Skip to content Skip to footer

Desenvolvimento infantil: a criança precisa se sentir segura e acolhida para aprender

No desenvolvimento infantil, é fundamental sentir-se seguro, valorizado e acolhido. Quando os alunos não se sentem seguros no ambiente em que estão, sua aprendizagem e, consequentemente, seu desenvolvimento sentem.  

Quando as crianças estão em um ambiente saudável e no qual elas se sentem acolhidas, elas possuem mais confiança em participar. Assim, conseguem se expressar e se envolvem mais no seu processo de aprendizagem. Isso porque sabem que receberam apoio dos seus educadores e responsáveis.

Ambiente acolhedor é melhor para o desenvolvimento infantil

Um ambiente acolhedor não se desenvolve sozinho. Dessa forma, o educador deve ser intencional e desenvolver estratégias para cultivar essa segurança na sua sala de aula. Esse ambiente deve sempre levar em consideração os valores e as culturas que os alunos já trazem consigo. 

Sentir-se seguro torna o aprendizado possível para a criança. Pesquisas revelam que crianças que se sentem inseguras, brincam, exploram e têm mais dificuldades para se relacionarem com os outros. Ou seja, sentir-se bem e acolhido é fundamental no processo do desenvolvimento infantil. Assim, ao ajudarmos as crianças a se sentirem seguras, preparamos elas para aprender no futuro.

O relacionamento positivo entre crianças e adultos forma a base para a construção de um ambiente saudável e agradável para elas. Dessa maneira, vão se sentir vistas, acolhidas, ouvidas e, por consequência, desenvolvem um ambiente de respeito mútuo. Existem alguns fatores que influenciam os ambientes de aprendizagem. Veremos abaixo quais são eles.

Fatores que influenciam os ambientes de aprendizagem

Ao planejar um ambiente de aprendizagem, os professores e educadores devem levar em consideração três aspectos fundamentais: o aspecto físico, emocional e intelectual. Esses três aspectos possuem uma ligação direta entre si. Dessa forma, favorecem o avanço do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

1. Ambiente físico e desenvolvimento infantil

O ambiente físico afeta diretamente como essa criança vai vir a se comportar e aprender. A forma como o espaço onde essa criança se encontra está organizado, como parece acolhedor para ela e facilita seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pode melhorar sua qualidade de ensino. As crianças em fase de desenvolvimento devem ter acesso a espaços e recursos que inspirem sua vontade de aprender.

2. Ambiente emocional

Nesse ambiente é muito importante levar em consideração o que será dito e feito para a criança, para que elas se sintam seguras. É fundamental que ela se sinta apoiada para realizar as atividades propostas, que visam o desenvolvimento infantil. Assim, não se sentirão desvalorizadas quando as coisas não acontecem da forma que foi planejada. Mas sim, incentivadas a tentar de novo. 

Quando os adultos, pais, responsáveis e educadores, levam em consideração o ambiente emocional em que a criança está, eles realizam intervenções e tomam cuidado para criar um lugar adequado para ela.

 

3. Ambiente intelectual 

Por fim, o ambiente intelectual tem por objetivo garantir à criança a capacidade de ser desafiada. Além disso, ajuda a criança a expressar suas ideias e apresentar seus conhecimentos na prática. A instrução explícita é uma prática pedagógica fundamental. Assim, visa ensinar habilidades ou conceitos aos alunos por meio de uma instrução direta e estruturada.

Essa estratégia de ensino deixa as aulas mais claras. Isso porque mostra aos estudantes como iniciar e completar uma tarefa, dando-lhes tempo suficiente para praticar. 

Desenvolver um ambiente que ofereça condições adequadas para o desenvolvimento infantil exige que os professores se baseiem em práticas comprovadas cientificamente para garantir uma educação de qualidade. 

É importante ressaltar que esses estímulos e práticas devem ser oferecidas de acordo com as etapas de desenvolvimento de cada aluno.

Quer ler mais sobre desenvolvimento infantil e educação? Clique aqui e vá para o nosso blog.

  

Referências:

CHILDREN learn best when they feel safe and valued. Fordham Institute, 2021. Disponível em: https://fordhaminstitute-org.translate.goog/national/commentary/children-learn-best-when-they-feel-safe-and-valued? Acesso em: 03 dez, 2021.

ENVIRONMENTS for Learning. Education and Training, 2021. Disponível em: https://www-education-vic-gov-au.translate.goog/childhood/professionals/learning/Pages/Environments-for-Learning.aspx?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=op,sc. Acesso em: 03 dez, 2021. 

LÜCKE, Neiva Cristiane Flores Sott. A importância do estímulo no desenvolvimento da criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 12, pp. 33-44. Junho de 2019. 

3 Comments

  • Meirivane Costa Reis
    Posted 11/12/2021 at 5:31 pm

    Disturbio de aprendizagem caracterizado pela dificudade de leitura.

  • Luiza Rodrigues Cecato
    Posted 12/12/2021 at 9:32 am

    Muito bom o conteúdo.
    Eu quero aprender mais Lu 😘
    Em desenvolvimento infantil.

    • Webster
      Posted 13/12/2021 at 12:45 pm

      Olá, Luiza

      Ficamos muito felizes pelo seu interesse acerca do assunto e por querer aprender mais! 🥰

      Temos muito mais conteúdos em nossos canais. Vale a pena conferir!!!

      Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
      Facebook: Neurosaber
      Instagram: @neurosaberoficial

      Continue nos acompanhando! 🤗

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