O que é a Grafomotricidade na escrita?
Quando uma criança, logo na primeira infância, entra para a escolinha, os educadores têm a missão de proporcionar a ela a liberdade de praticar seus primeiros movimentos com os objetos de escrita (giz de cera e lápis de colorir). Esse período, que gira em torno dos 3 anos de idade, não deve ser de cumprimentos de obrigações dos pequenos, tais como escrever a letra do nome ou algo orientado como o certo. É preciso deixar o pequeno criar, definitivamente deixar fluir sua imaginação no papel.
Todo esse processo tem a ver com a grafomotricidade, que constitui um conjunto de funções neurológicas e musculares que possibilitam de forma efetiva os movimentos motores na escrita e em outros registros gráficos. Vale lembrar que a grafomotricidade está ligada à praxia fina.
A grafomotricidade é a expressão gráfica da criança. No entanto, é preciso ter em mente que há um caminho delimitado e orientado para o desenvolvimento dessa habilidade na vida dos pequenos. Veja a seguir algumas informações importantes.
Conteúdo
Como a grafomotricidade na escrita é aprendida?
A grafomotricidade deve ser aprendida a partir do nível sensorial, nível perceptivo, nível integrativo e nível expressivo (Nuñez, 2016). Deve-se ressaltar que a grafomotricidade passa por esse processo de construção e desenvolvimento gradativo até chegar à escrita de fato. O passo a passo é a melhor maneira de treinar essa habilidade nos pequenos.
Além disso, é importante salientar que o desenvolvimento grafomotor da criança, pelo menos até os 3 anos, deve ser mais voltado para alguns aspectos mais livres, ou seja, que não exija tanto, a saber: manipulação de objetos, atividades exploratórias, garatujas, garatujas em espiral, círculos e desenhos circulares (Nuñez, 2016).
Ao chegar a esse período, é aconselhável que os educadores comecem a induzir o pequeno no treino de determinadas habilidades, como desenhos de formas geométricas, figuras humanas (a partir dos 3 anos, a criança começa a fazer aquele círculo que corresponde à cabeça, e puxar os tracinhos que darão forma ao esboço de um corpo), animais e, finalmente, a grafia (Nuñez, 2016).
No entanto, é imprescindível ressaltar que a grafia não é ensinada aos 3 anos, mas aos 4 ou 5 anos de idade. Os exercícios voltados para o treino da grafomotricidade na escrita não devem exigir que os alunos escrevam de maneira pontual. O grande objetivo dessa fase é estimular a coordenação motora.
Quando chegar o momento correto de induzir a grafomotricidade no pequeno, os educadores devem pensar em algumas formas adequadas para estimular a criança. Isso significa que a grafia deve ser induzida de forma sensorial, integrativa e perceptiva para que a expressão do aluno seja trabalhada de maneira satisfatória.
Tudo isso é extremamente importante para estimular os alunos a desenvolverem a prática e o domínio da motricidade e da grafomotricidade. Portanto, é necessário que os profissionais da educação tenham em mente como esses detalhes são importantes, principalmente para que algumas etapas não sejam ultrapassadas. É preciso respeitar o tempo de aprendizagem das crianças para que elas tenham um bom desenvolvimento dessas habilidades.
A importância da coordenação motora para a escrita
O desenvolvimento de uma boa escrita é também resultado do processo de treinamento da coordenação motora fina. Temos algumas dicas que ajudam a aperfeiçoar a grafomotricidade dos pequenos. Vale relembrar quais são elas:
– Primeira dica: nunca comece a trabalhar a coordenação motora com as mãos. Isso é importante porque antes de tudo vem a consciência corporal da criança. É muito bom que se trabalhe o esquema corporal para que o pequeno conheça a força de seu corpo. Expressar o próprio corpo influencia a escrita. É tudo muito organizado neurologicamente.
– Segunda dica: trabalhar o tônus é muito importante para que haja a facilidade na hora da escrita. Vale lembrar que na escrita há dois mecanismos muito importantes: a pressão e a preensão. Esses dois aspectos são muito válidos para que a criança tenha a firmeza nas mãos na hora de escrever.
É sempre bom lembrar que os professores precisam criar um plano pedagógico que tente abarcar o conhecimento pedagógico e psicomotor do aluno a fim de promover uma melhora considerável de sua coordenação motora fina e, consequentemente, a grafomotricidade na escrita.
