Skip to content Skip to footer

Dificuldade de Leitura: como trabalhar o aluno

dificuldade de leitura: como trabalhar?

No ambiente escolar, deparamos frequentemente com a dificuldade de leitura entre os alunos. Esta questão assume uma relevância ainda maior quando confrontada com os resultados alarmantes de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Pró-Livro em 2016. 

De acordo com o estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Diante dessa realidade, torna-se evidente a responsabilidade da escola na promoção da leitura entre os alunos. 

Neste artigo, exploraremos a importância dessa habilidade e compartilharemos estratégias eficazes para estimular o hábito da leitura desde a alfabetização.

Entenda a importância da leitura

A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois estimula a imaginação, amplia o vocabulário, melhora a capacidade de concentração e promove o desenvolvimento cognitivo. 

Além disso, por meio da leitura, as crianças têm a oportunidade de se conectar com diferentes realidades, culturas e experiências, contribuindo para a formação de um pensamento crítico e empático. Ou seja, a leitura também ajuda no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de ser uma forma prazerosa de passar tempo em família e fortalecer os laços afetivos. 

Portanto, incentivar a leitura desde cedo é essencial para garantir um futuro mais promissor e enriquecedor para as crianças.

Como trabalhar a dificuldade de leitura as crianças?

Cartazes de sílabas

– Pegue cartolinas e cole várias sílabas coloridas. Esse exercício é muito proveitoso e mostra sua eficácia a partir do momento em que o aluno começa a fixar as partes de uma palavra. Importante notar que o uso das cores ajuda a mente da criança a associar a sílaba em questão.

Bingo de sílabas

– A brincadeira procura estimular a capacidade da criança em descobrir e memorizar as sílabas. A atividade consiste em trabalhar com a criança a formação das palavras baseado em uma gincana saudável e bem eficaz.
Para alunos mais crescidos e que já tenham domínio da escrita, a dica é estabelecer uma comunicação diferente, em que o estudante precisa utilizar seu conhecimento. 

Bilhete para a professora

A proposta é que a educadora incentive a produção de pequenas frases em pedaços de papel e com o nome anotado. A partir daí, a professora escolhe alguns bilhetes para serem lidos em sala de aula e os alunos que deverão realizar a tarefa, principalmente aqueles que tenham dificuldade. 

Lembre-se, no entanto, que o objetivo é trabalhar o bloqueio da criança junto com a turma. Portanto, qualquer sinal de intimidação por parte de outro aluno deve ser combatido com diálogo. Explique que cada um tem o seu tempo para aprender algo.

Atenção é importante

É verdade que essas foram apenas algumas estratégias que podem ser úteis na busca pelo desenvolvimento da habilidade de leitura. Entretanto, qualquer sinal de que a dificuldade prevalecerá, a melhor dica é conversar com um profissional de psicopedagogia e identificar o que pode estar causando esse quadro.

Assista o vídeo e não tenha dúvidas sobre dificuldade de leitura :

Em suma, a dificuldade na leitura pode ser um obstáculo importante para o aprendizado. Contudo, com suporte adequado e estratégias eficazes é possível ajudar os alunos a superar esses desafios. 

Portanto, ao identificar as áreas de dificuldades individuais e adotar abordagens pedagógicas específicas, juntamente com a oferta de apoio contínuo aos educadores, podem capacitá-los no desenvolvimento da habilidade em ler além do escopo acadêmico esperado.

Dessa forma, é relevante lembrar que cada aluno tem uma singularidade necessitando assim de comprometimento permanente por parte dos mesmos para seu próprio progresso individualmente falando.


