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Etapas do desenvolvimento da linguagem até os 5 anos

A linguagem Ă© muito importante para o desenvolvimento da criança e para a aprendizagem. 

A fala é a base para o aprendizado da escrita e leitura. Estudos demonstram que as habilidades de linguagem têm um impacto positivo na compreensão de leitura. Crianças que apresentam dificuldades na alfabetização podem ter um baixo desempenho de compreensão de linguagem.

AlĂ©m disso, o desenvolvimento da linguagem influencia na forma como a criança aprende a pensar, uma vez que pensamentos complexos envolvem palavras. O desenvolvimento da linguagem depende de um bom funcionamento neurobiolĂłgico e das estruturas cerebrais, alĂ©m da interação social desde o nascimento. 

Saiba mais sobre as etapas do desenvolvimento da linguagem, neste artigo.

Desenvolvimento da linguagem

Para entender o desenvolvimento da linguagem, é preciso considerar a sua contribuição na comunicação e na cognição. Pensamento, memória, atenção e comportamento são favorecidos com o desenvolvimento da linguagem.

Podemos nos comunicar de várias formas, por gestos, olhar, fala, entre outros. Com o desenvolvimento da linguagem, a criança aprimora seus recursos de comunicação.

O desenvolvimento da forma, conteúdo e uso da linguagem ocorre simultaneamente. Podemos dizer que a forma se refere a produção dos sons, o conteúdo, ao significado e o uso ao uso social da língua.

Etapas do desenvolvimento da linguagem

Comunicação não verbal

Observamos a comunicação não verbal nos bebês desde o nascimento, através das contrações musculares, olhares e expressões faciais. Aos 11 meses, o apontar é um marco do desenvolvimento — o bebê começa apontando para algo que quer e depois com a intenção de compartilhar a atenção com outra pessoa.

Produção de sons

Os primeiros sons emitidos pelos bebês são labiais. À medida que se desenvolvem as crianças aprendem a produzir sons mais elaborados até que aprendem a combinar fonemas nas sílabas.

Estrutura das sĂ­labas

A formação silábica consoante vogal é a mais simples e quanto maiores, mais difíceis.

Estrutura das frases

As crianças aprendem uma Ăşnica palavra e a usam como frase. Com o tempo, aprendem a combinar duas palavras atĂ© que as frases vĂŁo ganhando mais elementos. 

Diálogo

AtĂ© conseguir estabelecer um diálogo, a criança depende do adulto para adivinhar o que ela quer dizer com sua fala ainda pouco compreensĂ­vel, com sons e sĂ­labas soltas. Ă€ medida que aprendem a falar mais e o vocabulário aumenta, a fala fica mais fácil de ser compreendida. 

Só depois que a criança aprende a manter um diálogo sem precisar de tanta ajuda. Até os dois anos, espera-se que ela já tenha essa habilidade.

Veja agora, o desenvolvimento da linguagem até os 5 anos.

0-6 meses

• Vira para os pais quando falam com ela.

• Sorri ao ouvir a voz da mãe, pai ou cuidador.

• Responde a outros sons além da fala (brinquedos sonoros, por exemplo).

• Gosta de música e ritmo.

• Repete os mesmos sons.

• Emite sons diferentes para cada situação.

• Começa o balbucio (4-6 meses).

6-12 meses

• Vira para olhar quando seu nome é chamado.

• Gosta de jogos e brincadeiras sonoros.

• Começa a responder às solicitações.

• O som do balbucio muda.

• As primeiras palavras aparecem.

1-2 anos

• Aponta para imagens em um livro.

• Pode seguir comandos simples. 

• Compreende perguntas simples.

• Pode querer a mesma história repetidas vezes.

• Aprende mais palavras a cada mês que passa.

• Pode fazer perguntas de 2 palavras. 

• As palavras ficam mais claras.

2-4 anos

• Compreende os comandos de 2 estágios.

• Começa a entender os opostos.

• Compreende perguntas simples sobre quem, quais (3-4 anos).

• O vocabulário aumenta. 

• A linguagem se torna mais clara.

• Sentenças mais longas (3-4 anos).

• Capaz de falar sobre experiências interessantes (3-4 anos).

4-5 anos

• Gosta de histórias e pode responder a perguntas simples.

• Entende quase tudo que falam com elas.

• Fala com clareza e fluência.

• Pode usar frases longas e detalhadas.

• Envolve estranhos na conversa.

• A maioria dos sons são pronunciados corretamente.

Dicas para os pais estimular o desenvolvimento da linguagem de seus filhos.

Até os 2 Anos

  • Incentive seu bebĂŞ a fazer sons como “ma”, “da” e “ba”, mantendo contato visual, respondendo e imitando vocalizações. 
  • Imite o riso e as expressões faciais do bebĂŞ.
  • Ensine-o a imitar suas ações, como bater palmas e mandar beijos.
  • Fale com ele enquanto dá banho, alimenta e veste. 
  • Use gestos como acenar para ajudar a transmitir um significado.
  • Reconheça as tentativas de comunicação.
  • Leia para seu filho. 

2 a 4 anos

  • Use um discurso claro e simples.
  • Repita o que seu filho diz, mostrando que vocĂŞ entendeu. 
  • Evite usar uma fala de bebĂŞ, infantilizada.
  • Ajude-o a entender e a fazer perguntas.
  • Faça perguntas que envolvem uma escolha.
  • Expanda seu vocabulário.
  • Cante canções.
  • Conte histĂłrias.

4 a 6 anos

  • Quando seu filho iniciar uma conversa, dĂŞ atenção sempre que possĂ­vel.
  • Reconheça, incentive e elogie todas as tentativas de fala. 
  • Faça uma pausa apĂłs falar. Isso dá a criança a chance de continuar a conversa.
  • Continue a construir vocabulário. 
  • Fale sobre relações espaciais (primeiro, meio e Ăşltimo; direita e esquerda) e opostos (em cima e embaixo).
  • Ajude seu filho a seguir instruções de duas e trĂŞs etapas.

Se vocĂŞ gostou de saber mais sobre as etapas de desenvolvimento da linguagem, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras famĂ­lias!

ReferĂŞncias:

MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.78 [citado  2021-06-18], pp. 297-306 .

OLIVEIRA, Keilla Rebeka Simões, Fabíola de Sousa Braz-Aquino, Nádia Maria Ribeiro Salomão. Desenvolvimento da linguagem na primeira infância e estilos linguísticos dos educadores.

4 Comments

  • Avatar
    Valéria
    Posted 21/06/2021 at 9:03 pm

    Muito bom!! Amei , como sempre vocês são maravilhosos ❣️

  • Avatar
    Maria das Graças Martins de Almeida
    Posted 21/06/2021 at 9:10 pm

    Excelente, amei pois estava mesmo precisando, pois tenho três crianças na sala virtual que estão com problema na fala trocando sons das letras como exemplo: azul ela fala adu , antes eu não entendia nada agora eu estou mais atenta no que ela fala.

  • Avatar
    Maria das Graças Martins de Almeida
    Posted 21/06/2021 at 9:38 pm

    Boa noite 🌙
    Lu, não tem como vc fazer um vídeo mostrando como colocar todo essas atividades que vc tem passado de consciência fonológica, rima, princípio alfabético , numeracia, etc… no planejamento seguindo a BNCC. Tem como nós orientar, eu já tenho várias atividades certas e excelente mas eu quero aplicar com as crianças de forma adequada . Tem como fazer isso❓

  • Avatar
    Augusta Dams
    Posted 27/06/2021 at 1:52 am

    Muito interessante! Parabéns e gratidão!

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