Skip to content Skip to footer

O que é Deficiência Intelectual?

A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento que atinge cerca de 3 a 4% das crianças e sua principal característica é a presença de um nível cognitivo muito abaixo do esperado.

A criança com Deficiência Intelectual — DI — apresenta dificuldade de adaptação em diferentes ambientes. Na escola, demora mais para se alfabetizar e aprender os conteúdos. As situações do cotidiano também podem ser difíceis para elas, pois não compreendem adequadamente os sinais e os códigos sociais. 

Dessa forma, as crianças com DI têm muita dificuldade de relacionamento, pois não conseguem acompanhar as conversas e brincadeiras dos colegas da mesma idade. Geralmente, são muito dependentes e necessitam de alguém que possa sempre lhes orientar. 

As crianças com deficiência intelectual têm mais risco de ter crises epilépticas, problemas de aprendizagem e dificuldades relacionadas, como síndromes genéticas. É importante que elas sejam avaliadas por profissionais de diferentes áreas para realizar um tratamento multidisciplinar. Saiba mais, neste artigo.

O que é Deficiência Intelectual?

A deficiência intelectual envolve problemas com as habilidades mentais que afetam o funcionamento intelectual (aprendizado, resolução de problemas, julgamento) e o funcionamento adaptativo (atividades da vida cotidiana, como comunicação e autonomia).

Diagnóstico 

A deficiência intelectual é diagnosticada pela comprovação de problemas no funcionamento intelectual e adaptativo.

O funcionamento intelectual é avaliado por um médico, através de testes padronizados. Uma pontuação de QI entre 70 e 75 indica uma limitação significativa, mas deve ser interpretada de acordo com cada caso, considerando as dificuldades e habilidades da criança. 

Além disso, as pontuações em outros testes podem variar, fazendo com que a pontuação do QI não reflita com precisão o funcionamento intelectual geral.

No diagnóstico, três áreas de funcionamento adaptativo são consideradas:

  1. Conceitual — linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento, memória.
  2. Social — empatia, julgamento social, habilidades de comunicação, capacidade de seguir regras e de fazer amizades.
  3. Prática — independência em áreas como cuidados pessoais, recreação e organização de tarefas escolares e cotidianas.

O funcionamento adaptativo é avaliado através de conversas com a criança, com os pais, professores e cuidadores.

A deficiência intelectual pode ser leve (a maioria dos casos), moderada ou grave. Os sintomas começam na infância, como os atrasos nas habilidades motoras ou de linguagem. No entanto, níveis leves de deficiência intelectual podem não ser identificados até a idade escolar, quando aparecem as dificuldades na aprendizagem.

Causas

Existem algumas possíveis causas de deficiência intelectual, como a associação a uma síndrome genética, a uma doença como meningite ou sarampo, a um traumatismo craniano na infância ou a exposição a toxinas como chumbo ou mercúrio. 

Outros fatores que podem contribuir para a deficiência intelectual são: má formação cerebral, doenças da mãe, influências ambientais (álcool, drogas ou outras toxinas), infecção durante a gravidez e problemas no parto, como falta de oxigênio.

Tratamento

A deficiência intelectual não tem cura, mas a intervenção precoce e contínua pode melhorar a qualidade de vida e permitir que a criança desenvolva habilidades essenciais. 

Depois que o diagnóstico é feito, o tratamento para as crianças com deficiência intelectual baseia-se em seus pontos fortes e necessidades, para entender quais estratégias serão necessárias em casa, na escola e na clínica com profissionais.

Com o apoio adequado, as crianças com deficiência intelectual podem desenvolver habilidades e competências para a aprendizagem e para a vida cotidiana.

Transtornos associados a deficiência intelectual

Alguns transtornos de neurodesenvolvimento podem ocorrer em crianças com deficiência intelectual, incluindo paralisia cerebral, epilepsia, TDAH, Transtorno do Espectro Autista, depressão e ansiedade. 

Identificar e diagnosticar esses transtornos associados é difícil, pois os sintomas podem ser confundidos com a condição de DI. No entanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são importantes para um desenvolvimento saudável para a criança.

Dica para pais de crianças com DI

Sabemos que encarar um diagnóstico é sempre desafiador para qualquer pai. No entanto, quanto mais puderem saber e conhecer sobre o que é a deficiência intelectual e os possíveis tratamentos, mais a criança poderá desenvolver habilidades.

Estar em contato com outras famílias que experimentam a mesma situação, é muito bom para trocar informações e aprendizados. O mais importante é valorizar os pontos fortes da criança, respeitar seu tempo de aprendizagem e incentivar a sua independência.

Se restou alguma dúvida sobre deficiência intelectual, deixe nos comentários.

Referências:

SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.4 [cited  2020-07-06], pp.935-948. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000400010&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1517-9702.  https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400010.

https://www.psychiatry.org/patients-families/intellectual-disability/what-is-intellectual-disability

11 Comments

  • Mislene
    Posted 17/09/2021 at 8:20 am

    Como poder diferenciar uma DI do TEA?
    Qual seria a principal característica a ser observada para conseguir diferenciar isso?

  • Rozenilda Amorim
    Posted 27/04/2022 at 12:40 pm

    Excelente informações.
    Irei iniciar meu estágio e a criança que irei trabalhar possui DI.
    Não era minha intenção atender crianças nesse estágio s vídeo a pica informação que ainda possuo.
    Você pode me sugerir como e por devo iniciar a minha intervenção. Quais objetos, testes e forma de atuar durante esse contato?
    Desde já agradeço imensamente.

    • Solange
      Posted 27/04/2022 at 2:00 pm

      Olá Rozenilda, tudo bem?

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Maria de Lourdes
    Posted 11/05/2022 at 12:16 am

    Como podemos pautar quando em uma avaliação o resultado total fique em limitrofe? Qual a posição para orientar os pais.?

  • Rosilene
    Posted 29/05/2022 at 5:48 pm

    Minha filha tem DI como poso ajuda-la, vejo a dficuldade dela em aprende, gravar as cosas. Mais percebo que é boa em mexer em celular, rede sociais. Como eu ajudo ela? Em Salvador tem casa de apoio ? Hoje ela tem 12 anos, a fala ainda é infantilizada. Como ajudar minha filha?

    • Solange
      Posted 30/05/2022 at 3:27 pm

      Olá Rosilene, tudo bem?

      Procure um UBS (Unidades Básicas de Saúde)do seu bairro, para mais informações de como solicitar um encaminhamento com o especialista em Neurologia.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Alzira Amorim
    Posted 17/06/2022 at 2:47 pm

    Bom dia! Sou Alzira Amorim, sou pedagoga; pós graduado em Psicopedagogia e Neuropedagogia, no momento estou com a responsabilidade como professora de apoio e tenho acessado bastante o site para estudos; vocês arrasam e estou satisfeita em minhas pesquisas. Estou com uma grande dificuldade com um dos meus alunos: o mesmo não é alfabetizado, tenho uma grande luta pela à frente. Aceito dicas e auxilio de como trabalhar com este aluno no qual estou preocupada. sou dedicada em tudo o que faço. muito obrigada por tudo!

  • Jaqueline Adriane Bauken
    Posted 05/07/2022 at 2:43 am

    Boa noite meu filho tem DI.ele tem 10 anos.na escola tem dificuldade principalmente em matemática. em casa não consegue se organizar.tipo roupa de escola , arrumar o quarto,”se organizar”.todo dia tenho q falar a mesma coisa.tem alguma dica como ensinar?procuro ler e ver como fazer tentar entender .

    • Solange
      Posted 05/07/2022 at 12:03 pm

      Olá Jaqueline, tudo bem?

      Temos várias aulas sobre Deficiência Intelectual em nosso canal no Youtube que podem clarear muitas dúvidas e enriquecer seus conhecimentos. Vale a pena conferir!!! 😉💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5