Skip to content Skip to footer

ENTENDA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 6 A 10 ANOS

ENTENDA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 6 A 10 ANOS

Entenda o desenvolvimento da criança de 6 a 10 anos. O desenvolvimento infantil envolve vários aspectos. Por isso é imprescindível que os pais conheçam as principais mudanças que podem ocorrer nessa fase.

A partir dessa faixa etária, as crianças entre 6 e 10 anos tornam-se mais independentes. Também fisicamente mais ativas do que eram alguns anos atrás. Além disso, elas geralmente estão com vínculos de amizade mais consolidados.

Por isso se envolvem mais com outras crianças. Além disso, os raciocínios e pensamentos tendem a ficar um pouco mais complexos em relação à fase pré-escolar.

Desse modo, conheça algumas das principais mudanças que ocorrem nessa fase e suas principais características.

Entenda o desenvolvimento da criança de 6 a 10 anos
FISICAMENTE

Nesse quesito, coordenação muscular e força são fatores que passam por um aprimoramento durante essa fase. É comum que as crianças aprendam a arremessar uma bola ou jogar futebol. Dessa forma, podem desenvolver outras habilidades um pouco mais complexas. Por exemplo jogar basquete ou dançar.

INTELECTUALMENTE

O pequeno desenvolve pensamentos mais maduros e raciocina de maneira mais lógica, não só no âmbito acadêmico. Mas também no cotidiano… Tendo em vista que as crianças dessa faixa etária começam a considerar várias partes de uma situação ou problema.

Porém, é importante salientar que essa maturidade é comparada a dos pequenos em fase pré-escolar.

SENTIMENTOS

No aspecto sentimental, um traço bem comum dos infantes é querer agradar os adultos que são mais presentes e importantes em suas vidas. Por exemplo, pais e professores.

Por esse motivo, é recorrente que os pais percebam os filhos tentando fazer as coisas da maneira como foram orientados, pois esta é a forma que eles têm de agradar os pais ou docentes.

Outro ponto é que geralmente as crianças começam a ficar constrangidas facilmente. Pudores que não tinham antes passam a surgir com o avançar da idade.

Outrossim, o sentimento de empatia é bastante observado. Pois elas começam a se colocar no lugar do outro, principalmente se as pessoas mais próximas do seu convívio ficam chateadas ou angustiadas.

A preocupação também aparece, visto que seu filho pode ficar atento sobre notícias de desastres e tragédias e estar ciente de tais acontecimentos. Isso pode gerar uma certa ansiedade e medo.

Logo, é importante que os pais conversem e orientem. Pois falar sobre assuntos difíceis pode ajudar ele a entender melhor tudo isso.

Entenda o desenvolvimento da criança de 6 a 10 anos

PENSAMENTO

Nesse período, a compreensão sobre causa e efeito das coisas aumenta. Ou seja, os pequenos adquirem uma percepção maior de como suas ações afetam outras pessoas.

Por mais que, às vezes, eles não pensem no próximo. Ademais, a memória deles tende a ficar mais potente. O que contribui para um bom entendimento de conceitos matemáticos simples e para a resolução de problemas, como soma e subtração.

A curiosidade também expande, então muitas perguntas serão feitas. Ao explorar o mundo e fazer novas descobertas, a lista de dúvidas e curiosidades do infante só aumenta.

Por ser uma fase de curiosidade, pode ser que ele experimente coisas só para descobrir o que acontece. Por exemplo: espremer a pasta de dente no vaso sanitário e dar descarga só para ver o resultado.

Muitas mudanças estão acontecendo… Portanto, não se surpreenda caso seu filho se distraia facilmente. Pois pequenos detalhes podem tirar o foco dele em determinadas atividades.

FALA E COMUNICAÇÃO

Durante essa fase, a linguagem e o vocabulário já estão mais desenvolvidos. Isto faz com que as crianças compreendam e sigam instruções mais complexas. Assim como se expressam melhor através da linguagem.

Nesse sentido, a leitura é uma excelente aliada para o desenvolvimento infantil. Porque nessa faixa etária as crianças aprendem muitas palavras novas diariamente. E o hábito de ler potencializa ainda mais o vocabulário. 

Desse modo, o infante consegue estabelecer diálogos mais longos e complexos com as outras pessoas. Além de sua verbalização se tornar mais compreensível. Nesse sentido, ele se interessa por expressar suas opiniões sobre determinados assuntos. Também contar histórias e dizer como foi seu dia na escola ou na casa de um amigo, por exemplo.

BRINCADEIRAS

Devido ao maior controle de suas emoções e de seu próprio comportamento, o pequeno consegue lidar e participar de jogos. Mas não jogos simples, jogos que envolvem regras, aceitar a vitória ou derrota na brincadeira e o conceito de jogar limpo.

Os laços de amizade tendem a se fortalecer… Isso fornece a sensação de pertencimento para a criança. Esse fato é importante porque exercita a prática de habilidades sociais.

Por exemplo: compartilhar o lanche com o colega ou negociar durante uma brincadeira: “Você quer brincar um pouco com meu brinquedo, enquanto eu brinco com o seu?”.

No entanto, as amizades também podem apresentar problemas, visto que os amigos podem ser mal-humorados ou de difícil convivência. Ou seja, pode gerar desentendimentos. As amizades são positivas e essenciais. Mas é preciso que os pais estejam atentos a sinais de bullying. Já que existe a possibilidade de isto acontecer entre os colegas.

REFERÊNCIA

BENEDITA DE MORAES, N. A Importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 30, p. 75–80, 2022. Disponível em: http://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/279. Acesso em: 10 out. 2022.

Growth and Development, Ages 6 to 10 Years. Health Link BC, 2022. Disponível em: https://www.healthlinkbc.ca/pregnancy-parenting/parenting-school-age-children-6-11-years/school-age-children-growth-and-2. Acesso em: 10 out. 2022.

3 Comments

  • Isméria Castro
    Posted 29/10/2022 at 12:45 pm

    Quero somente agradecer por vocês compartilhar seus conhecimentos. Que Deus contemple todas as suas necessidades e lhes dê Paz, saúde.
    Sou seguidora. Em 2023, se Deus me permitir, farei um curso de psicomotricidade com vcs.

    • Solange
      Posted 31/10/2022 at 3:41 pm

      Olá Isméria, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Katia
    Posted 18/07/2023 at 10:59 am

    Muito bom apreender gostaria de fazer o curso.

Leave a comment

0.0/5