Skip to content Skip to footer

Mordidas na escola como proceder?

A escola é um local com possibilidades diversas. O espaço pedagógico, por reunir crianças com diferentes personalidades, é o lugar propício para lidar com determinadas situações ainda na primeira infância. Isso não se restringe somente aos pequenos, mas aos adultos também. Dentre esses desafios existe um que tira o sono de pais e deixa educadores menos experientes apreensivos: as mordidas.
Qual de vocês nunca ouviu falar de uma criança que levou ou deu uma mordida na outra? Muitas vezes, nossos filhos passam por isso quando são bem pequenos. Segundo especialistas, tal atitude é comum entre 1 e 3 anos de idade.

Por que isso acontece?

Durante os primeiros anos de vida, todos nós já estabelecemos alguma comunicação, embora ainda não tenhamos o domínio da fala. De acordo com psicólogos, as mordidas podem ser consideradas uma forma de demonstrar emoções, principalmente em situações como a disputa por algum objeto ou brinquedo. Os pequenos mordem quando estão irritados, descontentes e até com raiva. Como a linguagem verbal ainda não é uma habilidade presente em sua vida, eles se manifestam dessa maneira.

Até que ponto as mordidas são consideradas normais?

O aspecto comum das mordidas vai até os dois anos de idade. Se após essa fase a criança continuar se comportando dessa maneira e com uma determinada frequência, os pais devem procurar acompanhamento com psicólogos. É preciso ficar atento, pois a continuação de tais atitudes pode significar uma agressividade aflorada, reflexos de alguma situação que pode estar acontecendo na família ou até mesmo no desenvolvimento do pequeno.

Como a escola deve proceder?

Considerando que isso pode acontecer com mais frequência no ambiente escolar, devemos enfatizar em um detalhe: identificar os momentos em que ocorrem as mordidas. Ou seja, pela disputa de brinquedos ou ‘desentendimentos’ entre a criança e o coleguinha.; os motivos mais propensos.
O próximo passo é conversar com o pequeno e mostrar a ele que isso não é legal, que machuca e que faz o outro chorar. É evidente que somente isso não é o suficiente. Sendo assim, é importante avisar aos pais, tanto do que efetuou as mordidas quanto o que recebeu, sobre o ocorrido.
Muitas escolas utilizam bilhetes, mas nesse caso seria interessante convidar os pais para uma conversa aberta e explicar que isso é normal, embora tenha que ser corrigido para que não aconteça mais.
É importante dizer que a intenção da criança não é machucar, mas manifestar descontentamento. Muitos educadores tentam conscientizar o aluno que mordeu mostrando as marcas feitas por ele no outro colega. Isso é parte de um processo de esclarecimento que os adultos devem incutir nas crianças. Toda vez que houver alguma indicação de que essa situação pode ocorrer, a melhor maneira é chamar a atenção para que o aluno veja que aquilo não é legal.

Como os pais devem proceder?

Os responsáveis pela criança que mordeu devem conversar com o filho e dizer que as mordidas não devem se repetir porque machucam, deixam as pessoas tristes, não é certo, entre outros motivos.
Os pais de quem sofre a ação devem procurar a escola para esclarecimentos, mas com a consciência de que isso acontece e que pode ser resolvido com tranquilidade. Nada mais indicado que o diálogo e a conscientização.

64 Comments

  • Eronilde
    Posted 27/07/2018 at 4:58 pm

    Adorei, sou professora do infantil e isso é bem comum nas crianças, essa postagem me ajudou bastante em conhecer o porquê de acontecer.

  • Amanda
    Posted 27/07/2018 at 6:21 pm

    Olá! Bastante importante abordar esse tema. No caso de uma criança com TEA que costumam morder não só outras crianças, mas tbm objetos da sala, como mesa, caseiras etc. Qual seria a maneira mais adequada para proceder?

  • Ana Maria Pessoa de Toledo
    Posted 28/07/2018 at 3:39 pm

    Adorei

  • Jessica
    Posted 02/08/2018 at 8:28 pm

    Meu filho foi mordido 4 vezes. NÃO É NORMAL. É INADMISSIVEL, está ficando com medo de frequentar o ambiente escolar.

    • Adriana Matias
      Posted 03/08/2018 at 8:02 am

      Olá Jessica ,
      você precisa falar com a professora para entender o que acontece para ela buscar forma de evitar que isso ocorra novamente .