Treinando a coordenação motora
Quando a escola e os educadores têm o conhecimento necessário para induzir as habilidades das crianças, o resultado só pode ser o melhor. Sendo assim, vale a pena salientar que quando os alunos recebem esses estímulos, eles tendem a estar mais preparados para os desafios que surgirem.
Diante da importância dessa etapa, deve-se enfatizar que na coordenação motora fina, uma das maneiras mais eficazes de se treinar a criança ocorre por meio de exercícios que envolvam os movimentos das mãos. Portanto, as atividades que trabalham com pontilhados são as mais indicadas. O mais interessante é que isso pode ser feito de várias maneiras: giz de cera, lápis, tinta guache, colagem de papeis, barbantes e lãs.
Além de se trabalhar a prática de atividades psicomotoras, os pequenos também aprenderão de forma lúdica a administração de seus movimentos. Isso também é imprescindível para o autoconhecimento por parte das crianças.
Dica para melhorar o tônus muscular das mãos
Se a criança exercer muita força quando manusear o lápis, você deve estimulá-la a partir de uma habilidade que trabalhe com menos pressão. Por outro lado, se ela mostrar menos força, a saída será o contrário, ou seja, vai ser preciso estimular mais força para que a preensão seja executada de forma satisfatória.
Nunca se esqueça
É sempre importante frisar que a coordenação motora vai muito além do caderno de caligrafia. Não se esqueçam que as crianças precisam correr, movimentar-se, pular, pegar, dançar e fazer outras atividades que trabalhem a musculatura de todo o corpo. Lembre-se que para escrever, a gente precisa ter tônus; e nada melhor que exercitá-lo.
19 Comments
Estou gostando muito de receber todo esse material…..aprendendo mto. Obrigada!!!
Olá Teresa , Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂 .
Tenho dois filhos e eles não tem uma letra bonita.
Um deles vai para o quinto ano e a recomendação da professores para esse ano foi que ele melhorasse a letra, pois às vezes, nem ele entende o que escreve.
O outro foi para o terceiro ano e possui muita dificuldade com a letra cursiva, optando pela letra em bastão.
Eles tem 8 e 10 anos.
Você afirmam que o processo da escrita começa antes dos 3 anos. Acho que não os estimulei o suficiente!
Mas agora, com a idade que eles estão, o que posso fazer para ajudá-los?
Que tipo de exercício eles devem fazer?
Caderno de caligrafia adianta?
Aguardo ansiosamente por sua resposta.
Abraços
Jaiane Dummer
Olá Jaiane ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Anagé: Neurosaber
para prof. kátia , prof Tiago rocha
Até que idade é possível estimular e obter resultados na coordenação motora fina? Meu filho com 12 anos, diagnosticado recentemente com TDAH, tem bastante dificuldade com a escrita, desde a forma como segura o lápis até a pressão exercida, bem como na organização espacial da letra no papel. Os estímulos ainda são eficazes nesta idade?
Olá Adriana , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
A criança na fase de Alfabetização, seguindo e terceiro anos podem escrever em duas linhas ou continuam em três linhas? Obrigada!
Gostei muito da metodologia usada na explicação do conteúdo foi muito claro em todos os pontos.
Olá, Debora
Agradecemos pela confiança em nosso trabalho, continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse 🥰
Webster
Equipe NeuroSaber 💙
Gostei muito do conteúdo, Muito didático e bem explicado!! Estou aprendendo bastante!
Olá, Cristiane
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los! 🤗
Continue nos acompanhando pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Webster – Equipe NeuroSaber 💙
Alguém que tenha a referência desse Nuñez (2016)???
Olá Grazielly, tudo bem?
A referência completa é: NUÑEZ, J. A. G. Grafomotricidad: imagem y escritura. Madrid: Fundación Citap, 2016.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
estou gostando muito do material aprendendo muito com voces.
Olá Raimundo, tudo bem?
Legal, né? Fica ligado nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Uma terapeuta ocupacional pode ajudá-lo nessa questão.
Olá Carolina, tudo bem?
A terapia ocupacional pode ser uma excelente opção para ajudar crianças com dificuldades na grafomotricidade a melhorar suas habilidades de escrita e se desenvolverem de forma mais confiante e eficaz.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