Skip to content Skip to footer

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

Desde o momento em que as crianças nascem, elas aprendem. Na verdade, um dos períodos mais cruciais no desenvolvimento infantil é do nascimento aos 5 anos.

Oitenta e cinco a noventa por cento do cérebro de uma criança se desenvolve nos primeiros cinco anos, segundo médicos e pediatras. Isso significa que, nesta fase, ela desenvolve muitas habilidades: cognitivas, sociais, emocionais e linguagem. 

Como pais, é importante garantir que os filhos estejam em lugares que nutram e incentivem esse desenvolvimento: em casa ou na escola. Por isso, é importante compreender as mudanças e os marcos de desenvolvimento das crianças. 

À medida que crescem e se desenvolvem, podem apresentar dificuldades e atrasos, que podem ser detectados e tratados precocemente. Este artigo é para ajudá-lo a entender os marcos do desenvolvimento infantil e acompanhar o crescimento do seu filho.

Marcos do desenvolvimento infantil

Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge em uma determinada idade. Os marcos ajudam pais, médicos e professores a perceber quando o desenvolvimento da criança não está acompanhado o esperado.

É importante lembrar, no entanto, que o desenvolvimento infantil varia de criança para criança. Uma pode começar a andar aos 10 meses, enquanto outra aos 15 meses. Algumas poderão falar 20 palavras aos dois anos, e outras 50 palavras ou mais.

Os marcos do desenvolvimento, como andar e falar, têm uma ampla gama do que é considerado normal nos primeiros anos, mas se os pais têm dúvidas, devem conversar com o médico de seus filhos.

Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser divididos em quatro categorias:

  1. Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis.
  2. Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.
  3. Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.
  4. Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar

Os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

Os marcos do desenvolvimento são essenciais para entender o desenvolvimento dos pequenos de 0 a 5 anos. É esperado que, aos 6 meses de idade, o bebê começa a manter a cabeça erguida, e com 1 ano de idade, já comece a formar frases simples e a chamar pelo próprio nome.

Nesta fase, é importante conhecer os marcos do desenvolvimento da criança para identificar possíveis atrasos no desenvolvimento motor ou transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo. Quanto antes conferirem esses marcos, mais fácil será descobrir e apoiar o aprendizado dos pequenos.

Até 5 anos de idade, as diferentes fases do desenvolvimento da linguagem e habilidades motoras são cruciais. Aos 2 anos de idade, é comum que a criança já saiba chutar uma bola e, aos 4 anos de idade, comece a usar o banheiro com mais autonomia. 

Quais são os marcos do desenvolvimento em cada faixa etária?

Veja os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos na tabela abaixo:

IdadeSócio emocionalLinguagemCognitivoMotor
0 a 6 mesesSorri e dá risadas com cócegasBalbucios e arrulhosVira a cabeça para acompanhar sonsMovimentos dos olhos coordenadosErgue a cabeçaRolaAssenta com apoioProcura por, agarra e leva a boca objetos
6 a 9 mesesEntende ‘não’Ri e dá gargalhadas por prazerBalbucia vogais e consoantes, como mama e papa.Responde pelo seu nomeAumenta o interesse por um determinado brinquedoSenta sem apoioFica de pé segurando as mãos de alguémEngatinhaManipula objetos com as mãos
9 a 12 mesesChora quando os pais saemImita sons e gestosInteresse por outras criançasEntende e pode falar mamãe ou papaiAcena para dar tchauCutuca com o dedoResponde a simples solicitaçõesApontaLevanta para ficar de péCaminha segurando nas coisasMovimento de pinça
18 mesesEstranha desconhecidosBirrasImaginação no brincarFala algumas palavrasFala e balança a cabeça para dizer nãoAponta para mostrar coisasAponta para partes do corpoFaz rabiscosSegue orientações simplesCaminha sem apoioSegura e bebe no copoCome com colher
2 anosBrinca ao lado de outra criançaMostrar mais independênciaComeça a formar frasesRepete palavrasAponta imagens de um livroComeça a nomear cores e formasEmpilha blocosBrinca de faz de contaComeça a correrFica na ponta dos pésArremessa bolas
3 anosBrinca com outras criançasDemonstra preocupação com amigos chorandoSe comunica com frases maioresFala seu nome e idadeResponde a perguntas simplesEmpilha blocos e faz torresBrinca de faz de conta e usa mais a imaginaçãoAbre portasSobe e desce escadasCorre com facilidade
4 anosFala sobre gostos e interessesAguça a imaginação nas brincadeirasFala grandes sentenças de frasesConta históriasSabe o nome das cores e númerosEntende conceitos como igual e diferenteReconta históriasPula de um pé sóAgarra bolaUsa tesoura
5 anosQuer ser como os amigosDistingue a realidade do faz de contaFala com clareza grandes sentenças Usa o tempo futuroFala seu nome e endereçoConta até dez ou maisReproduz algumas letras e números Pula de um pé só por mais tempoNada e escala pequenas alturas

Vale lembrar que cada criança se desenvolve em seu tempo, os marcos servem para orientar pais e cuidadores. Diante a percepção de atrasos no desenvolvimento infantil de seus filhos nos primeiros anos de vida, a recomendação é buscar ajuda médica para averiguar.

