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Intervenção psicopedagógica em casos de TEA

As intervenções são terapias que especialistas aplicam em pacientes a fim de promover o desenvolvimento de aspectos fundamentais para a sua autonomia. Dentro dos casos envolvendo distúrbios e doenças que interferem na cognição, esses tratamentos são bastante necessários. Sendo assim, o artigo de hoje falará sobre a psicopedagogia no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e como essa área do conhecimento pode contribuir para a pessoa que vive com autismo.

O que é a psicopedagogia?

De acordo com definições acadêmicas, a Psicopedagogia é uma área destinada a investigar a relação da criança com a aprendizagem. Isso inclui uma abordagem que transita entre aspectos psicológicos, pedagógicos, cognitivos e afetivos. Esses quatro pilares são comumente observados em uma criança ou jovem com autismo, pois eles são responsáveis também pelo comportamento da pessoa no espaço em que vive.
Deve-se salientar que o campo psicopedagógico é amplamente investigativo, dando ao profissional total condição para que o especialista crie formas de desenvolver o melhor caminho para a aprendizagem.
Pesquisadores da área afirmam que a psicopedagogia tem a prerrogativa de se basear na “observação e análise profunda de uma situação concreta”. Isso possibilita que o psicopedagogo tenha conhecimentos prévios e fundamentados das características do TEA e, assim, proporcionar aos pequenos uma intervenção eficaz; principalmente que trabalhe os aspectos comportamentais e cognitivos.

A psicopedagogia no TEA: impulsionado o conhecimento

O profissional da área tem a missão de estabelecer a maneira mais adequada de socializar os conhecimentos que estão disponíveis, incentivar o desenvolvimento cognitivo da criança e ajudá-la na construção de regras de conduta mais assertivas; enfocando a convivência do indivíduo na sociedade.
Além disso, vale ressaltar que a psicopedagogia no TEA tem a função de contribuir na compreensão, assimilação e orientação comportamentais, possibilitando aos pacientes um novo padrão de se relacionar com o mundo e até mesmo a quebra de paradigmas.

Desafios da psicopedagogia no TEA: estímulo para os especialistas

Diante da abrangência da psicopedagogia nas intervenções propostas para o autismo, pode-se afirmar que a área em si lida com a aprendizagem como processo de construção. Isso é responsável pela formulação de aspectos (inquietações, curiosidades e reformulações) que se apresentam como desafios para os profissionais, sobretudo na busca por uma interação mais aprofundada com o indivíduo.
Existe outro ponto que simboliza o desafio para a psicopedagogia no TEA: o fato desses profissionais atuarem com o enfoque diferente dos demais especialistas, cujas intervenções também são voltadas para esses casos (autismo). Importante salientar que a ação psicopedagógica procura focar não a patologia em si (TEA), mas os aspectos que contribuem na aprendizagem da criança. Isso é possível graças ao papel do psicopedagogo em apresentar o ato de aprender, mas de uma forma que una a aprendizagem com a peculiaridade que a criança tem de construir o seu conhecimento.

Respeitando cada caso

A psicopedagogia no TEA é uma área de extrema relevância para o desenvolvimento de uma pessoa que viva com autismo. No entanto, é imprescindível que os terapeutas saibam abordar cada caso de forma separada a fim que as intervenções promovam os pontos desejados para a criança e adolescente: capacidade de compreensão e assimilação na interação com outras pessoas; desenvolvimento de técnicas comunicativas, entre outro.

19 Comments

  • Evelone
    Posted 02/08/2018 at 10:25 am

    Muito bom aprender sobre autismo e a forma como vamos atuar na clínica.

  • Giovana Kunsler Furlan
    Posted 08/08/2018 at 3:20 pm

    atividades de como trabalhar com transtorno TEA alzabetização.

    • Adriana Matias
      Posted 10/08/2018 at 9:10 am

      Olá Giovana ,
      vai até opção de artigos e clique no TEA onde tem muitas informações que poderá te ajudar .

  • Melissa Rezende
    Posted 30/09/2018 at 5:51 pm

    Olá, gostaria de citar este artigo em meu trabalho acadêmico. Quem é o autor?

    • Adriana Matias
      Posted 01/10/2018 at 9:53 am

      Olá Melissa , Dr. Clay Brites .

  • Alessandra
    Posted 25/10/2018 at 11:50 am

    Sou psicopedagoga e pela primeira vez vou trabalhar com uma criança com TEA de 2 anos. Gostaria de receber mais informações, artigos sobre o trabalho com esta faixa etária.
    Obrigada

  • Rose Mari
    Posted 07/03/2019 at 2:17 pm

    Sensaciona!!!
    Parabéns pelo artigo. Minha pergunta seria sobre o autor do artigo, mas vi acima sua resposta ????

