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Disgrafia: letra feia pode ser sinal de mais problemas

Disgrafia

Uma criança que tem letra feia e que já foi treinada por muito tempo a superar esta dificuldade sem grande sucesso ou que permanece com os mesmos garranchos e erros ortográficos pode não somente apresentar problemas motores ou espaciais de escrita, mas também outras condições que costumam se associar a isto. Nestes casos, é salutar investigar outras possibilidades que podem, neurologicamente e funcionalmente, influenciar negativamente no desenvolvimento e performance de escrita.
Para o ato de escrever, é necessário desenvolver requisitos funcionais e habilidades que permitam direcionar toda a percepção e energia para dar ritmo, persistência e controle inibitório às mãos para que esta redija adequadamente. Para isto, é importante a atenção seletiva e sustentada, a integridade da linguagem fonoarticulatória, lexical e semântico-pragmática, boa memorização operacional, coordenação visuo-motora preservada e capacidade de decodificação fonêmico-grafêmica. Tudo isto deve estar sendo operacionalizado e organizado por um bom funcionamento do sistema executivo e “regado a pitadas” de motivação e prazer. Fácil? Não! Complexo e repleto de detalhes? Sim, mas bem mais palatável e melhor administrado quando passamos a conhecer os mecanismos neurológicos e neuropsicológicos existentes na base do processamento da escrita.
A avaliação sistemática e interdisciplinar dos problemas de escrita é um dos passos mais importantes para se entender os reais motivos da persistência desta disfunção. Pode ser falta de estímulo ou de treino? Pode ser por utilização de método didático inadequado? Sim e sim. Mas é possível que esta criança tenha problemas de coordenação visuo-motora, a qual impede que a mesma venha a representar a escrita da mesma forma que percebe e vê as palavras num descompasso que resultará em garranchos, sobreposições de letras e alteração da escrita linear que respeite linhas ou limites.
Pode ser que ela tenha um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a qual, mesmo sem Hiperatividade, pode levar a problemas de atenção e falta de persistência motora, resultando em escrita com pouca atenção aos detalhes, perda de letras, “encavalamento” de palavras, disortografia, frases incompletas, alterações na disposição espacial das palavras, texto com pouco sentido além de cansaço e dor durante o ato de escrever. Se tiver uma hiperatividade associada, tais problemas ficam ainda mais evidentes e intensos. Crianças com TEA-Autismo, não persistem até o fim e costumam ter problemas sérios ao pegar no lápis com efeitos significativos na coordenação motora para escrever, pois ora não possuem boa propriocepção na “pega”, ora não conseguem coordenar a sequência da escrita.
A dislexia e os Transtornos Específicos de Linguagem (TEL) podem, com muita frequência, levar a problemas de escrita por refletir suas disfunções também no ato escrito. Os problema motores, de linguagem e de memória sequencial criam grandes obstáculos na persistência da atividade de escrever sem contar as trocas fonéticas e grafêmicas constantes. No tocante aos Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), as dificuldades de coordenação motora podem levar a caligrafia ainda pior com efeitos na organização, no esboço, no traçado e na postura adequada para a escrita.
Nem é preciso dizer, portanto, que estas condições abalam a motivação e geram grande desprazer para escrever reduzindo, aos poucos, toda a disposição da criança para este tipo de atividade. O professor, contudo, deve estar atento para estas situações encaminhando-a para uma avaliação e recuperando sua autoestima com atividades secundárias ou facilitando os registros por meio de outros caminhos.

37 Comments

  • Silvana
    Posted 29/10/2016 at 12:00 pm

    Eu sou formada em psicopedag ogia clínica e institucinal, no entanto, preciso muito sobre essas informações.
    Se poderem ajudar, agradeço!

  • denise
    Posted 29/10/2016 at 1:12 pm

    vcs sao um consultorio ou é somente on line?

  • Perla Ferreira
    Posted 29/10/2016 at 3:43 pm

    Matéria excelente e esclarecedora. Mas quais atividades os professores podem realizar com alunos com disgrafia?