Referências:

https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/04/28/estudo-aponta-que-40percent-dos-estudantes-enfrentam-dificuldade-na-alfabetizacao-cenario-e-pior-entre-os-mais-pobres.ghtml

https://www.iesp.edu.br/sistema/uploads/arquivos/publicacoes/a-leitura-e-escrita-no-processo-de-alfabetizacao.pdf

126 Comments

  • Simone
    Posted 18/05/2017 at 2:23 pm

    Muito bom esse texto me ajudou muito.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 5:05 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

    • ELAINE
      Posted 24/09/2019 at 11:35 am

      Minha filha tem oito anos agora que começou a ler, tem muita dificuldade ela ja esta no 3ano e bem fraca em relacao a turma dela. Fico preocupada gostaria de dica pra ajudar em casa.

    • Thiago Silva de Sena
      Posted 06/04/2023 at 1:18 pm

      Testarei esses exercícios com meus alunos com dificuldades.

  • KiARA
    Posted 20/05/2017 at 9:33 pm

    Olá, sou professora e já trabalhei com alguns dos recursos que vcs mencionaram e foi bem produtivo,no momento estou utilizando um banco de palavras (que façam sentido para as crianças) e delas trabalho letras,sílabas e a própria palavra depende do nível do aluno, assim eles se familiarizam mais facilmente a com isso desenvolve a leitura. Obrigada por tantas informações.

  • Maria do Carmo
    Posted 22/05/2017 at 4:59 pm

    Muito bom esses artigos e dicas que podemos utilizar para ajudar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e também a lecto-escrita dos pequeninos.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 3:02 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Marinalva Silva Nascimento Rocha
    Posted 22/05/2017 at 9:39 pm

    Olá,muito obrigado pelas dicas que estou recebendo,com certeza contribui muitos para nós que somos educadores e muitas das vezes recebem alunos com problemas e não sabemos o que fazer.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 3:01 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • MARIA MADALENA ESSER
    Posted 22/05/2017 at 10:55 pm

    Realmente. o aluno se desespera em ver muitas escritas em texto longo, pois ele mesmo me disse que ele nunca leu e nem vai ler um livro inteiro na vida dele, porem adora ler gibi por ser frases e pequenas falas com imagens e personagens. N escrita aceita pequenas respostas em exercício de completar com poucas palavras e detesta a palavra explique.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 3:01 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Girlene
    Posted 23/05/2017 at 5:56 pm

    Obrigada por todos os materiais . São excelentes . Muito auxilia na sala de aula

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 3:01 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Márcia Corrêa
    Posted 23/05/2017 at 6:57 pm

    Boa noite !
    Como posso trabalhar com adultos e adolescentes TDAH

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 3:00 pm

      Em nossos canais tem muita coisa legal.

  • Neila Dutra de Brito Oliveira
    Posted 23/05/2017 at 7:35 pm

    Não fui feliz na 1a jornada pois n recebi o livro nem o certificado embora tenha gostado muito das palestras.

  • Aline Pacheco
    Posted 23/05/2017 at 7:38 pm

    Eu trabalhava dessa forma com os anos iniciais. Foi bem produtivo.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:59 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • MARISA SILVEIRA MORAES DOS SANTOS
    Posted 23/05/2017 at 7:39 pm

    Muito bom o artigo sobre dificuldade de leitura.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:58 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Claudia Mara Melo Zocoli
    Posted 23/05/2017 at 7:49 pm

    seu site e as dicas constantes trazem horizontes de esperança p minha prática com alfabetização. Já repassei p pais e uma mãe de aluno em primeiro ano diz q para ela foi o antes e o depois p entender e ajudar seu filho!
    Agradeco-lhes imensa te e espero q o Pai q está nos céus lhes proteja ilumine e guarde constantemente!!!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:58 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Mirian Alves Marques Cunha
    Posted 23/05/2017 at 7:52 pm

    Adorei estas sugestões! Eu gosto muito de lidar com Autista eles fazem a gente crescer vira pesquisador

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:58 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Marisia
    Posted 23/05/2017 at 8:45 pm

    Amo tudo que vocês publicam, só peço a Deus que eu possa participar dos cursos da próxima vez. Eternamente grata.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:58 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • GILMARA GONÇALVES DE SOUZA
    Posted 23/05/2017 at 8:48 pm