      • Rosyanne
        Posted 16/04/2023 at 12:22 pm

        Então…o meu filho em sou meses de aula foi mordido 5 x e não sei mais o q fazer. Já procurei a direção da escola mas não adiantou nada !!!!!!!!!

        • Cândida Valquiria Vieira Perchim
          Posted 06/05/2023 at 8:49 pm

          Olá Rosyanne, meu neto recém entrou na escolinha, em 1 mês já foi mordido por um coleguinha 6x. Ontem ele veio com as costas toda machucada, e as pessoas responsáveis, só enviam bilhetes dizendo que quem mordeu se desculpou! É sempre o mesmo menino!!! Minha filha já esteve em reunião na escola e não vi retorno positivo! Agora quem irá na próxima reunião, serei eu, avó e quero que seja com os pais desse menino que morde o meu neto!

    • thais
      Posted 04/11/2019 at 7:34 pm

      entao estou com o mesmo problema, como proceder será? em um mes meu filho foi mordido 4 vezes tbm e pior tadinho nao reagiu, nao sei o q fazer viu

      • Suporte Neurosaber
        Posted 05/11/2019 at 8:32 am

        Olá Thais ,
        Os pais de quem sofre a ação devem procurar a escola para esclarecimentos, mas com a consciência de que isso acontece e que pode ser resolvido com tranquilidade. Nada mais indicado que o diálogo e a conscientização.

        • Kate
          Posted 06/07/2022 at 2:41 pm

          Mas se os pais da criança que morde 1, 2,3 ,4 vezes não tomarem nenhuma providência?

          • Solange
            Posted 06/07/2022 at 5:52 pm

            Olá Kate, tudo bem?

            É necessário conversar com a escola, para que juntos cheguem na melhor maneira de resolver essa situação.

            Sol,
            Equipe NeuroSaber 💙

          • franciele
            Posted 30/09/2022 at 8:33 pm

            Estou no meu 2º filho, e este tem apresentado o comportamento de morder (ele 2 anos), lógico que converso muito, explico, repreendo na hora para mostrar que é errado. e ficou me perguntando quando vejo este tipo de comentário, que tipo de atitude as pessoas querem que os pais tomem?
            Não é fácil, para os responsáveis de quem mordem tbm, ficamos muito preocupados, com medo e aconteça novamente e de que machuquem o colega, sem saber as vezes como e o que fazer, pois tudo isso vai além do que é simples, eles são pequenos, ainda estão aprendendo como se comunicar.
            Como mencionei estou no meu 2º filho, minha mais velha foi o contrário, ela era a criança que sofria as mordidas e isso tbm é péssimo, tbm fiquei chateada, braba e até com raiva em algumas situações,. porém de nada adianta somente acusar e xingar, precisamos ter calma e empatia, conversar com os professores, tentar ajudar da melhor forma.

      • Lays de Jesus
        Posted 03/09/2022 at 3:00 pm

        Menina… Aconteceu comigo… Uma aluna minha foi mordida 3 vezes no mesmo dia. Duas no braço esquerdo e uma no direito. E como a menina não esboça reação não identifiquei.e a mãe ficou no desespero. Porque não a avisei. Gente a menina não me fala o que acontece com ela. Isso é difícil e a mãe tá irritada demais. E é compreensível. Mas não sei o que fazer e como falar com ela.

    • Cibele
      Posted 19/07/2022 at 12:28 pm

      Oque vcs fizeram? Estou com o mesmo problema 5 mordidas feias em menos de 10 dias

    • Renan
      Posted 10/11/2022 at 11:15 pm

      Eles falam que é normal quando é com o filho dos outros 🤮🤮🤮🤮👎🏽👎🏽👎🏽

    • Fernanda
      Posted 08/03/2023 at 2:20 am

      E oque eu devo fazer quando a educadora fecha a porta nos dedos da mão da minha filha de 1ano e meio não me avisa e o dedo está inchado e com a unha roxa fui reclamar com elas e ainda reinaram oque fazer nessa situação

    • Nathannael
      Posted 22/03/2023 at 4:50 pm

      Vale ressaltar que pode ocorrer, mas se houver condutas com contumácia à escola seja ela publica ou privada tem responsabilidades jurídicas sobre todos os atos de lesão que ocorrer dentro do seu estabelecimento. Importante ressaltar que tem várias jurisprudência favoráveis no entendimento de que esse tipo de falha na prestação de serviços cabe dano moral. Então meu conselho como operador do Direito é, converse com a escola, caso não haja solução e o problema persista, busque um(a) advogado(a) civilista para ajuizar ação contra a intuição, exigindo-lhes melhor monitoramento da escola e reparação de dano moral pelo ocorrido ao seu filho(a).

