Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos
Desde o momento em que as crianças nascem, elas aprendem. Na verdade, um dos períodos mais cruciais no desenvolvimento infantil é do nascimento aos 5 anos.
Oitenta e cinco a noventa por cento do cérebro de uma criança se desenvolve nos primeiros cinco anos, segundo médicos e pediatras. Isso significa que, nesta fase, ela desenvolve muitas habilidades: cognitivas, sociais, emocionais e linguagem.
Como pais, é importante garantir que os filhos estejam em lugares que nutram e incentivem esse desenvolvimento: em casa ou na escola. Por isso, é importante compreender as mudanças e os marcos de desenvolvimento das crianças.
À medida que crescem e se desenvolvem, podem apresentar dificuldades e atrasos, que podem ser detectados e tratados precocemente. Este artigo é para ajudá-lo a entender os marcos do desenvolvimento infantil e acompanhar o crescimento do seu filho.
Conteúdo
Marcos do desenvolvimento infantil
Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge em uma determinada idade. Os marcos ajudam pais, médicos e professores a perceber quando o desenvolvimento da criança não está acompanhado o esperado.
É importante lembrar, no entanto, que o desenvolvimento infantil varia de criança para criança. Uma pode começar a andar aos 10 meses, enquanto outra aos 15 meses. Algumas poderão falar 20 palavras aos dois anos, e outras 50 palavras ou mais.
Os marcos do desenvolvimento, como andar e falar, têm uma ampla gama do que é considerado normal nos primeiros anos, mas se os pais têm dúvidas, devem conversar com o médico de seus filhos.
Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser divididos em quatro categorias:
- Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis.
- Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.
- Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.
- Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar
Os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos
Os marcos do desenvolvimento são essenciais para entender o desenvolvimento dos pequenos de 0 a 5 anos. É esperado que, aos 6 meses de idade, o bebê começa a manter a cabeça erguida, e com 1 ano de idade, já comece a formar frases simples e a chamar pelo próprio nome.
Nesta fase, é importante conhecer os marcos do desenvolvimento da criança para identificar possíveis atrasos no desenvolvimento motor ou transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo. Quanto antes conferirem esses marcos, mais fácil será descobrir e apoiar o aprendizado dos pequenos.
Até 5 anos de idade, as diferentes fases do desenvolvimento da linguagem e habilidades motoras são cruciais. Aos 2 anos de idade, é comum que a criança já saiba chutar uma bola e, aos 4 anos de idade, comece a usar o banheiro com mais autonomia.
Quais são os marcos do desenvolvimento em cada faixa etária?
Veja os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos na tabela abaixo:
Idade | Sócio emocional | Linguagem | Cognitivo | Motor |
0 a 6 meses | Sorri e dá risadas com cócegas | Balbucios e arrulhos | Vira a cabeça para acompanhar sonsMovimentos dos olhos coordenados | Ergue a cabeçaRolaAssenta com apoioProcura por, agarra e leva a boca objetos |
6 a 9 meses | Entende ‘não’Ri e dá gargalhadas por prazer | Balbucia vogais e consoantes, como mama e papa. | Responde pelo seu nomeAumenta o interesse por um determinado brinquedo | Senta sem apoioFica de pé segurando as mãos de alguémEngatinhaManipula objetos com as mãos |
9 a 12 meses | Chora quando os pais saemImita sons e gestosInteresse por outras crianças | Entende e pode falar mamãe ou papaiAcena para dar tchau | Cutuca com o dedoResponde a simples solicitaçõesAponta | Levanta para ficar de péCaminha segurando nas coisasMovimento de pinça |
18 meses | Estranha desconhecidosBirrasImaginação no brincar | Fala algumas palavrasFala e balança a cabeça para dizer nãoAponta para mostrar coisas | Aponta para partes do corpoFaz rabiscosSegue orientações simples | Caminha sem apoioSegura e bebe no copoCome com colher |
