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ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO FÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO

Conheça o método fônico e sua importância, o qual, segundo evidências, se mostra eficaz no processo de alfabetização das crianças.

O QUE É O MÉTODO FÔNICO?

Você já ouviu falar do método fônico? Antes de tudo, é preciso entender o que ele é. Em suma, como o próprio nome diz, este método se baseia no ensino dos fonemas, ou seja, dos sons das letras. A partir desses sons, a criança consegue ler e escrever as palavras. 

Esse é um método que vem sendo cada vez mais estudado. As evidências indicam que se trata de um método eficiente para o processo de alfabetização das crianças, inclusive daquelas que apresentam dificuldades e transtornos do neurodesenvolvimento.

OBJETIVOS DO MÉTODO FÔNICO:

  • Estimular a consciência fonológica, ou seja, levar a criança a identificar e manipular os sons que formam nossa língua;
  • Apresentar, de forma sistemática e explícita, os sons de cada letra;
  • Fazer com que a criança perceba que cada letra possui um som diferente, que uma letra pode representar mais de um som (por exemplo, a letra G em gato e a letra G em girafa), e que um som pode ser representado por mais de uma letra (por exemplo, o som /s/ em SAPO, em PAZ e em CAÇADOR);
  • Ensiná-la que os sons das letras são alterados a depender de sua combinação;

Vale salientar que para realizar o processo de alfabetização, é importante que o professor faça uso de materiais concretos, tais como letras móveis, jogos, ilustrações e listas de palavras.

A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO FÔNICO:

De antemão, alguns estudos mostram que as crianças com dificuldades em adquirir habilidades metafônicas e consciência fonológica estão mais suscetíveis a ter dificuldades no desenvolvimento da leitura e escrita.

Em contrapartida, muitas escolas não priorizam o ensino sistemático e explícito da consciência fonológica e da correspondência grafofonêmica (ou seja, da relação entre a letra e o som). Muitas vezes, em alguns métodos de ensino, é esperado que a própria criança desenvolva essa habilidade e esse conhecimento sem que o professor a apresente de forma explícita. Algumas crianças conseguem, outras não. Ao utilizar o método fônico, todas as crianças aprendem mais rapidamente e de forma mais efetiva.

É preciso criar oportunidades para que as crianças desenvolvam a consciência fonológica, percebendo que frases são formadas por palavras, palavras são formadas por sílabas e sílabas são formadas por fonemas. É preciso estimulá-las a identificar e manipular esses sons, e ensiná-las a relacionar esses sons com as letras correspondentes. 

Nesse contexto, existem várias atividades que podem ajudar significativamente na implementação do método fônico. Essas atividades envolvem, por exemplo, rimas, aliteração (palavras que começam com o mesmo som), segmentação silábica e fonêmica e discriminação de sons.

Ao dominar essas habilidades, as crianças tendem a melhorar a pronúncia durante a leitura em voz alta, se saírem melhor no ditado de palavras e na compreensão de textos. Todavia, além da consciência fonológica, é indispensável que as outras habilidades também sejam envolvidas no processo de alfabetização.

ETAPAS DO MÉTODO FÔNICO:

Desde a educação infantil, é importante serem estimuladas as habilidades preditoras da alfabetização. Dentre elas, destaca-se a consciência fonológica, um dos pilares do método fônico.

Para isso, o professor deve proporcionar à criança atividades que a façam perceber os sons da nossa língua. A criança precisa começar a perceber que algumas palavras terminam com o mesmo som (rimas), outras começam com o mesmo som, perceber que as palavras podem ser separadas em partes menores (sílabas) e que podemos brincar com as palavras (por exemplo, transformando MALA em LAMA). Isso pode ser feito por meio de cantigas, poemas, trava-línguas e muitos jogos.

Enquanto a criança desenvolve a consciência fonológica, ela começa a ter contato com as letras. Nessa etapa, o professor começa a mostrar as letras de forma que a criança comece a perceber que aqueles símbolos representam os sons que falamos. Utilizando palavras conhecidas pela criança ou histórias focadas no som desejado, o professor começa a apresentar as vogais.

Deve ser ressaltado o som e o desenho da letra, bem como imagens de figuras que começam com esse som. Depois das vogais, são apresentadas as consoantes. São utilizados materiais concretos, como letras móveis e jogos, mas também são utilizadas atividades escritas.

Aos poucos, a criança começa a juntar as letras para formar palavras. Começa a perceber que os sons das letras podem sofrer mudanças através com combinações. Começa a ler e a escrever palavras regulares. Depois, passa a conhecer as palavras irregulares e com regras (por exemplo, táxi). 

Constantemente, o professor deve fazer revisões com a criança, sobre o que já foi aprendido, para fixar o conteúdo e a capacidade de leitura dela. Assim, a leitura torna-se cada vez mais fluente.

BENEFÍCIOS DO MÉTODO FÔNICO NA ALFABETIZAÇÃO:

  • Trata-se de uma maneira lúdica de ensino, que demanda raciocínio da criança, e não uma forma mecânica de se ensinar;
  • Proporciona maior rapidez no processo de alfabetização (alguns alunos conseguem ser alfabetizados no período de quatro a seis meses);
  • Propicia à criança a habilidade de ler e compreender com mais facilidade e fluência textos mais complexos e variados;
  • Diminui os erros ortográficos;
  •  As elaborações textuais ficam mais criativas, com melhor coerência e coesão.

 REFERÊNCIAS

SANTOS, G. T. dos; SOUSA, J. S.; LIMA, A. F. Literacy and literacy: the use of the phonic method as a pedagogical resource. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, p. e526111335440, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35440. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35440. Acesso em: 15 nov. 2022.

MARINHO, Anna Katharina Barbato; BOCHEMBUZIO, Cintia Milene Fávaro. Alfabetização e Letramento: um olhar crítico sobre o Método Fônico. Revista Eletrônica da Educação, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 82-101, june 2022. ISSN 2595-0401. Disponível em: http://www.revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_educacao/article/view/294. Acesso em: 15 nov. 2022.

A importância do método fônico no processo de alfabetização. Incluir e Educar, 2020. Disponível em: https://incluireeducar.com.br/a-importancia-do-metodo-fonico-no-processo-de-alfabetizacao/.  Acesso em: 15 nov. 2022.

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