Skip to content Skip to footer

Entenda o panorama da alfabetização no Brasil

Entenda o panorama da alfabetização no Brasil

Você já se pegou pensando sobre a importância da alfabetização no Brasil e no seu dia a dia? Parece algo tão natural, mas é fundamental para várias atividades que fazemos diariamente. Parar um instante para refletir sobre como a leitura e a escrita estão presentes em nossas vidas pode ser bem interessante.

Neste texto vamos entender o panorama da alfabetização no mundo e também falaremos sobre como está esse processo aqui no Brasil.

O que é analfabetismo?

O analfabetismo é uma condição que afeta muitas pessoas ao redor do mundo, inclusive aqui pertinho da gente. Pense bem, conhece alguém que tem dificuldades para ler e escrever? 

Adultos e crianças analfabetas possuem dificuldades para entender palavras escritas e em colocar suas ideias no papel. Ou seja, elas não possuem acesso ao conhecimento básico, e possuem limitações sociais e cotidianas.

Além disso, quando as crianças aprendem a ler e escrever na idade certa, isso ajuda o cérebro a crescer e se desenvolver. Portanto, está diretamente relacionado com o processo cognitivo delas e com a influência funcional da organização do cérebro adulto através do processo de leitura e escrita durante a infância.

Segundo a pesquisa “The illiterate brain. Learning to read and write during childhood influences the functional organization of the adult brain”, publicada em 1998, isso já era notado e descrito pelos cientistas. 

Dessa forma, foi notado que o cérebro usa o músculo neural de áreas pré-existentes de processamento visual e de linguagem para nos permitir compreender. Ou seja, nos primeiros anos de escolaridade, é a época em que essas regiões cerebrais ainda estão em desenvolvimento e são melhores para absorver conhecimento.

Portanto, é através da alfabetização, que as pessoas ganham independência, podem se comunicar melhor e têm acesso a um mundo de conhecimento. Cada um de nós pode fazer a diferença, seja apoiando projetos educacionais, compartilhando o conhecimento que temos ou até mesmo ajudando alguém próximo que esteja passando por dificuldades com a leitura e a escrita.

Entenda o panorama de alfabetização no Brasil:

A situação da alfabetização no Brasil tem seus altos e baixos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo no Brasil caiu para 5,6% em 2022, antes era de 6,1% em 2019, registrando uma redução de quase 500 mil pessoas no período.

Além disso, um ponto preocupante é que, segundo os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo G1, em 2021 a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que não sabem ler e escrever dobrou. Isso significa que a maioria das crianças ainda possui dificuldades nesse processo tão importante.

Esses dados indicam um atraso pedagógico considerável, já que é preciso ter em mente que toda criança precisa ser alfabetizada entre os 5 e 8 anos no máximo.

Apesar dos avanços mencionados anteriormente, o Brasil continua atrás de muitos países quando se trata de alfabetização. Em termos de taxa de alfabetização, o Brasil ocupa a 52ª posição no ranking internacional de leitura.

Uma das principais diferenças entre a alfabetização no Brasil e em outros países é o acesso à educação de qualidade. Infelizmente, no Brasil, muitas crianças ainda não têm acesso a uma educação de qualidade desde a infância, o que afeta diretamente o processo de alfabetização.

Além disso, há desafios estruturais, como a falta de investimento adequado na educação, a falta de capacitação dos professores e a desigualdade social, que dificultam o progresso nessa área.

Alfabetização de crianças atípicas:

A alfabetização é muito importante para todas as crianças, principalmente para as nossas crianças atípicas. Mesmo que essas crianças tenham algumas dificuldades de aprendizado, quando elas aprendem a ler e escrever, isso faz uma diferença enorme em suas vidas. 

Elas conseguem se expressar, se comunicar, aprender coisas novas de um jeito mais independente, se sentem mais confiantes e conseguem participar de atividades sociais e escolares com as outras crianças.

É muito importante que essas crianças recebam o apoio certo e que as atividades de aprendizado sejam adaptadas para elas, assim elas podem mostrar todo o seu potencial.

Em suma, a leitura e a escrita são ferramentas indispensáveis para se comunicar, aprender e se expressar, seja durante o dia, no trabalho ou até mesmo nos estudos.

Como vimos, a alfabetização é um desafio que enfrentamos tanto aqui no Brasil quanto no resto do mundo e por isso é preciso irmos em busca de soluções, como preparação educacional de qualidade e da implementação de uma educação baseada em evidências, para podermos ajudar as nossas crianças.


Referências:

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2023/06/07/analfabetismo-no-brasil-recua-para-56-em-2022-mais-da-metade-dos-casos-esta-no-nordeste.htm

https://blogs.scientificamerican.com/talking-back/for-the-illiterate-adult-learning-to-read-produces-enormous-brain-changes/

https://www.researchgate.net/publication/13635316_The_illiterate_brain_Learning_to_read_and_write_during_childhood_influences_the_functional_organization_of_the_adult_brain

Leave a comment