  • Rachel Carvalho
    Posted 30/10/2016 at 6:29 am

    Fazer atividades manuais ajuda a criança melhorar a letra?
    Como um auxílio.

  • Gisele Bittencourt do Carmo
    Posted 30/10/2016 at 8:33 am

    Assuntos excelentes que tido professor precisa saber , diferenciar, estudar , conhecer a fundo para poder ajudar e orientar as famílias.

  • MARIA MARGARETH MADUREIRA TWIXEIRA
    Posted 01/11/2016 at 5:02 am

    Preciso conhecer mais!

  • Josiane Costa Melo
    Posted 05/11/2016 at 10:32 am

    olá gostaria de indicação de livros

  • Rosane
    Posted 06/11/2016 at 11:41 am

    Excelente abordagem, para continuarmos atentos e procurarmos um especialista o mais rápido possível.

    • Ana Maria Wilbert
      Posted 30/11/2020 at 11:44 am

      Gostei muito de ler sobre as informações acima!
      Esclareceu algumas dúvidas.

  • Nilva Maria Fardin Da Silva
    Posted 07/11/2016 at 8:07 am

    Bom dia a todos desta maravilhosa equipe que tanto está nos ajudado.
    Se possível gostaria de receber poe escrito a aula de TOD, desde já muito obrigada!
    abraços
    Nilva

  • Joeder
    Posted 18/11/2016 at 4:04 pm

    No tratamento com medicamentos. Gostaria de saber se esses medicamentos são dopantes e os efeitos colaterais e se não vão intervir na socio-família.

  • Joeder
    Posted 18/11/2016 at 4:07 pm

    Muito esclarecedor o assunto sobre TDC e TEL.

  • elaine cabreira
    Posted 19/11/2016 at 7:51 am

    Bom dia, por gentileza me tire uma duvida….
    meu filho é muito inteligente, esperto, tem 08 anos, adora brincar , esta na segunda serie, tira notas boas, porem o professor sempre reclama que ele nao fica quieto na sala de aula, ele é sempre falante com os demais alunos. Ele nao gosta de pegar o caderno para estudar, mas sempre tira notas 9,5 ou 9,7 . Meu filho diz que ele entende a explicação do professor. Por isso nao quer estudar pelo caderno.
    Entao eu gostaria de saber se meu filho tem algum defict de atenção ou nao ??
    Obrigada

    • elizandra de col
      Posted 08/09/2020 at 5:53 am

      pode ser alta habilidade.

  • Maria Aparecida Borges da Costa
    Posted 19/11/2016 at 8:34 am

    Muito bom!
    Sou estudante de Psicologia e desejo especializar-me em Neuropsicologia, portanto, ótimo conhecimento!
    Obrigada.

  • fatima
    Posted 10/12/2016 at 8:30 pm

    Gostaria de saber quais atividades são recomendadas para criancas com esta dificuldade.

  • SOLANGE DE ALMEIDA MONTEIRO
    Posted 26/01/2017 at 11:26 am

    Gostaria de mais informações sobre o problema com a caligrafia, pois tenho um neto com 7 anos que irá cursar a terceira série este ano é muito inteligente porém tem dificuldade em se concentrar, a letra dele é incompreensível mesmo treinando caligrafia, parece não ouvir quando estamos falando e se por exemplo vc pede para fazer determinada tarefa ele começa mas interrompe pedindo para que expliquemos novamente. Preciso de ajuda pois não tenho condições financeiras para pagar um tratamento com especialistas, se alguém souber de algum lugar que faça esse tratamento gratuitamente por favor me diga.

    • NeuroSaber
      Posted 26/01/2017 at 6:34 pm

      Ola Solange! precisa investigar a causa do que acontece com ele.Para isso converse na escola e a escola mesmo pode estar avaliando e se necessario encaminhando para uma avaliação atraves de profissionais municipais ou SUS.

