O Desenvolvimento Neuropsicomotor e sua importância na Aprendizagem
Os desafios que a infância apresenta aos profissionais precisam de muito acompanhamento para que os resultados sejam satisfatórios e até superem as expectativas. No texto de hoje falaremos sobre como o desenvolvimento neuropsicomotor pode auxiliar no processo de aprendizagem da criança. Afinal, a importância da aprendizagem é inegável.
Para saber mais, continue lendo o artigo.
Conteúdo
Desconstrução de preconceitos e retomada de novas metodologias
Como há, ainda, nas escolas e nas faculdades de pedagogia uma carência de estrutura bibliográfica que fale sobre a questão dos distúrbios neuropsicomotor, muitos profissionais da educação não sabem como lidar.
Além disso, é inegável que tal situação acaba por estigmatizar a criança até mesmo entre os coleguinhas, mas há atividades que procuram minimizar e levar às crianças resultados muito bons para o desenvolvimento infantil.
Sendo exemplo disso, o fato de incutir na criança o gosto pela palavra e pelas imagens, uma vez que a partir disso ela possa desenvolver sua cognição. No entanto, é preciso fazer uma separação sobre as diferentes faculdades do pequeno, no que tangem o desenvolvimento cognitivo e físico.
Importante saber!
Embora pareça haver uma linha que separa uma habilidade de outra, é bem verdade que quando uma criança apresenta déficit no desenvolvimento motor, ela também pode ter dificuldade para o aprendizado da escrita e da linguagem verbal.
Por isso a prática de atividades específicas é imprescindível para o desenvolvimento do pequeno.
Quais são as atividades mais usadas no desenvolvimento neuropsicomotor?
Importante responder a essa pergunta, pois as atividades são aquelas que a envolvem por completo, principalmente no ambiente que ela deve estar sempre em socialização: exercícios realizados em sala de aula. E obviamente que estes também têm um papel relevante, entretanto, há outros que complementam muito bem a aprendizagem da criança:
- Estímulo de coordenação motora fina por meio de desenhos, colagens, recortes, brincadeiras com massinhas (e formação de esculturas);
- Danças e jogos corporais para que a criança conheça seu corpo e, mesmo com as limitações, possa descobrir novas possibilidades de se interagir com a linguagem corporal;
- Estimular a comunicação e uso das palavras;
- Estimular o contato entre os coleguinhas para desenvolver a amizade e quebrar as possíveis barreiras existentes;
- Apropriação e reconhecimento corporal.
Além disso, outras atividades que impulsionam o desenvolvimento neuropsicomotor em prol do aprendizado também podem encontrar em profissionais de outras áreas resultados bastante satisfatórios, como a psicopedagogia, a fonoaudiologia, entre outros.
Então, nunca é demais ressaltar que as brincadeiras devem ser completamente inclusivas e fazer com que todos se divirtam. Brincando, o aprendizado vem sem dificuldade e os pequenos absorvem os conteúdos com tranquilidade.
Referências:
https://www.scielo.br/j/rcefac/a/K7Vm4sp6Qx7DJMZzW5w5z6r/?lang=en#
GUEDES-GRANZOTTI, Raphaela Barroso et al . Neuropsychomotor development and auditory skills in preschool children. J. Hum. Growth Dev., São Paulo , v. 28, n. 1, p. 35-41, 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822018000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 jan. 2024. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.123380.
Dornelas Lde F, Duarte NM, Magalhães Lde C. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo [Neuropsychomotor developmental delay: conceptual map, term definitions, uses and limitations]. Rev Paul Pediatr. 2015 Jan-Mar;33(1):88-103. doi: 10.1016/j.rpped.2014.04.009. Epub 2015 Feb 7. PMID: 25662016; PMCID: PMC4436961.
30 Comments
É muito bom perceber que a concepção de aprendizagem vem sofrendo mudanças positivas, englobando metodologias mais lúdicas e trazendo para o ambiente escolar essa necessidade de desenvolver as habilidades do educando como um todo, sem deixar lacunas.
Mais ainda quando essas mudanças vêm em forma de melhorias para o ensino, quebrando os tabus que são impostos por pessoas que não buscam o conhecimento científico, mas dão importancia ao senso comum que deturpa muitas realidades, principalmente na área educativa.
Olá, sou professora de Ed física, além de formação em Psicopedagogia. É muito bom reafirmar alguns conceitos nos quais acredito. Utilizar o corpo de forma lúdica como aliado ao aprendizado da leitura e escrita. Excelente
Muito bom texto!
Sou professora de educação física e sempre busco novas brincadeiras que ajudam na aprendizagem da criança. Adorei está matéria!!!!
Apreciei as considerações realizadas sobre como podemos auxiliar a criança com deficit psicomotor e de aprendizagem, Como professora sempre utilizei jogos, musica e a dramatização, Um abraço a todos!
É importante focar nas atividades que estimulem a criança como um todo, além de valorizar o trabalho do educador, envolvendo uma equipe multiprofissional para o sucesso do desenvolvimento neuro- psicomotor da criança.
