao empilhar blocos e construir torres, por exemplo, a criança é obrigada a prestar atenção nas suas ações. Assim, precisam pensar em tomar muito cuidado, estimulando suas habilidades de coordenação olho-mão. 

Os brinquedos são aliados dos professores no desenvolvimento infantil

Não pense que os brinquedos são exclusivos do mundo infantil, os professores também podem usá-los como ferramentas valiosas para nutrir a imaginação das crianças e promover o desenvolvimento. 

Por meio dos brinquedos e das atividades lúdicas é possível estimular a imaginação das crianças, e assim, trabalhar melhor o desenvolvimento infantil.

As crianças aprendem principalmente mediante à imitação. Ou seja, é preciso que os professores fiquem atentos às brincadeiras e o que elas estão tentando representar.

Porém, precisamos entender que até mesmo as crianças precisam de um tempo livre. Com isso, as informações serão melhor absorvidas e entendidas pelo cérebro.

Aprendendo com Diversão: Descubra o Mundo das Letras

Imagine se tornar um mestre das letras de um jeito divertido! A alfabetização pode ser uma grande aventura quando acompanhada por brincadeiras. Por isso, quero te perguntar: Você conhece o “Letrinhas Divertidas” da NeuroSaber?

Com o Letrinhas, as crianças exploram os nomes, formas e sons das letras de maneira leve e eficaz, aproximando-se do mundo da leitura. Além disso, é seguro, com o selo do INMETRO, feito de material imantado e letras no tamanho certo, para tranquilidade dos pais.

A grande vantagem do Letrinhas é que ele cativa tanto crianças típicas quanto as com atípicas. Ele é uma ferramenta versátil que permite diferentes abordagens de ensino e promove a interação.

Além disso, com o Letrinhas Divertidas, o processo fica mais eficiente e interessante. Fico interessado? Experimente integrar essas dicas no dia a dia, explorando os materiais da NeuroSaber, como o Letrinhas Divertidas.

Portanto, os brinquedos são muito mais do que apenas objetos de entretenimento, eles são ferramentas essenciais que impulsionam o desenvolvimento infantil. E descobrir como os brinquedos podem contribuir para o crescimento das crianças é um passo crucial para capacitá-las em seu caminho de aprendizado e crescimento.

Gostou do assunto e quer saber mais? Assine a nossa newsletter que está no final da página.


Referência:

GONÇALVES, Carlos Augusto Pereira. O BRINQUEDO: AS PERSPECTIVAS DE WALTER BENJAMIN E VYGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA. XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, p. 6-17, 2014.


CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 7, n. 1, p. 92-104, 2007.

Leave a comment

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