No ambiente escolar, deparamos frequentemente com a dificuldade de leitura entre os alunos. Esta questão assume uma relevância ainda maior quando confrontada com os resultados alarmantes de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Pró-Livro em 2016.
De acordo com o estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Diante dessa realidade, torna-se evidente a responsabilidade da escola na promoção da leitura entre os alunos.
Neste artigo, exploraremos a importância dessa habilidade e compartilharemos estratégias eficazes para estimular o hábito da leitura desde a alfabetização.
Conteúdo
Entenda a importância da leitura
A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois estimula a imaginação, amplia o vocabulário, melhora a capacidade de concentração e promove o desenvolvimento cognitivo.
Além disso, por meio da leitura, as crianças têm a oportunidade de se conectar com diferentes realidades, culturas e experiências, contribuindo para a formação de um pensamento crítico e empático. Ou seja, a leitura também ajuda no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de ser uma forma prazerosa de passar tempo em família e fortalecer os laços afetivos.
Portanto, incentivar a leitura desde cedo é essencial para garantir um futuro mais promissor e enriquecedor para as crianças.
Como trabalhar a dificuldade de leitura as crianças?
Cartazes de sílabas
– Pegue cartolinas e cole várias sílabas coloridas. Esse exercício é muito proveitoso e mostra sua eficácia a partir do momento em que o aluno começa a fixar as partes de uma palavra. Importante notar que o uso das cores ajuda a mente da criança a associar a sílaba em questão.
Bingo de sílabas
– A brincadeira procura estimular a capacidade da criança em descobrir e memorizar as sílabas. A atividade consiste em trabalhar com a criança a formação das palavras baseado em uma gincana saudável e bem eficaz.
Para alunos mais crescidos e que já tenham domínio da escrita, a dica é estabelecer uma comunicação diferente, em que o estudante precisa utilizar seu conhecimento.
Bilhete para a professora
A proposta é que a educadora incentive a produção de pequenas frases em pedaços de papel e com o nome anotado. A partir daí, a professora escolhe alguns bilhetes para serem lidos em sala de aula e os alunos que deverão realizar a tarefa, principalmente aqueles que tenham dificuldade.
Lembre-se, no entanto, que o objetivo é trabalhar o bloqueio da criança junto com a turma. Portanto, qualquer sinal de intimidação por parte de outro aluno deve ser combatido com diálogo. Explique que cada um tem o seu tempo para aprender algo.
Atenção é importante
É verdade que essas foram apenas algumas estratégias que podem ser úteis na busca pelo desenvolvimento da habilidade de leitura. Entretanto, qualquer sinal de que a dificuldade prevalecerá, a melhor dica é conversar com um profissional de psicopedagogia e identificar o que pode estar causando esse quadro.
Assista o vídeo e não tenha dúvidas sobre dificuldade de leitura :
Em suma, a dificuldade na leitura pode ser um obstáculo importante para o aprendizado. Contudo, com suporte adequado e estratégias eficazes é possível ajudar os alunos a superar esses desafios.
Portanto, ao identificar as áreas de dificuldades individuais e adotar abordagens pedagógicas específicas, juntamente com a oferta de apoio contínuo aos educadores, podem capacitá-los no desenvolvimento da habilidade em ler além do escopo acadêmico esperado.
Dessa forma, é relevante lembrar que cada aluno tem uma singularidade necessitando assim de comprometimento permanente por parte dos mesmos para seu próprio progresso individualmente falando.
Referências:
126 Comments
Muito bom esse texto me ajudou muito.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Minha filha tem oito anos agora que começou a ler, tem muita dificuldade ela ja esta no 3ano e bem fraca em relacao a turma dela. Fico preocupada gostaria de dica pra ajudar em casa.
Testarei esses exercícios com meus alunos com dificuldades.
Olá, sou professora e já trabalhei com alguns dos recursos que vcs mencionaram e foi bem produtivo,no momento estou utilizando um banco de palavras (que façam sentido para as crianças) e delas trabalho letras,sílabas e a própria palavra depende do nível do aluno, assim eles se familiarizam mais facilmente a com isso desenvolve a leitura. Obrigada por tantas informações.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
olá e pra quem trabalha nenhuma turma de 4ª ano com a disciplina matemática e outras sem ser português e que tem crianças com muita dificuldade de leitura e quem tem essa faixa de idade 9 a 10 anos como faço pra ajudar
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
http://www.neurosaber.com.br
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
FanPage : Neurosaber
Muito bom esses artigos e dicas que podemos utilizar para ajudar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e também a lecto-escrita dos pequeninos.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Olá,muito obrigado pelas dicas que estou recebendo,com certeza contribui muitos para nós que somos educadores e muitas das vezes recebem alunos com problemas e não sabemos o que fazer.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Realmente. o aluno se desespera em ver muitas escritas em texto longo, pois ele mesmo me disse que ele nunca leu e nem vai ler um livro inteiro na vida dele, porem adora ler gibi por ser frases e pequenas falas com imagens e personagens. N escrita aceita pequenas respostas em exercício de completar com poucas palavras e detesta a palavra explique.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigada por todos os materiais . São excelentes . Muito auxilia na sala de aula
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Boa noite !
