Skip to content Skip to footer

Dicas de atividades para crianças com Discalculia

capa discalculia

Muitas crianças lutam com dificuldades de aprendizagem que podem prejudicar sua capacidade de processar e compreender as informações. A discalculia é um transtorno de aprendizagem que envolve dificuldade de conceituar e realizar matemática. 

Tornar a matemática prática e multissensorial, em vez de usar planilhas, é absolutamente essencial e para tratar a discalculia em crianças, professores e pais precisam trabalhar juntos. É importante que os conceitos da aula sejam reforçados em casa. 

Há uma série de atividades que você pode fazer em casa que ajudarão seu filho a aprender coisas como quantidade e números, além de ajudar com problemas matemáticos simples. Continue lendo o artigo para saber mais. 

O que é discalculia?

Discalculia é uma dificuldade particular de aprendizagem em matemática. De acordo com a American Psychiatric Association (2013), discalculia é caracterizada por deficiências no aprendizado de fatos aritméticos básicos , processamento de magnitude numérica e realização de cálculos precisos e fluentes. 

Essas dificuldades devem ser quantificáveis ​​abaixo do esperado para a idade cronológica de um indivíduo e não devem ser causadas por baixa escolaridade ou deficiência intelectual.

É um distúrbio específico e não deve ser confundido com ansiedade matemática ou uma dificuldade geral de aprendizado de matemática. 

É também um distúrbio de aprendizagem que difere de pessoa para pessoa, o que significa que afetará as pessoas de maneira diferente ao longo da vida.

A discalculia não recebeu a mesma atenção que a dislexia. A discalculia também é considerada genética e devido a diferenças neurológicas no cérebro. 

Não é causado por educação inadequada ou pela criança não estar trabalhando duro o suficiente, etc.

Dicas de atividades para crianças com Discalculia

Você pode querer aproveitar algumas atividades diárias para ajudar a discalculia em casa, como por exemplo:

No momento de cozinhar ou no mercado  

A criança pode ajudar no momento em que você estiver cozinhando. Peça que ela conte os ingredientes. 

A mesma coisa no momento de compras no mercado. Ela pode contar os itens que estiverem no carrinho. 

Contando enquanto passeia

No caminho para a escola, ou até mesmo em um passeio pelo bairro, você e a criança podem contar os carros que sejam da mesma cor. 

Ou também podem procurar por números em placas de casas ou carros. Isso pode ajudar muito para que ele aprenda os números. 

Jogos de cartas 

O UNO é um jogo de cartas bem popular, e pode ajudar as crianças na importância dos números. 

Há também outros jogos de cartas, que podem ser feitos com o baralho convencional, como paciência e 21. 

Todos esses jogos ajudam a treinar ideias diferentes, como formar grupos com o mesmo número, colocar os números em ordem ou encontrar certas combinações de números.

Dominó

Com o dominó é possível as crianças associarem números, e praticar adição e subtração. 

Quando se trata de discalculia, o mais importante é não deixar passar despercebida. Como acontece com qualquer dificuldade de aprendizagem, uma maneira eficaz de ajudar as crianças é estar o mais informado possível. 

Estar informado significa que você pode dar a melhor ajuda possível e o melhor apoio. E assim como sua criança precisa pedir ajuda quando necessário, os pais também o fazem. 

Ter o apoio de outros pais e especialistas tornará esta jornada específica menos estressante.

Referências 

CSILAG, Jules. 5 Ways to Help Your Child With Dyscalculia Master Math. Noodle, 2016. Disponível em <https://www.noodle.com/articles/5-ways-to-help-your-child-with-dyscalculia-master-math> Acesso em 18 out 2021. 

3 Comments

  • Trackback: Discalculia e a inclusão escolar - Instituto NeuroSaber
  • Ana Maria S.de Almeida
    Posted 13/04/2023 at 2:17 pm

    Tenho um aluno que está sendo investigado o caso de discalculia.
    Gostaria se possível mandasse atividades que posso dar em classe

    • Livia
      Posted 13/04/2023 at 6:06 pm

      Olá Ana Maria, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos a confiança em nosso trabalho!

      O artigo é um embasamento para que você consiga desenvolver as atividades conforme necessidade. No momento não temos atividades formuladas, mas esperamos que o artigo te ajude 💙

Leave a comment

0.0/5