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Dicas para desenvolver a psicomotricidade fina com alunos autistas

A psicomotricidade é um conjunto que compreende as cognições de uma pessoa. Isso envolve o movimento, a inteligência e o afeto. É importante que se trabalhe esse fator desde a primeira infância por meio de atividades que são condizentes com a idade mental e fisiológica da criança.
No caso dos autistas, em ambiente escolar, o cuidado que se deve ter está na preocupação que educadores devem exercer através de práticas que valorizem todo o conjunto de ações do pequeno. Quando a criança atinge determinada autonomia sobre o seu corpo (saber o que quer para brincar, interesse em determinados objetos), a missão do profissional toma outro caminho. O motivo é simples: é preciso analisar a habilidade psicomotora dos alunos autistas.

Dicas que podem ser usadas dentro do ambiente escolar

Há exercícios muito bons que os educadores devem trabalhar com crianças autistas. É importante lembrar que atividades dadas em sala a outros alunos são essenciais, como estimular a prática de desenhos, pinturas, recortes e colagens. Além disso, há outras formas de interação:
– Brincadeiras que envolvam objetos lúdicos;
– Brincadeiras que estimulem a curiosidade do autista;
– Brinquedos que não tenham textura muito mole ou áspera (é preciso entender e respeitar as hipersensibilidades que os autistas sentem);
– Jogos que trabalhem com cores suaves e peças presas ao objeto (impossibilitando o risco de algum acidente);
– Outros.

Crescimento vem acompanhado de desafios

À medida que a pessoa com autismo cresce, maiores são os cuidados quanto à atenção àquilo que causa de dificuldade a ele. Não é novidade que os autistas encontram muitas dificuldades com as habilidades psicomotoras, sobretudo quando envolve a coordenação motora.
Por conta disso, os educadores têm um papel excepcional na sala de aula para esse público. As atividades devem incidir, principalmente, sobre alguma barreira encontrada pelos alunos autistas. É muito comum que eles apresentem dificuldades relacionadas à escrita, para citar apenas um.
Há relatos de crianças que, com o empenho da força sobre o lápis, rasgam a folha ao escrever. Outras escrevem de forma tão leve que é quase impossível ler. Fazemos questão de sempre ressaltar que cada um tem uma demanda, então jamais podemos generalizar.

Psicomotricidade fina e os benefícios de seu desenvolvimento

Você já ouviu falar em psicomotricidade fina? Ela está ligada ao progresso da coordenação motora dos pequenos músculos, mais precisamente aos das mãos. No entanto, para os alunos autistas essa atividade deve ter algo a mais, como itens que despertem neles atenção e não rejeição.
Ambiente deve ser propício e acompanhamento correto
Além de a escola oferecer um ambiente que permita a interação do aluno autista com o educador e os colegas; o acompanhamento dado ao pequeno deve seguir à risca todo o tratamento por meio da intervenção de outros profissionais. A equipe deve ser multidisciplinar.
É importante que se tenha total compreensão das dificuldades apresentadas pelas crianças com autismo. Cada uma tem um desafio a ser superado e você, educador ou psicomotricista, exerce um papel fundamental na vida delas.

11 Comments

  • Regina Lucia Paula de Sousa.
    Posted 18/03/2017 at 2:40 pm

    Lendo essas informações, passa um filme em minha cabeça e vejo as reações de um dos nossos alunos que passou por algumas avaliações e foi detectado como autista. Ele adora atividades que envolvam pinturas, mesmo que esse interesse dure pouco tempo…

  • Wândila
    Posted 26/03/2017 at 8:02 am

    Ótimo! Um aprendizado maravilhoso !

  • Rita de Cássia Alito Ribeiro
    Posted 04/04/2017 at 8:06 pm

    Amei esse artigo sobre coordenação motora fina. Uma dúvida uma me passou que não posso fazer atividades com pontilhados para o autista?

  • Neitã
    Posted 17/09/2017 at 9:21 pm

    muito boa essas dicas como fazer para que ele venha se concentrar e fazer suas atividades de escrita.?

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 9:09 am

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Marilene dos santos pina
    Posted 25/05/2018 at 8:44 pm

    Excelente texto.Sou agente de apoio de uma criança altista.Ela tem 4 anos.Super inteligente…E este material me ajudou muito .obg

  • Nilza Reis
    Posted 13/06/2019 at 7:16 pm

    Muito bom esse texto, não trabalho em escola, mas tenho uma vizinha que tem um filho autista, e gosto muito dele.

  • Nilma Bressan
    Posted 14/06/2019 at 4:04 am

    A cada artigo que leio, desperta em mim, a curiosidade e o desejo de continuar aprendendo. Obrigada a NeuroSaber por nos proporncionar materiais de qualidade para nosso desenvolvimento profissional.

  • Auriniva Oliveira
    Posted 27/06/2019 at 11:27 am

    Uma contribuição muito rica no acompanhamento de nossos alunos da educação especial e demais alunos. Obrigada!

  • Roseane Maria dos Santos
    Posted 16/04/2020 at 1:01 am

    Minha filhasendo acompanhada ela tem muita características de criança autista ela tem 2 anos e 10 meses e tfala poucas palavras e tem pouco contato social ia tudo tão bem mais com essa epidemia parou tudo e ela folhei muito os livros olha as figurinhas mais não quer pegar o lápis de jeito nenhum para rabiscar estou muito triste mim ajudem por favor.

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