Skip to content Skip to footer

A Importância da Linguagem na Escolarização

A jornada da aquisição da linguagem é um marco crucial no desenvolvimento infantil, pois por volta dos 21 meses, as crianças já pronunciam uma média de 100 palavras. Surpreendentemente, antes mesmo de completarem dois anos, é comum que elas comecem a combinar essas palavras para formar frases curtas.

No entanto, um desafio significativo enfrentado é o atraso no desenvolvimento da linguagem, que pode afetar crianças ainda muito jovens.

Neste artigo, exploraremos essa importante fase do desenvolvimento infantil, destacando os sinais de atraso na linguagem e oferecendo orientações para lidar com essa questão de forma eficaz.

A importância da linguagem

Sem dúvida, a linguagem desempenha um papel crucial no processo educativo e não se pode negligenciar em nenhuma etapa da aprendizagem infantil. Ou seja, a importância da linguagem está diretamente relacionada ao seu poder de aprimorar o processo educacional, proporcionando aos alunos experiências mais cativantes e interativas. P

Além disso, por meio dessas situações dinâmicas, os alunos não apenas desenvolvem suas habilidades de comunicação e sociais, mas também exploram seus próprios instrumentos de expressão.

Portanto, é essencial que o educador estabeleça cenários e promova tarefas que incentivem essa destreza por meio da interação dos pequenos. Seja através de debates, poesia, diálogos abertos, narração de histórias, música ou até mesmo de apresentações teatrais.

Um ambiente repleto de atividades expressivas é altamente estimulante para o desenvolvimento da fala e do aprendizado linguístico infantil. Por isso, é fundamental complementar o ensino em sala de aula com práticas significativas.

Quando ficar atento?

É essencial uma atenção especial quando crianças por volta dos 24 meses ainda possuem um vocabulários expressivo bem limitado, com 40 a 50 palavras, além de não executar combinações entre elas.

Além disso, isso pode significar um atraso considerável na linguagem e seu impacto na alfabetização e atividades de leitura pode ser grande. O ideal é identificar o problema o mais precocemente possível e assim iniciar um tratamento adequado e focado nessa dificuldade.


Considerações finais sobre a importância da linguagem

Como sabemos, a linguagem é uma atividade livre que começa cedo na vida de um indivíduo e evolui conforme ele cresce. Ou seja, assim como outras habilidades fundamentais, a linguagem precisa ser estimulada desde cedo. 

Em resumo, na escola, os professores devem trabalhar ativamente a linguagem por meio de atividades significativas para promover diferentes formas de interação, e isso ajuda a melhorar o desempenho nos discursos do dia a dia, permitindo que as crianças se tornem mais comunicativas, autônomas e desenvolvam seu pensamento crítico.

Além disso, enriquece o vocabulário e contribui para a construção do conhecimento.


Referências:

https://www.enciclopedia-crianca.com/desenvolvimento-da-linguagem-e-alfabetizacao/segundo-especialistas/desenvolvimento-da-linguagem-nos

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-linguagem-na-vida-crianca.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/20670/educacao-infantil-como-promover-o-desenvolvimento-da-linguagem

10 Comments

  • Trackback: Principais Distúrbios de Aprendizagem - Artigos | NeuroSaber
  • Teresinha do Carmo Fumagalli Malafronte
    Posted 09/09/2016 at 8:36 am

    Bom dia! Tomei a liberdade de postar no Facebook da escola que trabalho, Colégio São José de Limeira SP, assim nossos pais poderão ficar mais bem informados, caso não gostem me avisem que retiro.
    Gratidão

  • Trackback: Desenvolvimento da fala no processo de alfabetização - NeuroSaber
  • Elizete
    Posted 06/12/2016 at 9:36 pm

    Ffico feliz e agradecida pelos textos que tem favorecido crescimento para o meu trabalho. sou professora da rede municipal de Goiânia e durante a minha jornada me deparei com duas crianças autista, no qual tive que desenvolver um plano de ação e trabalhar com elas. estamos no final do ano letivo e minha gratidão foi perceber que eles desenvolveram muito bem na medida do possível.

  • Luzivalda de Souza Lima Falcão
    Posted 05/08/2017 at 1:45 pm

    Fico bastante grata com esses textos pois tem me dado um auxílio muito bom,estou passando por um estágio clínico em psicopedagogia e recentemente peguei uma criança em uma determinada escola com atraso na fala esses conhecimentos que vocês repassam por vídeos,artigos,textos vai me ajudar bastante no meu relatório.

  • Denis
    Posted 28/11/2017 at 11:23 am

    Olá, queria saber o nome do autor e ano de publicação?

    • NeuroSaber Responde
      Posted 29/11/2017 at 11:25 am

      Denis,
      O nosso material é preparado pela equipe da Neurosaber.

  • Big Cerebro
    Posted 29/07/2019 at 11:08 pm

    Parabéns pelo artigo com informações preciosas. Aprender e ensinar são artes que precisam de reforço especial. Profissionais bem formados realmente são essenciais neste processo.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 30/07/2019 at 12:53 pm

      Olá Big , Agradecemos pelo carinho!!!
      Equipe Neurosaber

  • Anna Elizabeth Pasold Gelschleiter
    Posted 01/06/2020 at 3:31 pm

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de indicação de livros/fontes onde eu pudesse encontrar informações sobre atraso de Linguagem. Minha filha mais nova têm 01 ano e 09 meses. Entende ordens e as executa perfeitamente. Porém só pronuncia Papa (papai) e emite algumas palavras de sua forma para pedir comida e água. Nada além disso.
    Aguardo retorno.

Leave a comment