Skip to content Skip to footer

Ideias para facilitar a Alfabetização Infantil

A alfabetização infantil é o início da jornada de aprendizado da leitura e escrita. Começa desde a gestação, quando a mãe fala e canta para o bebê, e essas interações estimulam o desenvolvimento da linguagem, fundamental para a alfabetização.

Ler para as crianças pequenas, cantar e conversar com elas são práticas que também promovem esse desenvolvimento, já que essas experiências são cruciais para preparar as crianças.

Se você se pergunta como ajudar a sua criança nesse processo, neste artigo vamos apresentar ideias práticas para facilitar a alfabetização infantil e mostrar maneiras simples de promover o desenvolvimento das crianças nessa área.

Alfabetização infantil

O processo de alfabetização é complexo, por isso é importante preparar as crianças para ele. Desde a gestação, quando a mãe conversa ou canta para o bebê ela está estimulando o desenvolvimento da linguagem, assim como ler para as crianças pequenas, cantar e conversar com elas.

Essas experiências promovem o desenvolvimento da linguagem, fundamental para a alfabetização infantil. A leitura, o canto e outras atividades cotidianas que envolvem o mundo das letras são experiências que promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a criança aprender a ler e escrever.

Como podemos inserir a leitura?

Podemos inserir a leitura desde o nascimento, utilizando livros e formas de leitura adequadas à idade. Confira:

0 a 6 meses – Livros com contrastes e cores fortes

Nessa fase, os bebês desenvolvem a visão, por isso as imagens dos livros devem ser vibrantes para despertar o seu interesse. Mesmo que não entendam o significados das histórias, a leitura ajuda a inseri-los no mundo da linguagem.

7 a 12 meses — Livros de plástico

Nessa fase, a criança explora o mundo usando as mãos e a boca. Além disso, os pais podem ler e mostrar as imagens dos livros de plástico aos filhos, dando nomes aos personagens e descrevendo os cenários, já que eles podem ser manuseados sem oferecer riscos aos pequenos.

A partir de 1 ano — Interação com os livros

Nessa fase, os pais podem convidar as crianças a participarem da leitura fazendo perguntas sobre os personagens.

Ideias para facilitar a alfabetização infantil

A leitura promove muitos aprendizados e pode ser inserida na vida das crianças desde muito cedo. Através dela, as crianças aprendem o nome das cores, dos objetos, dos animais, assim como de números e letras, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades como memória e concentração.

A leitura traz muitos benefícios e é essencial para preparar as crianças para a alfabetização. Além dos livros, podemos estimulá-la com a leitura de receitas, placas na rua, brincadeiras de nomear objetos, entre outras atividades do cotidiano familiar.

Atividades que podem ser feitas em casa para estimular o desenvolvimento da linguagem

escrever bilhetes e cartas para familiares e amigos, com a ajuda dos pequenos;

  • cantar canções infantis e recitar rimas e poesias;
  • brincar de encontrar palavras que começam ou terminam com o mesmo som;
  • dar nomes aos objetos da casa;
  • brincar de faz de conta, fantoche e outras brincadeiras que usem a imaginação, etc.

Para aprender a ler, as crianças passam por fases anteriores, como aprender a falar e a manipular os sons das palavras. Aprendem a dividir as palavras em partes (unidades de sons ou fonemas), depois percebem que esses fonemas são representados por letras, que por sua vez, formam palavras.

Atividades para preparar as crianças para ler

Essa aprendizagem é complexa, por isso é fundamental preparar os pequenos para aprender a ler, com atividades como:

  • ler em voz alta para o seu filho;
  • escolher livros com temas do interesse da criança;
  • apontar as imagens e as palavras durante a leitura;
  • reler os livros que o seu filho mais gosta; 
  • fazer perguntas para a criança após a leitura das histórias.

Em resumo, atividades como desenhos, que as crianças adoram, desempenham um papel importante no aprendizado da leitura. Além disso, os rabiscos, desenvolvem nas crianças a consciência de que a fala pode ser representada por símbolos.

Incentive seu filho a expressar suas ideias no papel, através de desenhos e peça a ele que te mostre e fale sobre o que desenhou. Sem saber, está fazendo uma leitura de sua própria produção, enquanto desenvolve habilidades como coordenação motora fina e criatividade.


Referências:

COELHO, Silmara Coelho. O Processo de Letramento na Educação Infantil.

SILVA, Letícia Aparecida de Oliveira. Renata Rena Rodrigues. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS.

Leave a comment