Skip to content Skip to footer

Desfralde em crianças com Autismo – Como ajudar?

Quando se tem uma criança autista em casa, além de podermos contar com um anjinho todo especial, precisamos ainda lidar com muitos desafios ao longo de seu crescimento. Cada fase da infância e, posteriormente, da adolescência significa um aprendizado. O assunto de hoje é de interesse geral, e pode ser usado também por aquelas famílias que não tenham filhos com autismo: Desfralde em crianças com autismo.

A primeira pergunta que deve vir à mente é o que fazer para tornar essa atitude em algo bem-sucedido. A verdade é que se deve olhar para isso como um passo a ser dado e sem enxergar os possíveis monstros que podem vir em algum acidente de percurso, como um xixi ou cocô, sem a fralda. O segredo é ter muita dedicação e amor. Veja mais sobre o que pode ser feito.

Qual é a idade certa para o desfralde?

Não existe uma regra a ser seguida quanto ao período certo de tirar a fralda de seu pequeno, uma vez que cada criança reage de uma forma, conta com um tempo específico e até apresenta desenvolvimentos distintos.

[thrive_lead_lock id=’2767′][/thrive_lead_lock]

O que podemos trazer é que alguns pais procuram desfraldar seus filhos a partir dos 2 anos e meio. Entretanto, é sempre válido lembrar que isso não é algo estabelecido. Devem-se respeitar outros fatores da criança e o próprio tempo que ela digere as informações. Ressalta-se a importância de frisar que, independente de autismo ou não, trata-se de uma criança muito nova ainda. Por isso a importância da paciência.

Como saber a hora que meu filho que utilizar o banheiro?

A resposta é simples, embora não seja fácil: observação. Nada mais eficaz que observar seu filho em determinados momentos. A hora em que ele precisa fazer suas necessidades especiais é uma delas. Há crianças que mudam o semblante quando fazem xixi ou cocô. Diante dessa mudança na fisionomia, vocês podem começar a trabalhar isso com elas.

Por exemplo, quando elas estiverem em casa, procure deixá-las sem a fralda. Ao perceber tal intenção, o pequeno, provavelmente, deve dar algum indicativo do que deseja fazer: ficar parado com as perninhas abertas, mudar o semblante (como mencionado), andar de um lado para o outro, etc.

Identificados os sinais, a próxima etapa é estabelecer confiança na criança. Muitos pais utilizam a tática de comemorar, junto dos pequenos, cada ida ao vaso. Com isso, os adultos cantam musiquinhas que as crianças gostam, fazem palhaçadas, brincadeiras, entre outros. Tal atitude estimula a iniciativa do autista procurar o vaso sanitário quando sentir vontade e até pedir para ser levado até lá.

Outra tática é criar a rotina de ir ao banheiro com a criança em períodos determinados: seja de meia em meia hora, uma em uma hora, enfim.

Acidentes acontecem, o que fazer?

Com certeza, principalmente no começo do processo do desfralde. Pode ser no sofá, no carro, na cama, na piscina ou em outro lugar. Adotando a observação, o hábito de levá-los ao banheiro e estabelecendo a confiança neles, o ato de desfraldar sua criança autista pode ser muito bem realizado.

64 Comments

  • Avatar
    Elza Lenita Marques de Freitas
    Posted 27/07/2017 at 6:36 pm

    Adorei o artigo…. deixou bem claro o que eu já tinha observado no meu aluno autista.

  • Avatar
    CreuzaAraujo Gaia
    Posted 27/07/2017 at 6:41 pm

    Foi muito importante para nós pois meu netinho tem quatro anos e ainda não consegui largar a fraldas.

  • Avatar
    Rosa Maria
    Posted 27/07/2017 at 6:48 pm

    Muito bom o artigo, uma vez que muitas crianças chegam também à escola usando fraldas. Onde requer uma parceria entre pais e professores em prol da criança.

  • Avatar
    Sonia Araújo
    Posted 27/07/2017 at 6:50 pm

    Meu filho hj com 20 largou as fraldas com 4 anos.pq eu levei ele pro canto e conversei com ele.expliquei que estava ficando muito caro sustentar as fraldas e que ele precisava me ajudar.aliviando esse gasto.dali por diante ele foi me dando sinais quando queria ir ao banheiro.e largou as fraldas.apele pra inteligência da criança. Os autistas tem uma inteligência que ninguém alcança.