O pediatra observa a criança e conversa com os pais para analisar os marcos de desenvolvimento. Exames clínicos também fazem parte da avaliação, como os de audição, visão e outros.

Se for detectado algum atraso no desenvolvimento, quanto mais cedo for diagnosticada a causa, melhores serão as intervenções.

Se restou alguma dúvida sobre os marcos do desenvolvimento infantil, deixe nos comentários.

Referências:
SANTOS, Márcia Elena Andrade; QUINTAO, Nayara Torres  and  ALMEIDA, Renata Xavier de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.3 [cited  2021-03-29], pp.591-598.

Como posso reconhecer os marcos do desenvolvimento da criança?

Reconhecer os marcos do desenvolvimento do bebê é fundamental para a saúde da criança. Durante os primeiros meses de vida, o bebê é capaz de manter a cabeça erguida, enquanto crianças nessa fase começam a explorar pessoas e objetos com mãos à boca. Neste artigo, discutiremos quais são esses marcos até 6 anos de idade.

A etapa do desenvolvimento se divide em 4 estágios, sendo que cada fase traz novas descobertas. Por exemplo, aos 3 anos de idade, o vocabulário aumenta gradativamente, de acordo com a idade. É certo e errado considerar que cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento saudável.

O desenvolvimento do bebê entre 0 aos 6 anos é crucial. Durante esse período, é essencial que os pais utilizem a caderneta de vacinação para monitorar o progresso. Jean Piaget destaca a importância da observação dos marcos do desenvolvimento do bebê para garantir um desenvolvimento adequado e saudável.

Quais são os sinais de atrasos no desenvolvimento?

Sinais de atrasos no desenvolvimento podem variar, mas alguns indicadores comuns incluem a falta de habilidades motoras, como não conseguir engatinhar aos 12 meses ou não falar palavras simples até 18 meses. Além disso, se a criança não interagir socialmente ou mostrar interesse em brincar com outras crianças, isso pode ser um sinal de que o desenvolvimento infantil é mais lento. É importante monitorar essas questões e buscar ajuda profissional caso necessário.

26 Comments

  • Avatar
    samuel caires
    Posted 03/04/2021 at 7:10 pm

    sou psicologo venho seguindo vcs a um bom tenpo e adoro seus comteudos gratuittos como palesyras lives etc trazendo sempre assuntos excelente para refletnmos sobre o autismo parabens e vida longa a neurosaber

    • Avatar
      NeuroSaber
      Posted 03/04/2021 at 7:23 pm

      Olá Samuel,
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Avatar
    andreia cristina de carvalho de souza
    Posted 04/04/2021 at 11:12 am

    OLA SOU ANDREIA .

    Estou cursando pedagogia amo suas palestra, esta sendo muito
    útil.

  • Avatar
    Maria do Socorro Oliveira Oliveira
    Posted 04/04/2021 at 12:52 pm

    ESTOU AMANDO E APRENDENDO MUITO COM VOCÊS, PARABÉNS,,, O TRABALHO DE VOCÊS É DE GRANDE VALIA,,, QDO GRATUITO NÃO PERCO UM,,, COMPREENDO PORTANTO QUE TUDO TEM CUSTOS… MAS NO MOMENTO INFELIZMENTE NÃO POSSO PAGAR.

  • Avatar
    Silvana da costa Lino Oliveira
    Posted 04/04/2021 at 3:21 pm

    Sou estudante de pedagogia, estou adorando esses conteúdos que vcs deixam disponível, eles estão sendo muito importante para meu aprendizado em relação em conhecer mais sobre as crianças.

  • Avatar
    Eug3nua naria fernandes sebrian
    Posted 05/04/2021 at 4:02 am

    Livrs, comentários e artigos que tem me ajudado mro.

