Para a Política Nacional de Alfabetização (PNA), literacia é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, assim como sua prática produtiva. Ou seja, a literacia diz respeito ao ensino e à aprendizagem das habilidades de leitura e escrita.
Mas, antes de continuarmos explicando sobre ela, devemos falar sobre o que é a alfabetização.
Conteúdo
A alfabetização
Segundo a PNA, a alfabetização se caracteriza como ensino das habilidades de leitura e escrita em um sistema alfabético. Já para a UNESCO, a alfabetização nos mostra etapas graduais e sistemáticas. Isso é exatamente como se entende o processo de alfabetização.
Isso significa que, após o aluno decodificar as letras, compreenderá as palavras e por fim o texto. Em seguida, partindo desse conhecimento, se torna apto para realizar leituras interpretativas e reflexivas.
Assim sendo, precisamos compreender que para chegar nesse nível existem fases que devem ser respeitadas. Assim, não podem, de forma alguma, serem puladas. De modo que o conhecimento seja construído sem nenhuma lacuna.
Dessa forma, podemos dizer que a alfabetização é o resultado de um processo de aquisição de habilidades específicas. Aplicado, praticado e situado dentro de um contexto, misturando explicação e experimentação.
A literacia
A literacia envolve desde os critérios mais básicos até os mais avançados de alfabetização. O primeiro diz respeito a literacia emergente, que iremos explicar neste artigo. Já o segundo engloba a pessoa que já é capaz de ler e escrever faz uso produtivo dessa habilidade.
O termo é usado principalmente em Portugal. Ela é uma prática neurocientífica que colabora para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.
Dessa maneira, ela é dividida por níveis, visto que a capacidade de leitura e escrita não pode ser adquirida de uma só vez. Por isso, ela depende exclusivamente do que a criança sabe antes e durante o período de alfabetização.
A PNA divide a literacia em níveis de conhecimento. Veremos mais sobre eles abaixo.
Os níveis de literacia
- Literacia básica:
A básica compreende o período da pré-escola até o final do 1º ano do fundamental. Assim, inclui a aquisição da habilidade de decodificação e conhecimento das palavras de alta frequência. Por isso, é caracterizada como o período de aquisição de habilidades fundamentais para a alfabetização.
- Literacia intermediária:
Esse nível vai do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Nele são encontradas as habilidades de leitura oral e compreensão genérica de textos, entre outros. Dessa forma, nessa etapa que as crianças começam a utilizar a leitura como forma de aprendizagem. Ela vai ser um meio para a criança aprender cada vez mais.
- Literacia disciplinar:
Por fim, temos a literacia disciplinar que vai do 6º ano até o ensino médio. Esse nível diz respeito às leituras aplicáveis em disciplinas específicas. São os estudos de mundo por meio da geografia, matemática e história, por exemplo.
Outras âmbitos da literacia
Essa é uma área muito abrangente. Dentro dela, podemos encontrar também a literacia emergente e a familiar. Mas o que isso significa? Vamos explicar para você agora.
Literacia emergente
A literacia emergente é a primeira etapa para a construção do conhecimento da literacia. Dessa forma, ela constitui o conjunto de conhecimentos e habilidades relacionadas à leitura e escrita. É importante ressaltar que esse processo deve ocorrer antes da alfabetização.
Literacia familiar
Por fim, a literacia familiar consiste na aprendizagem da leitura e escrita dentro do ambiente familiar da criança. Ou seja: ela nos revela a importância do envolvimento dos pais e responsáveis no processo de alfabetização. Essa etapa da aprendizagem ocorre mesmo antes do ingresso do aluno no ensino formal.
A literacia familiar pode acontecer por meio de leitura compartilhada e em voz alta. Dessa forma, amplia-se o vocabulário, desenvolve-se a compreensão da linguagem oral e trabalha a atenção. Essa prática também é muito importante no momento de criar laços entre a criança e seus pais/responsáveis.
E para saber mais sobre esse assunto, assista esse vídeo com a Lu Brites:
Referência:
UNESCO. Towards knowledge societies. UNESCO World Report. Paris, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019b.
8 Comments
Amo esses artigos. Não vejo a hora de iniciar o curso. Parabéns!!!
Olá Kelly, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Solange,
Equipe NeuroSaber 💙
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Olá Maria, tudo bem?
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Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
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Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
A importância tá literacia é que a criança adquirir a aprendizagem junto com as habilidades dentro do seu tempo.