Como posso trabalhar com adultos e adolescentes TDAH
Em nossos canais tem muita coisa legal.
Não fui feliz na 1a jornada pois n recebi o livro nem o certificado embora tenha gostado muito das palestras.
A jornada não tem certificado.
faça sua inscrição pelo link http://neurosaber.eplaces.com.br/iii-jornada-neurosaber-inscricoes
Eu trabalhava dessa forma com os anos iniciais. Foi bem produtivo.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Muito bom o artigo sobre dificuldade de leitura.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
seu site e as dicas constantes trazem horizontes de esperança p minha prática com alfabetização. Já repassei p pais e uma mãe de aluno em primeiro ano diz q para ela foi o antes e o depois p entender e ajudar seu filho!
Agradeco-lhes imensa te e espero q o Pai q está nos céus lhes proteja ilumine e guarde constantemente!!!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Adorei estas sugestões! Eu gosto muito de lidar com Autista eles fazem a gente crescer vira pesquisador
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Amo tudo que vocês publicam, só peço a Deus que eu possa participar dos cursos da próxima vez. Eternamente grata.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigada, adorei as dicas!
Meu filho completará 9 anos em setembro e ainda não está alfabetizado, sempre estou em contato com a professora dele,sempre ajudo em casa, mas está bem difícil!
Ele toma medicação para concentração.
Primeiramente procure um médico para fechamento de Diagnóstico
Parabéns por mais este artigo e por estar sempre compartilhando conhecimento.Bj
Todo o material que é disponibilizado para o público e muito bom e contribui muito para uma aula diferenciada e com um foco.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Adorei o artigo muito esclarecedor. Obg.
Nos que agradecemos!
Obrigado por compartilhar conosco conhecimentos de forma tão clara e sempre nos ajudando. Abraços
Obrigada!
Por ter compartilhado esse artigo para nós. Eu acredito que esta referência é o caminho para a leitura.
maravilhoso, com vocês é sempre aprender mais,amei.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Muito útil esse artigo, meu filho tem 12 anos e tem dislexia. Ele é muito bom em matemática, mas o português está sendo melhorado agora.Abraços!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigada!
Um artigo interessante.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Esse artigo é muito bom!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Parabéns em compartilhar teu conhecimento conosco! Que Deus te abençoe com muita saúde para que asdim possa continuar esse trabalho maravilhoso!!!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigado por participar dessa rede. Muito importante essa dinâmica. Em nosso município é o que mais temos, crianças, adolescentes que não conseguiram desenvolver suas habilidades leitoras.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Sou alfabetizadora e já uso esses mecanismos e realmente são excelentes!! Parabéns pelas dicas. Licelia
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Excelentes estas iniciativas. Por isso atentarmos para a inclusão objetiva e mais densa destas temáticas em cursos afins à Pedagogia.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigado por disponibilizar o conteúdo, está me ajudando muito com meu filho de forma clara e objetiva.
Parabéns!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Gostei muito do artigo. Sou professora das sérieis iniciais e tenho alunos com dificuldades em leitura. Gostaria de ter acesso mais detalhado sobre o assunto!
Visite nossos canais, tem muito mais por lá!
Ótimo artigo. Me deu um horizonte para realizar atividades pedagógicas!Prabéns.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Estou gostando muito de ler o que vem postando! Está ajudando muito a minha prática em sala de aula.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Parabéns por mais um artigo e por compartilhar conhecimentos. Acredito que esta referência para o cominho da leitura.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Adorei o artigo e vou fazer algumas dessas atividades. Meu filho tem sete anos e ainda tem muita dificuldade com a leitura. Obrigada pelo apoio.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
LU, agradeco a cada msg enviada pois sempre elas me fortalecem e me capacitam para ser uma profissional “melhor” a cada dia!!!!!
