Skip to content Skip to footer

O que é Grafomotricidade?

Vocês sabem o que é grafomotricidade? Embora essa expressão não faça parte do vocabulário de muitas pessoas, esse conjunto de habilidades está intimamente ligado à vida de todos nós e é justamente na infância que essa prática deve ser introduzida.
A grafomotricidade é responsável por constituir um grupo de funções neurológicas e musculares que dão a possibilidade aos movimentos motores na escrita, assim como em outros registros gráficos que praticamos em nossa vida. Além disso, a grafomotricidade está ligada à praxia fina, responsável pelo uso dos pequenos músculos das mãos (muito importante para a escrita, o manuseio de tesouras, etc.).
Coordenação motora: o complemento essencial para a grafomotricidade
A coordenação motora, sobretudo a fina, é elementar para o aprimoramento da grafomotricidade da criança. No entanto, é preciso salientar que o treinamento é essencial para que os resultados positivos sejam obtidos. Em artigo anterior, a Neurosaber providenciou duas dicas importantes, vejam quais são:
– Primeira dica: é imprescindível nunca começar a trabalhar a coordenação motora com as mãos. A resposta é que antes de tudo vem a consciência corporal da criança. É interessante que se trabalhe tal esquema para que o pequeno conheça a força de seu corpo. Vale salientar que expressar o próprio corpo influencia a escrita. É tudo muito organizado neurologicamente.
– Segunda dica: trabalhar o tônus é fundamental para que haja a facilidade na hora da escrita. Lembrando que na escrita há dois mecanismos muito importantes: a pressão e a preensão. Esses dois aspectos são muito válidos para que a criança consiga ter a firmeza nas mãos na hora de desenvolver a sua escrita.
Aprendendo a grafomotricidade na escola
É sempre bom lembrar que a grafomotricidade deve ser introduzida na vida da criança a partir do nível sensorial, nível integrativo, nível expressivo e nível perceptivo. Vale ressaltar que a grafomotricidade perpassa por esse processo de construção e desenvolvimento gradual até que a criança chegue à escrita de fato. Assim como falado anteriormente, o treinamento bem elaborado é a melhor maneira de treinar essa habilidade nos alunos.
Liberdade para desenvolver habilidades
O que muitos devem ter em mente é que a grafomotricidade depende de um detalhe muito importante, já que até os 3 anos de idade a criança não deve ser obrigada a absolutamente nada. Isso significa que o pequeno precisa ser livre para desenvolver atividades que a deixem mais solta, tais como: desenhos circulares, atividades exploratórias, manipulação de objetos, garatujas em espiral, garatujas, círculos.

A partir desse período, aconselha-se que os professores iniciem a indução do pequeno no treino de determinadas habilidades, tal como desenhos de formas geométricas, figuras humanas. Importante salientar o seguinte:
Por volta dos 3 anos, a criança começa a fazer aquele círculo que corresponde à cabeça e, além disso, a puxar os traços que darão forma ao esboço de um corpo, animais e, finalmente, a grafia (Nuñez, 2016).
Devemos ressaltar que a grafia não é ensinada aos 3 anos. Lá pelos 4 ou 5 anos de idade a criança já passa a ter uma capacidade maior de preensão. Por serem muito novas, é preciso salientar que os exercícios voltados para o treino da grafomotricidade não devem exigir que as crianças escrevam de maneira pontual. A meta nesse momento é estimular a coordenação motora.
Quando a grafomotricidade puder ser treinada pelo pequeno, os professores devem pensar em algumas formas adequadas para estimular a criança. A grafia deve ser induzida de maneira sensorial, integrativa e perceptiva para que a capacidade da criança manifestada de maneira satisfatória.
 
Luciana Brites Psicomotricista

8 Comments

  • Maria da graça do Nascimento Ferreira
    Posted 16/03/2019 at 6:10 pm

    Boa ajuda para nosso trabalho, principalmente na área clinica, agradeço às autoras.

  • Solange Maria
    Posted 17/03/2019 at 12:30 pm

    Luciana BRITES GOSTO Muito DO SEU TRABALHO…se eu tivesse condições faria todos os seus cursos.obrigada por estar compartilhando um pouco do seu conhecimento comigo.?

  • Ana Paula
    Posted 18/03/2019 at 12:54 pm

    Muito bom texto.
    Seria possível, sugerir algumas atividades para desenvolver o tônus das crianças nessa idade 4,5 anos?

  • Jane
    Posted 18/03/2019 at 7:25 pm

    Que legal compartilhar e aprender sempre!!

  • Aracy de Oliveira Tavares
    Posted 03/04/2019 at 7:16 pm

    Boa noite! Termo novo para mim. Mais um momento de aprendizagem!

  • Ione da Rocha Micheli
    Posted 09/04/2019 at 2:55 pm

    gostei muito dessas informacoes,serao se grande inportancia para neu trabalho,obrigada luciana!

  • Francisca Carmo
    Posted 28/04/2019 at 4:52 pm

    Adorei???tudo

Leave a comment

0.0/5