Muito bom o artigo. Ressalto tambem a importancia de oferecer as criancas oportunidades de se movimentar mais: rastejar, engatinhar, andar, correr, saltar, subir e descer….entre outros. Alem disso as atividades de vivencia diarias como: vestir-se, servir-se, abrir e fechar, amarrar, desabotoar…
alem de gerar autonomia e otimo para habilidades motoras.
Gostaria de mais infoacoes entre a relacao do movimento x concentracao.
obrigada por estar proporcionando estes textos nós proporciona uma visão mais ampla de nossa categoria profissional, tendo as vezes uma luz onde está apagada e dando outro caminho a seguir, um complemento em minha metodologia
A escola é um espaço que facilita o aprendizado no sentido mais amplo do termo. Quando os profissionais envolvidos neste ambiente criam situações de inclusão, todos ganham: os que têm deficiência ou não. Digo, até, que com a experiência que tenho em uma escola pública que recebe uma demanda grande de PAEE, os demais alunos acabam ganhando uma experiência com a diversidade rica em valorização, e acabam carregando todo este conhecimento pra vida acadêmica, profissional e pessoal.
Bom dia
Na minha opinião os professores diretores e coordenadores sentem uma certa dificuldade em detectar uma criança com distúrbios neuropsicomotror, mas hoje temos muitos ha meios por onde possamos nos aperfeiçoar para ajudar as nossas crianças, trabalhar a ludicidade com as crianças e uma forma criativa e compensadora na descoberta da dificuldade da criança.
Muito bom o texto amei..
Realmente para que a criança se desenvolva ela precisa sentir-se amada e respeitada, dentro de suas limitações. Vejo isso explícito na escola, as crianças sentem quando não são benquistas e se bloqueiam.
Realmente, não podemos separar as áreas de desenvolvimento infantil elas estão entrelaçadas e esse texto explica isso com propriedade!
Realmente a formação de profissionais faz a diferença no trabalho com as crianças.
Que por algumas vezes são consideradas indisciplinadas, principalmente quando apresentam um comportamento disperso ou agitado.
Estou muito confiante nesta formação
Amor e respeito devem ser inseparáveis quando o assunto é criança. Texto muito completo, claro e objetivo, isso nos faz refletir a nossa rotina e perceber que podemos contribuir muito para o desenvolvimento dos pequenos. Trabalho com educação infantil, procuro de forma lúdica e prazerosa desenvolver atividades que possibilitam movimentos variados para que a criança possa experimentar e exercitar-se ao mesmo tempo. Esse tempo é ótimo para avaliar várias aptidões e habilidades. Parabéns, por dividir saberes importantes como esses.
A cada dia venho me alimentando com mais conhecimentos.
De fato, quando nos sentimos amados conseguimos realizar coisas fantásticas.
Importantíssimo que nossas crianças , sintam-se amadas por todos para que assim possam desenvolver seu aprendizado. Acredito que um dos maiores problemas nas escolas está exatamente aí, na falta de afetividade e amor.
Quando o Educador está atento ao aspecto afetivo e emocional e a criança está em contato com o meio a qual ela está inserida através de jogos , brincadeiras, atividades motoras e sensoriais percebe-se grande avanço em todos os aspectos pedagógicos.
Este texto é muito bom, obrigada por nos disponibilizar!
Belo texto! obrigada!
Obrigada por disponibilizar o texto, e de grande valia para aprendizagem.
olá! bom dia!
Amei receber essas informações, apesar de já praticá-los…
Como professora na rede pública encontramos vários casos complicados e quase sem recursos nos
mobilizamos e em conjunto chegamos a um consenso para caminharmos nesse campo tão difícil…
O que me revoltou foi que encontrei-me com um coordenador que ao pedir a classificação da diagnóstica,
nos informou que as atividades da criança silábico sem valor deveria ser diferente dos conteúdos trabalhados com os outros alunos…
Penso e pergunto se ao passar conteúdos diferentes dos demais não traria um bloqueio, pois a mesma se sentirá excluída do grupo…posso estar errada, mas fico com lágrimas nos olhos ao me deparar com uma criança que chega em mim e diz que conseguiu fazer o cabeçalho sozinha…
Poderia me dar um conselho?
bjs
Prof Natália
Obrigada! Esse texto é claro, objetivo e contribuirá para compreendermos e difundir com nossas crianças.
Sim, todas as crianças precisam sentir-se parte ativa no processo ensino e aprendizagem desenvolvendo assim autonomia para interagir e contribuir de maneira positiva para o êxito desse processo.
Muito esclarecedor este artigo.
Como sempre preocupados em facilitar nosso relacionamentos na
sala de aula e fora dela.
Obrigada!!
Gosto muito de trabalhar com música, proporciona infinitas possibilidades de se trabalhar com movimentos, ritmos, sentimentos, imaginação, concentração, equilíbrio físico e mental, envolvendo á todos rompendo qualquer tipo de barreira, proporcionando momentos incríveis de troca. gostei muito do texto! De todas as dicas, obrigada!
Realmente encontramos poucos textos e artigos que esclareça para pais e professores, que caminhos devemos seguir e que tipo de atividades motoras as crianças necessitam.
ótimo texto!
Boa tarde eu sou a professora Maria da Glória trabalho na escola estadual gostei muito de ler sobre desenvolvimento neuropsicomotor vou continuar a ler pois são muito interessantes .