  • Avatar
    CÁSSIA
    Posted 07/04/2021 at 8:48 pm

    OLÁ! SOU CÁSSIA
    SOU PROFESSORA E PSICOPEDAGOGA, QUERIA PARABENIZAR A NEUROSABER PELO TRABALHO LINDO QUE VCS VEM DESENVOLVENDO. ESTOU ADORANDO ESSES CONTEÚDOS QUE VCS ESTÃO DEIXANDO DISPÓNÍVEL QUE ESTÁ ME AJUDANDO MUITO NO MEU TRABALHO.
    NO MOMENTO NÃO ESTOU PODENDO PAGAR NENHUM CURSO.
    MAS PRETENDO EM BREVE.

    • Avatar
      NeuroSaber
      Posted 08/04/2021 at 12:17 pm

      Olá Cássia,
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)

  • Avatar
    Ana Paula Oliveira Azevedo
    Posted 29/04/2021 at 5:21 pm

    Boa tarde, tenho lido os artigos da Neuro saber, sou Fisioterapeuta e Professora, são muito bons e tem me ajudado bastante. Obrigada a todos!

  • Trackback: Como lidar com a Ansiedade Infantil - Instituto NeuroSaber
  • Trackback: Quais os sinais de Deficiência Intelectual? - Instituto NeuroSaber
  • Avatar
    Manuela
    Posted 06/11/2021 at 11:05 pm

    Tenho duas filhas e cada uma se desenvolveu de maneira bem diferente. A mais velha fazia as coisas de maneira mais “precoce” e a mais nova sempre demorou um pouco mais para fazer as coisas. Mas o desenvolvimento de ambas foi ótimo

    • Avatar
      Webster
      Posted 08/11/2021 at 11:18 am

      Olá, Manuela.

      Obrigado por nos acompanhar! Agradecemos o carinho!🥰

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    luciene ortiz
    Posted 01/04/2022 at 9:45 pm

    estou gostando do site, estou cursando enfermagem no 3 ano e temos saúde da criança. perfeito a tabela do marco do bebe. Parabens

    • Avatar
      Solange
      Posted 02/04/2022 at 2:05 pm

      Olá Luciene, tudo bem?

      Que bom! Ficamos feizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Habilidades Motoras Grossas: Como identificar dificuldades na criança? - Instituto NeuroSaber
  • Avatar
    Flávia
    Posted 19/07/2022 at 10:40 pm

    Estou muito feliz, vi que minha pequena Stella, de 3 anos está com o desenvolvimento muito precoce, pode ser devido às atividades extra escolares, natação, ballet e curso de inglês, mas é muito bom ver como minha filha é inteligente

    • Avatar
      Solange
      Posted 20/07/2022 at 12:08 pm

      Olá Flávia, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Felipe
    Posted 03/08/2022 at 9:04 pm

    Uma criança que está com 2 anos, mas com os marcos descritos para 3 años. Devemos procurar ajuda também?

    • Avatar
      Solange
      Posted 04/08/2022 at 1:42 pm

      Olá Felipe, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Geisy
    Posted 17/11/2022 at 9:22 pm

    Boa tarde! Discordo da frase “cada criança se desenvolve no seu tempo” existe um tempo pré estabelecido para cada função de acordo com a idade, quando a criança não acompanha esse tempo já pode ser considerado atraso, o que deve ser levado em consideração é a estimulação do ambiente em que a criança está inserida, mas se a criança é devidamente estimulada e não apresenta as funções, está com atraso e o indicado é buscar ajuda imediata e não esperar pelo “tempo dela”.

    • Avatar
      Solange
      Posted 21/11/2022 at 4:10 pm

      Olá Geisy, tudo bem?

      É importante conhecer os marcos infantil para poder buscar ajuda de um especialista, mas sem esquecer que cada criança se desenvolve em seu próprio tempo, para não haver uma cobrança antes do tempo. Em nosso Blog temos artigos sobre o assunto, vale a pena conferir!!!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Siara dos Santos Pereira
    Posted 14/12/2022 at 2:31 am

    Olá sou neuropsicopedagoga e me identifico com suas postagens ,tem me ajudado a tirar muitas dúvidas.

    • Avatar
      Solange
      Posted 16/12/2022 at 2:28 pm

      Olá Siara, tudo bem?

      Que bom, ficamos muito felizes com o seu feedback. Fica ligada nas nossas redes pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Suzana
    Posted 04/03/2023 at 4:25 pm

    Sou professora e comecei agora trabalhar com bebes, as postagens estão me ajudando muito. Gratidão.

    • Avatar
      Camilla
      Posted 06/03/2023 at 5:22 pm

      Obrigada Suzana pelo carinho, ficamos felizes que todo conteúdo que preparamos esta te ajudando, saiba que estamos aqui 🥰🥰Conte com nossa equipe sempre precisar!
      Camilla -Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um Comentário