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O que é a Síndrome de Kanner?

Síndrome de Kanner (autismo clássico) é o nome dado à forma mais severa e clássica do Transtorno do Espectro Autista (TEA), marcada por dificuldades intensas na comunicação, socialização e comportamentos repetitivos. Desde sua descoberta pelo psiquiatra Leo Kanner, em 1943, esse quadro tem sido estudado por especialistas que buscam compreender suas causas e aprimorar os tratamentos disponíveis. Afinal, entender essa condição é essencial para garantir intervenções eficazes e melhor qualidade de vida às crianças diagnosticadas.

O que é a Síndrome de Kanner

Síndrome de Kanner (autismo clássico) é um distúrbio grave do neurodesenvolvimento, também conhecido como autismo clássico.

Geralmente, manifesta-se nos primeiros anos de vida e está relacionado a alterações na forma como a criança interage, se comunica e responde aos estímulos do ambiente.

Muitas vezes, os pais percebem comportamentos incomuns nas crianças que atendem, como o isolamento severo, falta de resposta a estímulos sonoros ou à ausência de expressões faciais.

A Síndrome de Kanner (autismo clássico) é uma das manifestações dentro do espectro dos transtornos do neurodesenvolvimento, como você pode ver em Transtorno Global do Desenvolvimento: O que é?.

Descoberta da Síndrome de Kanner

Primeiramente, o termo surgiu com o psiquiatra Leo Kanner, em 1943, após ele observar onze crianças com padrões comportamentais bastante específicos.

Kanner percebeu comportamentos incomuns nas crianças que atendia, como ausência de gesto, recusa em se comunicar e resistência a qualquer mudança em sua rotina.

Essas observações o levaram a definir a condição como um tipo distinto de autismo, destacando características como dificuldades no uso da imaginação e ausência de vínculos emocionais com o outro.

Atualmente, a Síndrome de Kanner é entendida como parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no DSM-5, mas seu estudo histórico permanece relevante.

Principais Sintomas da Síndrome de Kanner

1. Déficits na Interação Social

As crianças com Síndrome de Kanner (autismo clássico) costumam evitar interações e demonstram pouca empatia. Não compreendem expressões faciais, preferem o isolamento e muitas vezes não reagem a tentativas de contato.

2. Alterações na Comunicação

Geralmente, apresentam ausência total de linguagem ou falam de forma repetitiva. Quando se comunicam, podem apenas vocalizar sons ou repetir palavras sem compreender seu significado.

3. Comportamentos Repetitivos

São comuns movimentos repetitivos como bater palmas, balançar o corpo ou alinhar objetos. Também realizam atividades repetitivas com a mesma coisa, demonstrando prazer ou satisfação ao fazer isso repetidamente.

4. Interesses Restritos e Sensoriais

As crianças com o transtorno podem apresentar interesses incomuns por temas específicos, e sensibilidade extrema ao tato, olfato ou paladar, o que afeta desde a alimentação até a aceitação de toques e texturas.

5. Insistência na Mesmice

Mostram intensa resistência a mudanças na rotina, o que gera ansiedade e desconforto quando o ambiente se altera.

Se você deseja entender melhor o TEA como um todo, leia também o artigo O que é autismo e quais são os sintomas?.

Causas e Fatores de Risco

A princípio, a origem da síndrome é multifatorial, incluindo componentes genéticos e ambientais.

Kanner já destacava a possibilidade genética, por observar padrões semelhantes desde os primeiros anos de vida.

Posteriormente, pesquisas com gêmeos mostraram alta taxa de concordância e maior risco entre irmãos.

Além disso, hipóteses incluem alterações metabólicas, disfunções imunológicas, deficiências nutricionais e reações a alimentos que, juntos, podem contribuir para a intensificação dos sintomas.

A nova classificação da CID 11 trouxe importantes mudanças para o diagnóstico do TEA, como abordado em CID 11: Entenda as Mudanças na Classificação de Transtornos, Incluindo o Autismo.