2 anos | Brinca ao lado de outra criançaMostrar mais independência | Começa a formar frasesRepete palavrasAponta imagens de um livro | Começa a nomear cores e formasEmpilha blocosBrinca de faz de conta | Começa a correrFica na ponta dos pésArremessa bolas |
3 anos | Brinca com outras criançasDemonstra preocupação com amigos chorando | Se comunica com frases maioresFala seu nome e idadeResponde a perguntas simples | Empilha blocos e faz torresBrinca de faz de conta e usa mais a imaginaçãoAbre portas | Sobe e desce escadasCorre com facilidade |
4 anos | Fala sobre gostos e interessesAguça a imaginação nas brincadeiras | Fala grandes sentenças de frasesConta histórias | Sabe o nome das cores e númerosEntende conceitos como igual e diferenteReconta histórias | Pula de um pé sóAgarra bolaUsa tesoura |
5 anos | Quer ser como os amigosDistingue a realidade do faz de conta | Fala com clareza grandes sentenças Usa o tempo futuroFala seu nome e endereço | Conta até dez ou maisReproduz algumas letras e números | Pula de um pé só por mais tempoNada e escala pequenas alturas |
Vale lembrar que cada criança se desenvolve em seu tempo, os marcos servem para orientar pais e cuidadores. Diante a percepção de atrasos no desenvolvimento infantil de seus filhos nos primeiros anos de vida, a recomendação é buscar ajuda médica para averiguar.
O pediatra observa a criança e conversa com os pais para analisar os marcos de desenvolvimento. Exames clínicos também fazem parte da avaliação, como os de audição, visão e outros.
Se for detectado algum atraso no desenvolvimento, quanto mais cedo for diagnosticada a causa, melhores serão as intervenções.
Se restou alguma dúvida sobre os marcos do desenvolvimento infantil, deixe nos comentários.
Referências:
SANTOS, Márcia Elena Andrade; QUINTAO, Nayara Torres and ALMEIDA, Renata Xavier de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.3 [cited 2021-03-29], pp.591-598.
Como posso reconhecer os marcos do desenvolvimento da criança?
Reconhecer os marcos do desenvolvimento do bebê é fundamental para a saúde da criança. Durante os primeiros meses de vida, o bebê é capaz de manter a cabeça erguida, enquanto crianças nessa fase começam a explorar pessoas e objetos com mãos à boca. Neste artigo, discutiremos quais são esses marcos até 6 anos de idade.
A etapa do desenvolvimento se divide em 4 estágios, sendo que cada fase traz novas descobertas. Por exemplo, aos 3 anos de idade, o vocabulário aumenta gradativamente, de acordo com a idade. É certo e errado considerar que cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento saudável.
O desenvolvimento do bebê entre 0 aos 6 anos é crucial. Durante esse período, é essencial que os pais utilizem a caderneta de vacinação para monitorar o progresso. Jean Piaget destaca a importância da observação dos marcos do desenvolvimento do bebê para garantir um desenvolvimento adequado e saudável.
Quais são os sinais de atrasos no desenvolvimento?
Sinais de atrasos no desenvolvimento podem variar, mas alguns indicadores comuns incluem a falta de habilidades motoras, como não conseguir engatinhar aos 12 meses ou não falar palavras simples até 18 meses. Além disso, se a criança não interagir socialmente ou mostrar interesse em brincar com outras crianças, isso pode ser um sinal de que o desenvolvimento infantil é mais lento. É importante monitorar essas questões e buscar ajuda profissional caso necessário.
26 Comments
sou psicologo venho seguindo vcs a um bom tenpo e adoro seus comteudos gratuittos como palesyras lives etc trazendo sempre assuntos excelente para refletnmos sobre o autismo parabens e vida longa a neurosaber
Olá Samuel,
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
OLA SOU ANDREIA .
Estou cursando pedagogia amo suas palestra, esta sendo muito
útil.
