Skip to content Skip to footer

Letramento e alfabetização: Entenda as diferenças

A alfabetização e o letramento são processos importantes que introduzem a criança no mundo da escrita e da leitura. Entenda as diferenças entre eles, neste artigo.

Aprender a ler, a escrever e a se comunicar através da língua e da escrita é fundamental para a inserção social. Dessa forma, o processo de alfabetização é sempre um momento muito aguardado pelos pais e um desafio para os professores.

No entanto, é importante ressaltar que uma criança alfabetizada não é necessariamente, letrada. Existem diferenças importantes entre esses dois conceitos e é preciso saber identificá-las para oferecer as oportunidades certas para a criança se desenvolver nos dois processos.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para você compreender as diferenças entre letramento e alfabetização. Boa leitura!

Diferenças entre letramento e alfabetização

No Brasil, segundo a lei, o processo de alfabetização deve ocorrer nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Os professores buscam as melhores metodologias para ajudar os alunos na aprendizagem das habilidades de leitura e escrita.

Antes de falarmos sobre atividades que favorecem ambos os processos, precisamos entender a diferença entre alfabetização e letramento. Embora façam parte de um mesmo processo, são conceitos diferentes. 

Alfabetização é o processo de aquisição de leitura, de técnicas e habilidades para a prática da leitura e da escrita. Quando a criança domina o sistema de escrita ela conquistou habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas. Podemos dizer que ela está alfabetizada.

Já o letramento é um conjunto de práticas que dizem da capacidade de usar diferentes materiais escritos, ou seja, a habilidade de interpretar e aplicar a leitura e a escrita no cotidiano.

Dessa forma, o papel do professor é ser mediador desse conhecimento, desenvolvendo as habilidades de seus alunos.

Na alfabetização, a criança aprende a decodificar os elementos da escrita, o que não significa que ela será capaz de interpretar o contexto do que lê, por exemplo. Esse processo passa por etapas: como memorizar o alfabeto e reconhecer as letras e as sílabas.

O letramento é um processo de aprofundamento da alfabetização, pois não se trata apenas da decodificação da língua, mas da sua interpretação e domínio.

Um aluno alfabetizado, capaz de compreender uma história que lê e se expressar com clareza a respeito desse entendimento, é um indivíduo letrado. Portanto, a criança alfabetizada sabe ler e escrever e a letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.

A criança letrada pode organizar discursos, interpretar textos e refletir sobre o que lê. Assim, podemos dizer que as principais diferenças entre alfabetização e letramento se relacionam com a qualidade de domínio e frequência do uso da leitura e escrita no cotidiano. Além da capacidade de interpretação e de lidar com as demandas sociais

Transformando um aluno alfabetizado em letrado

A criança entra em contato com a escrita antes mesmo de entrar na escola. No entanto, é importante ajudá-la a se inserir no mundo letrado, desenvolvendo a consciência fonológica e promovendo a aprendizagem das letras.

Inserir a criança no meio letrado, ajuda na alfabetização. Ao tornar a leitura e a escrita presentes nas atividades do dia a dia, pais e professores ajudam a criança a construir uma relação com o mundo das letras e da língua.

Dessa forma, alfabetizar sem inserir a criança no mundo da escrita e da leitura, no seu cotidiano, não irá torná-la letrada. Saber ler e escrever simplesmente, não significa que a criança tenha aprendido o som da palavra ou que a compreende em diferentes contextos.

A criança passa por fases na alfabetização até se tornar apta para ler e escrever. É muito importante respeitar o tempo de cada criança e prepará-las para ao aprendizado da decodificação, sem pular etapas. Dessa forma, pode ser alfabetizada e se tornar capaz de usar esse conhecimento em sua vida diária.

O professor pode ajudá-la nessa travessia, de passar de alfabetizada a letrada, usando recursos que fazem parte da vida dela, interpretando as histórias que lê, promovendo o contato com a musicalidade e ajudando-a em suas dificuldades.

Ainda que as diferenças entre alfabetização e letramento sejam sutis, é importante compreendê-las, porque afetam o desenvolvimento das crianças.