    • NeuroSaber
      Posted 26/01/2017 at 6:38 pm

      Ola Solange! precisa investigar a causa do que acontece com ele.Para isso converse na escola e a escola mesmo pode estar avaliando e se necessario encaminhando para uma avaliação atraves de profissionais municipais ou SUS.Abraços

    • NeuroSaber
      Posted 26/01/2017 at 6:45 pm

      Solange! é necessario conversar primeiramente na escola para que eles possam tomar as providencias de encaminhamento, se necessario para profissionais municipais ou do SUS.

  • Salena Oliveira
    Posted 20/04/2017 at 7:02 pm

    Sou professora, do 3º ano, Ensino Fundamental 1, estou com um aluno repetente e ele é resistente quanto a escrita da letra cursiva, tem dificuldades de aprendizagem e diz que escreve mais rápido se for com a letra bastão maiúscula, mesmo com as atividades de treino ortográfico ele não melhorou a caligrafia. Continuo realizando atividades de treino ortográfico? Nenhuma das duas escritas é organizada e legivél.

  • Socorro Tolentino
    Posted 20/07/2017 at 10:42 am

    Bom dia, tenho um filho de 12 anos que tem Dispraxia, gostaria de saber se tem cura já que é uma alteração neurológica e se tem cura e como posso melhorar a criança e qual profissional devo procurar?

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 12:51 pm

      Uma equipe multidisciplinar.

  • Andresa Fernandes
    Posted 20/10/2017 at 3:54 pm

    ótimo o artigo de vocês , realmente eu me surpreendi e muito! estão de parabéns! Obrigada pelo conteudo!!

  • Diogenes
    Posted 07/11/2017 at 11:04 am

    Meu filho tem disgrafia esta com 13 anos e continua com uma caligrafia horrivel ja fomos em medico tivemos ajuda de professor com cadernos de caligrafia e nada, alguem tem uma soluçao onde recorrer….obrigado

    • NeuroSaber Responde
      Posted 08/11/2017 at 12:21 pm

      Diogenes, talvez precise de uma equipe multidisciplinar, para ajuda-lo.

  • Maria Alice
    Posted 27/03/2018 at 5:27 pm

    Encontrei esse artigo por acaso e foi muito esclarecedor. Gratidão pelas informações! ♥

  • Thais
    Posted 08/05/2018 at 3:12 pm

    Sou psicopedagoga e atendo uma criança autista, de 6 anos no 1º ano do Ensino Fundamental 1, com tremor leve nas mãos, percebido apenas no ato da escrita. Todos os trabalhos de coordenação motora, consegue desempenhar bem, até na colagem de pequenos papéis ela realiza. Possui dificuldades para recortar para isso traço as linhas guias a fim de facilitar. Comecei no ensino da letra cursiva, mas apresentou dificuldades significativas, recusa e alteração no comportamento. Deixei um pouco de lado e retomei a escrita bastão no qual avançamos até o momento para a fase silábica com valor sonoro. Mas a minha questão é a seguinte, como posso ajudá-la no movimento correto, mesmo sendo da letra bastão já que as letras: D, P, C, G, J, K, Q, R, S, escreve-as sem curva, de forma bem quadrada.
    Grata
    Thais

  • Francisco Cavalcante
    Posted 07/02/2020 at 9:32 am

    Tenho com certeza algumas dessas disfunções, se alguém puder me ajudar. Sou de Boa Vista – Roraima. Tipo em casa mesmo tenho muita dificuldade em escrever e em público, tenho um pavor. Já desenvolvi uma fobia.