ESTOU AMANDO E APRENDENDO MUITO COM VOCÊS, PARABÉNS,,, O TRABALHO DE VOCÊS É DE GRANDE VALIA,,, QDO GRATUITO NÃO PERCO UM,,, COMPREENDO PORTANTO QUE TUDO TEM CUSTOS… MAS NO MOMENTO INFELIZMENTE NÃO POSSO PAGAR.
Sou estudante de pedagogia, estou adorando esses conteúdos que vcs deixam disponível, eles estão sendo muito importante para meu aprendizado em relação em conhecer mais sobre as crianças.
Livrs, comentários e artigos que tem me ajudado mro.
OLÁ! SOU CÁSSIA
SOU PROFESSORA E PSICOPEDAGOGA, QUERIA PARABENIZAR A NEUROSABER PELO TRABALHO LINDO QUE VCS VEM DESENVOLVENDO. ESTOU ADORANDO ESSES CONTEÚDOS QUE VCS ESTÃO DEIXANDO DISPÓNÍVEL QUE ESTÁ ME AJUDANDO MUITO NO MEU TRABALHO.
NO MOMENTO NÃO ESTOU PODENDO PAGAR NENHUM CURSO.
MAS PRETENDO EM BREVE.
Olá Cássia,
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)
Boa tarde, tenho lido os artigos da Neuro saber, sou Fisioterapeuta e Professora, são muito bons e tem me ajudado bastante. Obrigada a todos!
Tenho duas filhas e cada uma se desenvolveu de maneira bem diferente. A mais velha fazia as coisas de maneira mais “precoce” e a mais nova sempre demorou um pouco mais para fazer as coisas. Mas o desenvolvimento de ambas foi ótimo
Olá, Manuela.
Obrigado por nos acompanhar! Agradecemos o carinho!🥰
Webster,
Equipe NeuroSaber 💙
estou gostando do site, estou cursando enfermagem no 3 ano e temos saúde da criança. perfeito a tabela do marco do bebe. Parabens
Olá Luciene, tudo bem?
Que bom! Ficamos feizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Estou muito feliz, vi que minha pequena Stella, de 3 anos está com o desenvolvimento muito precoce, pode ser devido às atividades extra escolares, natação, ballet e curso de inglês, mas é muito bom ver como minha filha é inteligente
Olá Flávia, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Uma criança que está com 2 anos, mas com os marcos descritos para 3 años. Devemos procurar ajuda também?
Olá Felipe, tudo bem?
Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Boa tarde! Discordo da frase “cada criança se desenvolve no seu tempo” existe um tempo pré estabelecido para cada função de acordo com a idade, quando a criança não acompanha esse tempo já pode ser considerado atraso, o que deve ser levado em consideração é a estimulação do ambiente em que a criança está inserida, mas se a criança é devidamente estimulada e não apresenta as funções, está com atraso e o indicado é buscar ajuda imediata e não esperar pelo “tempo dela”.
Olá Geisy, tudo bem?
É importante conhecer os marcos infantil para poder buscar ajuda de um especialista, mas sem esquecer que cada criança se desenvolve em seu próprio tempo, para não haver uma cobrança antes do tempo. Em nosso Blog temos artigos sobre o assunto, vale a pena conferir!!!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Olá sou neuropsicopedagoga e me identifico com suas postagens ,tem me ajudado a tirar muitas dúvidas.
Olá Siara, tudo bem?
Que bom, ficamos muito felizes com o seu feedback. Fica ligada nas nossas redes pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Sou professora e comecei agora trabalhar com bebes, as postagens estão me ajudando muito. Gratidão.
Obrigada Suzana pelo carinho, ficamos felizes que todo conteúdo que preparamos esta te ajudando, saiba que estamos aqui 🥰🥰Conte com nossa equipe sempre precisar!
Camilla -Equipe NeuroSaber 💙