Letramento e alfabetização: Entenda as diferenças

Letramento e alfabetização são processos importantes que introduzem a criança no mundo da escrita e da leitura. Entenda as diferenças entre eles, neste artigo.
Aprender a ler, a escrever e a se comunicar através da língua e da escrita é fundamental para a inserção social. Dessa forma, o processo de alfabetização infantil é sempre um momento muito aguardado pelos pais e um desafio para os professores.
No entanto, é importante ressaltar que uma criança alfabetizada não é necessariamente, letrada. Existem diferenças importantes entre esses dois conceitos e é preciso saber identificá-las para oferecer as oportunidades certas para a criança se desenvolver nos dois processos.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para você compreender as diferenças entre letramento e alfabetização. Boa leitura!
Conteúdo
Diferenças entre letramento e alfabetização
O processo de alfabetização é mais do que apenas ensinar a ler e a escrever. Ele envolve o aprendizado da leitura, a memorização do alfabeto, o reconhecimento do sistema alfabético e o desenvolvimento da capacidade de decodificar os elementos que compõem as palavras. A alfabetização trata da base técnica da leitura: decodificar símbolos, sons e estruturas da língua.
Por outro lado, o letramento refere-se ao uso funcional da leitura e da escrita no dia a dia dos alunos. Ou seja, letrar é tornar o estudante capaz de interpretar e compreender diversos tipos de textos, se comunicar em diferentes contextos e aplicar o conhecimento adquirido em situações reais — tanto no meio escolar e social, quanto familiar.
Além disso, o meio do letramento é amplo e envolve os multiletramentos, ou seja, diferentes formas de ler e se expressar na sociedade atual, como textos digitais, visuais, gráficos e muito mais.
O processo ideal, portanto, ocorre “nos dois primeiros anos” do ensino fundamental, como definido pela Base Nacional Comum Curricular. Durante esse período, o professor deve priorizar não apenas a aprendizagem da escrita, mas também promover oportunidades para que os alunos interpretem e compreendam o que leem — promovendo assim o aprendizado completo.
Como alfabetizar e letrar ao mesmo tempo?
Para garantir que a escrita deve ser iniciada de forma significativa, o professor deve propor experiências reais e contextualizadas. A alfabetização deve acontecer com base em atividades que envolvam memorização, jogos sonoros, exploração de textos e situações do cotidiano que façam sentido para as crianças.
Veja aqui como preparar seus alunos para a alfabetização. Explore estratégias práticas e alinhadas com o desenvolvimento infantil.
É por meio do letramento que o aluno passa a utilizar a leitura como ferramenta para saber se comunicar, resolver problemas e construir significados. Entenda melhor como desenvolver o letramento nos anos iniciais neste artigo completo. Aprofunde-se nas práticas integradas de alfabetização e letramento.
O papel do professor no processo de aprendizagem
O professor tem papel fundamental nesse processo de aprendizagem. Ao compreender as etapas do desenvolvimento da leitura e da escrita, ele pode propor atividades que respeitem o ritmo individual de cada criança. A transição do aluno alfabetizado para letrado deve ser feita com mediação sensível e prática.
Além da memorização, é preciso ir além da técnica: criar ambientes alfabetizadores, propor leitura compartilhada, rodas de conversa e jogos interativos. Confira aqui sugestões de atividades práticas para trabalhar a alfabetização infantil em sala de aula.
Conclusão
Compreender a diferença entre letramento e alfabetização é essencial para que o processo educativo seja mais eficiente e inclusivo. A criança aprende a ler e escrever de maneira técnica, mas só atinge o uso pleno da linguagem quando é letrada — ou seja, quando consegue usar a leitura e escrita para interagir com o mundo.
Promover práticas significativas na escola desde cedo é fundamental para garantir que a criança desenvolva não só a capacidade de decodificar, mas também de interpretar e compreender o que lê. Afinal, alfabetizar e letrar são caminhos distintos, mas inseparáveis na jornada do aprender.
Perguntas Frequentes: Letramento e alfabetização: Entenda as diferenças
A alfabetização é o processo de ensinar a ler e escrever, focando principalmente na decodificação de letras e sílabas. Já o letramento vai além, envolvendo o uso da linguagem em práticas sociais, a interpretação e a compreensão de textos em diferentes contextos. Enquanto a alfabetização se concentra na habilidade técnica, o letramento desenvolve competências cognitivas e práticas de leitura e escrita no dia a dia.