Ao planejar as atividades, o professor precisa ter clareza sobre as habilidades que quer trabalhar, se elas têm relação com o cotidiano dos alunos e, principalmente, se são capazes de desenvolver o vocabulário e a interpretação.

Atividades que favorecem esses processos são: leitura de histórias com debate, análise de textos de jornais e revistas, receitas culinárias e atividades lúdicas. Algumas ferramentas digitais ajudam na alfabetização e letramento, como livros, jogos e aplicativos.

Restou alguma dúvida sobre as diferenças entre alfabetização e letramento? Deixe nos comentários.

Referências:

MARTINS, Edson e Luana Cristine Spechela. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf
GOULART, Cecília M. A.O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf

15 Comments

  • Nadir Barbosa de Lima
    Posted 29/08/2020 at 12:21 pm

    Perfeita a explicação. Nenhuma dúvida. Só acréscimo. Muito obrigada!

    • NeuroSaber
      Posted 31/08/2020 at 7:16 pm

      Olá Nadir,
      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • Monica
    Posted 29/08/2020 at 12:37 pm

    Como é difícil trabalhar o letramento dentro da escola quando se está numa instituição onde o ensino/ aprendizagem acontece de forma imperativa.

  • Fabiola Del Carmen Espinoza Fuentes
    Posted 29/08/2020 at 6:15 pm

    Boa tarde! Amei o artigo e é muito bom fazer esta diferenciação entre alfabetização e letramento porque muitos confundem. Foi bastante esclarecedor e não tenho dívida alguma. Você explicou de maneira simples e bastante objetiva, parabéns!

  • sandra regina silveira de almeida
    Posted 31/08/2020 at 11:58 pm

    Boa noite, excelente o conteúdo do artigo, objetivo e esclarecedor. Material necessário para quem está atuando na área ou auxiliando o(a) filho(a) nesta fase tão importante da vida escolar.

  • Maria Nalva Cordeiro Leite
    Posted 01/09/2020 at 11:29 am

    Bom dia parabéns estou muito feliz de está tendo esses conhecimentos tão importante para a minha formação. Estou no último ano de Pedagogia e tuso está sendo importante para oeu
    tema do meu TCC.

  • Edileuza Maria de Araújo Aves
    Posted 01/09/2020 at 1:13 pm

    Muito esclarecedor e enriquecedor . Parabéns!

  • Teresa Cristina
    Posted 01/09/2020 at 4:44 pm

    Boa tarde! Explicação simples e objetiva!

  • Laertson Ferreira Freitas
    Posted 04/03/2021 at 1:02 am

    Eu, como leigo que sou na área pedagógica, apesar de trabalhar na educação infantil como auxiliar de sala, achei que alfabetização fosse um termo em desuso e que, atualmente, estava sendo utilizado o termo letramento, com o mesmo significado! Agora sei que alfabetização é uma coisa e letramento é outra totalmente diferente mas que uma é a continuação da outra. É viver e aprender! Quão leigo eu estava com relação ao assunto! Valeu mesmo pelo brilhante esclarecimento.

  • Vanessa Aparecida de Moura Fortes
    Posted 25/11/2021 at 1:17 pm

    muito explicativo e objetivo, gostei muito….

    • Webster
      Posted 25/11/2021 at 5:28 pm

      Olá, Vanessa

      Agradecemos pela confiança em nosso trabalho.

      Continue nos acompanhando pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • JUSSARA DOURADO SOARES
    Posted 02/02/2022 at 5:12 pm

    Explanação clara e objetiva..era o que estava procurando.. muito obrigada pelo artigo.. Parabéns.

    • Solange
      Posted 02/02/2022 at 11:07 pm

      Olá Jussara, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Marileide de oliveira Silva Fernandes
    Posted 05/09/2022 at 1:59 am

    Nossa amei,muito clara a explicação e objetiva, cada vez que eu aprofundo nas leituras,eu supreendo com tantas coisas novas que estou aprendendo, obrigada.

    • Solange
      Posted 05/09/2022 at 8:54 pm

      Olá Marileide, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5