    Obrigada, adorei as dicas!
    Meu filho completará 9 anos em setembro e ainda não está alfabetizado, sempre estou em contato com a professora dele,sempre ajudo em casa, mas está bem difícil!
    Ele toma medicação para concentração.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:57 pm

      Primeiramente procure um médico para fechamento de Diagnóstico

  • Maria Conceição Santana Soares
    Posted 23/05/2017 at 8:53 pm

    Parabéns por mais este artigo e por estar sempre compartilhando conhecimento.Bj

  • Tereza
    Posted 23/05/2017 at 9:41 pm

    Todo o material que é disponibilizado para o público e muito bom e contribui muito para uma aula diferenciada e com um foco.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:56 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • berenice aguiar da silva
    Posted 23/05/2017 at 9:50 pm

    Adorei o artigo muito esclarecedor. Obg.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:56 pm

      Nos que agradecemos!

  • Dulcinéia Aparecida da Silva e Silveira
    Posted 23/05/2017 at 9:51 pm

    Obrigado por compartilhar conosco conhecimentos de forma tão clara e sempre nos ajudando. Abraços

  • cida
    Posted 23/05/2017 at 10:12 pm

    Obrigada!
    Por ter compartilhado esse artigo para nós. Eu acredito que esta referência é o caminho para a leitura.

  • Patricia
    Posted 23/05/2017 at 11:32 pm

    maravilhoso, com vocês é sempre aprender mais,amei.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:56 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Elizangila
    Posted 23/05/2017 at 11:54 pm

    Muito útil esse artigo, meu filho tem 12 anos e tem dislexia. Ele é muito bom em matemática, mas o português está sendo melhorado agora.Abraços!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:56 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Mary
    Posted 24/05/2017 at 12:25 am

    Obrigada!
    Um artigo interessante.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:55 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Deusa
    Posted 24/05/2017 at 1:41 am

    Esse artigo é muito bom!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:55 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Geracina Silva de Freitas
    Posted 24/05/2017 at 2:31 am

    Parabéns em compartilhar teu conhecimento conosco! Que Deus te abençoe com muita saúde para que asdim possa continuar esse trabalho maravilhoso!!!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:55 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Angela Maria dos Santos Silva
    Posted 24/05/2017 at 7:06 am

    Obrigado por participar dessa rede. Muito importante essa dinâmica. Em nosso município é o que mais temos, crianças, adolescentes que não conseguiram desenvolver suas habilidades leitoras.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:55 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Licelia
    Posted 24/05/2017 at 8:03 am

    Sou alfabetizadora e já uso esses mecanismos e realmente são excelentes!! Parabéns pelas dicas. Licelia

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:55 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Eliseth Benedicta de Almeida
    Posted 24/05/2017 at 8:10 am

    Excelentes estas iniciativas. Por isso atentarmos para a inclusão objetiva e mais densa destas temáticas em cursos afins à Pedagogia.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:55 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Carla
    Posted 24/05/2017 at 8:52 am

    Obrigado por disponibilizar o conteúdo, está me ajudando muito com meu filho de forma clara e objetiva.
    Parabéns!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:54 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Angela Machado
    Posted 24/05/2017 at 10:06 am

    Gostei muito do artigo. Sou professora das sérieis iniciais e tenho alunos com dificuldades em leitura. Gostaria de ter acesso mais detalhado sobre o assunto!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:46 pm

      Visite nossos canais, tem muito mais por lá!