  • Avatar
    suelen
    Posted 27/07/2017 at 6:58 pm

    Meu filho e autista e da crise convulsivas e epiléptica . ele vai fazer 6 anos dia 29 de Julho eu e a equipe que trabalha com ele já tentamos de tudo em que e geito mas as crises atrapalha ele em tudo todo vez que ele começa a fala palavras curtas vem a crise e corta a fala e tudo o que ele aprendeu durante aquele período . tenho muita dificuldade em desfralda ele por causa da comunicacao ele não se incomoda se está de xixi ou coco pra ele tanto faz se eu não olha ele consegue até durmi de coco. O que eu posso fazer ? Fico muito triste em não consegui ajuda meu filho mas percebo q não e muito o autismo que atrapalha ele e mas as crises pq toda vez que ele da crise corta tudo o que ele aprendeu volta a se comporta como criança de 1 a 2 anos engatinha já chegou até parar de anda . meu filho ta na Pestalozzi mas não conseguimos o desfralde o médico fala q tem q espera o momento dele . mas as escolas professores me cobra muito já tentei de toda maneira leva ele de 5 em 5 minutos leva ele no banheiro junto com o irmão q tem 7 anos mas ele não intense nada . Deus de já agradeço

    • Avatar
      Nathalia
      Posted 11/09/2020 at 6:29 am

      Muda de escola, amiga. Por que os professores não podem forçar seu filho a fazer isso. Professor é colaborador, não dono da vida da criança. Se eles estão cobrando, forçando e indo contra o médico então não é uma boa escolha de escola pro seu menino! Respeita o tempo dele que ele vai se alinhar com vc. Conecta com ele. Vai dar certo. Muita luz pra vc

      • Avatar
        Elba Ruth Rocha
        Posted 24/05/2021 at 5:23 pm

        Concordo com vc.
        A escola ela entra como colaboradora dos processos.
        Minha filha não pede pra fz xixi ou cocô,em casa ela vai sozinha pro piniquinho dela,mas as vezes ela se distrai com alguma coisa e faz nas calças.
        Mas pra escola já estou mandando sem fralda,a professora e auxiliar já sabem que precisa levar ela pra fz xixi,e jy vai toalha e os produtos dela de higiene na mochila caso precise dar banho.
        Se a escola não está sendo sua parceira muda de escola.

    • Avatar
      Ester Teresinha de Moraes
      Posted 01/03/2021 at 1:28 pm

      Uma das características da criança com TEA é “desaprender” habilidades que já havia adquirido antes. O segredo é a repetição do ensino e a paciência.

    • Avatar
      Rosana Alvarenga
      Posted 07/03/2023 at 12:59 am

      Amiga, tenho um bebê de 2,5 meses com TEA. Tenho visto que antes de uma crise ele dá sinal de desconforto, instabilidade, de que uma crise está em início, a carinha dele muda, o pai observou a postura, o corpinho mudando. Observe atentamente seu filho o tempo todo, identifique o sinal. Não deixe a crise começar, com tranquilidade o faça dar atenção pra qualquer outra coisa (o meu eu mostro que tem uma árvore balançando) e ele olha interessado (fala: cai, achando que pode cair) e começo a falar sobre a árvore balançando (já apontei passarinho voando, au au, gatinho, corujinha). Depois que você conseguir reduzir as crises acredito que será maior a chance de ter sucesso. O meu começou a dar sinal também de que quer urinar, ele leva a mão no pintinho e quando confiro está a fralda está morna. Já estou começando a levá-lo ao banheiro. Boa sorte! Que Deus abençoe sua família.

  • Avatar
    Sandra Barros
    Posted 27/07/2017 at 7:02 pm

    Tenho um filho autista de 21 anos e não consigo levar ele para fazer suas necessidades no banheiro. E sempre que tento ele prende ficando até uma semana sem fazer cocô. Como posso acostumar ele a usar o banheiro?

  • Avatar
    Maria Goretti Nunes de Abreu
    Posted 27/07/2017 at 7:17 pm

    Sempre muito bom receber os vossos artigos que sempre vem de encontro das necessidades de nossas crianças. Obrigada! Que Deus sempre Abençoe a vossa missão.

  • Avatar
    Tania
    Posted 27/07/2017 at 7:27 pm

    Ótimo. Grata.

