Skip to content Skip to footer

Letra Cursiva ou Letra Bastão: qual a melhor letra para se começar o processo de alfabetização?

Hoje trataremos aqui sobre um assunto muito importante para a criança: o domínio da escrita. Dentro do processo de alfabetização, o que a gente aprende antes: ler ou escrever? É imprescindível que saibamos isso. A resposta é leitura.
A escrita vem depois. A leitura parte de um pressuposto processual, pois ela começa a partir dos olhos. Vale dizer que há um processamento visual.

Então a escrita é mais difícil?

Sim. A escrita é um processo extremamente elaborado em nosso cérebro e exige muito mais coordenação de várias áreas cognitivas do que a leitura. Quando vamos escrever, por exemplo, geralmente escrevemos algo que já lemos; ou a letra que já decodificamos. Sendo assim, a escrita é algo difícil para o cérebro.

Como acontece o processo da escrita?

O processo de escrita formal, quando a criança está entre seus 6 e 7 anos, tem que estar sendo estimulado desde 1 ou 2 aninhos. É um longo caminho.
– Movimento de pinça
O movimento de pinça começa a se desenvolver na criança a partir dos 9 meses. Isso é muito importante, pois futuramente vai ser necessário esse detalhe para exercitar a força e a capacidade de segurar objetos.
– Desenvolvimento da mão
Nos 3 primeiros anos, a criança precisa explorar as mãos, seja com massinhas e outros objetos que trabalhem essa habilidade. Daí que entre os 3 e 4 anos, nós começamos a desenvolver linhas horizontais e verticais. A gente percebe que os pequenos demonstram uma exploração que pende mais para essas formas. Seus desenhos passam a adotar contornos mais definidos.
– Pontilhados para aprimorar os movimentos
Por volta dos 5 anos, as crianças podem trabalhar com pontilhados para aperfeiçoar os movimentos. Já a partir dos 6 anos, o pequeno pode ser apresentado à letra cursiva para começar a exercitar movimentos um pouco mais complexos.
– Finalmente a letra cursiva
Por volta dos 6 a 7 anos ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.

Autismo: como ocorre a questão da escrita?

Tanto no autismo quanto no TDAH, a dificuldade de coordenação motora e a escrita exigem muito do cérebro. Essa prática exige um mecanismo que se chama autorregulação (para organizar os movimentos). No caso desses transtornos, elas têm muita dificuldade em tais aspectos.
Em tal situação, a criança é estimulada no desenvolvimento da letra cursiva. Entretanto, quando ela apresenta muita dificuldade, especialistas recomendam a letra bastão, que embora seja mais custosa ao cérebro de uma criança, pois ela pode significar a solução.

O que dizem as pesquisas?

Estudos dizem que crianças, cuja alfabetização se dá com letra cursiva, têm o percentual cognitivo maior do que crianças alfabetizadas no tablet, por exemplo.
Criança que é alfabetizada com letra cursiva erra menos questões ortográficas, porque o pequeno tem uma memória motora melhor do que quando ele escreve com outro tipo de letra.

As cinco dicas importantes para auxiliar o desenvolvimento

– Habilidade de esquema e imagem corporal;
– Equilíbrio e postura;
– Força e tônus (atividades que elas precisam pegar pesos diferentes);
– Trabalhar com os olhos (pois a criança percebe o movimento que faz com as mãos).
– Pegar pedrinhas e massinhas para trabalhar as mãos.

 
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

15 Comments

  • Marília Gabriela Alves
    Posted 14/06/2018 at 10:22 pm

    Amei a matéria. Sou formada em Magistério, e tenho um filho com TEA q está no processo de alfabetização.
    Meu sonho é poder fazer um curso com vcs.
    Amo essa página e se eu pudesse Dr. Clay seria o médico do meu pequeno.

  • Anabela Magalhães de Andrade
    Posted 18/06/2018 at 3:01 pm

    Boa tarde! Excelente matéria…como sempre ,gosto de ler tdas com seu conteúdo interessante e bem explicativo. Estão de parabéns!

  • Vanivia jesus souza
    Posted 19/06/2018 at 10:15 am

    Adorei estou encantada ,muito interessante !!!

