Skip to content Skip to footer

Identificação dos primeiros sintomas do Autismo pelos Pais

Geralmente, os primeiros sintomas do autismo são identificados pelos pais. Entenda, neste artigo, quais são eles e a importância do diagnóstico precoce de TEA — Transtorno do Espectro Autista.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento cujos sintomas podem ser observados precocemente. Como eles podem comprometer a vida da criança em vários aspectos, ainda que a intensidade e gravidade dos sintomas varie, é muito importante que os pais fiquem atentos aos primeiros sinais de autismo.

As causas do autismo ainda não são inteiramente conhecidas e podem ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais. O TEA é um transtorno complexo e muitos estudos apontam a importância de conhecer seus sinais e da realização de um diagnóstico precoce. Como este ocorre pela observação dos comportamentos da criança, os pais são os primeiros a identificar os sinais.

A importância do diagnóstico precoce

Segundo o DSM-V — Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais — os primeiros sinais de autismo costumam aparecer antes dos 3 anos. No entanto, muitas crianças já manifestam problemas no desenvolvimento nos primeiros dois anos de vida.

A intervenção precoce é fundamental para o tratamento dos sintomas, para a melhora do quadro clínico e para o desenvolvimento da criança. Isso porque as crianças pequenas têm muita plasticidade cerebral, o que potencializa os efeitos de uma intervenção precoce.

No entanto, ainda é muito comum que ocorram atrasos na realização do diagnóstico de autismo. Estudiosos afirmam que isso acontece devido a vários fatores, como a variabilidade dos sintomas do TEA, limitações da avaliação diagnóstica, falta de profissionais e de serviços especializados. 

Dessa forma, muitos pais só percebem os sinais de autismo e buscam por ajuda profissional quando percebem atrasos na fala, mesmo que tenham observado desvios na interação social anteriormente.

Como são os pais que convivem diariamente com seus filhos e acompanham seu desenvolvimento de perto, é preciso que conheçam quais são os primeiros sintomas de autismo para que possam detectá-los precocemente.

Primeiros sintomas do autismo identificados pelos pais

Os primeiros sintomas de autismo podem ser percebidos pelos pais ainda nos dois primeiros anos de vida da criança. O mais comum a ser observado nessa fase é o atraso no desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

Da mesma forma, comprometimentos no desenvolvimento social também estão entre os primeiros sinais percebidos pelos pais, embora sejam mais difíceis de detectar. Outro sintoma é a regressão de linguagem, com a perda de palavras já adquiridas.

Entre o primeiro e o segundo ano de vida, outros sintomas de autismo podem ser identificados, como pouco contato visual, não responder quando chamado pelo nome e falta de interação social, principalmente na habilidade de atenção compartilhada.

Vale lembrar que, por volta dos 9 meses, é esperado que o bebê desenvolva habilidades socio comunicativas, que mudam a forma como ele interage com os outros, com os objetos e consigo mesmo.

Compartilhar descobertas através do olhar, dos gestos, como apontar, das expressões faciais, fazem parte dessa fase do desenvolvimento típico. A ausência dessas habilidades é um sinal importante para o diagnóstico de autismo.

O atraso ou o comprometimento no desenvolvimento da atenção compartilhada é um dos sinais de autismo que podem ser observados mais precocemente pelos pais. Assim, podemos concluir que os primeiros sintomas que geralmente são observados nos primeiros anos de vida são:

  • atraso no desenvolvimento da linguagem;
  • problemas no comportamento social;
  • comportamento estereotipado e repetitivo;
  • atraso no desenvolvimento de outras áreas do desenvolvimento.

Os pais das crianças com autismo relatam que observaram essas dificuldades no desenvolvimento de seus filhos nos dois primeiros anos de vida. Portanto, atrasos na linguagem, na fala, problemas na interação social e comportamentos repetitivos e estereotipados são os primeiros sintomas de autismo observados pelos pais.

Comprometimentos na linguagem podem ser observados entre o primeiro e o segundo ano de vida, assim como os comportamentos estereotipados e repetitivos. Problemas no desenvolvimento social são sinais que podem ser detectados entre seis meses e um ano.

Alguns pais ainda relatam que após os 9 meses puderem perceber dificuldades na interação social, como medo, ansiedade, indiferença ou aversão. 

Dessa forma, é muito importante buscar informações sobre o autismo, assim como ajuda de profissionais, caso os pais identifiquem sintomas em seus filhos. Quanto antes puder ser feito o diagnóstico, melhores serão os resultados das intervenções.

Compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras famílias a identificar precocemente os sinais do autismo.