  • Silvana Severo Fernandes
    Posted 27/02/2020 at 11:33 am

    Gostaria de algum artigo referente o uso de caligrafia na Educação Especial (Escola Especial), preciso de uma fundamentação teórica, pois acho desnecessário o uso deste tipo de atividade.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 28/02/2020 at 5:47 pm

      Olá Silvana , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

  • Edvania Hernandes
    Posted 03/05/2020 at 9:33 pm

    Meu filho tem 11 anos , hoje está no sexto ano , até o segundo ano a caligrafia era bonita e legível , mas após as férias de junho daquele ano , ele mudou totalmente a caligrafia , muito feira e ilegível.
    A professora do terceiro ano deixou ele traumatizado de tanta caligrafia, mas não adiantou nada , não melhorou.
    Agora precisa escrever a caneta , está mais horrível ainda .
    Espero que possam me ajudar.
    obrigada

    • Suporte Neurosaber
      Posted 04/05/2020 at 7:23 pm

      Olá Edvania, Eu adoraria ajudar você, mas não tenho autonomia para isso. Trabalho com a parte do suporte do Instituto NeuroSaber e auxilio os alunos com dificuldade de acesso a plataforma de ensino.
      Recomendo que procure por um profissional adequado.
      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
      Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
      FanPage Facebook: Neurosaber
      Instagram: @neurosaberoficial
      Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
      Instituto NeuroSaber

  • itamar almeida
    Posted 26/06/2020 at 12:05 am

    Sou Itamar,sou professor de matemática e pedagogo.
    Temos vários problemas na escola pois,nossos alunos são diferentes.
    Precisamos lidar com tudo isso,mas sugiro que atenda ao seu aluno de acordo com o tempo dele.
    Quanto a caligrafia precisa mostrar o beneficio de se ter uma letra legível pois,os contras exemplos podem ajudar,lhes mostrando bilhetes com letras que podem dar duplos sentidos.
    [email protected]/wats 83998002554.

  • AMANDA BRAGA DA ROCHA
    Posted 19/04/2023 at 7:31 am

    Existe algum tipo de recurso em que eu possa mudar essa condição? Sou adulta, mas me incomoda muito não conseguir melhorar minha letra. Também não consigo escrever rápido. Fico muito frustrada. Afinal de contas sou professora e curso pedagogia. Fora que além de torta, não consigo manter uma única letra, tô sempre mudando durante a escrita..

    • Livia
      Posted 20/04/2023 at 4:25 pm

      Olá Amanda,

      Sim, existem vários recursos que podem ajudá-la a melhorar sua escrita e superar a Disgrafia. Aqui estão algumas sugestões:

      Busque ajuda profissional: um psicólogo ou terapeuta ocupacional pode avaliar sua condição e fornecer estratégias específicas para melhorar sua escrita. Eles podem ajudá-la a desenvolver habilidades motoras finas, melhorar a coordenação das mãos e aprimorar a orientação espacial.

      Pratique a escrita: é importante praticar regularmente para melhorar sua letra e velocidade de escrita. Comece com exercícios simples, como traçar linhas retas e curvas, e avance gradualmente para letras e palavras.

      Use recursos tecnológicos: existem vários aplicativos e programas de computador que podem ajudá-la a melhorar sua escrita. Por exemplo, alguns aplicativos podem transformar sua escrita manuscrita em texto digital, enquanto outros podem fornecer feedback em tempo real sobre a qualidade de sua escrita.

      Experimente diferentes tipos de canetas e lápis: existem muitos tipos diferentes de canetas e lápis disponíveis, alguns com designs especiais para ajudar a melhorar a escrita. Experimente diferentes tipos para ver se algum deles ajuda a melhorar sua letra.

      Pratique a caligrafia: a caligrafia é uma arte que se concentra na escrita elegante e legível. Existem muitos recursos disponíveis online, como tutoriais em vídeo e planilhas, que podem ajudá-la a melhorar sua caligrafia.

      Lembre-se de que melhorar sua escrita pode levar tempo e esforço, mas com prática e ajuda profissional, você pode fazer grandes melhorias. Não se sinta envergonhada ou frustrada por sua Disgrafia, pois é uma condição comum que afeta muitas pessoas. O importante é buscar ajuda e recursos para melhorar sua escrita e sentir-se mais confiante em sua habilidade de comunicação escrita.

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