  • Rosilda
    Posted 24/06/2018 at 4:52 pm

    Boa tarde!
    Estou amando todos os conteúdos postados.
    Desde a IV jornada Neurosaber, não paro de acompanhar.
    Parabéns!

  • Simone Gomes
    Posted 27/06/2018 at 1:45 pm

    Sempre achei que a escrita é a expressão do pensamento. Muito bom, amei.

  • Giovanna
    Posted 28/06/2018 at 7:08 am

    Muito esclarecedor o assunto o conhecimento nos permite melhorar cada vez mais nossa prática.

  • Lucilene Segantini
    Posted 12/07/2018 at 11:05 pm

    Matéria simplimente , fantástica !

  • BETÂNIA VIANA DE OLIVEIRA SANTOS
    Posted 13/07/2018 at 2:44 pm

    DESDE QUANDO PARTICIPEI DA IV JORNADA DA NEURO SABER, ESTOU SEMPRE ESTUDANDO SOBRE O ASSUNTO E CADA DIA APRENDO MAIS COMO LIDAR COM AS DIVERSAS SITUAÇÕES QUE ACONTECEM EM SALA DE AULA. COMPREI O GUIA TOD, ELE É EXCELENTE.
    HÁ POUCOS DIAS O MEU FILHO FOI DIAGNOSTICADO ( TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) TEA, SÍNDROME DE ASPERGER ( COMORBIDADE) COM TOD .
    DESDE ENTÃO NÃO PARO DE BUSCAR CONHECIMENTOS SOBRE ESSE ASSUNTO.

  • BETÂNIA VIANA DE OLIVEIRA SANTOS
    Posted 13/07/2018 at 2:55 pm

    AMEI ESSA AULA SOU PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS E DE ALFABETIZAÇÃO, ESSA QUESTÃO É MUITO DEBATIDA SOBRE A LETRA CURSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS NA PRE ESCOLA. É MUITO BOM SABER QUE DEVEMOS SIM TRABALHAR COM LETRA CURSIVA COM AS CRIANÇAS DESDE CEDO.

  • Kátia - Aletramento Materno
    Posted 24/02/2019 at 4:36 pm

    Excelente abordagem! Parabéns!!!

    • Suporte Neurosaber
      Posted 27/02/2019 at 2:18 pm

      Olá Katia , que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • Aparecida
    Posted 29/05/2019 at 11:17 pm

    Olá achei muito importante a matéria tenho um filho de 12 anos que está no sexto ano do ensino fundamental nunca aprendeu escrever letra cursiva e ele tem muita angústia por conta disso escreve em bastão e muito elegível achei interessante fazer esse curso

  • Priscila
    Posted 20/08/2020 at 2:12 am

    Amei a matéria! Tenho um filho de 4 anos no Jardim. E estou tendo sérios problemas, pois a professora insiste em passar coordenação no bendito caderno quadriculado e caderno de linhas verdes, e muitas repetições, e ainda por cima letra cursiva maiúscula e minúscula. Meu filho esta pegando aversão as aulas, fica tão irritado e nervoso que chega a suar as mãozinhas de pingar.

  • Julieuma Cristina de sousa gomes
    Posted 08/02/2021 at 5:45 pm

    Adorei a sugestam pois o meu filho tem 5 anos tem muita dificuldade de repetir as letras então já vou começar a treinar ele cobrindo pois é uma tática apropriada para aprender

  • Fernanda da silva
    Posted 24/10/2021 at 1:42 pm

    Bom dia,meu filho tem 5 para 6 anos…desde dos 4 anos começou a se desenvolver muito rápido..Ama números começo por ai..mais ja sabia escrever letras de forma tbm..mais agora ele ja esta sabendo ler..e agora começo ter enteresse tbm em fazer letra cursiva..fico boba com a facilidade que ele tem em aprender..e tbm faz cálculos mentais com numeros grande…..eu gostaria de saber como posso trabalhar com ele,em relação a isso para não atrapalhar ele na escola..pq ele vai para o 1° ano ainda.

Leave a comment

0.0/5