  • Avatar
    Marcia laena
    Posted 27/07/2017 at 7:29 pm

    Maravilha!!! Estava quase me desesperando pq meu filho é autista e ainda não fala e este assunto(desfralde) veio na hora certa. Fiquei matavilhada como fazer o desfralde. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

  • Avatar
    Milva de Oliveira Lino Marcondes
    Posted 27/07/2017 at 7:43 pm

    Que ótima orientação/informação. Me ajudou extremamente, pois no caso do garotinho autista que eu cuido, ele ainda usa fraldas e tem 4 anos. Observarei mais atentamente seu comportamento e poderei desta forma ajudar a família com as dicas preciosas que aprendi aqui. Parabenizo vocês mais uma vez! Muito grata por tudo.

  • Avatar
    Siliamar Lucinda de Lima
    Posted 27/07/2017 at 8:22 pm

    Gostei muito da explicação! Pois tive um aluno autista de 5 anos e ainda usava fraldas. Não sabia o que fazer para ajudá-lo a deixar as fraldas, todas as vezes que fazia coco levava-o para tomar banho. Ele via os meninos fazerem xixi, com o tempo começou a imita-los.

  • Avatar
    Silvaneide
    Posted 27/07/2017 at 8:54 pm

    Muito interessante!!!!
    Temos 03 crianças autistas na nossa escola e ainda usam fraldas. A mãe de 02 deles está tentando o desfralde sem muito sucesso.
    Penso que esse artigo vai ajudá-la

  • Avatar
    Ieda Marilene Schmidt Raupp
    Posted 27/07/2017 at 9:39 pm

    Muito importante esse artigo! Realmente o desfralde é complicado para algumas crianças!

  • Avatar
    Esmeralda .M Z. Lima
    Posted 27/07/2017 at 9:49 pm

    Obrigada pela orientação.Vamos seguir à risca. Precisamos desfraldar minha netinha de 5 anos autista em grau mais elevado.
    Esmeralda

  • Avatar
    silvania garda
    Posted 27/07/2017 at 11:39 pm

    Muito bom saber que estou no caminho certo com meu pequeno obrigada por me dar esse respaudo

  • Avatar
    Mirian Alves Marques Cunha
    Posted 28/07/2017 at 1:00 am

    Hostei muito das informações que está relatado neste artigo , serve pra nós mesmo orientar alguns pais qye agente conhecer certo. E de suma importância obter esses conhecimentos pra saber lidar melhor com nossas crianças com Autismo. Muito bom mesmo!!

  • Avatar
    Eliandra Porto
    Posted 28/07/2017 at 6:52 am

    O amor deve estar sempre presente neste processo de ensino e aprendizagem .

  • Avatar
    Regina
    Posted 28/07/2017 at 7:23 am

    Bom Dia !!muito grata pela dica pois agora sim acabo de tirar uma grande duvida …tenho um neto com 3 anos e ė Autista e eu estava sem saber como iniciar o desfralde …..muito obrigada

  • Avatar
    Juliana Mendes
    Posted 28/07/2017 at 8:05 am

    Acrescentaria nas explicações:
    O desfralde deve ser algo muito planejado entre a família e a escola, a fim de não iniciar o processo e em determinadas ocasiões colocar a fralda na criança, isso confunde muito o processo de aprender ” ora está de fralda…ora sem fraldas” a parceria também deve prever que utilizem as mesmas metodologias para que o desfralde ocorra com sucesso, o melhor é iniciar no verão, nesta época a criança fica mais a vontade, portanto mais fácil as idas ao banheiro e também as trocas quando estão no processo de aprendizagem.

  • Avatar
    Ana
    Posted 28/07/2017 at 8:22 am

    Eu estou fazendo exatamente isso.
    Fico observando e percebo quando ele precisa fazer suas necessidades . mas toda vez que levo ele ao banheiro ele trava e só vai fazer coco hrs depois .
    Ele n gosta que eu fique perto dele nesse momento tao difícil pra ele, pos sua dificuldade e muito grande.
    E com o xixi também n tive sucesso.
    Mas continuarei tentando ,pq sei que essa é a melhor forma de tirar a fralda do meu pequeno

  • Avatar
    Katia Bilotti
    Posted 28/07/2017 at 8:39 am

    Parabéns a toda equipe por tão significativas contribuições!!

  • Avatar
    Márcia
    Posted 28/07/2017 at 9:05 am

    Ótimas dicas. Com certeza irão orientar muitos pais. Paciência e amor são indispensáveis.

