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Diagnósticos corretos salvam alunos com dificuldades na escola

O universo pedagógico é cercado por nuances que são determinantes na vida da criança e em seu futuro. A infância é um período que requer bastante atenção por parte dos pais, dos educadores e dos médicos também.
Todos os desafios surgidos a partir de um diagnóstico se apresentam de forma a dar luz para possíveis soluções, mas e quando a resposta para esses desafios não é realmente aquela que precisava? O que poderia ser um passo para a resolução de um problema pode ocasionar em outros que só tendem a prejudicar a vida da criança.

O poder de um diagnóstico correto

É inegável que quando se tem um diagnóstico correto, o que deve ser tratado é colocado como prioridade e, a partir disso, o especialista pode traçar metas de tratamento que solucionem o caso de uma dificuldade de aprendizagem, por exemplo, de forma eficaz.
O profissional que conhece o problema que aflige a criança tem a total capacidade de desempenhar atividades que visem ao desenvolvimento dela no ambiente familiar, social e escolar. Este último, por sinal, também é determinante e reflete muito na vida dos pequenos.
A partir de um diagnóstico correto, o terapeuta e o professor podem estabelecer diretrizes que foquem o problema reconhecido e impulsionem a capacidade do aluno para resolver questões pertinentes à sua vida escolar.
Um trabalho excelente de acompanhamento dá as rédeas na vida da criança e influencia o seu futuro, pois uma vez que ela é assistida de perto por especialistas, seu rendimento e sua relação com os colegas de escola, até mesmo dentro de casa, podem melhorar bastante.

O problema em não reconhecer o que uma criança apresenta

Por outro lado, uma criança que não tem um diagnóstico correto tende a sofrer muitas consequências que acompanharão todo o seu desenvolvimento e podem, ainda, impactar a vida adulta.
Por falta de mecanismos capazes de detectar o real motivo da dificuldade a que o aluno enfrenta, muitas escolas e familiares acabam por piorar um quadro que pode ser devidamente tratado. A falta de preparação para lidar com o caso da criança e o fornecimento de um diagnóstico exato leva os responsáveis a causarem determinadas situações aos pequenos:

  • Bullying por parte dos colegas de sala;
  • Criação de estigmas e consequente marginalização entre os colegas;
  • Aplicação de punição pelo entendimento insipiente dos pais e dos professores;
  • Introversão;
  • Vida antissocial;
  • Complexo de inferioridade e muito mais.

Problema está ligado a práticas pedagógicas

Infelizmente, muitas escolas não apresentam uma solução efetiva para os casos apresentados e, com isso, não dão aos alunos um acompanhamento de forma que traga a eles uma alternativa para lidar com suas dificuldades. O problema do reconhecimento de diagnósticos precisos está ligado a práticas pedagógicas que acompanham os profissionais desde a sua formação na universidade.
Por isso é imprescindível que os educadores tenham a atenção necessária com as crianças, além de verem que cada caso deve ser tratado de forma separada e que auxilie de fato os pequenos estudantes e sua família para que, a partir disso, eles possam encontrar as soluções precisas para o acompanhamento escolar e a melhoria na qualidade de vida dos alunos.

9 Comments

  • Trackback: TOD precisa de tratamento médico?- Artigos | NeuroSaber
  • Avatar
    Gilmara Rodrigues
    Posted 05/09/2016 at 5:39 am

    Não. Mas gostaria de saber.

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    Ana Lucia Dos Reis
    Posted 08/09/2016 at 1:37 pm

    O que fazer quando a escola se nega a tratar o deficiente de maneira especial dizendo que nao vai teata lo diferente??

  • Trackback: Birra além da conta: sem limites para contrariar regras – Vida e Ação
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    Janete Benjamin
    Posted 08/11/2017 at 8:00 am

    Distúrbios de aprendizagem e transtorno de aprendizagem são a mesma coisa?
    uma pessoa caracterizada na infância com transtorno de aprendizagem ou deficiência intelectual pode chegar ao doutorado(pós graduação)

  • Avatar
    Janete Benjamin
    Posted 08/11/2017 at 8:03 am

    O curso esta me possibilitando tirar muitas dúvidas ao que diz respeito a neuro aprendizagem/neuro educação.

  • Avatar
    Andrielen da Silva Conceição de Lemos
    Posted 19/06/2023 at 1:43 am

    O TDAH tem algum transtorno relacionado com a mentira?

    • Avatar
      Jhulli
      Posted 04/07/2023 at 2:02 pm

      Olá, tudo bem? O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não está diretamente associado a mentiras patológicas.

      É crucial entender que a mentira não é uma característica inerente do TDAH. Algumas pessoas com TDAH podem apresentar problemas com a verdade devido a dificuldades em lidar com as demandas sociais e em controlar seus impulsos, mas isso não é uma característica universal de todas as pessoas com TDAH. A mentira excessiva ou patológica é mais associada a outros transtornos, como o transtorno de personalidade antissocial ou o transtorno de conduta.

      Se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas relacionados à mentira ou qualquer outro comportamento problemático, é importante buscar a orientação de um profissional de saúde mental para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento apropriado.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

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