  • Rose Mari
    Posted 07/03/2019 at 2:20 pm

    Vou escrever um artigo. Gostaria de saber, se a caso vcs poderiam indicar trabalhos, livros e/ou outros artigos sobre a psicopedagogia e o autismo
    ..Grata

    • Suporte Neurosaber
      Posted 07/03/2019 at 3:53 pm

      Olá Rose , Segue sugestões de leitura:
      Transtornos do Espectro Autista
      José Salomão Schwartzman
      Ed. Memnon
      Autismo : Perspectivas no Dia-a-Dia
      Marcia Valiati
      Sérgio Antoniuk
      Ed. Ithala
      Artigos Científicos em Autismo
      Bosa C. Autismo: breve revisão de diferentes abordagens. Psicol. Reflex. Crit. 13(1), 2000.
      AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS – Committee on Children With Disabilities
      The Pediatrician’s Role in the Diagnosis and Management of Autistic Spectrum Disorder in Children. 2001; Pediatrics, 107(5):1221-1226
      Matson JL, Goldin R. Comorbidity and autism: Trends, topics and future directions. Res Autism Spect Dis. 2013; 7:1228-33.
      Jeste, SS; Tuchman, R. Autism Spectrum Disorder and Epilepsy: Two Sides of the Same Coin? Journal of Child Neurology. 2015; 1-9
      Maenner MJ e cols. Potential Impact of DSM-5 Criteria on Autism Spectrum Disorder Prevalence Estimates. JAMA Psychiatry. 2014 March ; 71(3): 292–300.
      Gomes PTN e cols. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. J Pediatr (Rio J). 2015; 91(2):111-121.
      American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (AACAP). PRACTICE PARAMETER FOR THE ASSESSMENT AND TREATMENT OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. 2015
      Francisco B Assumpção Jr FB, Pimentel ACM. Autismo infantil. Rev Bras Psiquiatr 2000;22(Supl I):37-9
      Krevelen DAV. Early Infantile Autism and Autistic Psychopathy. Journal of Autistic and Childhood Schizophrenia. 1971; 1(1): 82-86.
      Weidenhem KM. Neuropatología del Autism. Rev Bras Psiquiatr 2000;22(Supl I):37-9
      Czermainski FR. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO . Dissertação de Mestrado. UFRGS, 2012.
      Barbeau EB e cols. Comparing Motor Skills in Autism Spectrum Individuals With and Without Speech Delay . Autism Res 2015; 1-12.
      APA (2011) vd. http://www.dsm5.org/proposedrevision/Pages/ SchizophreniaSpectrumandOtherPsychoticDisorders.aspx
      Pereira A, Riesgo RS, Wagner MB. Childhood autism: translation and validation of the Childhood Autism Rating Scale for use in Brazil (Autismo infantil: tradução e validação da Childhood Autism Rating Scale para uso no Brasil) J Pediatr (Rio J). 2008; 84(6):487-494.
      Dewey D, Cantell M, Crawford SG. Motor and gestural performance in children with autism spectrum disorders, developmental coordination disorder, and0or attention deficit hyperactivity disorder . Journal of the International Neuropsychological Society (2007), 13, 246–256.
      Durkin MS e cols. Autism Screening and Diagnosis in Low Resource Settings: Challenges and Opportunities to Enhance Research and Services Worldwide.
      Autism Research 00: 00–00, 2015.
      Silva M, Mallick, JA. Diagnosticando o Transtorno Autista: Aspectos Fundamentais e Considerações Práticas . PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2009, 29 (1), 116-131.

  • Florinda Eunice Sellis
    Posted 28/06/2019 at 3:12 pm

    Parabéns à equipe do Neurosaber, sou Psicopedagoga, e estou iniciando trabalho com crianças autistas, em paralelo com a arte (desenho e pintura), e o conteúdo que essa equipe nos oferece, é muito valioso para desenvolvermos nosso trabalho e aprender mais sobre esse universo.

  • Florinda Eunice Sellis
    Posted 29/06/2019 at 11:35 am

    Florinda E. Sellis
    Parabéns à equipe do Neurosaber, sou Psicopedagoga, e estou iniciando trabalho com crianças autistas, em paralelo com a arte (desenho e pintura), e o conteúdo que essa equipe nos oferece, é muito valioso para desenvolvermos nosso trabalho e aprender mais sobre esse universo.

  • Idalia
    Posted 13/11/2020 at 7:08 pm

    Olá! Parabéns pelo artigo. Gostaria de saber como cita-ló ?

    • NeuroSaber
      Posted 13/11/2020 at 7:31 pm

      Olá Idalia,
      Faça a citação usando o link do artigo conforme as normas da ABNT.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Fernanda L C Oliveira
    Posted 06/03/2021 at 6:20 pm

    Boa tarde!
    Vou realizar um artigo científico com o tema: A atuação do psicopedagogo com intervenção com crianças com Tea, vocês teriam algum material que possa ajudar?

  • Andreia
    Posted 28/07/2022 at 6:42 pm

    Gostaria de saber o que abordar num primeiro encontro com autista de 17 anos?

    • Solange
      Posted 28/07/2022 at 6:48 pm

      Olá Andreia, tudo bem?

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Descubra como a Terapia Ocupacional pode ajudar no tratamento de um Autista – Diário do Sudoeste

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