Skip to content Skip to footer

Etapas do desenvolvimento da linguagem da criança de 0 a 6 anos

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

Conheça as etapas do desenvolvimento da linguagem, uma das mais importantes conquistas da primeira infância. Pois, quando uma criança fala as primeiras palavras tende a ser uma emoção muito grande para aqueles que convivem com ela.

Tendo em vista que esse é um momento repleto de ansiedade, surpresas e alegria, principalmente para os pais. Por isso, esse acontecimento é muito mais complexo do que parece.

Sendo assim, ele faz parte do desenvolvimento da linguagem, que envolve diversas etapas. Ou seja, para a criança falar as primeiras palavras, outras habilidades foram adquiridas primeiro. Por isso, a partir dessas primeiras palavras, novas aprendizagens surgirão.

Isso ocorre porque durante a infância está acontecendo a maturação cerebral. Por isso, as habilidades simples vão se tornando cada vez mais complexas graças a um fenômeno chamado neuroplasticidade.

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

Sendo assim, é por esse motivo que observamos as mudanças mais contundentes na vida de uma pessoa em seus primeiros anos de vida. Sejam mudanças físicas ou cognitivas.

Ou seja, além da programação genética que nossa espécie já carrega, a estimulação ambiental é um fator essencial para esse desenvolvimento. Portanto, a estimulação realizada desde a primeira infância é de suma importância para a criança e seu desenvolvimento saudável.


Por isso, conheça a seguir as etapas do desenvolvimento da linguagem infantil, dos 0 aos 6 anos.

MAS QUAIS SÃO AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL?

  • 0 a 12 meses. Essa fase envolve a comunicação não verbal, uma vez que a criança não utiliza as palavras propriamente ditas. Contudo, ela é essencial, pois é nesse período que começam a ser desenvolvidas habilidades básicas para a comunicação e interação social.

Sendo assim, nesta etapa o bebê se comunica com o outro por meio de expressões faciais e sons. Por exemplo, choro quando está com fome, quando sente frio ou quando precisa trocar a fralda.

Muitas vezes o bebê dá risadas quando alguém faz alguma brincadeira com ele ou grita para ter a atenção do outro. Quando essa fase está chegando ao seu fim, é comum que o bebê comece a balbuciar as vogais e algumas consoantes, como: “da”, “ma”, “pa”.

Muitas vezes, esses balbucios estão relacionados a algumas palavras que ele está aprendendo. Com o fim desse período, ele compreende a relação entre seu nome e ele mesmo. Então, consegue identificar quando alguém o chama pelo nome.

Além disso, já consegue entender o significado de algumas palavras, geralmente as primeiras são “dá” e “pega”.

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

  • 12 a 24 meses. A princípio, nessa fase, o bebê consegue compreender ordens e obedecê-las. Como também usar palavras simples que, na grande maioria das vezes, estão relacionadas a coisas de seu cotidiano.

    Ele também aprende a comunicar o seu desejo através de algumas palavras, por exemplo: “esse” ou “mais”. Aos poucos, ele aprende a combinar duas palavras, como “mamãe leite”, além de usar gestos para mostrar algo que deseja, apontando um objeto, por exemplo.

    Com o passar do tempo, ele também consegue repetir algumas músicas mais simples. Ao término dessa etapa, algumas crianças conseguem exercer um bom domínio sobre o vocabulário. Entretanto, esses ganhos dependem dos estímulos que elas receberam durante o período.
  • 2 a 6 anos. Se o desenvolvimento da criança nas etapas anteriores tenha sido adequado e sem alterações, ela já possuirá habilidades linguísticas quando aos 2 anos.

    Consequentemente, ela conseguirá se expressar e comunicar de forma clara o que ela deseja. Pode ser que ela apresente dificuldade na pronúncia de alguns grupos consonantais, mas esse problema tende a desaparecer com a prática.

    Porém, no caso de as dificuldades serem contínuas, a indicação é avaliação com um fonoaudiólogo, que poderá estrategicamente ajudá-la.

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

Por volta dos 4 anos, o repertório linguístico considerado básico tende a estar consolidado. Ou seja, a criança já consegue combinar as palavras em frases simples, com boa expressão e compreensão.


Não são esperadas alterações na fala nessa idade. Além disso, se a criança tiver sido estimulada a ter contato com livros e histórias. É comum ser despertado o seu interesse pela linguagem escrita.


Desse modo, será mais fácil para ela compreender que as letras representam aquilo que falamos. Nessa fase as habilidades precursoras da alfabetização precisam de estimulação.

Incentivar o contato com livros é fundamental para estimular a linguagem de forma geral e também a alfabetização a ser realizada posteriormente.

Então, quer aprender mais sobre como a linguagem pode ser afetada? Confira esse vídeo:


REFERÊNCIAS

ALEXANDRE, D. DE S. et al. Validation of a booklet on language developmental milestones in childhood. Revista CEFAC, v. 22, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/8NPRL5Z8L7XdFxXtHRTphFG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 dez. 2022.

LAMEGO, D. T. DA C.; MOREIRA, M. C. N.; BASTOS, O. M. Diretrizes para a saúde da criança: o desenvolvimento da linguagem em foco. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 9, p.
3095–3106, set. 2018. Disponível:
https://www.scielo.br/j/csc/a/VTdKpGCJvPhyScrJkYCXm6N/?format=html&lang=pt. Acesso em: 6 dez. 2022.

4 Comments

Leave a comment

0.0/5

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