  • Angela Machado
    Posted 24/05/2017 at 10:09 am

    Ótimo artigo. Me deu um horizonte para realizar atividades pedagógicas!Prabéns.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:46 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Adriana
    Posted 24/05/2017 at 10:25 am

    Estou gostando muito de ler o que vem postando! Está ajudando muito a minha prática em sala de aula.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:46 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Edna
    Posted 24/05/2017 at 12:30 pm

    Parabéns por mais um artigo e por compartilhar conhecimentos. Acredito que esta referência para o cominho da leitura.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:45 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Michelly Nunes
    Posted 24/05/2017 at 12:50 pm

    Adorei o artigo e vou fazer algumas dessas atividades. Meu filho tem sete anos e ainda tem muita dificuldade com a leitura. Obrigada pelo apoio.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:45 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Rosalva A G Roveri Roveri
    Posted 24/05/2017 at 1:24 pm

    LU, agradeco a cada msg enviada pois sempre elas me fortalecem e me capacitam para ser uma profissional “melhor” a cada dia!!!!!
    Obrigada por vcs existirem!!!!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:45 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Andréa Vilella de Paula
    Posted 24/05/2017 at 1:58 pm

    Prezada Luciana, entendo que essas atividades sugeridas para trabalhar dificuldades de aprendizagem, apenas trabalham a MEMORIZAÇÃO.
    Não seriam mais pertinentes atividades de consciência fonológica e fonêmica que atendem melhor à estrutura da língua portuguesa, que é fonética?
    Desculpe o questionamento, mas na prática não tenho tido resultados com este tipo de atividade.
    Poderia me orientar???
    Obrigada.
    Um abraço

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:45 pm

      Visite nossos canais, tem muita coisa legal por lá.

  • Sônia Regina da Silva Pires
    Posted 24/05/2017 at 2:50 pm

    Muito obrigada!
    Você é muito especial em compartilhar esses artigos que com certeza vai acrescentar muito no nosso trabalho.
    Trabalho em um centro de multipelos atendimentose, onde atuou como psicopedagógico e as vezes volto frustrada para casa .Mas busco reforço nas orientações recebidas por vocês.
    Obrigada!
    Atenciosamente.
    Abraços!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:44 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Marcia Flores
    Posted 24/05/2017 at 3:09 pm

    Obrigado por ter compartilhado esse artigo, é muito importante ficar por dentro. Podemos fazer a diferença na leitura.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:44 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Ruth Felipe de Oliveira
    Posted 24/05/2017 at 3:46 pm

    Muito agradecida por compartilharem comigo,tenho tri gêmeos e essas dicas nos ajudaram muito.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:44 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

    • Sei lá
      Posted 23/11/2022 at 9:59 pm

      Será que vc aprendeu tudo na vida?
      A respeitar
      e entender um doente mental? Cuidado para não ficar louca

  • Vanilce
    Posted 24/05/2017 at 4:00 pm

    Agradecida pelo artigo !

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:44 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Valéria
    Posted 24/05/2017 at 5:09 pm

    Excelente artigo! Parabéns!
    Muito obrigada por compartilhar estas informações que nos ajudarão e muito, em sala de aula!
    Boa tarde!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:43 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Mariza dos Anjos Lacerda
    Posted 24/05/2017 at 5:31 pm

    Grata por compartilhar tantos saberes conosco.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:43 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • LUSANDRA GOES
    Posted 24/05/2017 at 5:33 pm

    Fico grata por dividir seus conhecimentos conosco. Muito bom esse artigo!.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:43 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • luciene sabino dos Santos Silva
    Posted 24/05/2017 at 7:01 pm

    Fico feliz em ter sido contemplada com seus artigos que tem ampliado o meu conhecimento. Obrigada Luciana Brites por essa oportunidade

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:43 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • casciana
    Posted 24/05/2017 at 11:11 pm

    boa noite gostei da ideia na construção de bilhete estou estudando com minha
    neta.obrigado

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:42 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Edleusa
    Posted 25/05/2017 at 1:43 am

    Muito bom , esperamos aprender muito mais obrigada.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:42 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • zane
    Posted 25/05/2017 at 1:49 pm

    Amei , muito bom saber , aprender algo que precisamos no dia a dia escolar. Parabéns

