Utilizar a linguagem como ferramenta social, de compreensão do mundo, é uma das características das crianças que recebem estimulação de Literacia.
Embora haja um consenso entre os especialistas quanto ao melhor período da alfabetização, você já leu por aqui artigos em que apresentamos atividades importantes, por exemplo, de consciência fonológica e incentivo ao desenvolvimento da linguagem, a serem realizadas antes do processo formal de alfabetização. Hoje vamos falar de outro aspecto fundamental na formação linguística: o desenvolvimento da literacia.
O processo de alfabetização realizado no Ensino Fundamental inicia-se, do ponto de vista do neurodesenvolvimento, muito antes: desde os pequenos sons emitidos pelos bebês, passando pelas conversas com seus pais, as brincadeiras entre seus pares e a descoberta do mundo ao seu redor.
A entrada na Educação Infantil deve favorecer a literacia emergente, que deve caminhar junto do ensino para a alfabetização. Esse termo é utilizado para se referir à capacidade de um indivíduo de se apropriar das habilidades preditoras da leitura e da escrita e suas práticas sociais.
Do ponto de vista das crianças, isso significa compreender que a escrita pode servir, por exemplo, para formular rótulos de alimentos ou a bula do seu remédio, tendo um caráter mais informativo; ou então mais utilitário, em placas de aviso; até a construção literária das histórias infantis; e assim por diante.
Aos poucos, ela mesma domina a linguagem, mas nem todas as crianças alfabetizadas desenvolvem bem a literacia,, justamente por uma lacuna na compreensão desse aspecto da formação.
Conteúdo
ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA ANDAM JUNTAS.
Antes mesmo de receber uma instrução explícita sobre o funcionamento da linguagem – e posterior decodificação da mesma referente à alfabetização – a criança já começa o processo de comunicação com o mundo. O ideal é que seja estimulada tanto na escola como em casa (literacia familiar).
Antes de apresentar algumas atividades práticas para estimular seu aluno ou seu filho, vamos entender melhor a diferença entre alfabetização e literacia.
Alfabetização é o processo de aquisição de leitura, de técnicas e habilidades para a prática da leitura e da escrita. Quando a criança domina o sistema de escrita ela conquistou habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas. Podemos dizer que ela está alfabetizada.
Já a literacia é um conjunto de práticas que estimulam o desenvolvimento da linguagem, ajudando na interpretação do mundo e na (futura) aplicação da leitura e da escrita no cotidiano.
ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
No dia a dia, as crianças precisam ser expostas à linguagem, seja falada, escrita ou visual, preferencialmente de forma integrada e intencional. Os jogos e brincadeiras são ferramentas fundamentais para desenvolver a literacia – que só será concluída posteriormente – assim como a alfabetização.
Quando pensamos em desenvolver a consciência fonológica, a coordenação olho-mão, a memória, a atenção e retenção, entre muitas outras habilidades incluídas na pré-alfabetização, deve-se sempre ter em mente também a literacia.
- A leitura em voz alta seguida por uma breve conversa – de acordo com a idade e nível de compreensão da criança – promove uma espécie de debate. Pode-se fazer perguntas simples sobre o que ouviram, falar sobre as ilustrações, etc.
- Para as maiores, por volta dos 04 anos, apresente jornais e revistas selecionando fatos curiosos para analisar em sala de aula (ou em casa). Explique a função destas publicações, debatam sobre o tema da notícia.
- Que tal ir para a cozinha? Sim, criar uma receita juntos envolve ler a lista de ingredientes, entender as orientações e passo-a-passo para preparação do prato e vai envolver as crianças no aprendizado de maneira lúdica e deliciosa!
- Os passeios também são uma forma de enriquecer o universo linguístico dos pequenos. Elas podem recontar mais tarde o que viram, qual sua parte favorita do dia, um fato inusitado que aconteceu. Não deixe de aproveitar a oportunidade para diferenciar as várias formas de comunicação que encontrar: as instruções do ponto de ônibus ou mensagem com o motorista do aplicativo são diferentes das placas de informação sobre os animais do zoológico!
Aos poucos, com o desenvolvimento da linguagem, a literacia vai se desenvolvendo, e, aos poucos, a compreensão de que a escrita e a leitura possuem várias funções vai sendo compreendida pelas crianças de maneira natural. Quando for trabalhada de maneira sistemática e explícita em sala de aula, elas perceberão que tudo está conectado com o cotidiano. E assim fica muito mais interessante aprender.
Ficou com alguma dúvida sobre letramento? Deixe nos comentários!
REFERÊNCIAS:
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Alfabetização e letramento/literacia no contexto da educação infantil: desafios para o ensino, para a pesquisa e para a formação.Revista Múltiplas Leituras, v. 3, n. 1, p. 18-36, jan. jun. 2010.
MARTINS, Edson e SPECHELA, Luana Cristine. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf
12 Comments
E maravilhoso aprender as coisas certas pois assim nos vamos enriquecendo o nosso conhecimento
Olá Rosineide, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Boa Noite
Quer maravilhosa de aula amei muito!
Olá Maria Sônia, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Gostei bastante
Olá Cleonildes, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Muito interessante,gostei demais. ⚘
Olá Nilda, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Conteúdo ótimo!!!
Gratidão por estas informações, sendo reforço para meu aprendizado…
Olá, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Olá boa tarde. Estou em Portugal e a partir daqui eu oriento o grupo de coordenação de um programa de rádio infantil. Tudo porque trabalhei 45 anos em conteúdos infantis para um programa de tv que eu apresentava, isto em Luanda – Angola. Agora na reforma vim viver para Portugal. Sinto que mesmo à distância ainda posso fazer muito. Tem uma rubrica que eu sugeri sobre luteracia, prática que poucas pessoas dão importância, na minha opinião por falta de conhecimento de como deve ser posta em pratica os métodos para se obter realmente os resultados da literacia. Adorei o vosso conteúdo. É bem explicito e de facto vai de encontro ao meu pensamento e forma de trabalho. Vosso conteúdo será sempre recomendado por mim.
Agradeço imenso. Estão de parabéns.
Olá Alice, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