    • Rosyanne
      Posted 16/04/2023 at 12:21 pm

      Então…o meu filho em sou meses de aula foi mordido 5 x e não sei mais o q fazer. Já procurei a direção da escola mas não adiantou nada !!!!!!!!!

  • Luana Passos
    Posted 01/11/2018 at 6:08 pm

    Meu filho tem 3 anos e.mordeu um coleguinha sem ser contrariado, ou disputa de um objeto. Isto é normal?

    • Adriana Matias
      Posted 06/11/2018 at 9:43 am

      Olá Luanda, não tem como saber com apenas essa informação porque essa fase é comum alguns tipos de comportamento, por isso é tão necessário uma avaliação pessoalmente e também um relatório da professora sobre o comportamento da criança para chegar em uma resposta assertiva e de forma responsável.

    • Indianara monteiro
      Posted 28/02/2023 at 3:28 am

      Isso aconteceu com minha filha hoje, foi mordida! Pais de verdade sabem quem sao seus filhos e seu carater vem de berço. As minhas filhas sabem que se machucar algum amigo ou funcionario, ou desrespeitar alguem terão consequencias e desde a minha de tres anos. Tres anos ja sabe o q é certo e errado. Isso é coisa de criança mimada, folgada e mal educada!

      • Débora
        Posted 02/03/2023 at 8:14 pm

        Pais de verdade, oq seria isso exatamente hein? Fala aí pra gente especialista em ser melhor que os outros.

  • Andréia
    Posted 05/07/2019 at 3:58 pm

    Adorei o post.
    Sou mãe e minha bebe está na escola há 3 meses e já sofreu 5 mordidas.
    Meu maior problema com a escola era a falta de transparência em não me comunicar pessoalmente quando pegava minha filha. Eu chegava a questionar se estava tudo bem e as professoras informavam que sim. Quando eu chegava em casa e ia dar banho na minha bebe via a mordida.
    Isso ocorreu diversas vezes e me gerou um desgaste muito grande.
    Na segunda reunião que tive com a diretora da escola me obriguei a notifica-la formalmente da minha insatisfação para que ela tomasse uma providência e passasse a me comunicar pessoalmente das ocorrências.
    Mordidas são comuns de ocorrerem porém não devem ser vistas como algo normal, pois é uma agressão, que causa dor na vítima e deixa marcas. Apesar de ocorrerem entre crianças inocentes que não tem noção das suas atitudes, a instituição escolar é responsável pela integridade física, psquica e moral destas crianças e para tanto deve encontrar alternativas de tranquilizar os pais quanto as ocorrências e sempre na base da transparência para evitar conflitos.

  • Aparecida do Amaral
    Posted 21/08/2019 at 1:50 pm

    Olá Luanda!!!
    quando a situação e passada para os pais que seu filho mordeu, a resposta vem como, ele só morde quando está nervoso? dá para entender que a mãe passou a responsabilidade para a professora…..como agir nessa situação?

  • Nielly
    Posted 25/11/2019 at 1:52 pm

    Meu filho tem 2 anos e está mordendo os coleguinhas na escola, ja conversei, explico que não pode, que faz dódoi no coleguinha, que machuca, que ele fica triste, enfim, eu não sei mais como agir, é muito desgastante, converso com as mães, peço desculpas, já fui na escola conversar com a coordenação e professora, gente eu fico arrasada, ele já foi mordido, foi ruim qndo aconteceu, mas qndo soube que ele tava mordendo doeu muito mais, a gente se sente impotente, culpada, eu particularmente me senti pior qndo ele mordeu do que qndo foi mordido. O que devo fazer??

    • Suporte Neurosaber
      Posted 25/11/2019 at 1:56 pm

      Olá Nielly ,
      Olá, tudo bem? Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

  • Thamer Paulino
    Posted 13/12/2019 at 7:41 am

    Mordida é um ato de violência, independente da idade ou motivo. Portanto não considero a atitude normal.
    Há formas de evitar tal situação, como; Não manter mais de uma criança no mesmo berço; Ter quantidade de cuidadoras suficiente ao número de crianças; Principalmente maior atenção destinada as crianças na hora da interação recreativa.
    Apesar do ato e morder ser rápido, só se estende se não for visto pelo cuidador.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 13/12/2019 at 9:32 am

      Olá Thamer
      Obrigada pelo retorno! Continue sempre acompanhando!

