O que é Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação?
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é caracterizado por um atraso no desenvolvimento motor que impacta a capacidade da criança de realizar tarefas diárias de acordo com sua faixa etária.
Você sabia que o TDC é mais prevalente entre meninos e afeta aproximadamente 5 a 6% das crianças em idade escolar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)? Além disso, pode estar associado a outros transtornos de aprendizagem, fala, leitura, escrita e atenção.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e suas implicações.
Conteúdo
O que é o TDC?
O Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação pode se apresentar de diversas formas, ou seja, duas crianças com o mesmo diagnóstico podem apresentar atrasos motores diferentes. Uma pode ter dificuldade em diversas atividades, e a outra, apenas em algumas.
Esses atrasos podem atrapalhar a sua performance em atividades físicas com seus colegas, e por isso podem se tornar alvos de comentários vindos de professores e colegas, sobre caligrafia desajeitada, cabelos desgrenhados e roupas amassadas.
Além disso, é comum essas crianças passarem por situações constrangedoras, como tropeçar e cair na frente da turma ou ter dificuldade em chutar uma bola durante um jogo de futebol. Porém, essas situações podem resultar em exclusão social e rotulagem injusta de preguiça, desinteresse e insegurança por parte de pais e professores.
Quando há atraso no desenvolvimento das habilidades motoras finas e grossas, afetando o desempenho nos ambientes escolar, familiar e social, os médicos diagnosticam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. O TDC não afeta apenas o desenvolvimento motor, mas também pode impactar a autoestima e as habilidades sociais.
Causas do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
As causas do TDC ainda não são claras, mas podemos afirmar que é algo relacionado ao funcionamento do cérebro e que é comum em crianças que nascem prematuramente.
Portanto, é importante frisar que o TDC não está associado à falta de prática em exercícios que estimulem a coordenação motora! Porém, quanto maior a dificuldade da criança em realizar essas atividades, menor será o seu interesse em atividades físicas.
A OMS aponta que este transtorno está presente em 5% e 6% das crianças em idade escolar, com prevalência em meninos.
É comum que os primeiros sintomas surjam ainda na infância, e podem ser percebidos por pais com um olhar mais experiente, pois o bebê tem um desenvolvimento mais lento e pode levar mais tempo para ficar sentado, começar a andar e manusear seus brinquedos com agilidade.
Características da criança com TDC
- A criança tem movimentos desajeitados ou incoordenados, e está constantemente trombando em obstáculos e derrubando objetos com uma frequência muito maior do que crianças da mesma idade;
- Possui atraso ao desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas;
- Tem uma maior dificuldade ao realizar as atividades que necessitam do uso coordenado de ambos os lados do corpo (ex.: utilizar uma tesoura, chutar ou agarrar uma bola e andar de bicicleta);
- Demanda mais tempo para aprender uma nova habilidade motora;
- Apresenta dificuldades em organizar sua mesa, mochila, caderno, ou até mesmo os brinquedos;
- Demora mais para realizar atividades escolares que dependem de um desempenho motor (ex: copiar a lousa, utilizar régua, fazer o dever de casa);
- Possuem maior probabilidade de ter dificuldades na escola e poucas habilidades sociais;
- Podem não participar voluntariamente de atividades que exigem habilidades motoras, resultando em menores oportunidades de fazerem exercícios e afastarem o sedentarismo.
Após o diagnóstico, a intervenção inclui acompanhamento por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas para ajudar a criança a realizar suas atividades diárias. Embora a intervenção possa melhorar as habilidades motoras, a criança ainda pode enfrentar dificuldades em novas tarefas.
Além de promover o desenvolvimento motor, a intervenção aumenta a autoestima da criança e previne problemas secundários, e por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida à criança e proporcionar tranquilidade aos pais e familiares. Esteja atento aos sinais e consulte um médico se suspeitar de TDC!
Quer saber mais? Assista aqui a Live do Dr.Clay Brites sobre o Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação e suas comorbidades.
Referências:
https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300009
TONIOLO, Cintia Sicchieri; CAPELLINI, Simone Aparecida. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: revisão de literatura sobre os instrumentos de avaliação. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 82, p. 109-116, 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 05 mar. 2024.
2 Comments