Tratamentos e Intervenções

Atualmente, os tratamentos são personalizados e multidisciplinares. As estratégias mais utilizadas são:

1. Terapias Comportamentais

Com o propósito de desenvolver habilidades sociais e comunicativas, essas terapias usam reforço positivo e atividades estruturadas.

2. Intervenções Educacionais

Programas especializados focam no desenvolvimento acadêmico e social, com currículos adaptados às necessidades da criança.

3. Terapias Ocupacionais e de Fala

Ajudam no uso da linguagem e na realização de atividades diárias, promovendo maior independência.

4. Medicamentos

Em casos específicos, pode ser necessário o uso de medicação para controle de sintomas como agressividade, ansiedade ou hiperatividade.

5. Abordagens Contemporâneas

Terapias baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o uso de tecnologias assistivas, como aplicativos de comunicação alternativa (ex.: PECS), são estratégias comprovadas para melhorar a comunicação.

Conclusão

Em resumo, a Síndrome de Kanner (autismo clássico) é um distúrbio neurológico severo, que afeta profundamente o desenvolvimento da criança. Geralmente, manifesta-se precocemente, com sinais perceptíveis por pais e educadores.

Por isso, identificar os sintomas o quanto antes e buscar apoio especializado são medidas essenciais para um tratamento eficaz.

Com intervenção adequada, crianças com a síndrome podem desenvolver habilidades importantes e melhorar significativamente sua qualidade de vida.

FAQ – Perguntas Frequentes

A Síndrome de Kanner é o mesmo que autismo?

Sim. A Síndrome de Kanner é uma forma severa do autismo, também chamada de autismo clássico ou de baixo funcionamento.

Quais os primeiros sinais da Síndrome de Kanner?

Entre os sinais estão ausência de fala, evitação de contato visual, reações incomuns a sons e movimentos repetitivos.

A criança com Síndrome de Kanner pode desenvolver a fala?

Muitas vezes, a fala não se desenvolve completamente, mas com terapias específicas é possível melhorar a vocalização e a comunicação funcional.

Crianças com Síndrome de Kanner sentem emoções?

Sim. Embora tenham dificuldade em demonstrar ou entender emoções, isso não significa ausência de sentimentos.

Como ajudar uma criança com essa síndrome?

Busque diagnóstico precoce, mantenha uma rotina estruturada, utilize intervenções terapêuticas e ofereça apoio constante.

O que é a Síndrome de Kanner?

A Síndrome de Kanner, também conhecida como autismo, foi descrita pela primeira vez em 1943 pelo psiquiatra Leo Kanner. Trata-se de um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. Crianças com essa síndrome apresentam comportamentos repetitivos e interesses restritos, além de dificuldades em entender as normas sociais.

5 Comments

  • Avatar
    Ivone Francisca da Cruz Costa.
    Posted 09/11/2019 at 10:07 am

    Olá, achei o assunto decorrido rico em informações as dicas de observação muito relevantes .

  • Avatar
    LARYSSA GABRIELLY SILVA DOS SANTOS PED 4A-N
    Posted 15/05/2020 at 10:36 pm

    Trabalhar as adaptações das crianças especiais são muito importantes para qualquer especialidade

  • Avatar
    Guiomar Santos Weber
    Posted 29/06/2020 at 3:47 pm

    Boa tarde
    sou habilitada e pós graduada em educaçao especial e inclusao, sempre busco leituras como esta para melhorar meu conhecimento, por mais que estudamas na graduação e pós,se nao faz parte do nosso dia dia algumas coisas acabamos esquecendo.
    leituras assim enrriquece nosso conhecimento e atuaçao.
    obrigada!

  • Avatar
    Lucilene v carmo
    Posted 25/11/2022 at 7:52 pm

    Gostaria de saber mas sobre o cid f840
    E também saber quais atividades pedagógicas trabalhar

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