    • Jordana
      Posted 11/09/2021 at 4:13 pm

      Thamer, quando você estiver num ambiente educacional e que você for a pessoa responsável pela educação e cuidado com os pequenos você irá entender que mesmo com o maior cuidado do mundo as mordidas acontecem sim! E elas são tão rápidas que por diversas vezes é impossível evitá-las. O que os pais precisam entender é que as crianças estão em um ambiente social, com outras crianças com diversidade de educação, de cultura no lar, de personalidade e, enquanto ela não souber falar/se expressar as mordidas podem ocorrer sim, não devemos transformar em uma monstruosidade uma etapa que faz parte do desenvolvimento infantil. Creio que pensamentos assim de inadmissibilidade somente se colocássemos as crianças em bolhas ou as tratassemos como robôs!

      • Irani Nogueira
        Posted 13/08/2022 at 1:32 pm

        Tenho um neto de 3 anos que está na escolinha a alguns meses. Já foi mordido 4 vezes pela mesma criança, que já havia mordido outros anteriormente. Ele é artista mas, não aceito isso como justificativa.
        Já foi conversado na escola que diz sempre que foi num segundo . Meu neto não volta mais pra essa escola e lamento pelas outras crianças que com certeza passarão a ser o alvo.

      • Mary
        Posted 16/08/2022 at 2:05 am

        Isso mesmo, muito boa sua colocação, só quem está em ambiente de educação infantil sabe que com todo cuidado e atenção que temos , acontece as mordidas!

      • Vera Lopes
        Posted 12/03/2023 at 7:48 pm

        Jordana, parabéns pelo seu comentário, você falou uma pura verdade, tá enho 4 filhos ,todos frequentaram creches e tiveram fases que foram mordidos e fase que morderam, realmente em nenhuma dessas situações são agradeveis,mas na minha opinião a pior é o filho morder o coleguinha,o sentimento é horrível,saber que nosso filho causou dor a outra criança.Por é muito importante conversarmos bastante com a criança,educador e pais tem que formarem uma parceria e falarem a mesma língua,para se ajudarem e ajudarem os alunos.

      • Adilson
        Posted 29/06/2023 at 11:28 am

        Jordana, até que idade você considera isso normal?

      • NATALIA LUCIA
        Posted 26/07/2023 at 2:26 pm

        Que texto lindo , pena que não foi com um filho seu . Afinal não é fácil para nenhuma mãe ver um filho machucado seja por inúmeros motivos . não se pode normalizar e achar que está tudo bem . Independente da intenção é uma ação , uma lesão contra outa criança. E o pais da mesma precisam ser responsabilizados para que eduque , oriente ou converse com seu filho para que mais tarde não viré uma pessoa sem controle e sem condições de conviver com outras.

    • Kate
      Posted 06/07/2022 at 2:43 pm

      Mas se os pais da criança que morde 1, 2,3 ,4 vezes não tomarem nenhuma providência?

      • Alana
        Posted 19/10/2022 at 11:29 pm

        Que providência você sugere que seja tomada?

  • fatyma
    Posted 22/02/2022 at 2:02 am

    olá, estou passando pela mesma situação. meu filho tem 2 anos e 11 meses. já esta falando bem, no ano passado foi mordido várias vezes por uma criança. esse ano ele voltou para a mesma escola, e essa mesma criança voltou a morder ele. Acontece que meu filho é muito inteligente, já sabe contar algumas coisas que acontece na escola, e há duas semanas atrás ele nem queria entrar quando o pai dele chegava na porta da escola começava a chorar desesperadamente. o que deu pra perceber é que por causa dessa criança que morde ele, ele não quer ficar na escola. O que devo fazer? Já falei coma professora e diretora da escola nas outras vezes que ele foi mordido ano passado, mas esse ano voltou a se repetir. Até ameacei processar a mãe do aluno, na vez passada. Mas como ele parou de morder meu filho não falei mais nada. Será que devo mandar a a diretora chamar a mãe da criança e fazer uma reclamação para ela pessoalmente?

