Skip to content Skip to footer

Musicoterapia: quais são seus benefícios

A musicoterapia contribui para melhorar o desenvolvimento da criança de uma maneira lúdica e divertida. 

É notável que a música pode ter um efeito calmante e relaxante nas pessoas. Nosso humor melhora quando ouvimos nossa música favorita, por exemplo. Podemos também acessar nossas memórias da infância quando ouvimos uma música específica ou um som parecido.

Mas afinal, o que é musicoterapia? Vamos te explicar mais sobre isso neste artigo.

 

O que é musicoterapia?

A música é um elemento comum na vida. Assim, sons, ritmos, tons e músicas são utilizadas diariamente por pais para acalmar, brincar e envolver a atenção da criança. 

Segundo a National Association of Music Therapy (NAMT) – 1998, a musicoterapia é o uso da música com o intuito de alcançar objetivos terapêuticos. Dessa forma, a recuperação e a melhoria da saúde física e mental são exemplos desses objetivos. 

A musicoterapia é um campo de conhecimento que procura estudar os efeitos da música e das experiências musicais. Seu foco principal é promover interações mediadas por meio da música, buscando desenvolver o potencial de cada indivíduo. 

O objetivo dela é desenvolver a comunicação, relação, expressão, necessidades físicas e sociais, entre outros. Conheça alguns dos benefícios dessa prática abaixo:

Benefícios da musicoterapia

De acordo com a World Federation of Music Therapy (2007), os benefícios da musicoterapia são:

  1. Melhoria de Comportamentos Sociais
  2. Expressão Emocional
  3. Aumento de Autoconfiança
  4. Melhoria de Habilidades Motoras Grossas e Finas
  5. Facilitar Relaxamento
  6. Apoio Emocional em Relação a Perdas
  7. Aumento de Concentração

Como a musicoterapia beneficia as crianças?

As crianças têm contato com a música desde pequenas, de uma maneira ou de outra. Dessa maneira, a música é capaz de ativar cada neurônio do nosso cérebro para criar novas conexões e caminhos. Ou seja, ao trabalhar uma atividade que envolva música, outras habilidades também podem ser melhoradas. 

Por meio dos sons, ritmos e melodias, as crianças são capazes de aprenderem habilidades sociais e motoras importantíssimas para seu desenvolvimento. Além disso, ela é uma ótima aliada para trabalhar com a memória. 

De acordo com estudos, os cérebros das crianças se desenvolvem de maneira mais rápida quando apresentados à música. Isso pode ajudá-los futuramente a ler e a falar outros idiomas, por exemplo.  

Assim, os pais podem colocar músicas ainda durante a gestação para que o bebê possa escutar, oferecendo, dessa forma, estímulos para o bebê ainda dentro da barriga da mãe. É recomendado, nessa fase, escolher canções mais calmas e tranquilas. 

Algumas outras maneiras em que a musicoterapia pode ser benéfica para as crianças são:

Memorização

Como falamos anteriormente, a música é muito importante para trabalhar e estimular a memorização das crianças. 

Se pararmos para pensar, somos capazes de lembrar e reconhecer músicas que escutávamos quando éramos crianças. Conseguimos facilmente cantarolar canções que não ouvimos há tempos. E isso graças a nossa capacidade de memorizar as letras e canções. 

As músicas, tais como a do ABC, servem também para estimular o processo de alfabetização e ajudam o cérebro a gravar informações. 

Habilidades motoras finas

Existe uma enorme variedade de instrumentos musicais que podemos utilizar com as crianças. Além de serem atrativos para elas, são fundamentais para trabalhar suas habilidades motoras finas. Tocar um instrumento musical também pode ser muito importante para trabalhar com a coordenação olho-mão da criança.

A música ajuda no processo de aprendizagem

Por ser capaz de nos acalmar e animar na maioria das vezes, a música desempenha um papel importante no processo de aprendizagem infantil. 

Ao introduzirmos a música logo nos primeiros anos de vida, podemos desenvolver uma atitude positiva em relação à curiosidade e educação da criança. 

Cada criança é única e, por isso, cada tratamento com a musicoterapia é desenvolvido especialmente para ela. Lembre-se de procurar um profissional adequado para isso. 

Refêrencias:

DEFINIÇÃO de musicoterapia. UBAM – União Brasileira das Associações de Musicoterapia. Disponível em: https://ubammusicoterapia.com.br/institucional/musicoterapia/definicao/. Acesso em: 21 de jan. 2022.

WHAT are the benefits of music therapy?. World Federation of Music Therapy, 2007. Disponível em: https://wfmt.info/wfmt-for-students-2020-2023/info-cards/. Acesso em: 21 de jan. 2022.

3 Comments

Leave a comment

0.0/5