Skip to content Skip to footer

DICAS PARA O BOM COMPORTAMENTO INFANTIL

Dicas para o bom comportamento infantil

Dicas para o bom comportamento infantil – Incentivar o bom comportamento é indispensável desde os primeiros anos da infância. Antes de mais nada, descubra 8 dicas de como estimular as boas práticas comportamentais.

Sem dúvida, em alguns casos, o comportamento do filho é um dos problemas que os pais enfrentam. Além disso, é difícil para eles adotarem medidas que contribuam para o bom comportamento de algumas crianças.

Todavia, os infantes costumam aprender rapidamente como devem se comportar, desde que recebam as orientações e os estímulos corretos. Por esse motivo, é importante que os pais saibam lidar com os mais variados comportamentos de seus filhos, de modo que possam conduzi-los ao bom comportamento.

Conheça algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento e na educação do seu filho.

DICAS PARA UM BOM COMPORTAMENTO
1. Seja um exemplo

Não adianta cobrar uma coisa do seu filho se você não dá o exemplo. É importante que você seja um exemplo para ele, de modo que você use seu próprio comportamento para orientá-lo. As crianças são observadoras e você, como responsável, serve de “espelho” para que elas saibam como se comportar. Por isso, na maioria das vezes, o que você faz é mais importante do que o que você diz. 

Por exemplo: se você quer que a criança aprenda a agradecer e a ser educada com as outras pessoas, dê o exemplo e também seja educado com os outros, inclusive com a própria criança.

2. Elogie seu filho

Não devemos apenas brigar ou reclamar com o infante quando ele faz algo de errado. Nos momentos que ele se comporta da maneira adequada, é fundamental dar um feedback positivo. 

Por exemplo: “Você se comportou muito bem na casa da sua tia, eu fico muito feliz quando você está indo bem”.

Dicas para o bom comportamento infantil

3. Escute o seu filho

Os pais devem permitir que os pequenos sintam confiança em conversar e dizer o que estão sentindo, até mesmo para servir como uma forma de desabafo. Nesse contexto, é essencial incentivá-los a expressarem suas opiniões e seus sentimentos, estimulando o diálogo, mas também é preciso que você saiba escutar. 

Um exemplo disso pode ser demonstrado ao dizer: “Parece que você está triste por não ter ido à casa da sua tia, você quer conversar sobre isso?”. No momento que você dá atenção à criança, faz com que ela se sinta respeitada e confortada, além de ajudá-la a lidar com tensões e frustrações.

4. Cumpra as promessas

Cumprir com as suas promessas, sejam elas boas ou más, faz com que seu filho confie em você, pois demonstra que você cumpre com o que diz e não irá decepcioná-lo.

Então, se você diz que vai passear com o infante, caso ele organize os brinquedos, esteja realmente preparado para passear com ele. Da mesma forma, se você diz que ele não poderá ir ao shopping se não se comportar, esteja pronto para cumprir com esta consequência caso ele não cumpra com sua parte do acordo. 

5. Seja firme caso seu filho chore

Se o pais começam a ceder quando os filhos começam a chorar ou reclamar por alguma coisa, indiretamente estão ensinando que eles poderão ganhar o que quiserem através do choro.

Portanto, só diga “não” ao seu filho se realmente você quer dizer isso, caso contrário, não diga isso.

Dicas para o bom comportamento infantil

6. Focar nas coisas positivas

As regras devem ser claras e objetivas, de acordo com a idade do pequeno, pois, dessa forma, ele poderá compreender e lembrar das instruções. 

Além disso, os comandos positivos costumam funcionar melhor do que os negativos, à exemplo disso, percebe-se que dizer “Por favor, feche o portão” funciona melhor do que dizer “Não deixe o portão aberto”.

7. Atribua responsabilidades

De acordo com o crescimento e desenvolvimento do seu filho, é imprescindível atribuir responsabilidades a partir do próprio comportamento dele. Nesse sentido, também permita que ele experimente as consequências advindas do seu comportamento.

Por exemplo: se é responsabilidade do infante a organização das malas para ele ir dormir na casa de um amigo, e ele esquecer de levar o seu brinquedo favorito, a consequência é que ele ficará sem o brinquedo através de uma falha no cumprimento de sua responsabilidade.

8. Mantenha o bom humor

Por último, mas não menos importante, manter o bom humor é essencial para deixar a rotina tranquila e divertida. Os pais podem brincar e tirar a seriedade das atividades diárias fazendo brincadeiras e piadas.

À exemplo disso, você pode fingir ser um leão feroz que pega a criança caso ela não organize a bagunça dos brinquedos. Desse modo, o bom humor cria um ambiente saudável e de aproximação entre pais e filhos, além de proporcionar momentos divertidos.

Vale salientar que as brincadeiras devem ser feitas de acordo com a faixa etária da criança, de modo que ela compreenda que é apenas uma brincadeira.

REFERÊNCIAS

SUPLEMENTAR, E. et al. Comportamento infantil durante o distanciamento social na pandemia de COVID-19 ARTIGO ORIGINAL Rosane Cordeiro Burla de Aguiar. Rev Bras Enferm, v. 74, n. 1, p. 20200762, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/P3ryXXX78JbKzp9SYpvpz6j/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2022.

Encouraging good behaviour: 15 tips. Raising Children, 2020. Disponível em: https://raisingchildren.net.au/toddlers/behaviour/encouraging-good-behaviour/good-behaviour-tips. Acesso em: 17 set. 2022.

6 Comments

  • Lindinalva Alves dos Santos Silva
    Posted 24/12/2022 at 4:13 pm

    Achei ótimo e muito valioso essas informações muito obrigado vcs são incríveis

    • Solange
      Posted 10/01/2023 at 2:38 pm

      Olá Lindinalva, tudo bem?

      Legal, né? Fica ligada em todas as nossas redes sociais para ver muito conteúdo útil e didático! 😉

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • BÁRBARA CRISTINA Souza
    Posted 27/12/2022 at 3:38 pm

    EXCELENTE DICAS, OBRIGADA.

    • Solange
      Posted 11/01/2023 at 1:50 am

      Olá BÁRBARA, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Oremia Maria kalinoski
    Posted 29/12/2022 at 1:47 pm

    Muito bons os temas abordados!

    • Solange
      Posted 11/01/2023 at 1:52 am

      Olá Oremia, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5