O que é Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID)?
A deficiência intelectual e desenvolvimental (DID) pode ser caracterizada como o funcionamento cognitivo que não esteja na média esperada. Evidentemente, é muito mais que isso quando analisamos a prática, pois outros aspectos relacionados ao desenvolvimento também podem ser afetados.
No entanto, os pais, as mães e os responsáveis pela criança devem procurar ajuda especializada e não se pautarem em alguns sintomas que possam indicar tal diagnóstico.
Há que se lembrar o fato de que a assertividade e a eficiência dos exames devem ser a prioridade na hora de procurar ajuda médica, pois quanto mais precoces forem as intervenções, maiores serão as chances de se trabalhar as dificuldades apresentadas pela criança ou jovem.
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Quais são as características mais comuns?
Muitos leitores devem fazer essa pergunta em relação aos aspectos característicos que envolvem a deficiência intelectual e desenvolvimental. Os sinais mais frequentes são os seguintes: iniciar e estabelecer interações sociais; não entender sinais sociais com precisão; manifestar dificuldades para resolver problemas; demonstrar obstáculos para desempenhar atividades rotineiras; apresentar incapacidade para lidar com situações abstratas e regras.
Além disso, é importante ressaltar que em muitos casos o raciocínio dessas pessoas pode ser afetado, principalmente quando precisam se comunicar de maneira efetiva, tanto oralmente quanto na escrita.
A deficiência intelectual e desenvolvimental na escola. Como lidar?
A sala de aula é um desafio para os alunos que convivem com a deficiência intelectual e desenvolvimental. Porém, os educadores também precisam estar preparados e receber a capacitação necessária para recebê-los.
A primeira coisa que se deve ter em mente é o aspecto heterogêneo que cada estudante, em dada situação, pode apresentar. Em outras palavras, é necessário considerar a particularidade do indivíduo frente à sua condição.
Isso significa que os procedimentos que visem a auxiliar o estudante na escola não devem ser pensados de maneira coletiva, mas, sim, individual; enfocando as dificuldades apresentadas por determinado aluno.
Embora a tarefa não seja simples como parece, os educadores podem observar, por exemplo, o que fazer para impulsionar o desenvolvimento da criança ou do jovem. A melhor maneira de promover esse aspecto é identificar as competências apresentadas pelo estudante a fim de que essas habilidades sejam trabalhadas de forma que promova evoluções consideráveis.
Quais são as principais causas da deficiência intelectual e desenvolvimental?
A resposta para essa pergunta não é fechada, ou seja, é impossível estabelecer uma causa exata ou uma linha de investigação apenas. Há que se considerar que a deficiência intelectual e desenvolvimental deve ser analisada sob o aspecto multifatorial.
No entanto, como tratado em nossos artigos anteriores, o transtorno em questão tem como ponto de partida o fato de caracterizar uma alteração no desenvolvimento do cérebro do paciente. As causas podem ser originadas, então, por fatores genéticos, problemas ocorridos durante o parto ou na gestação.
Existem sinais indicativos da deficiência intelectual e desenvolvimental?
Sim. Reiterando, porém, que os sintomas a serem elencados aqui podem significar também a incidência de um distúrbio coexistente. Por isso o acompanhamento com especialistas é sempre recomendado. Vejam quais são os principais sinais:
- Pouca interação com os colegas e com a professora;
- Dificuldade em coordenação motora (grossa e fina);
- Falta de interesse pelas atividades dadas em sala de aula;
- Quando a criança perde ou esquece o que já havia aprendido (e demonstrado habilidade);
- Dificuldade para identificar letras, desenvolver a fala de maneira satisfatória (a comunicação é uma das faculdades afetadas);
- Dificuldade em se adaptar aos mais variados ambientes.
Deficiência intelectual e desenvolvimental tem cura?
Não. Nestes casos não falamos em cura, mas em progressos consideráveis a ponto de oferecer autonomia a muitos dos pacientes. Entretanto, aqueles que forem diagnosticados com o nível severo da doença provavelmente necessitarão de tratamento intensivo por toda vida.
6 Comments
GOSTEI MUITO DOS ARTIGOS LIDOS ATÉ AGORA . SÃO MUITO ESCLARECEDOR .
OBRIGADO
Olá Maria , Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Minha filha com 11 anos foi diagnosticada com encharqueis em criança, não consegui dormi, está tomando neosaldina gotas mas não está aliviando a dor, alguma sugestão?
olá Elaine , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões
Quando surgiu a nomenclatura deficiência intelectual e desenvolvimental? Trabalho numa equipe multidisciplinar em Joinville, composta por profissionais de todas as áreas, inclusive neuropediatra. E o termo “desenvolvimental” e a sigla “DID”, foi novidade para todos. Houve mudança na nomenclatura da deficiência intelectual?
olá Fernanda ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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