  • Avatar
    Daniete Borges
    Posted 28/07/2017 at 9:21 am

    Boas dicas, faço todas
    No meu caso é somente à noite, as vezes se torna cansativo acordar de duas em duas horas. Nosso menino tem 7 (sete) anos e ainda não consigo tirar a fralda.

    • Avatar
      michele
      Posted 16/03/2022 at 5:00 am

      como foi o processo do desfralde noturno? conseguiram? conta sua experiência por favor? passo por isso hoje

  • Avatar
    Luzitania
    Posted 28/07/2017 at 9:27 am

    Meu filho largou as fraldas aos 3 anos, porém, com o tempo começou tipo que prender o cocô (ele não tem prisão de ventre nem constipação). Isso parece ter se tornado prazeroso pra ele. E com o tempo a ida ao banheiro diminuiu até que não conseguiu mais fazer na privada, passando a prender o dia todo e o que saia ficava preso no bumbum sujando as cuecas. Já fui numa gastro e todos os medicamentos possíveis foram administrados para quem tem síndrome do intestino irritável… Mas por observação concluir que o problema tem que ser trabalhado mas pro lado psicológico mesmo é até as 4 terapeutas dele não soube chegar num só consentimento….

  • Avatar
    Magda
    Posted 28/07/2017 at 9:29 am

    Bom dia! Sou universitária do curso de Letras, estou muito apaixonada pelo ensino especial inclusivo, amo os vídeos e as postagens de vocês. Obrigada. Magda

  • Avatar
    MARIA EDWIGES
    Posted 28/07/2017 at 10:30 am

    aconselho deixar sem fralda e acompanhar o tempo que já deve estar com vontade de fazer xixi, daí pega um baldinho das brincadeiras dele e induz a fazê-lo dentro do baldinho, pois o vaso sanitário assusta a criança, ele vai gostar da ideia e aí com o tempo já vai pedir automaticamente quando vier a vontade, inclusive de tanto a gente falar vamos fazer xixi a criança aprende falar só (xixi) já sabemos o que ele quer. O cocô está sendo mais difícil, meu neto tem 4 anos e meio e quando começa fazer pum fedorento a gente coloca a fralda e manda ele ir pro cantinho mais discreto e fala vai fazer coco, daí ele faz, pois ainda não aceita sentar no troninho e nem no vaso.

  • Avatar
    Rosimeri Barros
    Posted 28/07/2017 at 11:18 am

    Realmente, foi demorado, aconteceu com mais de 5 anos, mas pq eu não usava a tática certa, não doei o tempo necessário p/isso. Tanto q quando o fiz, foi rápido e nem houve incidentes. Ele estava na escola, e lá reclamavam q não havia pessoa específica p/isso, etc. Fora que minha mãe que já cuidava dele p/mim enq trabalhava, já fazia coisas de mais e não queria deixá-lo s/fraldas p/não ocorrer incidentes e ela ter q limpar. Dizia q se quisesse, que eu fizesse fim de semana. Então fui justamente observando ele, deixando-o sem fraldas e levando-o ao banheiro várias vezes ao dia, vendo a hora/momentos certos, não deixava sentado tempo demais tb no banheiro p/não cansar, elogiando, essas coisas. Depois ele começou a falar q ia. Única coisa é q quando minha mãe passou a aceitar q ele estava indo e querer ela mesma deixando sem fralda, ela o acostumou a ir sentado, e eu acabei aceitando, e hj ainda faz sentado. Só na rua faz em pé, mas msm assim, tenho q cuidar p/não molhar roupa. O nº 2 ainda o limpamos, mas ele mesmo demonstrou querer limpar, já o peguei várias vezes limpando, ou limpa 1 vez e pede completemos, pq na escola, ele tem acompanhamento p/ir ao banheiro e se limpa, isso se acontecer. Mas isso tb é erro nosso e precisamos treiná-lo tb pois está com 9 anos.

  • Avatar
    Andrea Miranda
    Posted 28/07/2017 at 12:14 pm

    Na escola, trabalhamos com uma boneca. Trocamos as roupas sujas de xixi e cocô (feito com maisena e café). Os alunos participam e se divertem muito. Foi assim que uma aluna de 10 anos, um dia, pediu para fazer xixi no banheiro. Sua mãe ficou muito feliz e tirou a fralda imediatamente.

