Antes de mais nada, conheça o método fônico, um eficaz método de alfabetização baseado em evidências:
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MAS O QUE É MÉTODO FÔNICO?
Pode se dizer que é um método de alfabetização baseado em evidências. Ou seja, quer dizer que tem pesquisas científicas confiáveis que mostram sua eficácia.
Ele trata-se de um método que estimula importantes habilidades ao processo de alfabetização. Dentre elas estão principalmente a consciência fonológica e o princípio alfabético.
Portanto, a consciência fonológica é a habilidade de identificar e brincar com os sons da língua. Por exemplo, reconhecer palavras que rimam, começam com o mesmo som, separar em sílabas ou criar novas palavras brincando com sílabas.
Aliás que tal aprender o som das letras com um vídeo? Assista e aprenda:
Então, você sabe fazer o som das letras?
Por outro lado, o princípio alfabético se refere à compreensão de que as letras são símbolos que representam os sons que falamos, e também ao conhecimento dos sons de cada letra.
MÉTODO FÔNICO: A CHAVE PARA A ALFABETIZAÇÃO EFICAZ
Ou seja, ele prioriza o ensino dos sons das letras. Pois dessa forma o professor ensina claramente os sons das letras.
Portanto, inicia-se a partir das vogais… Após isso, as consoantes com planejamento. Portanto, a sequência é feita conforme as letras.
Por exemplo, são letras com um som? E o som representado somente por uma letra? Por exemplo, o B. Ou se são letras que representam vários fonemas (como o X), ou se são dígrafos (como o CH).
Antes mais nada, o processo deve seguir um ensino explícito e uma sequência que evolua, sendo do mais simples ao mais complexo. Pois assim o aprendizado tende a ser mais proveitoso e coerente.
MAS POR QUE O MÉTODO FÔNICO É BOM?
Primeiramente, os pequenos que são estimulados e ensinados a partir do método fônico de alfabetização. Ou seja, desde cedo conseguem aprender a perceber e manipular de maneira eficaz os sons da língua portuguesa.
Por isso, considerando que a linguagem oral é a base para a linguagem
escrita. Perceber e manipular os sons é fundamental para a alfabetização.
Além disso, esse método aborda as principais habilidades precursoras da alfabetização. Por exemplo, a consciência fonológica, a correspondência grafofonêmica e o vocabulário.
Também trata-se de um método que prioriza o ensino explícito. Por isso, esse tipo de ensino favorece todas as crianças, tendo ou não dificuldades de aprendizagem.
O método fônico geralmente utiliza diversos recursos durante as atividades, tais como imagens, sons e materiais concretos. Associar os diferentes recursos durante a alfabetização ajudam na aprendizagem. Já que diferentes sentidos são ativados.
Portanto, o método fônico respeita o tempo de alfabetização de cada criança. Pois é estruturado em uma sequência de gradativa complexidade. Sendo então possível desenvolver com a criança o conhecimento que ela precisa, adequando a diferentes níveis de desafio.
Sendo assim, esse método valoriza a linguagem oral. Pois as crianças recebem os estímulos para aumentar a quantidade de palavras. Também a compreenderem instruções faladas e a se expressar oralmente.
ANTES DE MAIS NADA, CONFIRA DICAS DE COMO APLICAR O MÉTODO FÔNICO
- Diferenciando os sons: em primeiro lugar, com o intuito de que a criança desenvolva a consciência fonológica. É imprescindível que o processamento auditivo seja estimulado.
Isso pode ser feito por meio de exercícios que auxiliem o discernimento dos sons, a identificação de rimas, de aliterações. Também a segmentação silábica e fônica, da manipulação de sílabas, a memorização de sons e ritmos.
Pode-se utilizar recursos como poemas, cantigas, trava-línguas ou brincadeiras com identificação de sons do ambiente. - Realize-se a contagem de palavras em frases… A percepção que a formação de frases é formada por palavras é fundamental. Portanto, estimular o reconhecimento e a noção da quantidade de palavras em frases é algo indispensável para a alfabetização.
Inicie a partir de frases simples e aumente o nível de complexidade. Peça que a criança identifique as palavras que formam frases.
Podem utilizar-se materiais concretos, como palmas ou palitos para representar cada palavra falada. Ou podem ser feitas brincadeiras, tais como trocar as palavras para formar novas frases.
MÉTODO FÔNICO: A CHAVE PARA A ALFABETIZAÇÃO EFICAZ:
- Realizar a contagem de sílabas nas palavras.
Do mesmo modo, a habilidade em identificar as sílabas presentes nas palavras trata-se de uma capacidade fundamental no processo de alfabetização.
Por esse motivo, é de grande valia incentivar atividades que exijam que o pequeno conte as sílabas de algumas palavras. Nesse contexto, a atividade se torna ainda mais eficaz ao repetir a palavra em voz alta. Ou seja, circulando as sílabas e distinguindo o som de cada uma.
Também utilizam-se materiais concretos e jogos para estimular a habilidade em questão.
Mais opções:
- Atividades para rimar:
Sendo assim, a rima é algo divertido. Aliás, é uma forma de estimular a consciência fonológica das crianças. Tendo em vista que o intuito é praticar a habilidade de reconhecer as semelhanças entre as palavras que terminam com o mesmo som.
Para isso, use poemas e músicas que as crianças gostem. Este é um recurso simples, mas prazeroso para elas. Além de ouvir músicas já existentes, vocês podem criar suas próprias músicas! - Substituindo os sons: por fim, mas não menos importante, são atividades que estimulem a substituição de sons para a formação de novas palavras.
Logo, é bem mais fácil aprender a pronunciar os sons das letras no momento em que o pequeno consegue fazer essa diferenciação. Por exemplo: a palavra “pato”, ao ter a letra “p” trocada pela letra “m”, vira “mato”, e assim por diante. - Ensine o som das letras: sem dúvida, ensinar explicitamente o som das letras é fundamental para o método fônico. Mostre o desenho das letas (pode ser em um cartaz, em letras móveis, em massinha ou barbante), peça
que a criança passe seu dedo por cima desse desenho.
Simultaneamente, fale palavras que começam com esse som. Também emita o som da letra para que a criança repita. Esse ensino explícito favorece a alfabetização das crianças.
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REFERÊNCIAS
SEBRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins. Métodos de alfabetização: delimitação
de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Rev. psicopedag., São Paulo, v.
28, n. 87, p. 306-320, 2011. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
84862011000300011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 dez. 2022.
3 Comments
Muito bom