    • Webster
      Posted 22/02/2022 at 2:08 pm

      Olá, Fatyma!

      Muitas escolas utilizam bilhetes, mas nesse caso seria interessante falar com a diretora para convidar os pais para uma conversa aberta e explicar o ocorrido, embora tenha que ser corrigido para que não aconteça mais.

      Webster – Equipe NeuroSaber 💙

  • Damiana
    Posted 05/04/2022 at 1:55 am

    Não, não é normal , principalmente quando ocorre diversas vezes. Na primeira tentativa já deve ter intervenção do responsável na sala, uma criança que morde deve ser observada com mais frequência e acompanhamento próximo, não que seja isolada, mas os responsáveis precisam ter atenção em especial. Principalmente nas atividades que isso ocorre. Não podemos normalizar o que não é normal.

    • Solange
      Posted 05/04/2022 at 1:34 pm

      Olá Damiana, tudo bem?

      A informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com todas as situações.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Madalena
      Posted 02/08/2022 at 2:37 am

      Damiana, saia desse mundo de Alice que você vive. Não existe uma intervenção efetiva que se faça após uma moeda e que faça efeito imediato. E não tem como observar com mais frequência a criança que morder, pq em um berçário são VÁRIAS crianças que mordem. Morder faz parte da fase oral e é normal SIM. Quem não quiser ter nunca o filho mordido que cuide em casa ou pague babá particular.

  • Lara Gomes
    Posted 07/06/2022 at 7:38 am

    Boa noite, gostaria de saber se quando há traumas, o certo é manter na escola pra entender o que houve ou mudar o ambiente?Meu filho foi mordido na escola, mas ninguém sabe quem foi, ele tem 4 anos e também diz que não sabe quem foi, e mudou totalmente seu comportamento, nao gosta nem de ver o uniforme, na entrada chora demais, reluta ao máximo em ir, ficou agressivo, mas fala bem da escola, dos amigos, e quando o busco ele está todo feliz e faz hora pra ir embora.Fica ansioso pra chegar final de semana, acorda perguntando se tem aula.Muito preocupada com emocional dele.
    Peço um auxílio.
    Muito obrigada 🙏

    • Solange
      Posted 07/06/2022 at 1:25 pm

      Olá Lara, tudo bem?

      Converse com a escola para verificar quais medidas são tomadas nestes casos e converse com o profissional que acompanha a criança para que veja qual orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Maria Silva
    Posted 02/08/2022 at 2:47 am

    Num berçário de escola pública normalmente são entre 15 a 24 crianças. Nessa quantidade de crianças geralmente tem umas 2 que vão procurar os colegas para morder “sem motivo”, nenhum (essas são as mais difíceis de supervisionar, pois podem morder sempre que conseguirem um momento). Tbm deve ter umas 2 ou 3 que sempre mordem na disputa de brinquedo. Quem fala aqui que é só os cuidadores olharem melhor quem morde não sabe o que está falando, é irreal um cotidiano assim em berçário. Uma hora tem uma pessoa trocando um bebê, outra acudindo um e etc. E muitas vezes a gente consegue enxergar a mordida, mas não dá pra chegar a tempo de impedir. E quem não aceitar filho mordido, que cuide em casa ou pague babá. Morder faz parte do desenvolvimento e muitas vezes pela quantidade de crianças que têm em sala fica mais difícil a situação.

    • Solange
      Posted 02/08/2022 at 1:00 pm

      Olá Maria, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! A informação técnica e de qualidade, pode ajudar os pais e os educadores entender melhor cada etapa na evolução dos pequenos. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Benicio Carlos
    Posted 06/10/2022 at 6:41 pm

    Muito bom este tema, já que é “normal” e em caso de sair da normalidade? sendo algo corriqueiro que eles no caso a creche ou escola não resolvem como proceder?

    • Solange
      Posted 07/10/2022 at 1:45 pm

      Olá Benicio, tudo bem?