Referências:

ZANON, Regina Basso; BACKES, Bárbara  and  BOSA, Cleonice Alves. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2014, vol.30, n.1 [cited  2020-11-19], pp.25-33.

RIBEIRO, Sabrina H. et al. Barriers to early identification of autism in Brazil. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2017, vol.39, n.4 [cited  2020-11-19], pp.352-354.

15 Comments

  • Alaide Lima Nogueira Da Silva
    Posted 24/11/2020 at 8:53 pm

    Vcs não imaginam o quanto tem me ajudado com o Meu neto. No caso dele não houve atraso de nada, andou com 10 meses e falou muito cedo tbm, interage com outras crianças, mas não gosta de escrever , tarefas de cobrir rejeita, porém grava tudo, já levamos em psicólogos, e td q dizem q eh hiperativo pq n para em lugares abertos e grandes. Mas eh seletivo em alimentos. Não sei mais o q fazer, não temos recursos, pelo Sus não tem ajuda. Eu só queria ajuda-lo a escrever que n quer conta. Quanto mais ele consegue fazer tudo.

  • Adriana
    Posted 28/12/2020 at 12:04 am

    Qual profissional devo procurar quando noto algo que possa ser sintoma de autismo no meu bebê?

  • Trackback: Qual o impacto do autismo no desenvolvimento infantil? - Instituto NeuroSaber
  • Roseli Maria Scarin do Nascimento
    Posted 18/12/2021 at 6:45 pm

    Olá, uma criança que anda com as pontas dos pés, ou seja com a planta do pé, mesmo sabendo andar, pode ser considerado comportamento repetitivo?

    • Webster
      Posted 18/12/2021 at 8:13 pm

      Olá, Roseli!

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Simone
    Posted 10/01/2022 at 1:37 am

    Levei meu filho no neuro e ele examinou meu bebê e disse q está tudo normal que cada criança tem seu tempo,porém ele vai fazer 2 anos não fala e não anda, somente anda segurando nas coisas e de vez em quando ele anda mas percebo q ele tem medo,ele teve estrabismo,pois ficou 3 meses na UTI nel Natal ao nascer porq nasceu de 30 semanas e pouco peso ficou intubado,pra mim ele foi um guerreiro um milagre,só estou preocupada Com atraso na fala e no andar fora isso percebo q ele é muito esperto

    • Webster
      Posted 11/01/2022 at 7:31 pm

      Olá, Simone

      Compreendo a sua preocupação e angústia com seu filho. Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Sarah
    Posted 16/03/2022 at 4:04 am

    A minha vai fazer 3 anos, ela falava, hoje ela n sabe falar mais, ela se bate, qnd tá com raiva taca a cabeça no chão, e na escolinha toda semana recebo reclamação de que ela bateu nos colegas sem motivo… Devo considerar esses sintomas como sintomas de autismo?

    • Webster
      Posted 16/03/2022 at 6:46 pm

      Olá, Sarah!

      Primeiramente agradecemos pela confiança! É importante sempre procurar o auxilio de um profissional, pois cada caso necessita de um olhar específico. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Webster – Equipe NeuroSaber 💙

  • Alessandra da Silva
    Posted 04/10/2022 at 11:46 am

    Bom dia tenho uma netinha de um ano e sete meses ela sempre foi muito nervoza mas agora Estão aparecendo muitas coisas nela ela sente medo de tudo não suporta barulho anda nas pontas dos pés fica irritada por nenhum motivo bate com a cabeça na parede e tem outros varios tipos de comportamento oq devo fazer

    • Solange
      Posted 04/10/2022 at 1:11 pm

      Olá Alessandra, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Cecilia
    Posted 05/06/2023 at 1:32 pm

    Muito obrigada este artigo ajudou muito. Minha filha tem 1ano e 7 meses, ela apresenta algumas características,ela não gosta de socializar com adultos, crianças muito pouco ou devagar,andar de pontas de pé em várias ocasiões durante o dia,gosta muito de tampinhas. O brinquedo preferido e uma garrafa para botar a tampinha. Não vai com ninguém no colo as veces é difícil até com papai, sei q ela é pequena para ter um diagnóstico, por tanto penso continuar observando e estudando,para acompanhar ela do melhor jeito.

    • Jhulli
      Posted 05/06/2023 at 3:29 pm

      Olá Cecilia, tudo bem?

      Continue observando e acompanhando o desenvolvimento da sua filha de perto. Se surgirem mais preocupações ou se você notar qualquer outro comportamento que pareça atípico, não hesite em procurar orientação profissional. Os profissionais de saúde estão preparados para ajudar a identificar possíveis necessidades e fornecer orientação adequada para apoiar o desenvolvimento saudável da criança.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