Skip to content Skip to footer

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

QUAIS SÃO AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA?

Conhecendo e compreendendo as etapas do desenvolvimento da consciência fonológica, um alicerce para o processo de alfabetização.

A consciência fonológica é uma habilidade precursora da alfabetização. Ou seja, isso quer dizer que ela é uma competência que antecede o processo de alfabetização. Sendo assim, é o alicerce para a construção de um progresso bem-sucedido de leitura e escrita.

Do mesmo modo, a consciência fonológica é considerada uma habilidade metacognitiva. A metacognição é a consciência e automonitoramento do ato de aprender. Ou seja, é a capacidade de entender os caminhos percorridos para obter algum aprendizado, resolução, pensamento e estruturação cognitiva.

Por isso, a consciência fonológica é uma competência metacognitiva. Pois ela não é intuitiva. Dessa forma, a criança necessita de estímulos para desenvolver tal habilidade.

Além disso, a metalinguagem também compõe a consciência fonológica, pelo fato de que a criança precisa parar e raciocinar sobre a sonoridade das palavras que ela fala. Nesse contexto, nossa fala é composta por duas habilidades importantes: significado e sonoridade.

  • Quando falamos o nome de algum objeto, a exemplo “lápis”, sabemos que se trata de um objeto para escrita e desenho através do seu significado. A palavra “lápis” também tem sonoridade, algo importante, visto que só será possível aprender os sons das letras se antes prestarmos atenção aos sons das palavras que falamos.

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

As etapas da consciência fonológica devem permear cerca de 5 habilidades:

1ª e 2ª – Rima e Aliteração:

Estas podem ser definidas como a consciência que consiste em reconhecer que duas ou mais palavras compartilham de um mesmo grupo sonoro.

A rima está presente no final da palavra. Exemplo de palavras que são desse mesmo grupo sonoro: balão, portão, natação, colchão.

A aliteração ocorre no começo da palavra. Exemplo de palavras que pertencem a esse mesmo grupo sonoro: bola, boneca, bolacha, borracha;

3ª – Consciência de palavras:

Se trata de perceber quantas palavras estão em uma frase e se elas estão fora de ordem. Nessa etapa, a criança deve compreender que, para uma frase fazer sentido, as palavras precisam seguir uma ordem. Dessa forma, a sequência das palavras interfere diretamente para que exista sentido na comunicação oral e escrita;

4ª – Consciência silábica:

Significa ter conhecimento de que as palavras são formadas por uma sequência de unidades fonológicas, isto é, cada vocábulo é formado por sílabas e cada sílaba possui um som específico. Com isso, a criança deve ter noção de que uma mesma sílaba pode aparecer em diferentes palavras, uma vez que as palavras são compostas pela junção das sílabas;

5ª – Consciência fonêmica:

É a etapa mais complexa da consciência fonológica, pois se trata da capacidade de identificar fonemas. Para o desenvolvimento da consciência fonêmica, é imprescindível que as etapas anteriores tenham sido desenvolvidas de maneira satisfatória. Por exemplo, o aluno, em seu cotidiano, não escuta o som do “r”, “t”, “n”, nem da maior parte das outras consoantes de forma isolada. Logo, ele necessita possuir uma boa percepção dos sons para distinguir esses fonemas presentes nas palavras.

COM QUAL IDADE A CRIANÇA DEVE COMEÇAR A DESENVOLVER ESSAS HABILIDADES?

A consciência fonológica pode ser desenvolvida desde a primeira infância. Para a criança desenvolver essas competências de maneira sistemática e estruturada, como uma forma de ensino e aprendizagem, é indicado que seja a partir dos 4 anos. Porém, no caso da consciência fonêmica, é adequado iniciá-la a partir dos 5 anos.


REFERÊNCIAS

FREITAS, Patrícia Martins de; CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão; SIQUARA, Gustavo Marcelino. Desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade: avaliação de habilidades de rima. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 29, n. 88, p. 38-45, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 17 jul. 2022.

Você sabe o que é consciência fonológica? 5 questões básicas. SAS Plataforma de Educação, 2021. Disponível em: https://blog.saseducacao.com.br/consciencia-fonologica/. Acesso em: 17 jul. 2022.

9 Comments

Leave a comment

0.0/5