Skip to content Skip to footer

A importância do movimento de pinça para a escrita

Movimento de Pinça

O desenvolvimento motor humano passa por diversas etapas ao longo da vida de acordo com a fase em que o indivíduo se encontra. Essas etapas são de extrema importância para a aquisição de determinadas habilidades que serão utilizadas para toda a vida.
Esse é justamente o caso do movimento de pinça e como ele é importante para a realização de tarefas cotidianas, como a escrita, por exemplo.
Talvez você não saiba, mas foi o movimento de pinça que permitiu ao homem a realização de trabalhos manuais, auxiliando inclusive durante o processo evolutivo da espécie no manuseio e construção de artigos de caça e demais ferramentas.

A importância do movimento de pinça para a escrita

Que a realização do movimento de pinça foi uma das habilidades adquiridas pelo homem durante o processo evolutivo nós aqui já sabemos, mas a pergunta que não quer calar é qual a importância do movimento de pinça para a escrita?

Pois então vamos descobrir!

Se existe algo extremamente comum é ouvirmos diversos questionamentos e comentários a respeito da qualidade da escrita das crianças, principalmente nos dias atuais.
O que acontece é que, segundo estudos da “Psicogênese da Língua Escrita” o processo da escrita em si está sendo um tanto deixado de lado pelos educadores modernos.
Esse é um processo que envolve muitas etapas que vão desde a instrumentação até habilidades psicomotoras que são as que requerem maturidade e treinamento muscular preparando dedos e braços para o ato da escrita em si.
Então, para que a criança consiga ter uma comunicação escrita legível é preciso atender a todos os aspectos que envolvem o seu crescimento, isso é, toda a conquista do esquema corporal que engloba o equilíbrio estático e dinâmico, movimentos amplos, alongamentos e o movimento de pinça bem como o treinamento da musculatura dos membros superiores.
Sendo assim, para escrever e comunicar-se com legibilidade através desse meio a criança precisa estar com o movimento de pinça muito bem treinado, definido e desenvolvido.
Assim ela conseguirá segurar o lápis corretamente, apoiar o braço de maneira adequada na mesa tendo o suporte necessário prevenindo dores decorrentes da má postura.

Como treinar e desenvolver o movimento de pinça

Para treinar e desenvolver o movimento de pinça nas crianças tanto os educadores como os pais podem oferecer ferramentas que trabalhem com essa atividade como argila e massinhas de modelar.
Trabalhos manuais como rasgar papel, enrolar bolinhas de papel, transportar materiais, desenhar, pintar ou mesmo o arremesso de bolinhas de jornal também ajudam no processo de aquisição do movimento.
Treinar desenhos de quadrados, círculos e outras formas geométricas também é fundamental para que posteriormente a criança consiga também desenhar os símbolos pertencentes ao nosso alfabeto.
Isso por que através dessas figuras geométricas as crianças desenvolvem a habilidade de executar traços horizontais, verticais, inclinados e também circulares.
Entretanto vale lembrar que os traços circulares e inclinados só aparecem mesmo na representação da criança depois que ela é capaz de cruzar a linha mediana do corpo, pois antes eles são representados tombando o papel.
O alerta então vai para a importância de o professor e também os pais estarem sempre atentos ao desenvolvimento motor da criança cuidando também para que a escrita em caixa alta não se estenda por muito tempo, pois é uma escrita simples e com representações básicas, mas que faz parte do processo de aprendizagem.
O fundamental é saber que a letra minúscula tem uma importância muito grande para a escrita, pois permite que a criança passe a identificar hastes descendentes e ascendentes e também o lado esquerdo e direito adquirindo a fineza de movimentos necessários para executá-los.

56 Comments

  • Deborah
    Posted 13/08/2016 at 6:49 pm

    Olá,
    Sou estagiaria do ensino fundamental I , primeira série e na minha sala tem uma aluna com hidrocefalia que é monivisual , tem seus dois polegares atrofiados , mão direita e mão esquerda, anda com dificuldade e não fala. Vendo as atividades,para desenvolver a escrita fina percebi que muitas não serviriam para ela pois masinha , argila ela logo leva a boca , assim como papel , tambem a atividade de enrrolar o papel para fazer bola ela nao conseguiria por conta da imobilidade dos polegares. Há outras opções que eu possa utilizar pra que senha desenvolvida a escrita fina dela ?
    Obrigada

    • Teresita Panadés de Castro
      Posted 24/03/2017 at 9:02 pm

      Não sei o que vai responder o site e também é muito difícil sugerir algo sem conhecer o caso de perto e a opinião de outros profissionais que certamente acompanham a criança. Na minha opinião, antes da psicomotricidade fina, tem que ser trabalhada com essa criança a motricidade ampla além de observar como ela pega nos objetos para descobrir se o polegar tem movimento espontâneo, Já que ele é fundamental para o movimento de pinça. Mas quem não o tem logo arranja um substituto. Veja crianças que não tem mãos e escrevem com os pés, ou lhes falta algum dedo e elas se viram com os outros. Se você curte trabalhar com crianças que apresentam algumas deficiências, busque uma especialização. Pelo seu interesse em buscar ajuda, provavelmente você vai encontar sempre respostas e vai ser uma ótima profissional da educação. Vá em frente.

  • Zilca Martins
    Posted 14/08/2016 at 11:15 am

    Excelentes artigos! Simples, porém esclarecedores. Escritos de maneira cuidadosa para que um grande público possa ter acesso às informações valiosíssimas. Fico grata a vcs pela bela iniciativa.

  • Trackback: Corpo e movimento: uma reflexão sobre as relações da motricidade com a aprendizagem escolar - Artigos | NeuroSaber
  • Mara Pires
    Posted 22/08/2016 at 4:39 pm

    Creio q estes exercícios de movimento de pinça podem ser usados com adultos acometidos com patologias neurologicas q ficaram limitados nestes movimentos certo?

  • Vera Lucia Dutra Silva
    Posted 25/08/2016 at 12:56 am

    Obrigada por me enviar este artigo pois vai me ajudar na elaboração das atividades em sala
    de aula e também no estágio acadêmico na Classe Hospitalar.

  • Nena
    Posted 26/08/2016 at 7:03 am

    Oi! Através desse artigo pude perceber a importância desses movimentos para o desenvolvimento da criança. Que as vezes não damos muita atenção a eles.
    Obrigada por nos proporcionar esse exclarecimento.

  • Virgínia
    Posted 04/09/2016 at 4:18 pm

    Olá, sou professora de Educação Infantil e achei esse artigo de extrema relevância para o campo educacional; certamente, esse olhar sobre o desenvolvimento motor nas séries iniciais preconiza uma qualidade no processo escolar da criança como também minimiza problemas tão recorrentes na sala de aula. Eu gostaria de saber como estimular esse movimento de pinça em crianças com paralisia cerebral?

  • maria Lopes
    Posted 06/09/2016 at 11:43 pm

    Acho essa matéria bem interessante tenho procurado fazer essas atividades com a minha turma, eles adoram sempre ficam empolgados quando sabe que vamos fazer algo diferente sempre fazem com muita vontade, pois acham que é uma brincadeira diferente. Parabéns pela matéria.

    • Ricardo
      Posted 06/11/2022 at 5:30 pm

      Leio essas matérias e vejo como as pessoas tem o pensamento retrografo e de pensamento em massa. Não existe forma correta de segurar o lápis para escrita, a forma correta é como a criança se sente confortável e consegue escrever de uma legível.

  • tereza
    Posted 08/09/2016 at 10:17 pm

    Estou imensamente agradecida por receber esses artigos, pois através deles tenho enriquecido muito meu trabalho.

  • Dedeia
    Posted 08/09/2016 at 10:56 pm

    Gostei muito di artigo, pois defendo este método desde sempre. E um processo que tem que ser trabalhado desde o berçário

  • ELENICE
    Posted 09/09/2016 at 10:08 am

    Adorei este artigo, assim como os outros artigos. Estou terminando o curso de Pedagogia e esses artigos tem me ajudado bastante, alem de um filho de 4 anos e uma filha de 17 que está no ensino médio e ainda apresenta algumas dificuldades em leitura, ou seja em interpretar os textos. Tenho buscado ajudá-la com os conhecimentos adquiridos.

    • Adna
      Posted 21/09/2019 at 10:44 am

      Procure orientação de um Terapeuta Ocupacional, este é um profissional especializado na motricidade fina do ser humano 😉

    • Silvia Helena DAlessio
      Posted 14/05/2020 at 10:31 am

      Gostei desse artigo,pois vai me ajudar no estágio.

  • Marinalva Alves Martiniano
    Posted 19/09/2016 at 7:47 am

    Amei este artigo muito bom mesmo sou coordenadora da educação especial , vou passar para meus professores lerem também e discutir em nosso estudo semanal e de suma importância estes saberes sobre nossos alunos. Se realmemte comersarmos desde cedo o trabalho com eles seu desenvolvimento e mais eficaz

  • Trackback: A importância do movimento de pinça para a escrita | Blog dos Cardoso
  • Trackback: A importância do movimento de pinça para a escrita « Blog dos Cardoso
  • Dulcilene
    Posted 18/10/2016 at 9:10 am

    Sou apaixonada pelo desenvolvimento motor e costumo citar em minhas palestras que somos resultado de um grande esforço motor que é a persistência dos espermatozoides para encontrarem o início da vida.

  • lilah
    Posted 19/10/2016 at 8:25 pm

    ola. Muito enriquecedor seus artigos, certamente farão toda diferença em minha prática.Poderia me esclarecer um pouco mais sobre este parágrafo: os traços circulares e inclinados só aparecem mesmo na representação da criança depois que ela é capaz de cruzar a linha mediana do corpo, pois antes eles são representados tombando o papel.

  • Sandra Regina
    Posted 08/11/2016 at 2:24 pm

    É pena que, cada vez mais, as escolas de educação infantil estejam se ocupando demasiadamente com a alfabetização precoce. O maior agravante é que, além dos educadores, os próprios pais desconhecem a importância do desenvolvimento psicomotor das crianças.

  • Nancy Alves gomes
    Posted 28/01/2017 at 1:00 pm

    Muito bom esse artigo

  • Nancy Alves gomes
    Posted 28/01/2017 at 1:00 pm

    Excelente artigo.

  • Nancy Alves gomes
    Posted 28/01/2017 at 1:01 pm

    Parabéns!!! Otimo artigo

  • Diara Alencar
    Posted 28/01/2017 at 11:54 pm

    Dificuldades com movimento de pinça?
    Procure um Terapeuta Ocupacional! ?

  • Simone
    Posted 30/01/2017 at 8:35 am

    Excelente artigo. Concordo com a Sandra Regina quando comenta sobre os professsores de educação infantil. É fato. Geralmente se preocupam em ensinar as vogais e o alfabeto e deixam de lado os fundamentos mais importantes do processo ensino aprendizagem na educação infantil, que pena! Esses profissionais precisariam na minha opinião fazerem curso de reciclagem ou pelo menos aplicar o que aprenderam na faculdade. É muita gente despreparada. Vejo pelo meu filho que está no ensino infantil. É uma aprendizagem sem foco e sem embasamento para sua aprendizagem.

  • Ana Buettgen
    Posted 04/04/2017 at 7:06 pm

    Ótimo artigo… Confirma o que nós educadores observamos em sala de aula.

  • Araiani Menezes
    Posted 27/09/2017 at 12:39 am

    Muito interessante e relevante o texto.
    A aprendizagem, ao meu ver, é a soma dos aspectos cognitivos, motor, emocional e social.
    Sendo que os quatro se inter-relacionam.
    Habilidades cognitivas, motoras podem influenciar no aspecto emocional, por exemplo.
    Bem como o inverso.
    Psicóloga Araiani Menezes | [email protected]

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 8:39 am

      Obrigada pelo carinho!

  • Maria Joana
    Posted 06/04/2018 at 2:44 pm

    Olá, o meu filho de 7 anos, está no 2°ano e tem polidactília, ele não consegue fazer a pinça e tem todo um jeito de pegar no lápis, mais tem dificuldade de escrever. Alguém sabe o que tenho que fazer? Procurar fisioterapia?

  • Raquel Maria da Silveira
    Posted 27/01/2019 at 4:16 pm

    Exelente explanação sobre a iniciação à escrita. Trabalhei muitos anos com ensino fundamental. Adoro estudar e quero receber muitas informações. Obrigada.

  • berenice cardoso isaias
    Posted 30/04/2020 at 11:31 am

    Muito válido esse artigo, pois nos faz perceber a importância em acompanharmos diretamente os alunos, e de também proporcionar atividades lúdicas para que desenvolvam cada vez mais a parte motora.
    Parabéns.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 04/05/2020 at 6:34 pm

      Olá Berenice, Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los .

  • Zeli b Barboza
    Posted 30/04/2020 at 3:09 pm

    Quando eu fiz estagio remunerado no jardim cuidei de um menino altista tinha dificuldade para segurar então eu e a prof enrolamos EVA envolta do lapis deu bem certo para escrever e pintar.

  • berenice cardoso isaias
    Posted 30/04/2020 at 5:49 pm

    Muito válido esse artigo, pois nos faz perceber a importância em acompanharmos diretamente os alunos, e de também proporcionar atividades lúdicas para que desenvolvam cada vez mais a parte motora.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 04/05/2020 at 7:32 pm

      Olá Berenice, Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los .

  • Rosa ferreira de matos
    Posted 01/05/2020 at 12:36 pm

    Em tempos de pandemia , o artigo vem nos alimentar , dar suporte as nossas inintervenções , faz uma busca as nossas leituras no passado e nos dar mais suporte ao nosso planejamento em home office.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 04/05/2020 at 7:26 pm

      Olá Rosa,Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂

  • Elaine
    Posted 01/05/2020 at 2:48 pm

    Um conteúdo muito bom, que me fez recordar da minha infância, ao iniciar na escola tinha dificuldade em segurar o lápis para escrever, meu movimento de pinça foi pouco estimulado em casa, fui direto pra primeira série. adorei o conteúdo.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 01/05/2020 at 3:49 pm

      Olá Elaine, Que bom! Ficamos felizes continue sempre acompanhando .

  • Elaine
    Posted 01/05/2020 at 2:50 pm

    Um conteúdo apresentado com clareza, que me fez recordar da minha infância, ao iniciar na escola tinha dificuldade em segurar o lápis para escrever, meu movimento de pinça foi pouco estimulado em casa, fui direto pra primeira série. adorei o conteúdo.

  • MARILISE SCHWARTZ
    Posted 01/05/2020 at 9:22 pm

    ESSE MOVIMENTO DE PINÇA DEVE SER MAIS TRABALHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
    OBRIGADA POR PROPORCIONAR ESSE ESCLARECIMENTO E AS SUAS FUNÇÕES,QUE PARA MUITOS PASSA DESPERCEBIDO,OBRIGADA PELO TRABALHO.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 04/05/2020 at 7:19 pm

      Olá Marilise, Para nós é um prazer poder contribuir .

  • MARILISE SCHWARTZ
    Posted 01/05/2020 at 9:27 pm

    Ótimo trabalho,penso que no fundamental se faz necessário também o caderno de caligrafia.

  • Regina Silvia Cardoso
    Posted 02/05/2020 at 9:49 am

    Ótimo conteúdo para ser compartilhado.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 04/05/2020 at 7:20 pm

      Olá Regina , Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los.

  • Caroline de Souza
    Posted 04/05/2020 at 1:41 pm

    Muito boa a matéria com bastante exemplos.

  • REGIANI MARIA DA ROCHA GRAH
    Posted 04/05/2020 at 2:36 pm

    Para nós professores de Artes trabalhos manuais como rasgar papel, enrolar bolinhas de papel, transportar materiais, desenhar, pintar, recortar , modelar, colar e muito mais.
    Estamos sempre trinando habilidades que facilitará a escrita.

  • Janete Ana Buzzi Possamai
    Posted 04/05/2020 at 10:46 pm

    Esse artigo só vem nos auxiliar cada vez mais nas atividades lúdicas a ser trabalhadas na parte motora com as crianças , pois essas atividades são de extrema importância para a aquisição de determinadas habilidades que serão utilizadas para toda a vida.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 05/05/2020 at 5:29 pm

      Olá Janete, Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los.

  • Sonia Eger Censi
    Posted 05/05/2020 at 9:12 am

    Conheço pessoas que não tiveram esse treinamento quando pequenas e, no entanto tem uma coordenação motora fina excelente. Gostaria de saber a que se deve isso?

    • Suporte Neurosaber
      Posted 06/05/2020 at 9:41 am

      Olá Sonia, Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato .

  • Trackback: Pinçando – PEDAGOHALEH
  • Trackback: Pinçando – PEDAGOHALEH
  • Trackback: Praxia fina: 7 brincadeiras que estimulam essa habilidade - Instituto NeuroSaber

Leave a comment

0.0/5