      Você deve primeiramente conversar com a professora para que conversem com os pais da criança, depois com a direção e assim sucessivamente até conseguirem chegar em uma solução.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Pâmela
    Posted 21/12/2022 at 11:12 pm

    Boa noite pessoal pois então eu passei por isso hj,coleguinha deu uma mega mordida no meu filho ele tem 1 ano e 8 meses cheguei na escola e primeiramente a prof já veio conversar cmg explicando que estão tendo dificuldades com essa etapa de “morder” diz ela que é fase,eu fiquei primeiramente chateada tadinho do meu pequeno ficou com um machucado imenso na Buchecha bem perto da orelha estava c o braço todo arranhado até a mãozinha machucada a unica coisa só que queria era que isso não acontecesse de novo sei que é difícil mas a gente fica com o coração na mão né 😖

    • Solange
      Posted 09/01/2023 at 12:46 pm

      Olá Pâmela, tudo bem?

      Orientamos que converse com a escola quais são as condutas que irão tomar para minimizar essa situação, mas como citado no artigo, como crianças muito pequenas passam pela fase da oralidade, então é através da boca que eles descobrem o mundo, muitas vezes será através da mordida, que a criança vai expressar o que está sentindo, com muito dialogo você e a escola chegarão na melhor solução para esse caso.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Bruna Deane Maximiano da Silva
      Posted 04/04/2023 at 11:24 pm

      Fico feliz que vc entendeu o lado da professora, sou professora do maternal e mais duas, estamos passando por isso, por mais que fiquemos de olho, eles são muito rápidos, e não conseguimos evitar, sendo que tem pais que são bem ignorantes, querem logo levar pra frente, processo essas coisas, dizendo que não cuidamos bem, mas somos bem atentas, mas tem pais que não entendem de forma alguma, só nos sabemos o amor que temos por nossos pequenos, e o quanto evitamos tantas coisas.

  • Carlos
    Posted 15/02/2023 at 5:25 pm

    Nenhum pai sente orgulho quando seu filho morde os outros, sei que a dor de quem é mordido é grande, mas muitas vezes os pais não entendem que são somente crianças, com sentimentos, emoções e imaturidade. Tenho uma Filha com Sindrome de Down, que morde outras crianças, e acredito que os pais não sabem da metade do que fizemos para evitar isso, enquanto muitos pais investem todo dinheiro em troca de carro, viagens. Pais de alunos atipicos gastam 3, 4 , 5 mil por mes para dar o melhor para os filhos com o intuito de melhorar a vida deles em todos os aspectos, seja Social, cognitivo, enfim… deixo aqui o compartilhamento da dor dos pais ‘mordidos’ mas peço a compreensão e empatia em entender o outro lado. Agradeço

    • Solange
      Posted 15/02/2023 at 6:02 pm

      Olá Carlos, tudo bem?

      É importante manter o dialogo com a escola para poderem chegar na melhor intervenção.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Hariane
    Posted 28/02/2023 at 1:36 pm

    Minha filha foi mordida no narin tá usando medicamento por calsa do corte diretora n quis fala quem foi que mordeu nem o responsável me deu ajuda

    • Solange
      Posted 28/02/2023 at 6:16 pm

      Olá Hariane, tudo bem?

      As crianças para conhecer o mundo ou se autoconhecer, ele usa muito as mãos e também a boca, até 3 anos a criança está conhecendo novas emoções, como por exemplo a frustação, raiva, medo, dentre outros que não conhecia, por isso a mordida pode ser uma maneira de se expressar, mas nem sempre a mordida é porque a criança está com raiva, pois nós adultos muitas vezes dizemos que quando uma criança é muito fofa, que estamos com vontade de morder, ou até mesmo damos mordidas fracas, então a criança entende que isso é permitido e acaba fazendo esse ato, mas de maneira nenhuma, estamos dizendo que o ato é correto e que se pode permitir que a criança a pratique, por isso, é importante conversar com a escola para que vejam como lidar e trabalhar para evitar esse ato.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • JULIANA LARA
    Posted 04/04/2023 at 9:41 pm

