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O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?

A consciência fonêmica é uma habilidade essencial para a criança se tornar uma boa leitora. Entenda o que é e como desenvolvê-la, neste artigo.

Antes que aprender a ler, as crianças precisam desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, perceber que as palavras são compostas por pequenos sons individuais, os fonemas. A consciência fonêmica, portanto é a capacidade de perceber, pensar e manipular os sons  das palavras (fonemas). 

As crianças adquirem consciência fonêmica quando reconhecem palavras que começam com o mesmo som, quando conseguem identificar o primeiro ou o último som de uma palavra, quando combinam os sons separados da palavra para soletrá-la e quando são capazes de segmentar uma palavra em sons separados.

A consciência fonêmica é uma habilidade da consciência fonológica, fundamental para a alfabetização e que ajuda as crianças a reconhecer e manipular os sons da linguagem falada. Assim como a identificar palavras que rimam, o número de sílabas em um nome, segmentar uma frase em palavras e identificar as sílabas em uma palavra. 

Agora que você já sabe o que é a consciência fonêmica, saiba porque ela é importante e como desenvolvê-la nas crianças.

Por que a consciência fonêmica é importante?

A consciência fonêmica é a compreensão de que as palavras da linguagem falada podem ser divididas em fonemas. As crianças que não conseguem ouvir e manipular os fonemas das palavras terão dificuldade em aprender a relacioná-los com as letras quando iniciarem o aprendizado da leitura e escrita.

Conforme os alunos começam a fazer a transição para a fonética, eles aprendem a relação entre um fonema (som) e um grafema (as letras que representam o som) na linguagem escrita. Para desenvolver a consciência fonológica, as crianças precisam compreender as palavras faladas, sílabas e sons (fonemas).

A consciência fonêmica é importante, pois é uma habilidade fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita. Alunos com boa consciência fonológica provavelmente se tornarão bons leitores, mas alunos com habilidades fonológicas fracas provavelmente se tornarão maus leitores. 

Estima-se que a maioria dos alunos com problemas significativos de leitura têm um déficit em sua capacidade de processar informações fonológicas. Na verdade, o desempenho em consciência fonêmica pode prever o desempenho em letramento com mais precisão do que variáveis ​​como a inteligência e vocabulário amplo. 

A boa notícia é que é possível desenvolver a consciência fonológica e a consciência fonêmica em sala de aula através de uma instrução adequada. Veja como fazer isso.

Como desenvolver a consciência fonêmica?

As crianças aprendem a isolar, identificar e categorizar os fonemas, para então serem capazes de manipulá-los para formar palavras, antes de aprender a segmentar uma palavra em fonemas — o que é mais difícil. 

Aprender a combinar fonemas para formar palavras e segmentar palavras em fonemas contribui para o aprendizado da leitura e da escrita. Na verdade, essas duas habilidades de consciência fonêmica são as mais importantes para a alfabetização dentre outras de consciência fonológica. 

A consciência fonêmica pode ser desenvolvida em atividades em sala de aula através de atividades simples, que mais parecem jogos e brincadeiras e que, por isso, as crianças adoram! Veja alguns exemplos abaixo.

Identificação e categorização de sons

Essa atividade pode ser realizada com palmas ao soletrar palavras (uma palma para cada sílaba), pois isso ajuda as crianças a identificar quantos sons tem uma palavra. Da mesma forma, o professor pode pedir aos alunos que identifiquem semelhanças e diferenças entre palavras parecidas, como bala e bola, por exemplo. 

Combinação de sons para formar palavras

Essa atividade também pode ser feita em tom de brincadeira: o professor começa falando lentamente os sons de algumas palavras e, antes que termine, os alunos devem adivinhar qual palavra é.

Subtração/adição de fonemas para formar palavras novas

Nessa atividade, o professor pode selecionar algumas palavras com sons parecidos e apresentá-las aos alunos tirando ou acrescentando uma letra, mostrando a eles que assim, é possível formar novas palavras (Ex.: luva-lua, amora-amor, etc.).

Substituição de sons para formar novas palavras

Essa atividade é bem parecida com a anterior, o professor pode brincar com seus alunos, portanto, substituindo os sons de algumas palavras para criar outra (Ex.: bola-bala-bolo).

Desenvolver a consciência fonêmica das crianças na escola é mais efetivo quando os alunos aprendem a manipular os fonemas enquanto percebem os movimentos que fazem com a boca quando pronunciam os sons das palavras. 

O apoio visual, como um espelho, ajuda muito a criança a reconhecer os fonemas, pois é mais fácil identificar as sílabas do que os fonemas. Dessa forma, é importante trabalhar uma atividade por vez, e só passar para a próxima tarefa quando os alunos estiverem dominando a anterior.

A consciência fonêmica pode começar a ser desenvolvida e estimulada na educação infantil, já que essa é uma habilidade fundamental para o processo de alfabetização. As atividades se parecem com jogos e brincadeiras, por isso as crianças se envolvem e se divertem enquanto aprendem.

Restou alguma dúvida sobre o que consciência fonêmica e como desenvolvê-la? Deixe nos comentários.

Referências:

GONÇALVES, Solange de Souza. O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONÊMICA E A AQUISIÇÃO DO PRINCÍPIO ALFABÉTICO. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/757.pdf

21 Comments

  • Maria Teixeira Brito Neta Cardoso
    Posted 17/10/2020 at 6:19 pm

    Muito bem explicado o assunto e com sujestões simples de atividades para aplicação em sala de aula…Parabéns!!!

  • Maria Teixeira Brito Neta Cardoso
    Posted 17/10/2020 at 6:22 pm

    O tema abordado é bastante pertinente,as colocações sempre bem explanados e com sujestões simples de atividades para aplicação em sala de aula…Parabéns!!!

  • Jhenniely
    Posted 17/10/2020 at 9:45 pm

    Ótimo..gostei muito da explicação e gostaria de baixar em o arquivo se possível

  • Trackback: Quais são os métodos de alfabetização? - Instituto NeuroSaber
  • Elaine
    Posted 01/06/2021 at 8:52 am

    Olá! Bom dia!
    Gostaria de saber devemos aplicar as atividades sugeridas na mesma sequência as quais foram colocadas ou podem ser aplicadas aleatoriamente?

  • Trackback: Consciência fonêmica: como ensinar os sons das letras - Instituto NeuroSaber
  • Ana da Costa Lino Matos Campos
    Posted 16/11/2021 at 9:41 pm

    EXPLICAÇÃO MUITO BOA! NÃO DEIXA DÚVIDAS. AGRADEÇO PELO EXCELENTE ARTIGO! E SERVE DE APOIO PARA A NOSSA APLICAÇÃO.

    • Webster
      Posted 17/11/2021 at 12:06 pm

      Olá, Ana

      Que bom que você gostou! Que você possa aprender muito mais por aqui!
      Obrigado pelo carinho e continue sempre acompanhando para ver muito conteúdo útil e didático!

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Ana da Costa Lino Matos Campos
    Posted 16/11/2021 at 9:50 pm

    Ensinar o fonema (o som da letra), ao mesmo tempo que mosta a letra, ao meu ver, é a forma mais certa!

  • Ana da Costa Lino Matos Campos
    Posted 16/11/2021 at 9:59 pm

    Consciencia fonêmica é uma maneira da crianança seber que, cada letra tem seu som! E a explicação dada sobre como fazer isto, foi muito boa.
    meus parabéns!

    • Webster
      Posted 17/11/2021 at 12:05 pm

      Olá, Ana

      Que bom que você gostou! Que você possa aprender muito mais por aqui!
      Obrigado pelo carinho e continue sempre acompanhando para ver muito conteúdo útil e didático!

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: SILABÁRIO PARA IMPRIMIR INTERATIVO
  • Allinne
    Posted 29/06/2022 at 10:13 pm

    Ensinar o fonema (o som da letra), ao mesmo tempo que mosta a letra, ao meu ver, é a forma mais certa!

    RESPONDER

  • patricia trevisan
    Posted 05/08/2022 at 3:49 pm

    Gostei muito da explicação, vai fazer diferença em minha pratica em sala de aula.

    • Solange
      Posted 05/08/2022 at 4:38 pm

      Olá Patricia, tudo bem?

      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • patricia trevisan
    Posted 05/08/2022 at 3:50 pm

    Gostei muito do conteudo, vai fazer diferença em minha pratica em sala de aula.

    • Solange
      Posted 05/08/2022 at 4:40 pm

      Olá Patricia, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Tarcísio Vieira de Mello
    Posted 25/04/2023 at 11:07 pm

    É de suma importância toda essa formação, nos norteiam para um trabalho mais eficaz e mais preciso durante todo o processo de alfabetização dos alunos;

    • Solange
      Posted 26/04/2023 at 6:49 pm

      Olá Tarcísio, tudo bem?

      Completamente de acordo! A formação é um aspecto fundamental para aprimorar a prática pedagógica e garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. É por meio da formação contínua que os profissionais da educação conseguem se atualizar sobre as novas tendências e abordagens do ensino, desenvolver novas habilidades e competências, além de refletir sobre sua própria prática e aprimorar seus métodos de ensino.
      Ao investir em formação, os educadores conseguem oferecer um processo de alfabetização mais eficaz e preciso, o que se reflete em melhores resultados de aprendizagem para os alunos. É muito positivo ver que você valoriza a importância da formação e está comprometido em oferecer uma educação de qualidade para seus alunos.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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