  • Avatar
    Anelise Woelfer Liebsch
    Posted 28/07/2017 at 3:12 pm

    Esse artigo trás dicas e orientações que certamente irão ajudar muitas pessoas, pois sabe-se que lidar com crianças autistas requer paciência, empenho, dedicação e além disso muito amor. Devo ressaltar que todos os artigos que li até agora contém conteúdos indispensáveis para quem pensa em, de alguma forma atuar ou conviver de forma mais significativa e inclusiva.

  • Avatar
    Benail
    Posted 28/07/2017 at 3:41 pm

    A minha Já está com 6 anos. Para começar a fazer xixi no vaso demorou um pouco,ela estava com quase 5anos. Mas foi quase sem problema no dia que ela resolveu usar. Perguntei pra ela se queria fazer xixi, ela sentou e fez. Agora com o cocô está mais difícil. Ela senta e parece que acontece um bloqueio. Então ela pede pra pôr a fralda e faz.

  • Avatar
    Maria
    Posted 28/07/2017 at 3:49 pm

    Meu filho está com sete e ainda não deixou de fazer cocô na roupa

  • Avatar
    Juliana Pereira
    Posted 28/07/2017 at 6:19 pm

    Valeu as dicas!! Sempre com assuntos interessantes e fala objetiva. Meu pqno tem 5 anos, grau II para III, nao verbal… desde os 3 anos no verao tentamos o desfralde. Porem ele ate da sinal do xixi, mas coco nao.. e tb desde o inicio aceitou o vaso sanitário.. e utilizo a tatica de levar umas 5x em meia hora.. mas nao consegui ainda desfraldá lo até pq ni inverno fica mais complicado. Vale salientar q ele tb ainda nao obedece a comandos basicos o q dificulta um pouco mais.. Mas vamos tentando!! Agora tenho notado um pouco mais de amadurecimento e junto a concentraçao pouca mais tem quem sabe nesse verao ele nao nos surpreenda como em td q faZ!! Obrigada e ate a proxima!! 👏👏😉

  • Avatar
    Vanda
    Posted 28/07/2017 at 8:39 pm

    A minha filha é autista. Comecei o desfralde com dois anos e meio, mas não aconteceu porque estava fazendo da forma errada. Passei a observar e identificar as expressões corporal e levá-la ao banheiro, conseguimos então aos 4 anos. Hoje ela está com 5 faz tudo no banheiro, em todas os lugares.

  • Avatar
    FERNANDA ALEXANDRA AMORIM
    Posted 28/07/2017 at 10:44 pm

    Sofri muito com o desfralde do meu filho, ele demorou muitoooo pra falar, e por mais que eu explicasse, fizesse graça, brincadeiras e palhaçadas, ele parecia não entender nada daquilo, até os 4aninhos fazia suas necessidades em pé, em algum canto da casa e na roupinha, eu não me importava em limpar o chão todos os dias, insisti em deixar sem fraldas. Com 4 aninhos eu consegui que ele fizesse coco no vazo, fiz aquela festa é dei um presentinho simbólico, um chocolate, e daí por diante era um presentinho a cada cocô.. e devagar fui substituindo o presentinho por beijinhos, abraços etc. Agora vai completar 5 aninhos, já vai sozinho só banheiro, não se limpa sozinho, e o xixi faz sentadinho. E eu estou muito feliz.

  • Avatar
    Jocelaina de Oliveira Silva
    Posted 29/07/2017 at 6:04 am

    Tenho um aluno de 4 anos, ele chegou usando frauda e sempre que ele fazia xixi na frauda ele tirava a roupa, fui observando isso durante umas duas semanas, depois fui levando ele para o banheiro falando para ele que tinha que fazer xixi no vaso, tirava a fraudar dele para ele fazer e não fazia. Mas de tanto eu insistir ele aprendeu e toda vez que ele quer fazer xixi eu já sei ele começa a tirar a roupa a frauda ainda cequinha eu pego ele e levo ao banheiro e lá ele faz xixi, da primeira vez que isso a aconteceu eu fiquei muito feliz , porque eu vi que ele esta se desenvolvendo, ao pouquinhos é muito gratificante quando algo que estamos fazendo por uma criança com transtornos esta surgindo efeito positivos. Já me apeguei tanto a ele e ele a mim que quando não dá para mim ir a escola ele sente minha falta e eu a dele, ele não sai do meu pé pra onde vou ele vai atrás é muito lindo é meu xodó amo demais, até a mãe dele sente a minha falta quando eu não vou, no outro dia que ela chega lá e me vê ela já fala que felicidade em lhe vê, isso me deixa muito feliz. Beijos.