    OLA,TENHO UM FILHO DE 2 ANOS E 9 MESES E ELE JÁ TINHA APRESENTADO ESSE COMPORTAMENTO DE MORDER O PRIMO E ATE MESMO A MIM, EU E MEU MARIDO REPREENDEMOS ELE E EXPLICAMOS QUE NÃO É LEGAL QUE MACHUCA QUE DÓI E QUE DEIXA O AMIGUINHO TRISTE.
    FAZEM 20 DIAS QUE ELE COMEÇOU A FREQUENTAR A CRECHE E HOJE RECEBEMOS A NOTICIA QUE ELE MORDEU UM COLEGA POR DISPUTA POR UM BRINQUEDO.
    MEU MARIDO O REPREENDEU E DISSE QUE NÃO ERA LEGAL QUE MACHUCA O AMIGO, A GENTE FICOU SEM CHÃO PORQUE A MORDIDA FOI BEM FORTE, A GENTE FICA SEM SABER O QUE FAZER NÃO É POR FALTA DE EDUCAÇÃO NEM PORQUE A GENTE NÃO CUIDA.
    EU ME PRONTIFIQUEI A PAGAR UMA POMADA DESSAS QUE ELIMINAM A DOR E O INCHAÇO MAIS A ESCOLA DISSE QUE NÃO PRECISAVA.
    FICO CHATEADA PELA CRIANÇA QUE FOI MORDIDA, E PELO MEU FILHO QUE MORDEU É MUITO DIFÍCIL LIDAR COM ISSO EU JA TENTEI VARIAS TÉCNICAS EXPLICATIVAS COM ELE.
    MAIS GENTE É MUITO DIFÍCIL !! EU ME SINTO MUITO MAL PELA MAE QUE O FILHO FOI MORDIDO E PELO MEU FILHO QUE TEVE ESSA ATITUDE MESMO JÁ SENDO EXPLICADO QUE NÃO PODE E QUE MACHUCA !

    • Solange
      Posted 04/04/2023 at 10:56 pm

      Olá JULIANA, tudo bem?

      Entendo como pode ser difícil lidar com esse comportamento do seu filho, mas é importante lembrar que ele ainda é muito novo e está aprendendo a lidar com as emoções e a interagir com outras crianças. Morder é um comportamento comum nessa idade, especialmente quando as crianças ainda não têm habilidades sociais e emocionais totalmente desenvolvidas.

      Algumas coisas que você pode tentar fazer para ajudar seu filho a lidar com essa situação são:

      Continuar a explicar para ele que morder é errado e que machuca os outros;

      Elogiar e recompensar seu filho quando ele se comportar bem, especialmente quando ele compartilhar brinquedos ou interagir positivamente com outras crianças;

      Estabelecer limites claros e consistentes em relação ao comportamento dele;

      Não brincar ou deixar que alguém morda seu filho de brincadeira, pois assim ele pode acreditar que esse comportamento é aceitável;

      Observar e antecipar situações em que seu filho possa morder e intervir antes que isso aconteça, redirecionando a atenção dele para outra atividade;
      Oferecer brinquedos e atividades que ajudem seu filho a liberar a energia e a frustração, como jogos de bola ou massinha.

      É importante que você também converse com a equipe da creche para entender como eles estão lidando com essa situação e o que pode ser feito para prevenir que isso aconteça novamente. Se o comportamento persistir, é possível procurar a ajuda de um profissional de saúde ou educação infantil para orientações mais específicas.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Bruna Deane Maximiano da Silva
    Posted 04/04/2023 at 11:27 pm

    Fico feliz que vc entendeu o lado da professora, sou professora do maternal e mais duas, estamos passando por isso, por mais que fiquemos de olho, eles são muito rápidos, e não conseguimos evitar, sendo que tem pais que são bem ignorantes, querem logo levar pra frente, processo essas coisas, dizendo que não cuidamos bem, mas somos bem atentas, mas tem pais que não entendem de forma alguma, só nos sabemos o amor que temos por nossos pequenos, e o quanto evitamos tantas coisas.

    • Bruna Deane Maximiano da Silva
      Posted 04/04/2023 at 11:30 pm

      E por eu ser a titular da turma, tem uma mãe de uma aluna, que se ela aparecer arranhada tudo é culpa minha, mesmo tendo mais duas trabalhando comigo.

    • Solange
      Posted 05/04/2023 at 11:50 am

      Olá Bruna, tudo bem?

      Obrigado pelo feedback e pelo depoimento.
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Robson
    Posted 16/05/2023 at 11:05 pm

    E o que acontece se um leão morder seu amiguinho de escola?

    • Jhulli
      Posted 12/06/2023 at 6:22 pm

      Olá Robson, tudo bem?

      É importante ensinar às crianças que morder outras pessoas não é aceitável. A mordida pode causar dor e ferimentos em alguém, além de ser uma forma de agressão. É importante incentivar as crianças a encontrar maneiras mais saudáveis de se expressar e resolver conflitos, como falar sobre seus sentimentos, pedir ajuda a um adulto ou encontrar atividades mais construtivas para canalizar sua energia.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5