Obrigada por vcs existirem!!!!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Prezada Luciana, entendo que essas atividades sugeridas para trabalhar dificuldades de aprendizagem, apenas trabalham a MEMORIZAÇÃO.
Não seriam mais pertinentes atividades de consciência fonológica e fonêmica que atendem melhor à estrutura da língua portuguesa, que é fonética?
Desculpe o questionamento, mas na prática não tenho tido resultados com este tipo de atividade.
Poderia me orientar???
Obrigada.
Um abraço
Visite nossos canais, tem muita coisa legal por lá.
Muito obrigada!
Você é muito especial em compartilhar esses artigos que com certeza vai acrescentar muito no nosso trabalho.
Trabalho em um centro de multipelos atendimentose, onde atuou como psicopedagógico e as vezes volto frustrada para casa .Mas busco reforço nas orientações recebidas por vocês.
Obrigada!
Atenciosamente.
Abraços!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigado por ter compartilhado esse artigo, é muito importante ficar por dentro. Podemos fazer a diferença na leitura.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Muito agradecida por compartilharem comigo,tenho tri gêmeos e essas dicas nos ajudaram muito.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Será que vc aprendeu tudo na vida?
A respeitar
e entender um doente mental? Cuidado para não ficar louca
Agradecida pelo artigo !
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Excelente artigo! Parabéns!
Muito obrigada por compartilhar estas informações que nos ajudarão e muito, em sala de aula!
Boa tarde!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Grata por compartilhar tantos saberes conosco.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Fico grata por dividir seus conhecimentos conosco. Muito bom esse artigo!.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Fico feliz em ter sido contemplada com seus artigos que tem ampliado o meu conhecimento. Obrigada Luciana Brites por essa oportunidade
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
boa noite gostei da ideia na construção de bilhete estou estudando com minha
neta.obrigado
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Muito bom , esperamos aprender muito mais obrigada.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Amei , muito bom saber , aprender algo que precisamos no dia a dia escolar. Parabéns
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
adorei o vídeo, parabéns!!!!!!!!!!!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Muito bom. Obrigado por compartilhar
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Muito bom. Minha sala do segundo ano , três não lê, vou aceitar a sugestão.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Adorei a matéria que vc enviou.pois estou precisando muito, meu filho tem dificuldade em aprendizagem, não esta acompanhando a turma e isso me preocupa demais. Já gastei muito dinheiro com terapias, mais não vi resultado.não sei o que faço
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
sou psicopedagoga mas por falta de oportunidades estou em sala de aula. Sofro por não ter a ajuda dos pais na aprendizagem dessas crianças que apesar da minha interferência como pedagoga não é o suficiente para poder ajuda-las. No entanto fico feliz com o que vocês proporcionam para nós através dos artigos e do que vocês tem compartilhado é de grande ajuda para mim.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Parabens
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Amei , muito bom as suas sua dicas ajudam muito
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigada. Por compartilhar preciosas observações sobre alfabetização, de forma clara e objetiva!
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Obrigada neste ano estou com turmas de Correção de Fluxo vou aplicar com meus alunos. Grata abraços…
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Neuro-Saber fazendo a diferença para todos.
Muito obrigada a vcs
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Os vídeos são ótimos, excelente aprendizado.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
OBRIGADA POR COMPARTILHAR SABERES GOSTO MUITO SEUS ARTIGOS
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Tenho uma aluna no sexto ano, que teve paralisia cerebral , e trouxe danos nos seus movimentos, tanto motores como cognitivos segundo o laudo médico, e frequenta a escola e me e vejo as vezes diante de alguns problemas, devido a suas atividades escolares por nao ter um preparo adequado, pois sou seu professor de matemática pela primeira vez e estou fazendo de tudo pra me adequar e por isso busco ajuda de todos os meios para assegurar uma minima educaçao e aprendizagem co qualidade pra ela…enfim estou pedindo sugestoes de atividades para esse tipo de aluno entre outras …
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
http://www.neurosaber.com.br
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
FanPage : Neurosaber
Todo material que é disponibilizado para o público e muito bom. Através desse material nós educadores podemos estar adaptando de região pra região, vale ressaltar também que e muito importante para o aprendizado dos nossos alunos.
Olá gostaria de saber que metodos podemos usar pra avançar a leitura dentro e fora da sala de aula ?
Olá Viviane
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Muito bom esse material, para o professor buscar informações é sempre de grande valor.
Olá Ivania, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
obrigada pelos textos eles enriquecem muito o professor em sala de aula
Olá Silmara, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