Compreender as diferenças significativas e importantes entre alfabetização e letramento é fundamental para educadores e pais. Isso permite que se adotem estratégias diversificadas de ensino que promovam não apenas a habilidade de ler e escrever, mas também a fluência na leitura e a capacidade de interpretar textos, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo na vida social.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância do letramento e da alfabetização como processos interligados. Ela propõe que a alfabetização deve ser iniciada desde os primeiros anos escolares, enquanto o letramento deve ser trabalhado de forma contínua, envolvendo diversas práticas sociais e contextos de uso da língua escrita nas áreas de linguagens.
Os elementos que compõem a escrita incluem letras, sílabas, palavras e frases, além de aspectos mais complexos como a estrutura textual e os diferentes gêneros. A decodificação desses elementos é fundamental para o desenvolvimento da alfabetização e para a capacidade de usar a leitura de forma crítica e reflexiva.
Incentivar o gosto pela leitura nas crianças pode ser feito através de leituras em voz alta, oferecendo acesso a diferentes gêneros literários e promovendo a participação ativa em práticas de leitura. Isso contribui para o desenvolvimento das competências necessárias para que a criança se torne uma criança letrada, capaz de usar a leitura e a escrita de forma autônoma e crítica.
O letramento digital se refere à habilidade de usar tecnologias digitais para acessar, entender e produzir informações. Ele é uma extensão do letramento tradicional, pois exige que os alunos não apenas saibam ler e escrever, mas também que desenvolvam a capacidade de navegar e interagir em ambientes digitais. O letramento digital é fundamental para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade contemporânea.
O educador desempenha um papel crucial no processo de alfabetização e letramento, utilizando metodologias diversificadas que promovem a leitura e a escrita em contextos significativos. Isso pode incluir atividades que estimulem a reflexão crítica, o uso da linguagem em situações reais e a prática de leitura em voz alta, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos.
Práticas sociais fundamentais para o letramento incluem a leitura em família, a participação em clubes de leitura, o uso de mídias digitais e a interação em grupos de discussão. Essas práticas ajudam a ampliar o repertório linguístico dos alunos e a desenvolver a fluência na leitura, essencial para a compreensão e interpretação de textos em diferentes contextos sociais.
Referências
MARTINS, Edson; SPECHELA, Luana Cristine. A importância do letramento na alfabetização. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf. Acesso em: 21 jul. 2025.GOULART, Cecília M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf. Acesso em: 21 jul. 2025.

15 Comments
Perfeita a explicação. Nenhuma dúvida. Só acréscimo. Muito obrigada!
Olá Nadir,
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Como é difícil trabalhar o letramento dentro da escola quando se está numa instituição onde o ensino/ aprendizagem acontece de forma imperativa.
Boa tarde! Amei o artigo e é muito bom fazer esta diferenciação entre alfabetização e letramento porque muitos confundem. Foi bastante esclarecedor e não tenho dívida alguma. Você explicou de maneira simples e bastante objetiva, parabéns!
Boa noite, excelente o conteúdo do artigo, objetivo e esclarecedor. Material necessário para quem está atuando na área ou auxiliando o(a) filho(a) nesta fase tão importante da vida escolar.
Bom dia parabéns estou muito feliz de está tendo esses conhecimentos tão importante para a minha formação. Estou no último ano de Pedagogia e tuso está sendo importante para oeu
tema do meu TCC.
Muito esclarecedor e enriquecedor . Parabéns!
Boa tarde! Explicação simples e objetiva!
Eu, como leigo que sou na área pedagógica, apesar de trabalhar na educação infantil como auxiliar de sala, achei que alfabetização fosse um termo em desuso e que, atualmente, estava sendo utilizado o termo letramento, com o mesmo significado! Agora sei que alfabetização é uma coisa e letramento é outra totalmente diferente mas que uma é a continuação da outra. É viver e aprender! Quão leigo eu estava com relação ao assunto! Valeu mesmo pelo brilhante esclarecimento.
muito explicativo e objetivo, gostei muito….
Olá, Vanessa
Agradecemos pela confiança em nosso trabalho.
Continue nos acompanhando pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Webster,
Equipe NeuroSaber 💙
Explanação clara e objetiva..era o que estava procurando.. muito obrigada pelo artigo.. Parabéns.
Olá Jussara, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Solange,
Equipe NeuroSaber 💙
Nossa amei,muito clara a explicação e objetiva, cada vez que eu aprofundo nas leituras,eu supreendo com tantas coisas novas que estou aprendendo, obrigada.
Olá Marileide, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