Entenda a diferença entre Rota Fonológica e Rota Lexical na leitura
Você sabe o que é rota fonológica e rota lexical e qual a diferença entre elas? Descubra agora, neste artigo.
Rota lexical e rota fonológica são termos usados para descrever duas maneiras pelas quais as palavras podem ser lidas em voz alta. Lexical refere-se a uma rota onde a palavra é familiar e o reconhecimento solicita acesso direto a uma representação preexistente do nome da palavra que é então produzida como fala.
Rota fonológica refere-se a uma rota usada para palavras novas. Como palavras desconhecidas não são representadas no léxico do cérebro, elas não podem ser lidas diretamente. Elas têm que ser decodificadas usando o conhecimento das regras de conversão grafema-fonema (ou “letra-som”).
Entenda a diferença entre Rota Fonológica e Rota Lexical na leitura.
Conteúdo
Rota Fonológica e Rota Lexical
Sabemos como a aprendizagem da leitura é um processo desafiador para as crianças. A linguagem escrita é complexa e exige conhecimentos e habilidades prévias para aprender a ler.
Segundo estudiosos, a capacidade de ler palavras escritas depende do acionamento do léxico mental, que engloba dois processos diferentes: a rota fonológica e a rota lexical. Esse modelo é conhecido como dupla rota, sendo que para uma leitor se tornar competente, precisa dominar esses dois processos.
Rota fonológica
A rota fonológica é a responsável pela leitura de uma palavra mesmo que ela seja desconhecida para o leitor. Ou seja, é a rota responsável pela decodificação grafema/fonema. Isso significa que mesmo que o leitor não saiba o significado da palavra, ele irá conseguir ler devido aos seus conhecimentos fonológicos.
As palavras conhecidas e desconhecidas pelo leitor podem ser lidas pela rota fonológica. Por outro lado, ler palavras irregulares pode ser difícil, pois a correspondência letra-som não obedece a uma regra. Por exemplo, táxi, pode ser lida por um leitor iniciante como “tachi”.
No processo de alfabetização as crianças usam a rota fonológica e devido ao esforço de decodificação realizam uma leitura mais lenta sem, muitas vezes, entender o significado do que estão lendo.
Rota Lexical
Já na rota lexical, acontece diferente, pois a identificação das palavras escritas se dá pelo reconhecimento de sua ortografia e do seu significado semântico. Um bom exemplo é quando ficamos em dúvida se uma determinada palavra se escreve com ‘j’ ou com ‘g’, mas ao escrever você se lembra automaticamente. Isso acontece pois temos um ‘dicionário léxico’ armazenado que nos permite lembrar a forma ortográfica da palavra.
Dessa forma, é muito importante incentivar contato com a leitura (livros, revistas, jogos) nas crianças em processo de alfabetização, pois elas estão estruturando esse ‘dicionário lexical’. As crianças reconhecem as palavras pela leitura, em geral, de forma precoce.
Como incentivar a criança a se tornar um bom leitor
Incentivar hábitos de leitura diários ajuda as crianças a ter mais capacidade de buscar informações na memória e a ter mais memória operacional de forma que consigam prestar atenção em vários aspectos da leitura. São eles: interpretação, comparação e identificação das ideias centrais.
Para que as crianças alcancem uma maior fluência e velocidade de processamento na leitura, elas precisam ter uma bagagem lexical. Os treinos e o incentivo aos hábitos de leitura ajudam, mas algumas crianças podem apresentar déficits em alguma das rotas, fonológica ou lexical.
É preciso se atentar que a maioria das disciplinas do ensino fundamental exigem leituras. Caso uma criança tenha estratégias de leitura somente pela rota fonológica, pode haver um atraso na compreensão. Isso porque a memória e a busca por imagens mentais que ajudam na leitura podem estar comprometidas.
Mesmo que a criança use a rota fonológica na leitura pode ser que alguns processos sejam deficitários, como a consciência fonológica, por exemplo. No entanto, outros processos da rota fonológica também podem estar comprometidos, como discriminação auditiva e memória fonológica.
Nesses casos, o treino da leitura não ajuda muito, pois esses outros fatores precisam ser estimulados e desenvolvidos. Por alguma razão, quando elas veem as primeiras palavras escritas, têm dificuldade em reconhecer a relação entre os sons da fala e as letras usadas para representá-las.
Por isso, as crianças que passam pelo processo de alfabetização sem desenvolver todas essas habilidades, precisam ser avaliadas para entender quais fatores precisam ser estimulados.
Em contrapartida, os leitores experientes usam principalmente a rota lexical, pois têm experiência suficiente com leitura para desenvolver conhecimento lexical. O objetivo de toda instrução de leitura deve ser ajudar os alunos a lerem a maioria das palavras com fluência, usando a rota lexical.
Aprender a ler é um processo complicado que requer instrução em, entre outras coisas, consciência fonológica, conhecimento de letras, fonética, ortografia, desenvolvimento de estratégia, vocabulário, consciência gramatical e estratégias de compreensão.
Se restou alguma dúvida sobre a diferença entre Rota Fonológica e Rota Lexical, deixe nos comentários.
Referências:
CAMPOS, Ana Maria Gomes; PINHEIRO, Luciana Ribeiro e GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. A consciência fonológica, a consciência lexical e o padrão de leitura de alunos com dislexia do desenvolvimento. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.89 [citado 2020-11-17], pp. 194-207 .
11 Comments
Gosto muito do material disponibilizado por vocês.
A PRINCÍPIO PARECE BEM COMPLICADO ENTENDER OS DOIS TERMOS, MAS DEU PRA CLARIAR UM POUCO. MUITO BOM O ARTIGO
Nossa excelente material
Estes temas são bem difíceis para diagnosticar,precisamos de muitos estudos sobre os assuntos para poder dar uma definição.
Muito bom, esclarecedor… Obrigada!
Gostei muito desse artigo, no princípio achei meio complicado esse dois ternos.
Olá Maria, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Conteúdo importante par quem trabalha com Alfabetização. Ainda não havia compreendido a diferença, características e a importância de desenvolver cada uma das ações para leitura fluente. Quando dominamos os conceitos temos mais chances de realizar uma intervenção mais adequada. Obrigada.
Olá Maria, tudo bem?
Legal, né? Fica ligada também nas nossas redes pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
O artigo bem esclarecedor, ainda nao tinha entendido muito bem a diferença de ambos, após esse estudo, abriu-se o leque.
#gratidão.
Olá Dilciley, tudo bem ?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