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:41 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • ANA PAULA FERREIRA LOPES
    Posted 25/05/2017 at 2:18 pm

    adorei o vídeo, parabéns!!!!!!!!!!!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:41 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Leocadio
    Posted 25/05/2017 at 2:54 pm

    Muito bom. Obrigado por compartilhar

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:41 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Solange
    Posted 25/05/2017 at 9:33 pm

    Muito bom. Minha sala do segundo ano , três não lê, vou aceitar a sugestão.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:40 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Ivanilde
    Posted 25/05/2017 at 11:31 pm

    Adorei a matéria que vc enviou.pois estou precisando muito, meu filho tem dificuldade em aprendizagem, não esta acompanhando a turma e isso me preocupa demais. Já gastei muito dinheiro com terapias, mais não vi resultado.não sei o que faço

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:40 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • diana
    Posted 26/05/2017 at 5:49 pm

    sou psicopedagoga mas por falta de oportunidades estou em sala de aula. Sofro por não ter a ajuda dos pais na aprendizagem dessas crianças que apesar da minha interferência como pedagoga não é o suficiente para poder ajuda-las. No entanto fico feliz com o que vocês proporcionam para nós através dos artigos e do que vocês tem compartilhado é de grande ajuda para mim.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:40 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Joeli
    Posted 27/05/2017 at 11:53 am

    Parabens

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:17 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • maria josé
    Posted 27/05/2017 at 10:47 pm

    Amei , muito bom as suas sua dicas ajudam muito

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:16 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Marilene Pesso
    Posted 29/05/2017 at 6:57 am

    Obrigada. Por compartilhar preciosas observações sobre alfabetização, de forma clara e objetiva!

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:16 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Ariana Silva
    Posted 04/06/2017 at 1:10 pm

    Obrigada neste ano estou com turmas de Correção de Fluxo vou aplicar com meus alunos. Grata abraços…

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:59 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Maria Vitória Duarte Ferreira
    Posted 06/06/2017 at 7:47 pm

    Neuro-Saber fazendo a diferença para todos.
    Muito obrigada a vcs

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:58 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Tania Brandt
    Posted 10/06/2017 at 7:27 am

    Os vídeos são ótimos, excelente aprendizado.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:53 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • ADRIANA
    Posted 06/07/2017 at 11:09 am

    OBRIGADA POR COMPARTILHAR SABERES GOSTO MUITO SEUS ARTIGOS

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:08 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Antonio Carvalho Torres
    Posted 15/03/2018 at 2:20 pm

    Tenho uma aluna no sexto ano, que teve paralisia cerebral , e trouxe danos nos seus movimentos, tanto motores como cognitivos segundo o laudo médico, e frequenta a escola e me e vejo as vezes diante de alguns problemas, devido a suas atividades escolares por nao ter um preparo adequado, pois sou seu professor de matemática pela primeira vez e estou fazendo de tudo pra me adequar e por isso busco ajuda de todos os meios para assegurar uma minima educaçao e aprendizagem co qualidade pra ela…enfim estou pedindo sugestoes de atividades para esse tipo de aluno entre outras …

  • Francinei de Moraes Teixeira
    Posted 27/10/2020 at 12:24 am

    Todo material que é disponibilizado para o público e muito bom. Através desse material nós educadores podemos estar adaptando de região pra região, vale ressaltar também que e muito importante para o aprendizado dos nossos alunos.

  • viviane santana
    Posted 18/04/2021 at 1:50 pm

    Olá gostaria de saber que metodos podemos usar pra avançar a leitura dentro e fora da sala de aula ?

  • Ivania
    Posted 17/06/2022 at 12:53 am

    Muito bom esse material, para o professor buscar informações é sempre de grande valor.

    • Solange
      Posted 17/06/2022 at 3:31 pm

      Olá Ivania, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Silmara Gregorio
    Posted 05/04/2023 at 11:29 am

    obrigada pelos textos eles enriquecem muito o professor em sala de aula

    • Solange
      Posted 05/04/2023 at 11:48 am

      Olá Silmara, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment