Intervenção psicopedagógica em casos de TEA

As intervenções são terapias que especialistas aplicam em pacientes a fim de promover o desenvolvimento de aspectos fundamentais para a sua autonomia. Dentro dos casos envolvendo distúrbios e doenças que interferem na cognição, esses tratamentos são bastante necessários. Sendo assim, o artigo de hoje falará sobre a psicopedagogia no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e como essa área do conhecimento pode contribuir para a pessoa que vive com autismo.
Conteúdo
O que é a psicopedagogia?
De acordo com definições acadêmicas, a Psicopedagogia é uma área destinada a investigar a relação da criança com a aprendizagem. Isso inclui uma abordagem que transita entre aspectos psicológicos, pedagógicos, cognitivos e afetivos. Esses quatro pilares são comumente observados em uma criança ou jovem com autismo, pois eles são responsáveis também pelo comportamento da pessoa no espaço em que vive.
Deve-se salientar que o campo psicopedagógico é amplamente investigativo, dando ao profissional total condição para que o especialista crie formas de desenvolver o melhor caminho para a aprendizagem.
Pesquisadores da área afirmam que a psicopedagogia tem a prerrogativa de se basear na “observação e análise profunda de uma situação concreta”. Isso possibilita que o psicopedagogo tenha conhecimentos prévios e fundamentados das características do TEA e, assim, proporcionar aos pequenos uma intervenção eficaz; principalmente que trabalhe os aspectos comportamentais e cognitivos.
A psicopedagogia no TEA: impulsionado o conhecimento
O profissional da área tem a missão de estabelecer a maneira mais adequada de socializar os conhecimentos que estão disponíveis, incentivar o desenvolvimento cognitivo da criança e ajudá-la na construção de regras de conduta mais assertivas; enfocando a convivência do indivíduo na sociedade.
Além disso, vale ressaltar que a psicopedagogia no TEA tem a função de contribuir na compreensão, assimilação e orientação comportamentais, possibilitando aos pacientes um novo padrão de se relacionar com o mundo e até mesmo a quebra de paradigmas.
Desafios da psicopedagogia no TEA: estímulo para os especialistas
Diante da abrangência da psicopedagogia nas intervenções propostas para o autismo, pode-se afirmar que a área em si lida com a aprendizagem como processo de construção. Isso é responsável pela formulação de aspectos (inquietações, curiosidades e reformulações) que se apresentam como desafios para os profissionais, sobretudo na busca por uma interação mais aprofundada com o indivíduo.
Existe outro ponto que simboliza o desafio para a psicopedagogia no TEA: o fato desses profissionais atuarem com o enfoque diferente dos demais especialistas, cujas intervenções também são voltadas para esses casos (autismo). Importante salientar que a ação psicopedagógica procura focar não a patologia em si (TEA), mas os aspectos que contribuem na aprendizagem da criança. Isso é possível graças ao papel do psicopedagogo em apresentar o ato de aprender, mas de uma forma que una a aprendizagem com a peculiaridade que a criança tem de construir o seu conhecimento.
Respeitando cada caso
A psicopedagogia no TEA é uma área de extrema relevância para o desenvolvimento de uma pessoa que viva com autismo. No entanto, é imprescindível que os terapeutas saibam abordar cada caso de forma separada a fim que as intervenções promovam os pontos desejados para a criança e adolescente: capacidade de compreensão e assimilação na interação com outras pessoas; desenvolvimento de técnicas comunicativas, entre outro.
19 Comments
Muito bom aprender sobre autismo e a forma como vamos atuar na clínica.
atividades de como trabalhar com transtorno TEA alzabetização.
Olá Giovana ,
vai até opção de artigos e clique no TEA onde tem muitas informações que poderá te ajudar .
Olá, gostaria de citar este artigo em meu trabalho acadêmico. Quem é o autor?
Olá Melissa , Dr. Clay Brites .
Sou psicopedagoga e pela primeira vez vou trabalhar com uma criança com TEA de 2 anos. Gostaria de receber mais informações, artigos sobre o trabalho com esta faixa etária.
Obrigada
Olá Alessandra ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
http://www.neurosaber.com.br
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
FanPage : Neurosaber
Sensaciona!!!
Parabéns pelo artigo. Minha pergunta seria sobre o autor do artigo, mas vi acima sua resposta ????
Vou escrever um artigo. Gostaria de saber, se a caso vcs poderiam indicar trabalhos, livros e/ou outros artigos sobre a psicopedagogia e o autismo
..Grata
Olá Rose , Segue sugestões de leitura:
Transtornos do Espectro Autista
José Salomão Schwartzman
Ed. Memnon
Autismo : Perspectivas no Dia-a-Dia
Marcia Valiati
Sérgio Antoniuk
Ed. Ithala
Artigos Científicos em Autismo
Bosa C. Autismo: breve revisão de diferentes abordagens. Psicol. Reflex. Crit. 13(1), 2000.
AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS – Committee on Children With Disabilities
The Pediatrician’s Role in the Diagnosis and Management of Autistic Spectrum Disorder in Children. 2001; Pediatrics, 107(5):1221-1226
Matson JL, Goldin R. Comorbidity and autism: Trends, topics and future directions. Res Autism Spect Dis. 2013; 7:1228-33.
Jeste, SS; Tuchman, R. Autism Spectrum Disorder and Epilepsy: Two Sides of the Same Coin? Journal of Child Neurology. 2015; 1-9
Maenner MJ e cols. Potential Impact of DSM-5 Criteria on Autism Spectrum Disorder Prevalence Estimates. JAMA Psychiatry. 2014 March ; 71(3): 292–300.
Gomes PTN e cols. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. J Pediatr (Rio J). 2015; 91(2):111-121.
American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (AACAP). PRACTICE PARAMETER FOR THE ASSESSMENT AND TREATMENT OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. 2015
Francisco B Assumpção Jr FB, Pimentel ACM. Autismo infantil. Rev Bras Psiquiatr 2000;22(Supl I):37-9
Krevelen DAV. Early Infantile Autism and Autistic Psychopathy. Journal of Autistic and Childhood Schizophrenia. 1971; 1(1): 82-86.
Weidenhem KM. Neuropatología del Autism. Rev Bras Psiquiatr 2000;22(Supl I):37-9
Czermainski FR. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO . Dissertação de Mestrado. UFRGS, 2012.
Barbeau EB e cols. Comparing Motor Skills in Autism Spectrum Individuals With and Without Speech Delay . Autism Res 2015; 1-12.
APA (2011) vd. http://www.dsm5.org/proposedrevision/Pages/ SchizophreniaSpectrumandOtherPsychoticDisorders.aspx
Pereira A, Riesgo RS, Wagner MB. Childhood autism: translation and validation of the Childhood Autism Rating Scale for use in Brazil (Autismo infantil: tradução e validação da Childhood Autism Rating Scale para uso no Brasil) J Pediatr (Rio J). 2008; 84(6):487-494.
Dewey D, Cantell M, Crawford SG. Motor and gestural performance in children with autism spectrum disorders, developmental coordination disorder, and0or attention deficit hyperactivity disorder . Journal of the International Neuropsychological Society (2007), 13, 246–256.
Durkin MS e cols. Autism Screening and Diagnosis in Low Resource Settings: Challenges and Opportunities to Enhance Research and Services Worldwide.
Autism Research 00: 00–00, 2015.
Silva M, Mallick, JA. Diagnosticando o Transtorno Autista: Aspectos Fundamentais e Considerações Práticas . PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2009, 29 (1), 116-131.
Parabéns à equipe do Neurosaber, sou Psicopedagoga, e estou iniciando trabalho com crianças autistas, em paralelo com a arte (desenho e pintura), e o conteúdo que essa equipe nos oferece, é muito valioso para desenvolvermos nosso trabalho e aprender mais sobre esse universo.
Florinda E. Sellis
Parabéns à equipe do Neurosaber, sou Psicopedagoga, e estou iniciando trabalho com crianças autistas, em paralelo com a arte (desenho e pintura), e o conteúdo que essa equipe nos oferece, é muito valioso para desenvolvermos nosso trabalho e aprender mais sobre esse universo.
Olá! Parabéns pelo artigo. Gostaria de saber como cita-ló ?
Olá Idalia,
Faça a citação usando o link do artigo conforme as normas da ABNT.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Boa tarde!
Vou realizar um artigo científico com o tema: A atuação do psicopedagogo com intervenção com crianças com Tea, vocês teriam algum material que possa ajudar?
Olá Fernanda,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Gostaria de saber o que abordar num primeiro encontro com autista de 17 anos?
Olá Andreia, tudo bem?
Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