Estimule a linguagem da criança com autismo
Hoje o espaço é para falarmos sobre a linguagem em crianças com autismo. É sempre importante lembrar a vocês que não podemos generalizar. Isso significa que enquanto um pequeno pode ter dificuldades de formular uma frase simples, outro pode produzir sentenças complexas e muito eruditas para a idade. Tudo isso deve ser olhado com muita cautela e de forma individualizada para uma intervenção adequada.
Outra questão que deve ser levada em conta na estimulação da fala do autista é avaliar, com acompanhamento especializado, o nível da dificuldade que a criança apresenta.
Vocês já repararam que os pequenos, quando não conseguem formar uma oração, soltam sons? É isso mesmo, o autista quer se expressar e muitas vezes ele usa outras manifestações para fazê-lo. No entanto, existem maneiras de se estimular a fala do autista. Só vale ressaltar, porém, que o acompanhamento com fonoaudiólogos é determinante para o sucesso da criança.
O que fazer para estimular a fala em pequenos com autismo?
Antes de darmos as sugestões, é importante frisar que a criança, ao emitir qualquer som, está querendo falar alguma coisa, passar alguma mensagem; tem um propósito ali. Então, nunca a force a se expressar da maneira que ela ainda não está apta. Vejam as dicas para o estímulo:
– Considere todo som balbuciado uma comunicação (em toda tentativa de expressão do pequeno, comemore com ele esse passo);
– Procure lugares livres de ruídos para que o pequeno preste atenção em sua fala;
– Elabore frases curtas e bem articuladas (se a criança quiser um copo d’água, coloque-o perto de seu rosto e fale com uma articulação exagerada – de forma que todas as letras sejam pronunciadas);
– Se a criança emitir apenas as vogais da palavra água (AUA), comemore o progresso. Sua criança está tentando acompanhar o aprendizado. Lembre-se que o incentivo é o segredo do sucesso;
É muito bom salientar que esses estímulos fortalecem o poder de comunicação. No dia a dia você pode falar água, a palavra de nosso exemplo, de forma normal ou com a voz de um personagem que a criança gosta. Sigamos com as estratégias de estímulo.
– Para que sua criança se comunique, ela precisa ter um motivo. Pensemos em uma estrutura de atividades em que você oferece algo do interesse dela, por alguns segundos, e depois dê tempo para que ela mesma peça, da maneira que ela consegue.
– Vamos supor que ela goste de uma determinada brincadeira. Então você pode brincar junto com ela falando o nome da atividade, por exemplo: pular. Durante o ato, você pode sorrir e falar em tom lúdico: Pular, Pular, Pular! Dessa forma, ela irá aprender o que significa aquilo e, assim, estimular a fluência do pequeno.
– Se a criança falar apenas UA, UA, UA, com intenção de pronunciar a brincadeira feita, comemore muito. Lembre-se que o estímulo em cada gesto é muito bem-vindo.
Tente estabelecer essas tarefas em todas as situações, mas sem forçá-la a nada. O tempo dela é importante e deve ser respeitado. A criança pode se superar. Não se esqueça de levar esses progressos aos terapeutas. Eles podem traçar outras estratégias que ajudarão imensamente a criança.
28 Comments
como incentivar meu filho de quatro anos a pedir para usar o vaso sanitario
Estou terminando um curso em” Inclusão com ênfase na deficiência intelectual”. E preciso desenvolver um T.C.C. (Artigo). Estou com dificuldade para encontrar um tema para
desenvolver esse T.C.C. Preciso de sugestão.
Desde já agradeço.
Meu afilhado tem aspar e um autismo leve. Como posso ajudar ele a usar o vazo sanitário., e como posso ajudar ele a falar ele tem 3 anos.
Ele fala o alfabeto todo em inglês e conta de 1 a 50 e nunca foi a escola
Adotei uma criança de três anos hj está com nove anos;porém, tem MT dificuldade na pronúncia. Por ese motivo gostaria MT de fazer esse curso,mas encontro sem condições financeiras para fazê -lo.Estou usando as aulas de exposições para ajudá -lo.Obrigado por proporcionar essas aulas.Bjs.
Muito interessante as dicas. Meu pequeno já consegue formular frases embora o som de algumas letras saindo distorcido, dá pra compreender. Gostaria de dicas para que ele use mais a fala, pra interagir com as pessoas. Por exemplo, perguntar algo ou contar história.
Qual idade que a criança já fala mamãe e papai? A partir de que idade devo me preocupar com uma possível dificuldade?
Obrigada
Muito boa as dicas.
Acho que as mães devem se comunicar passar informação, experiência, aprendizados, entre se.
Acho muito importante a comunicação.
Eu tenho um filho de 11 anos ele como devo fazer pra que ele consiga sr mais independente
Edna esse trabalho voce pode conseguir com muita paciencia e aos poucos , mas seria muito interessante que o profissional que o acompanha que o conhece melhor possa lhe passar essas informaçoes.
Gostei muito do artigo, vou fazer concerteza com a minha filhota , muito obrigado.
Obrigada Jenifer! voce encontrará mais informaçoes no site, e nas aulas disponiveis no canal da Neurosaber no youtube. Abraços
Sempre muito aproveitável as aulas on line, dicas e sugestões!!!! Trabalho com criançãs autistas, que não falam, também através de cartões com figuras, daquilo que ela mais gosta!
Parabens Ana pelo trabalho!
Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber qual o endereço de email eu poderia enviar minha pergunta? Enviei uma para o dr Cley e não obtive resposta. Já faz mais de uma semana.
Ramiro, se possivel, mande no email da neurosaber.
amei as dicas parabéns,