  • Avatar
    Maria do Carmo M. Romanholi
    Posted 29/07/2017 at 3:13 pm

    Ótima orientação! Mas ainda precisamos valorizar e/ou frisar estas observações aos pais, pois mesmo quando recebem tais informações, não as colocam em prática. É importante incentivar e promover uma rotina, disciplina para que a criança internalize e aprenda a reconhecer as suas sensações. Muito obrigada pela a abordagem deste tema.

  • Avatar
    Maria Conceição
    Posted 29/07/2017 at 5:42 pm

    Parabéns dr Clay e Luciana.
    Òtimo artigo.

  • Avatar
    viviane melo
    Posted 29/07/2017 at 9:05 pm

    muito bom o assunto abordado parabens

  • Avatar
    Eliene
    Posted 30/07/2017 at 1:50 pm

    Muito importante essa informação tanto para os professores quanto para os pais de autista.

  • Avatar
    catiane
    Posted 31/07/2017 at 12:45 am

    Obrigada pelas dicas, pois sou Terapeuta Ocupacional e estou trabalhando este processo de desfralde com vários pacientes, alguns ja deixaram, enquanto outros ainda estão no processo de desfralde.

  • Avatar
    Luzivalda de Souza Lima Falcão
    Posted 31/07/2017 at 9:00 am

    Exelentes dicas para o desfralde.

  • Avatar
    maria juberlania de oliveira
    Posted 31/07/2017 at 9:29 am

    parabéns gostei muito e vou usa sim sua dicas

  • Avatar
    Ingrid de Camargo
    Posted 31/07/2017 at 10:23 am

    Oi, é isso mesmo. Meu neto tem atraso mental leve, também demorou um pouco mais, mas conseguiu. Percebemos que, quando precisava ir ao banheiro, ficava dando pulinhos, e aí tínhamos de correr. Hoje já nem fala para a gente, vai sozinho!

  • Avatar
    Milva de Oliveira lino Marcondes
    Posted 31/07/2017 at 8:07 pm

    Excelente artigo. Parabéns Dr. Clay e Luciana. Amo o trabalho de vocês.

  • Avatar
    Vilma Mesquita
    Posted 31/07/2017 at 8:36 pm

    Boas dicas! Ajuda muito. muitas dúvidas são esclarecidas. Acompanho tudo que é publicado.

  • Avatar
    Eliana Mello da Rocha Pichotano.
    Posted 02/08/2017 at 6:50 am

    Nossa era isso que eu precisava saber para orientar a mãe do meu aluno de 4 anos om TEA. Obdo.

  • Avatar
    Angela
    Posted 02/08/2017 at 8:27 pm

    Meu filho tem 6 anos! Já fazem dois anos que estamos tentando, tanto na escola quanto em casa e a instituição onde realiza as terapias! O xixi ele até faz muito bem no banheiro. Escapa às vezes, mas no geral, está indo bem! Quanto ao coco, observamos, sabemos quando ele está com vontade e levamos! Aí ele trava! Não faz e fica segurando! Não temos fraldas em casa mais, só que ele faz o coco na roupa! Já colocamos figuras, desenhos, fotos, musiquinha e tudo! Ele chegou a fazer umas 3 vezes no banheiro, mas ele prefere se esconder de nós e quando percebemos ele já fez! E quando levamos, mesmo estando apertado ele segura e não faz. Houve momentos em que foi só sair do banheiro e ele fez! Também não sabemos de nada que pudesse tê-lo traumatizado no banheiro! Estamos insistindo, mas confesso que está bem difícil!

  • Avatar
    michelle cristina silva de Melo
    Posted 06/08/2017 at 8:42 pm

    meu filho tem 5 anos e ainda não consegui tira lo da fralda mas agora depois dessas dicas vou me dedicar más

  • Avatar
    Cecilia
    Posted 07/08/2017 at 11:18 am

    No meu filho o problema é o desfalde do coco , pois ele só faz coco na fralda, o xixi ele já vai no banheiro sozinho. Tenho receio dele travar e segurar o coco caso eu não de a fralda . Ele tem 4 anos. E não aceita sentar no vaso, nem no penico nem no tronquinhos musical .

  • Avatar
    Miria Maria da Silva
    Posted 08/08/2017 at 12:03 pm

    Ótimo artigo, primeiro cada cça tem seu tem TEA ou não, é necessário mta paciência, amor , interesse e principalmente observar cada detalhe e manifestação da criança. Essa tbm tem que ser pra cça um relação prazerosa entre o adulto e ela .

  • Avatar
    Maria do socorro de Moraes Carvalho
    Posted 25/09/2017 at 1:48 pm

    Adorei esse assunto bem interessante.

  • Avatar
    Célio Roberto Moreira
    Posted 05/10/2017 at 2:51 pm

    Eu estou com um aluno autista, Realmente a observação e dedicação de tempo é fundamental, pois esse meu aluno ao fazer cocô, estica suas pernas e começa se agitar com palmas.

  • Avatar
    Denise dos Santos
    Posted 03/11/2017 at 12:50 pm

    Nossa não sei o que fazer, pois o que sempre escuto é que tenho que saber quando ele está precisando, mas isto eu sei com clareza, porém, só tocar no assunto “vazo, banheiro’ ele prende e isso está me preocupando, pois ele tem a capacidade de prender por longos períodos, mesmo quando está apertado, ele fica irritado mas não faz aí nem no banheiro e nem em lugares nenhum! Ele tem 3 anos e oito meses.
    Obs: ele está fazendo acompanhamento com terapeuta, mas nem ela sabe o que fazer, pois disse que nunca viu tanta resistência.

  • Avatar
    Aline
    Posted 07/05/2018 at 10:25 am

    Gostaria de ajuda pois o garoto que eu cuido estamos tentando o desfrade mas ele segura o xixi muito..
    O que eu faço .. Agradeço desde já..

  • Avatar
    RAIMUNDO BITTENCOURT DA SILVA
    Posted 18/10/2018 at 3:15 pm

    MEU FILHO TEM 2 ANOS E SETE MESES. ESTAMOS TENTANDO DESFRALDA-LO. ESTA SENDO MUITO DIFÍCIL. ESTAMOS TENTANDO LEVA-LO AO BANHEIRO DE MEIA EM MEIA HORA, AS VEZES ESQUECEMOS E ELE FAZ NO CHÃO. AS VEZES LEVAMOS AO BANHEIRO ELE NÃO FAZ XIXI, QUANDO SAÍMOS DO BANHEIRO ELE FAZ……

  • Avatar
    Naide Antunes Nascimento
    Posted 21/11/2018 at 12:46 pm

    Sou cuidadora,
    Tenho duas crianças com autismo. A esta no período de desfralde.

  • Avatar
    Naiara
    Posted 17/11/2019 at 11:26 pm

    Tenho um filho autista com 2 anos de idade,minha vida mudou completamente depois que ele entrou na minha vida,nunca tinha tido o desejo de ser mãe, mas graças a Deus,mesmo tomando os comprimidos engravidei…

    Eu era extremamente sem paciência,mal humorada e sempre gostei de viver só.
    Então apareceu na minha vida o Gabriel, sim meu filho é autista,meu primeiro e único filho é especial.
    Achei estranho o fato dele se asustar com tudo e sempre tampar seus ouvidinhos com determinados barulhos,seus gritos e estresses sem aparentemente nenhuma necessidade.
    Procurei um neuro e foi confirmado oque eu ja suspeitava…
    Tenho muitas dificuldades,muitas mesmo,faço tudo oque posso por ele,trabalho fora o dia todo e quando chego estou exausta e ele eufórico de tanta energia…
    Tenho dificuldades com escovar os dentinhos dele,dar banho,vestir fralda,alimentação,agressividade,falta de interação,mas não me falta amor e paciência!!!
    E eu sei que eu vou conseguir transformalo em um homem de bem,porquê eu o amo incondicionalmente.❤
    É cansativo,mas é transformador.

  • Avatar
    Berta Margarida Beça Morais
    Posted 04/11/2021 at 7:56 pm

    Meu sobrinho autista, tem 8 anos está a fazer o desfralde. Tenho receio que comece a prender o côco, e xixi. Mas tem de ser feito né? Pois antes não conseguíamos. Agora escola está tbm a fazer de tudo.

    • Avatar
      Maradja
      Posted 05/11/2021 at 11:20 am

      Oi Berta, em nosso artigo você tem orientações sobre o assunto, que podem te ajudar diante de situações como essa. É indicado ter acompanhamento de um especialista também.

      Maradja,
      Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um Comentário

0.0/5