Métodos de Alfabetização para crianças com Autismo e outras deficiências
Por acaso vocês já ouviram falar sobre os métodos de alfabetização no autismo e como eles podem influenciar o desenvolvimento das crianças que vivem com a condição? Muitas pessoas, mesmo aquelas que têm familiares sob o diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem ter dúvidas acerca da maneira que profissionais encontram para alfabetizá-los.
A preocupação não é em vão, pois a forma de como esse pequeno será submetido às técnicas de aprendizagem é determinante para o seu desenvolvimento pedagógico e pessoal. Isso significa que quando a criança percebe o seu próprio progresso e é devidamente estimulada para tal, ela demonstra mais autoestima diante dos desafios.
Para que ela consiga alcançar as habilidades necessárias para sua alfabetização, é preciso que haja a estimulação adequada. Uma que podemos ressaltar aqui é a metodologia fônica, pois ela é completa de forma suficiente a garantir o aprendizado do aluno com autismo. Vejam abaixo o porquê.
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O que a ciência diz a respeito desse método de alfabetização?
Dentro do mundo das pesquisas científicas, há muitos escritos sobre o método fônico como uma excelente alternativa voltada para a alfabetização dos pequenos com TEA. Dentre eles, destaca-se as investigações do Dr. Fernando Capovilla, um dos nomes mais celebrados neste meio.
O pesquisador é vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Capovilla confirma que a metodologia fônica é ideal porque ela mapeia a fala. Além disso, o professor salienta que cada criança precisa receber um tipo de tratamento adequado à sua necessidade.
Afinal, o que é a metodologia fônica?
Como vocês podem perceber, um dos métodos de alfabetização no autismo que pode ser evidenciado é a metodologia fônica, pois ela não parte somente do nome das letras, mas também dos respectivos sons que elas reproduzem.
Tudo isso significa que os pequenos, quando são devidamente alfabetizados, trabalham a sonorização das letras; eis o motivo de a metodologia receber esse nome. Ela parte da ideia de que o som é muito melhor para ser assimilado pelo cérebro.
Vale salientar que tanto esse método quanto as demais respeitam o desenvolvimento cerebral dos pequenos que passam pelo processo de alfabetização. O aspecto cognitivo é o mais favorecido durante essa etapa. Há que se ressaltar o fato de existir todo um direcionamento e uma estratégia envolvida na metodologia fônica; e que precisam ser seguidas de forma regular pelos profissionais a fim de que os resultados sejam satisfatórios.
Existem algumas particularidades na metodologia fônica?
Em se tratando de alfabetização, é impossível não nos aprofundarmos na metodologia fônica. Quando apresentamos o som das letras, percebemos também algumas particularidades. Vejam quais são elas:
– No caso das vogais, o nome das letras já é o som que elas têm, por exemplo: A, E, I, O, U. Quando vamos para as consoantes, temos não só o nome delas, mas fazemos o som que exprimem.
– Aqui temos a letra “F”, mas o som é “ffff”. Por outro lado, quando juntamos “F” com “A” a situação muda e a sonoridade se transforma em “FA”.
– O mesmo ocorre com “L”. O som é “lll” (com a língua posicionada atrás dos dentes superiores). Se acrescentarmos a letra “E” teremos “LE”. Esse passo a passo de construção é muito importante durante a alfabetização no autismo.
Existe recomendação para algum tratamento? Qual o mais indicado para esses casos?
O que podemos recomendar é o comprometimento de um verdadeiro trabalho em conjunto entre pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e médicos. Importante lembrar que a intervenção multidisciplinar é fundamental para que ocorra o desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e também dos adultos que convivem com o autismo.
Referência
MÉTODOS de Alfabetização para crianças com Autismo e outras deficiências | 5 Minutos. [Arapongas]: Neurosaber. 1 vídeo (3 min. 10 seg.). Publicado por Neurosaber. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GaBoPTeayFQ. Acesso em: 18 jan. 2020.
7 Comments
Sistema montessori alfabetiza pelo método fonético! Conheço crianças autistas que estudam em escolas montessorianas e a tanto a leitura como a escrita dessas crianças são excelentes!
Você poderia fazer outro post explicando sobre outras metodologias? Por exemplo a metodologia Tecch e a Aba
Olá Natalia , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato.
Tem algum curso sobre alfabetização para autista
Olá Elaine , temos o clube da alfabetização , segue link ao lado com todas as informações : https://lp.neurosaber.com.br/clube-da-alfabetizacao-lista-de-espera/ .
Boa noite!
Tudo bem? Me chamo Anna Paula e estou fazendo um trabalho de conclusão de curso com o tema do autismo, e como subtítulo resolvi trabalhar em cima do assunto sobre a síndrome de Asperger.
Mas minha pergunta é como posso usar o Metódo Montessoriano usando essa sindrome?