Skip to content Skip to footer

Memória auditiva: por que ela é fundamental para a alfabetização?

Você já parou para pensar na importância de aprender ouvindo? A memória auditiva desempenha um papel fundamental em nossa capacidade de absorver informações, especialmente durante a infância.

Estimular essa habilidade desde cedo é essencial para o sucesso no processo de alfabetização das crianças, pois ela não apenas envolve a capacidade de prestar atenção e lembrar do que ouvimos, mas também é crucial para desenvolver habilidades linguísticas fundamentais. 

Neste artigo, exploraremos a importância da memória auditiva no contexto da alfabetização, destacando estratégias eficazes para promover seu desenvolvimento e fortalecer as habilidades de aprendizado das crianças.

Mas o que é memória auditiva? 

A habilidade de perceber e processar informações auditivas, conhecida como memória auditiva, desempenha um papel fundamental em nossa capacidade de absorver e lembrar o que é dito verbalmente. 

Além disso, esta habilidade abrange a atenção, escuta ativa, processamento, armazenamento e recuperação de informações sonoras. Ou seja, ela geralmente é considerada de curto prazo, pois  permite reter informações por períodos limitados, especialmente durante a infância, tornando-a crucial no processo de alfabetização. 

Portanto, durante esse processo, as crianças devem desenvolver uma consciência fonológica, que envolve a capacidade de discernir e compreender os sons da fala. Isso requer que não apenas ouçam as palavras, mas também compreendam seu significado, ativando a memória dos sons enquanto refletem sobre o que estão escutando.

Por que a memória auditiva é importante?

As crianças adquirem vocabulário ao ouvir as pessoas ao seu redor e armazenam esses sons e palavras em suas mentes para reproduzi-los mais tarde. Essa capacidade, essencial para a alfabetização, requer desenvolvimento precoce. 

Além disso, quando uma criança enfrenta dificuldades na memória auditiva, isso pode afetar sua habilidade de formar palavras e reter informações, como o que acabou de ler. E essas dificuldades também podem se refletir na capacidade de reconhecer e combinar sons fonéticos. 

Portanto, a memória auditiva desempenha um papel crucial na alfabetização, influenciando diretamente o desenvolvimento de habilidades como leitura, escrita, ortografia e matemática. Estimular essa habilidade desde cedo é fundamental para garantir um processo de alfabetização eficaz. 

Atividades que estimulem

O que eu levo na mala

Nessa atividade, o objetivo é fazer com que os jogadores digam o que querem levar na mala para viajar. Assim, o primeiro jogador diz um objeto e, em seguida, o segundo jogador deve repetir o item e acrescentar mais um.

A atividade acaba quando um dos jogadores não repete corretamente todos os itens. 

Você pode substituir o tema para:  “o que tem no quarto”, “o que tem no mercado”, “fui a feira e comprei…’’. O importante é estimular a memória auditiva da criança durante a brincadeira! 

Invente palavras!

Para essa atividade, além de trabalhar com a memória auditiva, trabalharemos também com a atenção e a imaginação!

Comece o jogo inventando uma palavra maluca e, em seguida, peça para a criança repeti-la. Para isso, ela vai ter que prestar muita atenção nos sons que você vai pronunciar. 

Caça ao tesouro

Comece escondendo os itens pela casa. Depois, vá guiando com a criança com frases como: “Ande até a sala, olhe atrás do sofá, procure embaixo das almofadas!’’.

Comece primeiro com instruções curtas e vá aumentando gradativamente conforme a criança avance na atividade. 

Use músicas!

As músicas podem ser grandes aliadas no processo de alfabetização. Elas estimulam a memória da criança e prendem sua atenção, pois são divertidas! Você pode ler mais sobre isso neste artigo

Aprender e se desenvolver por meio de jogos e brincadeiras é fundamental para a criança. Lembre-se que, caso necessário, procure um profissional especialista na área para ajudar no processo de aquisição da memória auditiva. 

Em suma, a memória auditiva é uma habilidade fundamental para a alfabetização devido ao seu papel crucial no processamento, armazenamento e recuperação de informações verbais.

Portanto, ela é essencial para o desenvolvimento da linguagem, leitura, escrita, ortografia e matemática nas crianças.


Referência:

BRITES, Luciana. PROLEIA: Guia de Implementação prática para a alfabetização. Londrina- PR, Editora Neurosaber, 2021.
MUNRO, Kara. The Impact of Auditory Memory on Language Development. Mable, 2017. Disponível em: https://www.mabletherapy.com/blog/2017/01/04/auditory-memory-language-development. Acesso em: 25 de jan, 2022.

10 Comments

  • Iraceli de sousa
    Posted 28/01/2022 at 4:01 pm

    Amo tudo q vcs fazem beijos

    • Solange
      Posted 28/01/2022 at 11:09 pm

      Boa noite Iraceli, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Claudia
    Posted 31/01/2022 at 8:42 pm

    O estudo enriquece a aprendizagem. O material exposto por vocês marca claramente esse processo.

    • Solange
      Posted 01/02/2022 at 12:47 am

      Boa noite, tudo bem? Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!😉

  • Gilvânia
    Posted 01/02/2022 at 4:31 pm

    Conteúdo muito enriquecedor! Bjs

    • Solange
      Posted 02/02/2022 at 11:01 pm

      Olá Gilvânia, tudo bem?

      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)

      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Sirlei
    Posted 08/08/2022 at 11:43 am

    Amei todo conteúdo e agradeço pela contribuição para nós auxiliar em nossas atividades.

    • Solange
      Posted 08/08/2022 at 7:43 pm

      Olá Sirlei, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Adriana
    Posted 07/02/2023 at 8:02 pm

    Maravilhoso o conteúdo.
    Adimiro vcs demais.

    • Solange
      Posted 07/02/2023 at 8:31 pm

      Olá Adriana, tudo bem ?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