Desenvolver consciência corporal libera o cérebro da criança para aprender outras habilidades cognitivas.
Desde o nascimento, inicia-se o desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio, assim como dos outros aspectos do ser, como o cognitivo e o emocional. À medida que crescem e se desenvolvem, os bebês aprendem a levantar a cabeça, rolar e deslizar pelo chão. Aos poucos, aquele bebê se torna uma criança pequena e seu equilíbrio e coordenação ganham mais agilidade e controle e elas começam a engatinhar, andar, pular e correr.
Pouca coisa precisa ser feita para que esse desenvolvimento aconteça: apenas a livre movimentação, brincadeiras no parque e jogos com outras crianças garantem o potencial de desenvolvimento,com atividades cada vez mais complexas que permitem esse ganho de domínio do movimento, noção de espacialidade, propriocepção e consciência corporal.
Como esse desenvolvimento motor está conectado ao desenvolvimento das outras áreas, uma criança com atraso nas habilidades de equilíbrio e coordenação poderá experimentar, ao longo do tempo, lacunas de aprendizagem em outros aspectos.
Isso porque as crianças com dificuldade na aquisição de equilíbrio e coordenação, no ganho de consciência corporal, tendem a ter dificuldades com foco e atenção na escola, permanecendo agitadas, sem controle dos movimentos ou não cumprindo tarefas que exigem concentração.
Má postura, inquietação e dificuldade na retenção de conteúdo enquanto ouvem o professor podem estar conectados à falta de equilíbrio, já que essa ferramenta é necessária, por exemplo, para se manter em posições necessárias para essas tarefas, como sentar-se em uma cadeira. Os pais e professores percebem que é preciso repetir as instruções à criança algumas vezes até que a tarefa seja concluída.
Por que isso acontece? O cérebro da criança está se esforçando tanto para manter a concentração, para tentar manter o corpo calmo e imóvel enquanto permanece sentado que não há “espaço” disponível para aprender naquele momento.
Conteúdo
Sinais de falta de equilíbrio e coordenação
Como saber se é de fato um atraso de desenvolvimento motor com potencial para afetar a vida escolar e aquisição de outras habilidades? Alguns sinais:
- Teve atrasos de desenvolvimento quando bebê;
- Cai com facilidade ou tropeça com frequência;
- Tende a empurrar ou invadir o espaço pessoal de outras pessoas em eventos sociais;
- Pouco tônus muscular;
- Sente dificuldade para escrever letras e números;
- Não consegue ficar parado na cadeira e muitas vezes se distrai com barulhos ou pessoas ao seu redor;
Atividades de equilíbrio e coordenação
Quando as crianças estão envolvidas em jogos e atividades que promovem melhor equilíbrio e coordenação, seus corpos aprendem a se concentrar mais rápido e com mais eficiência.
A criança poderá então desenvolver a habilidade mental para administrar seu equilíbrio e sua coordenação automaticamente, sem ter que pensar nisso, liberando assim o cérebro para processar informações, ouvir o professor e se concentrar no aprendizado de outras áreas.
Algumas brincadeiras e atividades interessantes para estimular as crianças com dificuldade de equilíbrio e coordenação são simples e acessíveis para realizar em casa e na escola.
Para coordenação entre membros superiores e inferiores, invista em:
- Pular corda;
- Concurso de parada de mão;
- Sapo saltitante;
- Volêi de balão;
- Percurso de obstáculos;
- Subir escadas de corda;
- Natação.
Para estimular o equilíbrio e agilidade:
- Jogo da amarelinha (pular em um pé só, trocar os pés no salto);
- Andar em travesseiros ou almofadas;
- Saltar de quadrado em quadrado (delimitados com fita crepe no chão, por exemplo, ou em um piso geométrico);
- Corda bamba (caminhar em cima de uma corda)
Agora que você compreendeu a relação entre foco e atenção com o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação, tal comportamento fica mais compreensível. A criança em questão não é preguiçosa ou desinteressada, como pais e educadores podem pensar num primeiro momento. Uma observação mais cautelosa, com persistência dessas características, é fundamental para orientar os responsáveis e indicar uma avaliação especializada. Algumas dessas crianças poderão ser diagnosticadas com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação, ou TDC. Por isso, lembre-se: sempre que perceber algum atraso no desenvolvimento da criança, procure um neuropediatra para avaliação.
REFERÊNCIAS:
BALANCE AND COORDINATION: ACTIVITIES FOR ATTENTION AND FOCUS. Disponível em: https://ilslearningcorner.com/2016-10-balance-and-coordination-activities-for-attention-and-focus/
BESSA, Maria Fátima de Sousa e PEREIRA, João Santos. Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares: um estudo comparativo. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v. 10 n. 4 p. 57-62 outubro 2002.
2 Comments