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A Importância da Linguagem na Escolarização

A aquisição da linguagem é uma etapa de extrema importância no desenvolvimento infantil. Isso por que as crianças, por volta dos 21 meses, já pronunciam uma média de 100 palavras.
O mais interessante é que é comum que antes mesmo de completarem dois anos elas já passem a combinar essas palavras entre si, formando frases curtas.
O grande problema que se enfrenta é que muitas crianças, ainda bem pequenas, já apresentam algum tipo de atraso nesse período oral.

A importância da linguagem

O trabalho da linguagem é, sem dúvidas, um importante componente do processo educativo e não pode ser deixado de lado em nenhuma das etapas do aprendizado infantil.
A importância da linguagem está justamente no fato de que ela torna o processo educativo mais eficaz, pois proporciona ao aluno situações e momentos mais envolventes e dinâmicos.
Através dessas situações dinâmicas os alunos podem então não só desenvolver como também explorar os seus próprios instrumentos comunicativos e sociais.
Assim sendo, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem que o professor crie situações e promova atividades nas quais essa habilidade possa ser incentivada por meio da participação das crianças.
Isso pode acontecer através de discussões, poesias, conversas, leituras de historinhas, música, fantoches, teatro, exposições e muitos outros meios que possibilitam que a criança interaja e seja mais comunicativa com o grande grupo.
O fato é que, sem a menor sombra de dúvidas, um ambiente rico em atividades expressivas certamente irá incentivar de forma significativa do desenvolvimento da fala infantil e o processo de aquisição da linguagem e é justamente por isso que esse tipo de trabalho em sala de aula deve sempre acontecer amparado por atividades significativas.
Assim sendo, o ideal é que as atividades sejam organizadas de maneira que o aluno possa transitar entre as situações informais e coloquiais que já conheciam antes de entrar na escola para situações mais estruturadas e formais, explorando o modo como funcionam e aprendendo a utilizar isso tudo da maneira correta.

Quando ficar atento?

É essencial uma atenção especial quando crianças por volta dos 24 meses ainda possuem um vocabulários expressivo bem limitado, com 40 a 50 palavras, além de não executar combinações entre elas.
Isso pode significar um atraso considerável na linguagem e seu impacto na alfabetização e atividades de leitura pode ser grande. O ideal é identificar o problema o mais precocemente possível e assim iniciar um tratamento adequado e focado nessa dificuldade.
Considerações finais sobre a importância da linguagem
Conforme já sabemos a linguagem nada mais é do que uma atividade livre que tem início muito cedo ainda nos primeiros anos de vida de um indivíduo evoluindo de acordo com a etapa em que ele se encontra.
O fato é que, assim como qualquer outra habilidade fundamental, a linguagem deve ser estimulada e trabalhada desde o início da vida.
Na escolarização, então o professor deve trabalhar também a linguagem, porém sempre como um processo dinâmico e através de atividades significativas promovendo diferentes formas de interação.
Isso pode ser feito desde o início, de forma metódica aumentando e melhorando o desempenho nos discursos argumentativos do cotidiano.
Isso por que pesquisas com professores da rede pública de educação infantil relatam que isso possibilita à criança ter mais interação, tornar-se mais comunicativa, desenvolver sua autonomia e seu pensamento, enriquecer seu vocabulário e construir o conhecimento sem falar no desenvolvimento do senso crítico.
Através dessas informações podemos entender então a importância da linguagem na escolarização das crianças e como ela influencia o desenvolvimento pessoa e social dos indivíduos sendo um fator determinante no crescimento de cada um deles.
O fundamental é saber que a letra minúscula tem uma importância muito grande para a escrita, pois permite que a criança passe a identificar hastes descendentes e ascendentes e também o lado esquerdo e direito adquirindo a fineza de movimentos necessários para executá-los.

10 Comments

  • Trackback: Principais Distúrbios de Aprendizagem - Artigos | NeuroSaber
  • Teresinha do Carmo Fumagalli Malafronte
    Posted 09/09/2016 at 8:36 am

    Bom dia! Tomei a liberdade de postar no Facebook da escola que trabalho, Colégio São José de Limeira SP, assim nossos pais poderão ficar mais bem informados, caso não gostem me avisem que retiro.
    Gratidão

  • Trackback: Desenvolvimento da fala no processo de alfabetização - NeuroSaber
  • Elizete
    Posted 06/12/2016 at 9:36 pm

    Ffico feliz e agradecida pelos textos que tem favorecido crescimento para o meu trabalho. sou professora da rede municipal de Goiânia e durante a minha jornada me deparei com duas crianças autista, no qual tive que desenvolver um plano de ação e trabalhar com elas. estamos no final do ano letivo e minha gratidão foi perceber que eles desenvolveram muito bem na medida do possível.

  • Luzivalda de Souza Lima Falcão
    Posted 05/08/2017 at 1:45 pm

    Fico bastante grata com esses textos pois tem me dado um auxílio muito bom,estou passando por um estágio clínico em psicopedagogia e recentemente peguei uma criança em uma determinada escola com atraso na fala esses conhecimentos que vocês repassam por vídeos,artigos,textos vai me ajudar bastante no meu relatório.

  • Denis
    Posted 28/11/2017 at 11:23 am

    Olá, queria saber o nome do autor e ano de publicação?

    • NeuroSaber Responde
      Posted 29/11/2017 at 11:25 am

      Denis,
      O nosso material é preparado pela equipe da Neurosaber.

  • Big Cerebro
    Posted 29/07/2019 at 11:08 pm

    Parabéns pelo artigo com informações preciosas. Aprender e ensinar são artes que precisam de reforço especial. Profissionais bem formados realmente são essenciais neste processo.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 30/07/2019 at 12:53 pm

      Olá Big , Agradecemos pelo carinho!!!
      Equipe Neurosaber

  • Anna Elizabeth Pasold Gelschleiter
    Posted 01/06/2020 at 3:31 pm

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de indicação de livros/fontes onde eu pudesse encontrar informações sobre atraso de Linguagem. Minha filha mais nova têm 01 ano e 09 meses. Entende ordens e as executa perfeitamente. Porém só pronuncia Papa (papai) e emite algumas palavras de sua forma para pedir comida e água. Nada além disso.
    Aguardo retorno.

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