Skip to content Skip to footer

Entenda por que brincar é importante para o desenvolvimento da criança

Brincar é mais do que apenas uma atividade recreativa, é uma parte importante da infância que molda o desenvolvimento da criança. No entanto, em um mundo cada vez mais orientado para a produtividade e com pressões crescentes sobre as crianças, podemos nos perguntar: “Estamos dando às nossas crianças tempo suficiente para brincar livremente?” 

Neste artigo, vamos explorar em detalhes por que o brincar é crucial para o crescimento e desenvolvimento das crianças e como podemos garantir que elas tenham tempo e espaço para brincar em um ambiente cada vez mais estruturado. Além disso, forneceremos orientações práticas sobre como você, como pai ou cuidador, pode estimular experiências ricas e divertidas com as crianças em casa.

A importância do brincar 

Brincar é natural para as crianças e além de ser prazeroso, estimula o desenvolvimento infantil. São muitos os benefícios da brincadeira livre, como desenvolver a capacidade de se relacionar consigo mesmo e com os outros. 

A brincadeira alivia o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, as crianças desenvolvem habilidades como empatia, criatividade e colaboração. Quando elas são privadas de oportunidades para brincar, seu desenvolvimento pode ser prejudicado.

Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, tanto que é um direito de todas as crianças. Além disso, brincar é a principal atividade da infância, através da qual as crianças têm suas melhores chances de se tornarem adultos autônomos e felizes.

A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

Brincar é o principal veículo para o desenvolvimento infantil. Quando as crianças brincam, elas estão desenvolvendo habilidades em todas as áreas do desenvolvimento: cognitivas, físicas, de comunicação e sociais / emocionais. Ou seja, através da brincadeira, elas reforçam essas habilidades de uma forma única.

Além disso, brincar promove hábitos saudáveis ​​ao envolver ativamente as crianças ao mundo ao seu redor, podemos evitar problemas de saúde, como a obesidade infantil, por exemplo.

Brincar permite às crianças superar ansiedade e medos, pois elas experimentam novas ideias e fazem conexões com suas experiências anteriores. Nas brincadeiras, as crianças tomam suas próprias decisões e começam a fazer conexões entre suas escolhas e as consequências destas.

Além disso, ainda estimula o desenvolvimento do autocontrole, habilidade fundamental para a vida adulta. As crianças brincam porque têm um desejo profundo de compreender o mundo e brincar oferece oportunidades para conseguirem regular seus sentimentos, lidem com a frustração e se relacionem com os outros.

Portanto, brincar ajuda as crianças a desenvolver a atenção plena, além de se sentirem seguras e protegidas para experimentar novas experiências. À medida que as crianças se envolvem nas brincadeiras, elas adquirem a capacidade de estar presentes no que estão fazendo.

Como estimular as brincadeiras em casa

As crianças precisam de tempos não programados para explorar e descobrir. A aprendizagem acontece de maneira mais eficaz quando o brincar é livre, o que estimula a criatividade e a imaginação. E para isso, você pode utilizar materiais como blocos de montar, areia, água, carrinhos de mão, pás e bolas são facilmente encontrados em casa e podem se transformar em várias brincadeiras. 

Às vezes, o propósito das brincadeiras das crianças é claro, outras é preciso dar oportunidade para usarem a imaginação e a criatividade. Ou seja, um pedaço de pau, por exemplo, pode se tornar uma varinha mágica, um bloco de madeira, uma cidade para seus bonecos, e assim por diante.

O brincar livre das crianças pode ser muito proveitoso com a presença dos pais. Reserve um momento do seu dia para passar um tempo de qualidade para brincar com seu filho e fazer o que ele deseja. 

Pode ser que nas brincadeiras, eles digam de dificuldades que estão passando, como uma situação difícil com um amigo ou até mesmo se sintam encorajados a tentar algo novo e desafiador.

evidente que as brincadeiras desempenham um papel central na vida das crianças. Ou seja, elas não apenas se divertem, mas também aprendem, crescem e se desenvolvem de maneira única por meio das brincadeiras.

Estimular o brincar em casa envolve mais do que apenas fornecer brinquedos, envolve engajamento, apoio e participação ativa, por isso, quando nos unimos às crianças em suas brincadeiras, estabelecemos conexões mais profundas, entendemos suas necessidades e preocupações e, ao mesmo tempo, as ajudamos a crescer.

Gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das novidades? Cadastre-se na nossa Newsletter no final da página.


Referências:

DE SOUZA, Cláudia Flôr. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO APRENDER DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Norma Lucia Neris de Queiroz; Diva Albuquerque Maciel; Angela Uchôa Branco. BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM OLHAR SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA.

14 Comments

  • Zeloi Da Silva Ambos
    Posted 13/12/2020 at 8:32 pm

    A criança quando brinca desenvolve sua imaginação e sua criatividade, isso acontece mesmo sem perceber, pois aprimora suas potencialidades estabelecendo relações sobre os papéis sociais, seus valores, erros e conceitos, enfim, sobre as demais experiências e conhecimentos vivenciados durante a primeira infância.

  • Zeloi Da Silva Ambos
    Posted 13/12/2020 at 9:01 pm

    A criança que brinca na infância torna-se um adulto mais feliz.

  • maria dulce de oliveira silva dulce de oliveira
    Posted 14/12/2020 at 9:07 am

    A criança que brinca com outra e ao mesmo tempo não aceita a participação bate, destrói o que a outra construiu como devo proceder?

  • Damiana Conceicao
    Posted 14/12/2020 at 7:08 pm

    Realmente concordo , que brincar ė fundamental no desenvolvimento infantil em todos os aspectos.

  • Ana. Crecilde Silvestri
    Posted 14/12/2020 at 9:43 pm

    A criança aprende brincando.

  • Trackback: Os benefícios cognitivos da brincadeira - Instituto NeuroSaber
  • Trackback: Atividades para a coordenação visomotora - Instituto NeuroSaber
  • MIKA LEITE
    Posted 21/03/2022 at 2:20 pm

    sensacional

  • Adriana Ferrante
    Posted 11/08/2022 at 2:25 am

    Olá!
    Quais brincadeiras realizar com uma criança entre 5-6 anos de idade?

    • Solange
      Posted 11/08/2022 at 12:46 pm

      Olá Adriana, tudo bem?

      Temos uma ótima aula em nosso canal no Youtube acerca da temática que pode clarear muitas dúvidas e enriquecer seus conhecimentos. Vale a pena conferir!!! 😉💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Mariana Dardes
    Posted 19/10/2022 at 4:16 pm

    Lu, tudo bem? Participei da imersão da alfabetização, percebi que o programa Proleia é indicado para crianças a partir de 6 anos.
    Gostaria de saber se vc tem algum programa voltado para educação infantil?
    Muito obrigada! Parabéns pelo excelente trabalho!

  • Raimunda Silva dos Anjos
    Posted 26/04/2023 at 11:21 pm

    Muito importante amei a literatura!

    • Solange
      Posted 27/04/2023 at 7:50 pm

      Olá Raimunda, tudo bem?

      Muito obrigada por esse feedback, ficamos muito felizes em saber que conseguimos te ajudar! É muito importante para nós saber que cada um de nossos alunos tenham uma boa experiência.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment