O que é o Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)?
O assunto de hoje é sobre o Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Muitos estudos já foram realizados acerca do tema, e ainda existe muito para ser feito. Contudo, vamos abordar o TGD de forma que pais e profissionais possam compreender alguns detalhes esclarecedores. Você convive com alguma criança que manifesta características relacionadas? Você sabe quais são elas? TGD é autismo ou não há nenhuma proximidade entre eles?
Conteúdo
Afinal, qual a relação existente entre o TGD e o TEA?
Muitos leitores podem ficar confusos nessa ligação entre o Transtorno Global do Desenvolvimento e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas existe uma explicação que pode explicá-la.
A explicação é a seguinte: os especialistas da saúde, voltados para síndromes neurobiológicas e afins, utilizam determinados guias que os auxiliam por meio de uma lista que disponibiliza os distúrbios mentais e os possíveis critérios para diagnosticá-los. O mais utilizado é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).
Interessante notar que a 5ª edição (DSM-V) é, atualmente, a versão adotada com maior frequência por esses profissionais. No entanto, o (DSM-IV), publicado em 1994, era usado até recentemente.
De acordo com o DSM-IV, o conjunto de desordens intelectuais era denominado TGD. Dentro desse grupo havia o Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Síndrome de Heller, entre outros. Com a chegada do DSM-V, tudo isso passou a ser incluído no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A única divisão passou a ser, então, os graus leve, moderado e severo.
Quais são as características do TGD?
O aspecto característico percebido em um paciente com o TGD são os mesmos encontrados naqueles que convivem com as síndromes relacionadas ao autismo, levando-se em conta as diferentes variações.
É importante pontuar que o transtorno é responsável por afetar três eixos que implicam na interação social da criança: comportamento, comunicação verbal e comunicação não verbal. Além disso, existem outras características, a saber:
- Pouco contato visual com o interlocutor;
- Estereotipias;
- Ecolalia (repetição de sons e falas emitidas por outras pessoas);
- Imersão em um ‘mundo particular’;
- Pouca ou nenhuma interação com outras crianças ou colegas de sala;
- Desenvolvimento psicomotor prejudicado;
- Comportamentos agressivos quando não respeitadas ou compreendidas;
- Interesse demasiado em um determinado assunto (crianças que tenham inteligência mais desenvolvida);
- Indiferença;
- Isolamento;
- Problemas do sono;
- Hiper ou hipossensibilidade;
- Distúrbios alimentares;
- Impulsividade;
- Outras características.
Como é o tratamento do TGD?
A intervenção varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso o contato com um médico é fundamental para que ele possa estudar o caso e orientar o melhor tratamento para seu filho. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de a criança ser analisada e ter o direito a uma boa qualidade de vida.
Intervenções que fazem a diferença
Como o TGD envolve um conjunto de transtornos, é importante saber que não existe cura para ele, mas intervenções bastante eficazes para a diminuição de muitos efeitos causados pelas síndromes que podem compor esse grupo.
Já pensou aprender profundamente sobre o Autismo para melhorar seus atendimentos clínicos, entender melhor seu filho e saber por que seu aluno apresenta determinado comportamento e como trabalhar o processo de inclusão? Em um curso online completo o Dr. Clay Brites te ensina tudo sobre TEA com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.
10 Comments
Oi quero trabalhar com inclusão social desde a infância e gostaria de um informação sobre qual curso fazer, acho a nossa pedagogia muito vago para essa área
Tenho muito i interesse de apreender as diferença , e comportamento e desenvolvimento que nos faz parte do nossa rotina obrigada abraço
tenho acompanhado crianças que ja conseguiram realmente melhorar,alcançando independência para realizar algumas tarefas de casa, além de sua higiene pessoal,
Eu tenho gêmeas que precisa de tratamento quero aprender como lidar com elas
Este artigo contribuiu muito para o meu conhecimento sobre TGD principalmente para entender melhor meu filho que tem o TEA. Obrigada
Tenho interesse
Depois de muita procura e achar que tinha algo diferente com a minha filha, aos 11anos dela consegui um laudo que dizia que tinha TGD me deram cid 10 F71, mas sempre achei que ela tinha TEA num grau leve, mas nunca achei nenhum médico que quisesse investigar e mudar o Cid e com isso minha filha não tem direito à nenhum benefício. Será q pode me ajudar ?
Olá Teresa,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
eu tenho transtorno global do desenvolvimento eu fui diagnosticado com o CID 10 F 84.5 transtorno global do desenvolvimento englobado no síndrome de ásperger e sou muito inteligente superdotado meu Q.I e superior a 140
Olá Felipe, tudo bem?
Agradecemos o seu depoimento, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